Frutas, peixes, artesanato e um mercado completo: tudo montado sobre os trilhos de um trem. Te convido para conhecer o famoso Maeklong Railway Market – o Mercado do Trem da Tailândia, perto de Bangkok.
O Mercado do Trem da Tailândia, que muita gente acha que fica em Bangkok, está localizado em Maeklong, uma província que fica a cerca de 70 km de Bangkok.
Sempre que eu monto meu roteiro eu busco informações sobre lugares para visitar nos arredores da cidade – e com Bangkok não foi diferente. Logo descobri lugares como Ayutthaya, o Floating Market e também o Mercado do Trem.
A maneira mais fácil de chegar lá é contratando um tour saindo de Bangkok. Eu pesquisei bastante para ver se valia a pena contratar o passeio ainda no Brasil, mas não, o esquema é contratar por lá mesmo.
Na Khao San Road existem diversas agências que oferecem o passeio. Eu acabei escolhendo a agência que fica dentro do Rambuttri Village – o hotel que eu fiquei hospedado em Bangkok.
As agências oferecem diversas opções de tours e passeios. Eu escolhi o combinado: Maeklong Railway Market (Mercado do Trem) + Damnoen Saduak Floating Market (Mercado Flutuante), que saiu por apenas 450 baths – cerca de 40 reais.
Contratei o passeio na noite anterior sem nenhum problema – então acho que você não precisa mesmo se preocupar em comprar com antecedência.
Esse é um passeio de meio dia, saindo às 7 da manhã do hotel e retornando logo após o almoço – perto das 13h00.
Tour para o Mercado do Trem de Maeklong
No dia do passeio, como combinado com a agência, às 7h00 eu estava em frente ao hotel com minha reserva em mãos. Sem nenhum atraso, uma mulher da agência chegou e me levou até a van que fez o transporte durante o dia.
Essa van parou em alguns hotéis para pegar passageiros antes de iniciar a viagem na estrada. O percurso estava um pouco congestionado, mas depois ví que tinha rolado um acidente e por isso o transito estava lento.
Chegamos no Mercado do Trem às 9h00. O motorista nos mostrou nosso ponto de encontro e pediu para todos retornarem ali dentro de uma hora – tempo que achei suficiente para ver o mercado.
Basta andar alguns metros da rua e logo entramos em uma enorme feira montada sobre os trilhos do trem.
Os produtos oferecidos por lá são os mais diversos que você pode imaginar: carnes, frutas, verduras, peixes, crustáceos e várias coisas que eu nem consegui identificar.
Tudo fica em bancas beirando os trilhos – em alguns casos os produtos ficam diretamente no chão.
O calor não dá trégua e eu fiquei imaginando como eles conseguem conservar o produtos naquela temperatura.
Várias barracas por lá vendem carnes e elas não fica nem no gelo e nem protegidas com algo, são simplesmente cortadas e deixadas sobre as bancadas para o povo comprar – e tinha muita gente comprando viu.
No fim da feira chegamos em um galpão maior – que é estação do trem na verdade. Por ali também rola várias bancas de produtos – mas tudo com mais espaço.
Não achei nada muito interessante lá – a parte legal da feira é no aperto em cima do trilho.
Comecei o caminho de volta até achar um ponto estratégico para ver o trem passar – sim, a parte mais esperada do passeio.
É um pouco complicado achar um lugar para ficar pois o movimento de pessoas é bem grande. Alguns vendedores não gostam que você fique parado na frente da banca deles – com razão, afinal você está bloqueando o acesso aos produtos deles.
Enfim achei uma banca que não estava aberta e fiquei por ali. O trem ia passar as 09h45 – fiquei um tempinho esperando.
Assim como na Europa – quase igual, só que diferente rsrs – o trem não atrasou. As 09h45 comecei a ouvir a buzina do trem e rolou toda uma movimentação dos vendedores.
A agilidade deles é impressionante. Em poucos segundos os produtos são retirados dos trilhos e toda a cobertura das bancas é recolhida. Todos os viajantes que estavam por lá ergueram suas câmeras e ficaram à postos – foi engraçado de ver.
O trem finalmente dá o ar da sua graça, buzinando e andando muito lentamente.
Eu estava perdido com minhas três câmeras e mais o celular – eu queria filmar, fotografar e ainda fazer uns snaps para postar na redes. Louco!! Claro que não consegui fazer tudo ao mesmo tempo – mas fiz o que foi possível para quem está sozinho e só tem duas mãos.
O trem passa e em menos de 1 minuto tudo volta a ser como antes. Eu fiquei muito chocado com a agilidade dos vendedores.
Vídeo: Mercado do Trem • Maeklong Railway Market
O resultado do que eu consegui gravar lá no Mercado do Trem você pode ver nesse vídeo:
Passado o ápice do passeio, voltei para a van e segui para o Damnoen Saduak Floating Market, o famoso Mercado Flutuante de Bangkok.
Muita gente diz que é um passeio batido, sem graça e que só tem foco nos turistas. Bom, eu posso adiantar que adorei – mas só vou contar sobre ele no próximo post 😉
Lembrando que se você está planejando uma viagem para Bangkok pode encontrar no Booking várias opções de hospedagem pela cidade. O Seguro Viagem também é muito importante para o Sudeste Asiático e aqui no blog você tem 15% de desconto para contratar o seu – pegue aqui o cupom!
Espero que você tenha gostado dessa primeira parte do passeio. Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui nos comentários. Sawasdee Kraaaap!
Oi Robson!!
Você acha que é possível fazer esse passeio pela manhã, e à tarde vistitar o Grand Palace e Wat Pho????
Olá Robson, o seu post está muito bom!! Parabéns!!
Vou estar na Tailândia 22 dias, estava programando os meus dias Banguecoque e pensei em ir a estes mercados. É possível fazer os mercados de manhã e visitar as cascatas de Erawan durante a tarde?! Eu sei que será um dia pesadão, mas acha possível fazer?
Nos dias seguintes vou a Krabi, por isso, posso descansar aí 🙂
Oi Dani, tudo bom? Que bom que curtiu o post, fico feliz em saber! Desculpa a demora para responder, estou com um volume bem grande de comentários por aqui.
Então, talvez você consiga. Mas o ideal vai ser confirmar na hora de contratar o passeio a sua hora de retorno, para ver se vai dar tempo de ir para o outro. Só assim para ter mais certeza.
Bangkok tem um trânsito bem caótico… pode ser que atrase alguma coisa.
Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui 😉
Valeu a dica! Estou indo amanhã no mercado do trem !
Amei o post do Mercado do trem!!!
bjss
Que bom Mari!! Ainda tenho muita coisa pra contar dessa viagem… fica de olho no blog 😉
Adorei o post!! Indo pra Asia por 19 dias. Vc acha que vale mais a pena fazer Thailandia e Cambodia ou Vietnam?
Beijos!
Karen
Oi karen, tudo bom?? Aiiii… me mata de inveja!! Essa viagem foi um sonhooo!! A mais incrível de todas… louco pra fazer mais uma *-*
Então, depende de quantos dias você tem pro Camboja/Vietnam?? No Vietnam eu fiz apenas o cruzeiro em Halong Bai, fiz o completo de 3 noites…. No Camboja eu vi mais coisas… Tem os templos incríveis lá e também fui para um ilha surreal!! Então vai depender do tempo e do que você está procurando…
Qualquer coisa me dá um grito aqui 😉