Destino para quem é apaixonado por ecoturismo, o Jalapão vem atraindo os olhares de muitos viajantes. Se você está pensando em realizar essa viagem, veja quantos dias são necessários para conhecer os principais atrativos desse tesouro do Tocantins.
Localizado na região leste do estado do Tocantins, o Jalapão é um dos destinos que mais tem chamado a atenção dos amantes do ecoturismo.
Com paisagens de tirar o fôlego, o Jalapão leva o viajante aos contrastes do cerrado brasileiro. O calor é forte e predomina durante os dias ensolarados, mas o lado bom é que você sempre terá um rio, um fervedouro ou uma cachoeira para se refrescar.
Como já comentei nos posts anteriores, visitar o Jalapão é um sonho, porém um sonho um pouco complicado. As estradas que ligam os principais atrativos do destino são duríssimas e exigem, além de veículos 4×4, também a habilidade de motoristas experientes e bons guias.
A melhor forma de fazer a viagem pelo Jalapão, na minha opinião, é contratando os serviços de uma agência – assim você vai curtir de uma maneira tranquila e sem ter que esquentar a cabeça.
Veja aqui as dicas para contratar sua agência no Jalapão
Outro ponto super importante para ter uma boa experiência nessa viagem é saber qual tipo de roteiro escolher: existem opções básicas, onde você segue de carro para os principais atrativos, outras opções mais voltadas para o ecoturismo, em que você tem caminhadas e algumas aventuras, e também versões totalmente focadas no público aventureiro.
Veja aqui as opões de roteiros no Jalapão e qual eu recomendo
Por fim chegamos em outro ponto importante e que pode interferir muito na sua experiência na viagem:
Quantos dias ficar no Jalapão?
Assim como a agência e os tipos de roteiros, definir quantos dias ficar no Jalapão vai interferir totalmente na sua experiência durante a viagem.
Recentemente, o Jalapão foi cenário de uma novela da Globo, um dos motivos pelo qual o destino ganhou muita visibilidade. O grande porém da questão é que, na novela, os personagens saíam de Palmas e chegavam ao Jalapão como se estivessem indo dar um pulo ali na esquina, o que não é bem a realidade.
Apesar de não parecer tão distante olhando no mapa, o que prolonga muito os deslocamentos são as condições das estradas. Muitas vezes você leva horas para ir de um atrativo ao outro – sendo que no caminho não existe absolutamente nada além de buracos e muita areia.
Por conta disso, pensar em uma viagem de poucos dias pode ser um baita tiro no pé. Vou comentar agora sobre quantos dias eu recomendo e o quanto você vai aproveitar em cada situação. Bora lá!
Jalapão em 5 ou 6 dias
Essa é a quantidade que eu recomendo para sua viagem: 5 dias completos no Jalapão. Lembrando que, muitas vezes, quando você fechar seu pacote, o número de dias vai constar 6 – pois o primeiro dia é a chegada em Palmas.
Um roteiro de 5 dias no Jalapão vai te levar aos principais atrativos e até, dependendo do roteiro que você escolher, em aventuras ainda mais completas.
O roteiro da minha segunda viagem ao Jalapão, por exemplo, foi o Volta ao Parque em 6 dias – sendo o primeiro dia a chegada em Palmas.
Eu ainda vou falar com mais detalhes como foi essa expedição, mas já adianto que nesse roteiro eu pude ver o pôr do sol no alto do Morro da Catedral, fiz um trekking até a Cachoeira da Velha e também vi o sol nascer na Serra do Espírito Santo. Visitei 3 fervedouros que apresentaram, cada um deles, experiências diferentes. Fiz rafting, visitei prainhas, comunidades e também curti o pôr do sol na Pedra Furada.
Esse roteiro de Volta ao Parque me proporcionou uma experiência muito mais completa do que o roteiro mais “basicão” – que fiz na primeira viagem. Sendo muito sincero, eu recomendo demais que você tente fazer o Jalapão Volta ao Parque.
Jalapão em 7 ou 8 dias
Para quem tem mais tempo disponível, um roteiro de 7 ou 8 dias vai permitir uma viagem super rica ao Jalapão. Para os mais aventureiros, por exemplo, o roteiro de Travessias é uma ótima pedida.
Nesse roteiro, você vai fazer mais caminhadas e visitar lugares poucos explorados no Jalapão. É claro que os principais atrativos também farão parte da rota, mas aqui você terá mais tempo e experiências diferentes pelo seu caminho.
Vídeo Jalapão Volta ao Parque
Se você quer entender um pouco melhor como é o Roteiro Jalapão Volta ao Parque, esse vídeo é imperdível! Fiz um bate-papo relatando a minha viagem e como foi especial fazer essa versão. Assista e também compartilhe com quem for fazer a viagem com você 🙂
Jalapão em 4 dias ou menos
Para quem está pensando em dar só um pulinho rápido no Jalapão, eu recomendo repensar essa opção. Um roteiro de 2 ou 3 dias, pra mim, é quase impensável – além de ser extremamente cansativo, você não vai aproveitar o destino de verdade.
Um roteiro de 4 dias já seria apertado, mas até é possível! Tudo vai depender da forma como você vai fazer a viagem: por uma agência ou por conta própria.
Caso decida fazer essa viagem em poucos dias, recomendo que converse bem com alguma agência para que ela te ajude nesse tempo curto que você tem.
Cantão e Ilha do Bananal: para quem tem mais tempo
Caso você tenha uma flexibilidade de datas, uma ótima pedida é aproveitar a viagem ao Tocantins para conhecer também o Parque do Cantão e a região da Ilha do Bananal.
O Cantão, pra quem não conhece, é uma região do Tocantins onde é possível avistar um número muito grande de animais, principalmente aves.
A experiência pode ser feita o ano todo, mas, na minha opinião, visitar o Cantão na alta do rio é ainda mais especial.
Pra explorar essa região, você vai precisar de 3 dias a mais – sendo que o roteiro também começa e termina em Palmas. O ideal seria fazer sua viagem ao Jalapão, terminar em Palmas em um dia e no dia seguinte seguir pro Cantão.
Digamos que você opte pelo Roteiro de 6 dias no Jalapão + Parque do Cantão, a sua programação ficaria assim:
Dia 1: Chegada em Palmas
Dia 2, 3, 4 e 5: Jalapão
Dia 6: Jalapão e chegada em Palmas
Dia 7: Ida para o Cantão
Dia 8: Cantão
Dia 9: Cantão e chegada em Palmas
Seria um total de 9 dias de viagem, o que posso garantir que serão muuuuito bem aproveitados. Se você tiver condições e disponibilidade de tempo, não tenha dúvidas, essa será uma viagem incrível!
Passeios no Jalapão: como escolher o seu?
Se você gostou dessas opções e quer fazer uma viagem como eu fiz, recomendo que você acesse o post dos passeios do Jalapão. Nele, eu comento certinho sobre os roteiros e você pode entrar em contato com a agência para fechar seu pacote – lembrando que os leitores têm condições especiais para fechar a viagem, dá uma olhada:
Veja aqui os passeios no Jalapão e feche seu roteiro!
Vídeo Jalapão: olha o que espera você
Quer ver um pouco mais do que espera por você no Jalapão?? Se liga no vídeo que produzi para o meu Canal no YouTube
– tenho certeza que sua vontade de conhecer esse destino só vai ficar ainda maior:
Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal, é uma forma de me ajudar a continuar produzindo conteúdos como esse 🙂
Clique aqui para se inscrever no Canal Um Viajante.
Espero ter ajudado no seu planejamento de viagem para o Jalapão. Se tiver qualquer dúvida sobre a viagem, quantos dias ficar, roteiro ou qual agência contratar, pode comentar aqui no post que eu dou um help! Valeuuu!
Olá tudo?
Amei o vídeo e estou mais impolgada ainda de ir para Jalapão.
Nos dê um roteiro onde possamos conhecer Jalapão por completo?
Iremos eu e meu esposo comemoramos nossos dez anos juntos, aventura é com a gnt!!!
Saíremos de Ribeirão Preto SP de onibus para Brasília e depois de Brasília para Palmas e de lá gostariamos de contratar um guia ou como você mesmo fez, o que acha que ficaria melhor para nós e que conheceríamos por completo Jalapão?
Aguardo!
Oi Aline, tudo bem e você?? Ahh que demais que curtiu o conteúdo e o vídeo, fico muito feliz.
Então, eu fiz a viagem com a Venturas… que já organizou ela completamente. Mas eles não oferecem só o guia, teria que ser o pacote fechado. Eu não tenho um contato direto de guia por lá….
Mas você pode tentar o contato com eles…. as opções que a Venturas oferece são muito boas e tem roteiros super diferenciados, com algumas caminhadas e mais tempo pra curtir a natureza.
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
Robson, dá certo ir pra Palmas e chegando lá contratar a agência ou é melhor fazer essa contratação antes mesmo de chegar em Palmas (moro em Recife)?
Oi Thay!! Puxa, é melhor contratar antes… pois tem toda uma logística para eles organizarem a viagem. E as agências não ficam próximas uma da outra e tal… o melhor nesse caso é já definir uma e ir pra lá com o passeio fechado.
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉