Teve um problema em sua viagem ligado a uma companhia aérea? Veja como buscar seus direitos em caso de voo atrasado, cancelado ou conexão perdida.
Não é de hoje que muitas pessoas são prejudicadas por problemas ligados a companhias áreas: um voo atrasado ou mesmo cancelado, assim como uma conexão perdida por conta de um mal planejamento da parte da logística da companhia, são situações que, além de gerar muita dor de cabeça, podem trazer prejuízos financeiros e desgastes durante uma tão sonhada viagem.
Viajar de férias, conhecer um novo destino ou visitar um lugar que sentimos saudades é, dentre vários outros motivos, uma oportunidade de realizar sonhos que, muitas vezes, levamos meses para tirar do papel.
A tão esperada viagem teria tudo para ser perfeita, ou pelo menos perto disso, se não fossem os tão frequentes problemas que enfrentamos com as companhias aéreas. Só quem já passou horas no aeroporto, perdeu tempo em uma viagem ou até foi prejudicado profissionalmente, sabe como uma situação dessas pode ser desgastante.
Minha ideia com esse post não é falar mal de uma ou outra companhia aérea, afinal, não só eu como todos nós precisamos delas para chegar aos nossos destinos. O que eu quero nesse post é mostrar que existem, sim, os Direitos do Viajante e você não só pode, como deve, correr atrás deles caso se sinta lesado em alguma dessas situações.
Voo cancelado, atrasado ou conexão perdida: o que fazer?
É muito importante que você saiba que, se já passou ou se vir a passar por alguma dessas situações, você tem seus direitos garantidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em qualquer situação dessas, é comum ter um grande stress no momento em que estamos no aeroporto e, muitas vezes, não nos atentamos aos detalhes que podem ajudar ao provar que fomos realmente prejudicados.
Eu mesmo, por exemplo, já fui impedido de embarcar em um voo de conexão, mesmo estando na fila de embarque e com o check-in feito. As desculpas da companhia aérea foram várias e eu, mesmo insistindo, não tive o que fazer a não ser passar horas no aeroporto e perder um dia da minha viagem.
Por sorte, nessa situação eu fotografei o cartão de embarque antigo, o novo e, também, tudo o que comprovou a situação. Fiz até um registro em vídeo provando que a minha mala chegou no primeiro voo e não no segundo, no qual eu fui.
Infelizmente, já passei por outras situações onde acabei não guardando o cartão de embarque, não tirei foto e, no fim das contas, acabei sem ter como comprovar o que passei.
Por conta disso, vou ressaltar aqui o que você deve fazer para se precaver e não deixar uma situação dessas passar batido.
Para voo cancelado, atrasado ou conexão perdida, o que é importante:
Em primeiro lugar, sempre guarde com você ou fotografe o seu cartão de embarque. Nele, tem os seus dados e, também, o número do seu voo.
Caso a companhia aérea coloque você em outro voo, seja dela mesma ou de outra companhia, guarde também ou fotografe o novo cartão de embarque. Com ele, você já pode provar o número de horas que perdeu no aeroporto.
Se o seu voo ficar para outro dia ou você passar um número muito alto de horas no aeroporto, guarde também qualquer voucher ou papel que a companhia aérea entregar: seja de comida, internet ou até estadia em um hotel, caso você tenha que passar a noite no aeroporto.
Ter tudo guardado e fotografado é muito importante para você buscar seus direitos.
É claro que existem muitas situações diferentes, então vou dar mais algumas dicas para você se precaver:
Caso o problema prejudique a sua hospedagem de viagem
Se, por conta do atraso ou problema que teve, você chegou a perder um dia de hospedagem ou muitas horas da sua estadia, onde pagou para desfrutar de um hotel, por exemplo, guarde o comprovante da sua reserva e, se possível, registre a hora em que você chegou para fazer o check-in.
Com esse registro, você pode pedir o reembolso dessa diária – mesmo que não tenha sido uma noite perdida e, sim, algumas horas.
Caso o problema prejudique profissionalmente
Se o atraso prejudicou você profissionalmente, seja por uma reunião perdida ou um trabalho que faria e não conseguiu por conta do tempo, também é importante guardar tudo o que comprove esse trabalho.
Para um trabalho fechado, por exemplo, onde você já tinha um valor acordado e não foi possível executar por conta do seu atraso, guarde tudo o que comprove o valor que você deixou de ganhar com esse trabalho.
Caso o problema faça você perder um evento
Outra situação que pode ocorrer devido a um voo cancelado, atrasado ou conexão perdida, é que você não chegue a tempo em um evento: seja uma palestra, um seminário, um show ou qualquer coisa do tipo.
Assim como nas outras situações, guarde tudo o que comprove o valor que você investiu para que possa reaver isso no futuro.
Como buscar seus direitos e ser indenizado?
Como comentei, todos os viajantes têm os seus direitos garantidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Talvez a primeira coisa que passe pela sua cabeça seja em entrar com uma ação na justiça contra a companhia aérea.
Pois bem, esse é um caminho que pode ser considerado. O que muitas pessoas não sabem é que existe outra forma, muito menos desgastante e mais rápida de resolver um problema com uma companhia aérea: a busca por uma mediação.
Foi através de uma mediação que resolvi o meu problema, já que sempre que penso em uma ação judicial fico realmente com preguiça de todo processo, longa espera, audiência e tudo mais.
Claro, como cometei, cada caso é um caso e você deve ir pelo caminho que acha melhor. Para o meu caso, a mediação foi uma ótima alternativa. Talvez ela também seja a melhor solução para você, mas isso só um profissional poderá dizer.
Qual a diferença de mediação e processo judicial?
Vou tentar explicar da forma mais simples possível: a ação judicial, que você já deve conhecer por alto, é quando você entra com um processo na justiça para buscar os seus direitos. Já a medição, você busca uma solução alternativa com a companhia área.
No processo, existem as audiências e, também, os prazos que, normalmente, são longos – por isso a famosa queixa de que a nossa justiça é lenta. Pode contar aí que você não vai conseguir resolver a situação em menos de 1 ano ou 1 ano e meio.
No caso da mediação, você vai buscar uma empresa para resolver o seu caso diretamente com a companhia aérea. Não vão existir audiências e nem longos processos.
Para o meu caso, a empresa que busquei foi a S.O.S. Flights, que encontrei graças a uma amiga, e acredite: em menos de 1 mês eu já estava com a indenização na conta e, também, com um crédito para usar no site da companhia aérea.
Meu acordo foi de uma parte da indenização em dinheiro e outra parte em voucher – para utilizar na compra de outra passagem aérea.
Como eu viajo muito, esse crédito foi uma ótima solução. Em uma ação na justiça, claro, eu teria recebido o valor integralmente em dinheiro – mas aí vai de cada um avaliar o que é mais interessante.
Vou deixar aqui o link para o post em que detalhei exatamente o que aconteceu na minha viagem e como fui indenizado por meio da mediação com a S.O.S. Flights:
Indenização Latam: veja aqui como foi o meu caso
Como saber se você pode buscar essa mediação?
Dependendo do problema que você teve, a mediação realmente pode ser uma boa solução, mas isso só um profissional poderá dizer.
Vale ressaltar que se você teve voos atrasados, cancelados, perda de conexão, bagagem extraviada ou algo parecido, é muito provável que a mediação possa ser uma boa alternativa.
Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a S.O.S Flights e receber, sem nenhum custo, o feedback de um profissional que vai analisar sua situação e ver qual o melhor caminho seguir.
Como já ressaltei: não deixe um problema que você já teve sem solução, afinal, você pode e deve buscar seus direitos se foi prejudicado.
Espero que esse post tenha ajudado e esclarecido algumas dúvidas caso você tenha passado por um problema com uma companhia aérea. Se tiver qualquer pergunta, fique à vontade para comentar aqui no post! Valeuuu!!!