Teve um problema com uma companhia aérea? Voo atrasado, cancelado, conexão perdida, bagagem extraviada… Conheça a SOS Flights e veja como ela pode ajudar a buscar seus direitos e ser indenizados pelas companhias aéreas.
Quando falamos de viagens, não é difícil que alguém comente sobre algum problema ou descaso por parte de companhias aéreas. Voos atrasados, conexões pedidas por falta de planejamento na venda das passagens, malas que não chegam ao destino e por aí vai.
Os casos de problemas relacionados a companhias aéreas não são poucos e ocorrem com uma frequência maior do que você pode imaginar.
Para você ter ideia, com base em dados divulgados pela ANAC, um levantamento apontou que anualmente a porcentagem de voos atrasados fica acima de 20%. Voos cancelados chegaram a somar 7,4% e adiados 6,8%. Fonte aqui.
Com base nesses dados, somente no Brasil, mais de 20% dos voos têm algum tipo de problema que atinge diretamente o viajante. Lembrando que, dentro ou fora do Brasil, todos temos direitos e podemos cobrar as companhias aéreas caso ocorram prejuízos durante uma viagem.
Quanto tempo temos para buscar nossos direitos?
Uma informação que muitos viajantes não sabem é que hoje, com base nos Direitos do Viajante, é possível buscar uma indenização para problemas que tenham ocorrido nos últimos 5 anos.
É claro que, quanto mais rápida for a sua atitude, mais chances você tem de reunir as informações necessárias, documentação e provas para comprovar o ocorrido. Quando se passa muito tempo, é possível que você tenha mais dificuldade em reunir o que for preciso para o seu caso.
Para ajudar nesse sentido, aqui no blog você encontra um post com as principais informações que você deve saber ao passar por algum problema e o que é importante guardar ou registrar:
Como buscar seus direitos e ser indenizado?
Muitos viajantes, inclusive eu mesmo faço parte dessa estatística, deixam passar situações e problemas com companhias aéreas e não buscam seus direitos.
Confesso que, apesar de me sentir muito irritado no momento, acabei ficando com preguiça de brigar por esses direitos, muitas vezes deixei o tempo passar e acabei não correndo atrás dos meus direitos – mesmo estando com a razão.
Recentemente, recebi a indicação da SOS Flights, uma empresa que se propôs a me ajudar de uma forma diferente: eu não entraria com uma ação contra a companhia aérea, mas sim, buscaria uma mediação através deles.
A mediação seria muito mais simples e, o mais importante, mais rápida do que um processo judicial. É claro que cada caso é um caso e pode ser, sim, que um processo seja o mais indicado para você – tudo vai depender da situação.
Para o meu caso, a mediação foi o melhor caminho e acredite: em cerca de 1 mês eu já havia sido indenizado pela LATAM. Não precisei comparecer em audiências, não tinha nada de burocracia… foi extremante simples e rápido.
Um processo judicial teria, por baixo, levado mais de 1 ano para ser deferido. Caso você queira saber mais detalhes sobre o meu caso, vou deixar o link onde relatei a minha situação e como busquei meus direitos:
Veja aqui como foi o meu caso com a LATAM e quanto eu recebi
SOS Flights é confiável? É uma empresa séria e segura?
Se você está precisando de ajuda para solucionar um problema com uma companhia aérea, posso recomendar com segurança o trabalho da SOS Flights.
Eu recebi a indicação deles por uma amiga, conheci a empresa de perto e utilizei os serviços para um caso pessoal. Posso garantir que a SOS Flights é confiável e, ainda mais importante, é uma empresa séria e que respeita os Direitos do Viajante.
Vale a pena processar uma companhia aérea?
Como comentei, cada caso é um caso. Processar uma companhia aérea ou buscar uma mediação são dois caminhos que você pode tomar, cada um tem seus prós e contras.
O mais indicado é você relatar o seu caso para a SOS Flights e receber deles a sugestão de qual o melhor caminho seguir. A empresa é formada por uma equipe de advogados que pode auxiliar nos dois sentidos: tanto em mediações quanto em processos, por isso recomento que envie uma mensagem.
Vou deixar um formulário para você enviar seu caso diretamente para a SOS Flights. Você envia sua mensagem por aqui, eles fazem uma análise e entram em contato direto com você. É super simples e não demora:
Alerta: cuidado com empresas abusivas!
Você precisa ficar muito atento com empresas que estão atuando nesse tipo de caso. Muitas delas estão tomando posturas não muito corretas com os viajantes: algumas pegam seu caso em troca de dinheiro e entram com um processo mediante uma procuração que você assina.
Eles só fazem isso quando têm certeza de que vão ganhar um bom dinheiro, sendo que você recebe apenas um pequeno valor quando passa o caso para eles. Ou seja: você abre mão do seu caso e eles recebem em seu nome.
Eu, de verdade, não vejo essa atitude como correta mediante aos viajantes. Por isso, recomendo que você procure uma empresa séria e que faça valer seus direitos, como é a SOS Flights.
Caso você tenha qualquer dúvida sobre a SOS Flights ou sobre um problema com alguma companhia área, fique à vontade para deixar seu comentário aqui no post. Se quiser, pode também relatar sua experiência! Valeu!!!