Sobre Um Viajante | Robson Franzói

Hey viajante, eu sou o Robs!

Bom, não se pode conhecer o mundo lendo um blog de viagens, assim como também não da pra você me conhecer só lendo essa página. De qualquer maneira é um bom ponto de partida, tanto o blog para se começar uma viagem quanto essa página você me conhecer.

Caso você esteja aqui procurando informações comerciais, números, contato e detalhes para realizar uma ação ou campanha para sua marca, produto ou serviço, saiba que eu fico sim muito feliz, mas vou te passar um link onde você certamente vai encontrar tudo que precisa:

Acesse aqui o MidiaKit do blog Um Viajante!

Agora, se você está aqui porque quer conhecer um pouco mais sobre quem escreve esse blog,  pode ficar por aqui pois vou compartilhar um pouco da minha história com você.

Quem escreve o blog Um Viajante

Antes de começar, apenas para você saber, escrever é um dos meus maiores prazeres. Compartilhar cada detalhe de uma viagem, ajudar e inspirar a realizar um sonho, dar dicas, informar e tudo mais, é realmente um prazer. Quando estou escrevendo, eu me vejo como alguém que está trocando ideia com um amigo – seja em um café ou um barzinho no final da tarde.

Agora, sentar para escrever sobre quem eu sou,  juro, é sempre um tormento. Eu sento na frente do computador, olho a tela em branco e passo horas sem saber por onde começar. Nunca sei o que é realmente interessante falar, comentar e até que ponto devo me abrir.

Pois bem, depois de matutar um certo tempo por aqui, decidi que vou simplesmente falar. Escrever e comentar sobre o que pintar na minha cabeça, afinal, essa página é pra falar sobre mim, sobre o que eu já vivi, o que eu gosto, não gosto, o que planejo, sonho, imagino… enfim, sobre medos, inseguranças e, claro, alegrias.

Se você resolveu entrar nessa página é porque, pelo menos eu imagino, você tem interesse em me conhecer um pouco mais a fundo. Afinal, de alguma maneira eu devo ter despertado o seu interesse, seja te ajudando em alguma viagem, te fazendo rir em algum stories ou, quem sabe, te inspirado em algum vídeo. Pois então, vamos ao começo…

Quem é o viajante Robson Franzói?

Há alguns anos, não muuuuitos, eu nasci na cidade de Curitiba – onde cresci e moro até hoje. Fui criado pelos meus pais, que seguiram caminhos separados quando eu ainda era criança, e pela minha avó, que hoje acompanha minhas aventuras de algum cantinho lá no céu – e ela foi, sem dúvidas, uma das pessoas mais fantásticas e importantes da minha vida.

Sou apaixonado por animais e tenho alguns que fazem parte da minha vida: o Harley, o meu golden velhinho, carente e super amoroso, que já tem mais de 10 anos e sempre encheu a casa de amor e alegria. Tem também o Davidson, que você pode chamar de Dave, outro golden que entrou pra família mas, diferente do irmão mais velho, é completamente maluco – não tenho dúvidas de que falta um parafuso nesse cachorro! Sem limites, sem noção e sem qualquer parâmetro de saber que está fazendo algo errado, o Dave está sempre pronto para derrubar uma velhinha na rua, arrastar uma criança ou escalar uma árvore – só não está pronto para pegar nada no ar, já que ele é meio cegueta! Mas, no fundo, apesar de falar que vou vender ele no mercado paralelo, eu sei que ele tem um bom coração.

Pra fechar o time de pets da casa, a nossa pequena Moka. Uma buldoguinha francesa que é meu amor sem limites – parece uma mistura do Harley e do Dave. Por horas é dengosa, meiga, carinhosa e muito fofinha, já em outras horas resolve ter ataques de loucura, começa a comer móveis, meias e vem me atacar sem dó – até que num piscar de olhos para de me morder e me enche de beijinhos. Vai entender né? É a forma de amar desses bichinhos.

Momentos Um Viajante

Voltando um pouco no tempo, eu posso ser sincero em dizer que nunca poderia imaginar que minha vida tomaria o rumo que tomou. Eu nunca fui o garoto mais corajoso, nunca fui o mais aventureiro, nunca fui acampar com meu pai e nem era de jogar bola na rua – era o menino meio nerd, filho único, criado pela avó… essas coisas.

Futebol nunca fez parte da minha vida e, provavelmente, era o motivo que me fazia ter pavor das aulas de Educação Física.

Também não vou dizer que Português era minha matéria favorita e que eu sempre amei escrever redações – estaria mentindo descaradamente. Mas também não era uma matéria que eu desgostava, na verdade levava na boa. Sempre gostei muito de história, apesar de ser péssimo em decorar nomes e datas, e também gostava de física e química.

Na escola eu nunca fui o mais popular e muitas vezes tentava me destacar fazendo as coisas bem feitaso que me fez muito bem. Eu era gordinho e também um pouco diferente dos outros meninos – o que me fez sofrer bullying por muitos anos. Felizmente consegui transformar os momentos ruins em força – e acredito que graças a isso eu sou quem sou hoje.

Minha família nunca foi de ‘viajantes‘. Nem lembro de conhecer ou ter amigos que tivessem saído do país ou sequer viajado de avião. Viajar pra mim, até a adolescência, era ir de Curitiba pra praia e voltar – só pra você ter uma ideia, a cidade de São Paulo eu só fui conhecer quando já estava na faculdade!

Momentos Um Viajante

Falando em faculdade, eu sou formado em Desenho Industrial, ou, mais fácil de entender, em design. Posso dizer que aprendi muito mais do que eu esperava na faculdade.

Meu primeiro emprego foi em uma empresa horrível que graças a deu não existe mais. Lá eu tive experiências péssimas e aprendi a dar valor para empresas que valorizam os funcionários.

Durante a faculdade eu acabei me envolvendo em vários projetos e foi nesse período que me direcionei para a área de web. Acabei entrando em uma agência de publicidade como estagiário e fiquei lá por 7 anos. Me tornei diretor de arte, depois header de criação e saí de lá como sócio da empresa – foram anos de aprendizado e só posso agradecer por tudo que vivi nessa época.

O blog Um Viajante nasceu durante esse período, quando eu já tinha terminado a faculdade e estava com meu trabalho consolidado. Foi aí que bateu aquela vontade de fazer algo diferente, de arriscar e me aventurar.

Coloquei essa ideia na cabeça e planejei cada detalhe da minha primeira viagem para fora do país. Assim nasceu o blog e o meu amor por viajar e de lá pra cá não parei mais.

Venho aprendendo a cada dia, evoluindo a cada viagem e me descobrindo em todos os sentidos. Viajar e conhecer pessoas diferentes abriu a minha cabeça como eu nunca imaginei que aconteceria – se existe uma prova viva de que viajar transforma as pessoas, eu sou uma delas.

Em 2016, ao lado do Diogo, meu namorado, fundamos o Café do Viajante. Transformamos o sonhe dele de ter uma cafeteria e o meu amor por viajar em um lugar temático, com muitas lembranças e inspirações das nossas viagens.

Hoje, além do blog, produzo vídeos para o Canal Um Viajante, compartilho fotos e experiências das minhas viagens em tempo real no @umviajante e tenho muito orgulho de dizer que, através desses projeto, já pude trabalhar com grandes marcar: Columbia, Chevrolet, Localiza, C6 Bank, GoPro, entre várias outras que tive a oportunidade de ter ao meu lado.

Espero que esse textão tenha te mostrado um pouco mais de quem eu sou e o que vivi para chegar até aqui. Espero que te inspire positivamente e faça você acreditar nos seus sonhos, que é o que realmente importa.

Valorize acima de tudo quem você é. Pode ter certeza que nunca vai se arrepender disso. Um abraço muito forte desse viajante que está aqui do outro lado da tela. Valeuuuu!!

Quer me mandar uma mensagem?

Se quiser falar comigo, trocar ideia sobre algum assunto ou precisa de ajuda sobre alguma viagem, você pode me enviar uma mensagem através do formulário abaixo. Farei o possível para te ajudar e responder o quanto antes 🙂

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

158 Comentários

  1. Antonio Carlos

    Bom dia Robson..
    sou fã de seu trabalho e acho magnifico seus videos e as musica “bá” caro que gosto refinado..
    parabens..
    Sou queria se possivel vc informar qual equipamento usa pra filmar.. pois as imagens sao surreal
    Amo aventuras e seu trabalho é magnifico..
    E obrigado por existir e apresentar algo especial. Que o criador proteja sempre seu caminho

    Obrigado

    Responder
  2. Francisco

    Robson, encontrei teu canal no youtube por acaso. Buscava ver algo sobre o Salar Uyuni. Cara, fiquei encantado com vídeo e a partir dai virei assinante e consumidor voraz do teu trabalho por lá. Você faz tudo com tanto esmero que fica difícil não gostar. A fotografia é impecável, a trilha sonora, os depoimentos, etc. Tudo é muito bem feito! Me sinto no cinema e fico triste quando termina. Não resisti a te deixar esse elogio: PARABÉNS! Isso é sinal claro que você faz tudo com Amor. Siga assim.

    Responder
  3. Andressa

    Olá Robson!

    Conheci seu blog procurando dicas de NY no Google e fiquei encantada com a riqueza de informações e detalhes, além do capricho em cada linha. Estou montando meu roteiro basicamente no seu post de 5 dias em NY. Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Andressa!!! Tudo bem?

      Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico muito feliz!

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  4. Simone Rodrigues

    Robson que alegria em ter encontrado vc, seu blog. Lendo sua apresentação, impossível não se emocionar e se inspirar. Mostrei para meus filhos… sempre digo que coisa boa não pode ficar escondida. Obrigada por partilhar conosco de sua preciosa história e também por nos mostrar com tanta humildade e sensibilidade lugares incríveis. Continue a voar e por favor, nos leve sempre com vc. Um grande abraço! 😉

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Si!!! Ahhhh que alegria ler sua mensagem. Você não tem ideia como um comentário assim me deixa feliz e emocionado. Fico feliz por ter mostrado o blog para seus filhos, espero que inspire eles a se tornarem grandes viajantes. Muito obrigado mesmo pela mensagem carinhosa. Fique muito feliz. Bjossss

      Responder
  5. Luciana

    Oi Robson! Descobri seu blog e canal a pouco tempo e estou encantada. Em outubro irei para o Peru e procurando dicas aqui vi que vc ainda não esteve lá. O que está esperando? Só bora! Rs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hahahah tenho que ir mesmo!! Meu sonho conhecer o Peru… principalmente o lado gastronômico, maravilhosoooo!!! Ai que vontadeeee!!! hahaa

      Responder
  6. ana maria chindler

    Boa tarde. Vejo que as pessoas que seguem suas dicas são um pouco mais jovens que eu e meu marido, mas não acredito que não possamos entrar no grupo, apesar de um ter 80 e o outro 70.
    Mas vamos ao que importa. Queremos ir para Atacama, mandei mensagem para as duas agencias recomendadas por você e, surpreendentemente, nenhuma resposta.
    Voce pode me informar se por acaso fecharam as agencias ? caso hajam outras agencias tão eficientes, alguem poderia me passar a indicação ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Imagina, claro que pode entrar no grupo e faz muito bem… eu quero chegar na idade de vocês viajando cada vez mais 😀

      Então, as agências não fecharam não… estranho não ter recebido a resposta. Eu vou te passar o link aqui do post que eu escrevi sobre a FlaviaBia, que recomendo muito.

      Nesse post você vai encontrar um formulário de contato e poderá mandar uma mensagem diretamente pra agência. Veja se assim você consegue o retorno, se não pode me avisar por aqui:

      Link do post: http://umvia.me/flaviabia

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  7. Carolina

    Oi Robson! Boa noite.
    Conheci seu blog através da minha mãe. Primeiro, acho que você não existe! hehe
    Pela primeira vez eu li sobre o dono de um site e só fui me interessando mais. Adorei sua história, seu blog e seu jeito de falar com as pessoas que estão aqui. Parece que faço parte da sua vida, que te conheço a vida toda e que sou sua amiga. Acho que você tem um dom.
    Gostaria de agradecer por essa sua gentileza e bondade muito rara no mundo de hoje e por ter feito esse blog incrível. Minha mãe me mandou o link porque vamos viajar agora para o Chile (Santiago + Atacama) e preciso te dizer que ele foi extremamente útil e divertido de ler. Falo por nós duas que a matéria nos ajudou muito. Agradeço demais o tempo que você dedica a fazer isso e fico feliz de ver que você está feliz.
    Você ganhou uma fã.
    Desculpa o texto enorme e obrigada por tudo.
    Um beijo.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oii Carol!! Lindaaa!! Fiquei feliz demais com sua mensagem aqui… são palavras assim que me inspiram a continuar escrevendo e compartilhando um pouco dessas minhas aventuras. Feliz por sua mãe ter enviado o link pra você e por ter agora duas novas amigas aqui no blog. Tenho certeza que a viagem de vocês será incrível!!!! Vocês vão amar!! Se precisar de qualquer coisa, me dá um grito aqui!! Bjoooo pra vocês!!! 🙂

      Responder
  8. MARILU

    Seu blog é inspirador e de atitudes positivas, sou psicóloga escolar de um colégio público, incentivo meus alunos a visitarem sua página, pois lido com adolescentes sem expectativas e acredito que, quem conhece a sua história, inspira e consegue ver uma luz no fim do túnel. Continue nos inspirando e sendo do Bem, são pessoas como você que me fazem acreditar que o mundo tem jeito kkkk Um abraço.
    Marilu Ferreira – Barra Velha/SC

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marilu, tudo bom? Nossa, você não sabe o quando eu fiquei feliz e emocionado em ler seu comentário… de verdade mesmo. Pode contar comigo com o que precisar…. inclusive, tenho um projeto chamado Viajantes Solidários…. onde tento, de alguma forma, ajudar pequenos viajantes (crianças e adolescentes). Se precisar de alguma coisa, só me avisar por aqui. Um grande beijo! Robson

      Responder
  9. Felipe

    Olá Robson, tudo certo?
    Tropecei no seu canal do youtube há alguns dias e foi através dele que cheguei no blog. Admito que ri sozinho quando percebi que temos uma coisa em comum: o pavor das aulas de educação física do ensino médio…kkkk. Tá certo que já passei por isso faz algum tempo (hoje estou quase terminando a faculdade).
    E foi nesses últimos tempos que descobri que, talvez depois de formado, eu não queira trabalhar em uma grande empresa e ser um grande engenheiro e coisas assim. Isso porque tem uma coisa tomando conta da minha mente: Percebi que tenho um gosto pelo mundo, por uma praia ou uma serra, gosto por conhecer um deserto ou uma cadeia de montanhas, gosto pela neve (tu não tem nem ideia de como eu gosto do frio)…enfim, já deu pra perceber né? Tenho aquela doença chamada “vontade de viajar” (que não tem remédio, tratamento e nem cura).
    Será que deu pra perceber uma leve crise existencial aí? Um futuro engenheiro que tá querendo virar mochileiro? Prazer, eu! :p

    Tá, mas o que tu tem a ver com isso?
    Simples: Eu acompanho o conteúdo de alguns outros blogueiros de viagens pela internet, todos tem a sua identidade e conteúdos muito legais…mas as tuas fotos e vídeos? Rapaz, são top demais, não tem igual não! Os vídeos do canal são muito bons e além de alimentar um pouco a minha vontade de querer ver o mundo, também servem para acalmar um pouco essa minha mente turbulenta que não sabe se trabalha em um projeto de reator ou se compra uma passagem e sai mundo a fora…kkk,.
    O feedback que estou querendo deixar é o seguinte: Se o teu objetivo é inspirar, parabéns…tu conseguiu! Continue com esse excelente trabalho!

    P.S. Daqui alguns dias estou indo fazer um tour pela Argentina (sobrou um dinheirinho…kkk), e na lista está Buenos Aires, a patagônia, Ushuaia, El Calafate e Bariloche (que tem seus atrativos no verão né!). Pensa num rapaz feliz? Sim…eu! kkkk 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe!! Tudo bem!?? Desculpa a demora para te responder.. correria por aqui. Mas nossa, fiquei feliz e emocionado com sua mensagem. São comentários assim, onde trocamos experiências e conversamos com pessoas reais, que nos identificamos, que me faz continuar com esse projeto e compartilhando minhas aventuras pelo mundo.

      Muito obrigado por sua mensagem, de verdade mesmo. O mais importante de tudo não é só o diploma, mas sim a felicidade que você carrega com você… certamente é muuuuuito mais valiosa.

      Bom, espero que sua viagem tenha sido incrível. Depois, quando puder, volta aqui pra me contar como foi 🙂

      Um grande abraço, viajante!!! 😉

      Responder
      1. Felipe

        Fala Robson!!! Tudo corrido por aí? Cara, que viagem, que lugares, que paisagens, que frio!! Kkk. Foram 15 dias e mais de 10 mil km percorridos. Depois de percorrer toda a Ruta 3, de Buenos Aires até Ushuaia e pegar o trajeto de volta pela Ruta 40, parando em El Calafate e Bariloche, retornei a Porto Alegre (onde iniciei a viagem).
        Dessa viagem, assim como das demais, tiro um livro de histórias, muitos aprendizados e memórias inesquecíveis. Para listar algumas:
        – Eu não tinha muita curiosidade em conhecer Buenos Aires. Digamos que mudei fortemente de opinião…kkk;
        – Existem muuitas outras cidades legais ao longo da Ruta 3 e da Ruta 40 que valem a pena conhecer;
        – Ushuaia possui um clima e um ambiente únicos, difícil explicar;
        – Posso pedir a Cordilheira dos Andes em casamento?
        – Torres del Paine, gostaria de percorrer todas as trilhas daquele parque!
        – Perito Moreno, ainda sem palavras…o que é aquele som do gelo quebrando? Não é desse mundo!!!
        – Os cachorros de Bariloche são muito fofos… 🙂
        – As tuas fotos são bem melhores que as minhas…kkk

        Chega né? Se não vai virar um textão, porque dava pra ficar horas falando sobre tudo. Cada vez que vou, parece que um pedacinho meu fica em cada lugar que visito…e um pouquinho de cada lugar vem comigo pra casa. Daí eu volto e imediatamente começo a pensar no próximo destino, enquanto tento sobreviver à vida de universitário…kkk

        Por fim, depois de contar um pouquinho sobre minha trip, quero registrar que sinto falta dos teus vídeos do Youtube. O último foi em Urubici e faz um tempinho já. Eles são ótimos (tipo produção de cinema mesmo…hehe), quando vem o próximo? 🙂

        Abraço!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Grandeeee Felipe!!! Tudo na super correria por aqui.. hahah… eu acabei ficando um tempo fora e estou com um número grande de comentários acumulados, por isso demorei para te dar um retorno.

          Ameiii teu comentário e fiquei muito feliz se compartillhar ele aqui. Super obrigado mesmoo!!

          Sobre os vídeos… nossa, nem me fale… queria ter mais tempo para editar os milhares que tenho aqui guardado. Logo vou publicar mais.. estou me organizando aqui.

          Muito obrigado de novo pela mensagem.

          Grande abraço!!!

          Responder
  10. Edgar

    Oi, Robson! Que achado o teu blog! Quantas dicas ótimas e é legal ver essa atenção que vc dá para cada um de seus leitores! Sou um paraense que morou em alguns lugares e que tá há um pouco mais de 7 anos em curitiba! Olha que coincidência! Eu e minha namorada vamos para uma eurotrip de 53 dias no meio do ano e gostaria de algumas dicas! Não sei o que é melhor pra vc, por aqui, ou por e-mail ou num café? Abraço e feliz ano novo!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edgar!! Tudo bem? Que demais essa viagem… 53 dias!! Woww, um baita tempo!! Demorei um pouco pra responder pois estava em um correria de viagens por aqui… mas se puder ajudar, é só perguntar por aqui mesmo 🙂

      Precisando é só dar um grito!! Valeuu

      Responder
  11. Janice Dutra Rocha

    Olá Robson!
    Estou fascinada pelo teu blog!
    Acredito que já li uns 60% dele e deixo claro aqui o quanto ele me motivou.
    Tenho uma viagem marcada para a Ásia em 2019, eu e minha irmã faremos um mochilão de 30 dias e já salvei várias dicas aqui, pois, faremos tudo por conta.
    Acredito muito que esse vai ser o meu ponto de partida para outras grandes viagens!
    Obrigada pelas dicas!
    Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Janice!! Espero que aproveite muuuuuito sua viagem. O que precisa de mim é só dar um grito aqui 😀

      Grande abraço e muito obrigado pela mensagem 😉

      Responder
  12. Sônia

    Olá Robson!
    Amei suas dicas de viagem. Estou programando uma viagem para a Suiça e pretendo de lá ir à Paris, Itália e Portugal.
    Pode me dar dicas? Em qual desses lugares devo me hospedar? Qual o meu ponto de partida melhor?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sônia, tudo bom? Então, existem várias opções… vai depender bastante do seu perfil. Que tipo de hospedagem está procurando… me dá mais algumas informações e vou tentar te ajudar 😉

      Responder
  13. Rhyan Carvalho

    Robs, que fantástico seu livro de viagens!
    obrigado pelas dicas sobre a Tailândia, parto em 1 semana pra lá e estou devorando todas as suas indicações. Sem dúvidas irão facilitar minha vida e estada nos 16 dias no continente asiático.
    Queria mesmo agradecer e desejar tudo de melhor nas próximas descobertas!
    Partiu soltar as amarras e navegar longe dos portos seguros.
    Abraço

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rhyan!! Puxa, eu que agradeço a sua mensagem. Espero que tenha feito uma viagem incrível.

      Depois, quando puder, volta aqui pra me contar como foi. Vou ficar muito feliz em saber sobre a sua viagem!

      Um grande abraço e obrigado de novo. Valeuuu

      Responder
  14. Rossana Santana

    Olá Robson, vi seu vídeo que você cita rapidamente seu projeto sobre turismo responsável e fiquei bastante interessada em contribui. Não sou nenhuma digital influncer e nem tenho blog de viagem, mas amo viajar e sempre fiz por conta própria organizando roteiros, passeios e etc. Nesta momento estou há uns 60 dias viajando pelo sudeste asiático e ainda terei mais um pouco mais de um mês por aqui. E tenho pensado demais sobre a responsabilidade do turista e chego a conclusão que o mundo precisa trabalhar a educação para o turismo. Nós turistas não podemos chegar nos lugares e acharmos que o turismo é tudo de bom para o local por isso podemos fazer o que quisermos…E infelizmente tenho visto essa postura em turistas e várias partes do mundo. Enfim….fiquei interessada no projeto e acho urgente pensarmos no assunto: educação para o turismo. Meu nome é Rossana, sou analista ambiental do ICMBIO ( órgão federal que gere as áreas protegidas federais no Brasil) e um dos meu focos de trabalho dentro do Instituto é o uso publico/visitação. Abraço.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rossana!! Que legal receber sua mensagem.. Demorei um pouco para responder pois estava em viagem recentemente e estou com muitos comentários acumulados.

      Estou com o site do projeto quase pronto e logo vou colocar no ar. Acredito que podemos unir forças sim. Vamos conversando!!

      Obrigado mesmo pelo contato!! Grande abraço!!!

      Responder
  15. Isabelle

    Olá, Robson
    Pretendo fazer minha primeira viagem sozinha ao Deserto do Atacama ,em julho, estou um pouco em dúvida sobre que tipo de moeda levar (pesos, real ou dolar). Seria melhor levar daqui do Brasil ou consigo trocar por lá mesmo, assim que eu chegar???

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom? Então, eu sempre preferi levar direto em pesos.. do que ter que trocar por dólar para depois trocar para pesos… não acho muita vantagem ter que converter duas vezes.

      Vai direto em pesos e tudo certo 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  16. Aline

    Boa tarde, Robson.
    Estou mesmo encantada com o seu blog. É fascinante a forma como você nos apresenta suas viagens e de fato a vontade é de se jogar no mundo!! Obrigada pelo carinho com que você escreve, pelos detalhes, pelas dicas, isso realmente facilita muito para quem não tem muita experiência e pretende ser um mochileiro (neste caso, eu!). Parabéns pelo sucesso do blog!!! Ah, já ia me esquecendo! Gostaria de ser um pouco intrometida. As fotos que você posta no site são lindíssimas e a qualidade da imagem é outro nível. É claro que isso deve a uma câmera fotográfica especial. Poderia compartilhar qual a marca/modelo que você utiliza? Desculpa mesmo minha intromissão!!!
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom?!? Ahhh, que delícia ler um comentário assim.. reconhecendo o meu trabalho.. é muito gratificante e o que realmente dá forças para continuar…

      Então, tenho algumas câmeras… Uma GoPRO Hero 3 Black, um Sony a77 e uma Sony RX100 III.

      Não sei se você chegou a ver minha categoria de fotografia aqui no blog, dá uma olhada, tem algumas dicas legais e eu falo sobre o meu equipamento:

      https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Opa… Muito obrigado Fer!! Muito bom saber…

      Espero que continue aproveitando as dicas do blog para outras viagens 😉

      Responder
  17. Eliseu

    Ola Robson! Cara, primeiro de tudo obrigado pelas dicas em seu blog. Esta me ajudando muito no planejamneto da minha primeira viagem p Europa. Meu roteiro sera centralizado em Zurich. 1) Zurich-Paris-Zurich e depois 2) Zurich-Milão-Veneza-Florenca-Roma-Zurich. Segui suas dicas e comprei o Rail Select Pass 3 paises (franca suica italia) pelo site da Rail Europe. O passe chegou tudo certo. O problema agora esta em fazer as reservas. Estou reservando os assentos na Rail Europe mesmo, mas estou achando as taxas administrativas muito caras: chegam dobrar o preço das reservas. Por exemplo, Zurich-Milao a reserva fica por €22 e só de taxas é cobrado mais €20. Ou seja, no geral vou pagar duas vezes pelas reservas. É isso mesmo? Existe alguma forma de reduzir estas taxas? Ou melhor, é mesmo necessario fazer reserva de assento para o trecho 2 do meu roterio (italia)? Muito obrigado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Eliseu, tudo bom? Essas taxas as vezes são complicadas mesmo. Você pode tentar buscar essas reservas direto na companhia do trem que você vai pegar.. ou tentar ver isso diretamente na estação de trem, lá na Europa. Mas feche as reservar logo nos primeiros dias… pra garantir os lugares.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  18. Letícia

    Olá Robson, tudo bem?
    Pretende ir a Índia ou a China ou conhece alguém que vá?
    Preciso de um parceiro para esses países, mulheres ainda não circulam sozinhas livremente por eles… 😉
    Quero fechar as maravilhas atuais…
    Bjnho.
    Le

    Responder
  19. Bruna

    Robson, sem palavras para o “UM VIAJANTE”, não tenho o que dizer.
    Seus posts tem muitos detalhes, tudo feito com muito carinho para as pessoas que visitam sua pagina.
    Achei um máximo, não saberia nem por onde começar meu roteiro para a Europa se não fosse sua ajuda, nunca fiquei em um hostel nem tinha vontade de ficar, pensava que era tudo sujo, largado com pessoas que nem se fala… Porem você me mostrou que não é bem assim, e me fez lembrar que Europa não é brasil, então obviamente seria mais organizado na Europa !!
    Não seriooo dicar incríveis, de lugares que eu nem pensava e conhecer, mais agora penso !!
    So tenho a te agradecer por ter esse site ou blog (não sei o que é ao certo-pois não fico nesses sites) enfim … Obrigado por me ajudar a encontrar o caminho para a minha viajem !!!
    Muito sucesso para você hoje e sempre !!
    Parabéns Novamente

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oêê Bruna!!! Oww linda!! Que delícia ler o seu comentário… tão bom saber o que o blog ajuda tanta gente… fico feliz da vida em saber!!!

      Desculpa a demora em te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Desejo que você faça viagens cada vez mais incríveis!!!! Muito obrigado pela mensagem!! Beijooo!!

      Responder
  20. Laís Salatiel

    Olá Robson! Tudo bem? Estou indo pela primeira vez para a Europa. Vou desembarcar em Frankfurt porém no mesmo dia já vou de ônibus para Paris. Tenho algumas dúvidas no momento da imigração:
    1. Se perguntarem sobre o que vou ver em Frankfurt, explico que de lá vou para Paris; ou é melhor pesquisar alguns pontos turísticos em Frankfurt e falar sobre eles para facilitar?
    2. Meu irmão mora em Ilmenau/Alemanha, porém ele foi como estudante do programa Ciências sem Fronteiras do governo. Não vou ficar na casa dele. Se me perguntarem se conheço alguém na Alemanha digo que sim; mesmo não tendo a carta-convite porque não vou ficar na casa dele. Ou, digo que não para simplificar? Mesmo sendo mentira é melhor?
    3. Não vou ficar em Frankfurt, somente desembarcar. É bom fazer uma reserva em algum hostel somente para comprovar na imigração? Ou com o comprovante de compra do ônibus para Paris e hospedagem lá fica tranquilo explicar minhas boas intenções (rs) ?
    Se puder me ajudar ficarei muito grata!

    A propósito seu blog tem sido de utilidade ímpar na viagem. Depois volto para contar como foi. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Laís, tudo bom e você? Opaa… primeira vez na Europa.. Tenho certeza que vai curtir muito!

      Então… vamos lá, respondendo suas dúvidas:

      1. Pode dizer que vai pra Paris… sem problemas.

      2. Sobre seu irmão.. assim… se a pergunta for: conhece alguém em Frankfurt? Aí você pode dizer que não… já que seu irmão está em outro lugar. Se for na Europa, você pode dizer que sua irmão está estudando em Ilmenau.

      Quando eu vou, por mais que tenha amigos por lá, eu simplifico dizendo que não conheço ninguém… Mas, no seu caso, como é irmão… não sei se mentiria… até porque ele está estudando lá… e nem é na casa dele que você vai ficar… Então não sei se isso vai fazer diferença.

      3. Não precisa reservar hotel em Frankfurt não… tenha apenas uma hospedagem reservada em Paris.. já que é pra lá que você está indo.

      Espero ter ajudado!! Depois volta aqui pra me contar como foi 😉

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😀

      Responder
  21. JP

    Parabéns pelo conteúdo Robson! Muito legal e estimulante!

    Vi seus vídeos pelo YouTube e gostaria de saber se é você mesmo que os edita, se sim, qual o programa que você utiliza para editar vídeos com GoPro?

    Desde já agradeço!

    Um Abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande JP, tudo beleza? Que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo 😀 Legal que conheceu o canal também… está meio parado por lá, mas estou correndo para fazer mais vídeos.

      Então, eu utilizo o FinalCut PRO para editar todos os meus vídeos… eu mesmo que cuido te tudo 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  22. Marcela Regis

    Oi, tudo bem? Vou para a Tailândia em Março e o seu blog me ajudou muito a organizar meu roteiro, agradeço por isso. Eu queria fazer uma coisa lá que acho que você não citou por aqui, então vim de perguntar: você provou dragonfruit por lá? Sabe onde vende, se acha facilmente? Beijao e parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela, tudo bom?? Ahh eu não comentei sobre isso, mas comi lá sim… Na verdade não é muito difícil de achar não…. as vezes tem até no café da manhã do hotel… ou em barraquinhas que vendem sucos e frutas….

      Que bom que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo…. Muito obrigado por sua mensagem!!
      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  23. Priscila

    Olá, Robson! Eu e mais duas amigas acabamos de voltar do atacama, é realmente maravilhoso… Usamos várias dicas aqui do blog, e ganhamos até um desconto no restaurante ayllua… obrigada e continue postando as dicas!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaa!! Que show Pri!!! Muito bom saber!! Que legal que visitaram o restaurante da Ayllu… é uma delícia lá!!!

      Obrigado por lembrar de mim e voltar aqui para compartilhar sua experiência 😀

      Responder
  24. Ricardo Martins Barbosa

    Ola Robson, tudo bom?
    Cara que aventura incriveeeeeeeel foi a Asia. Voltei encantando, apaixonado por aquele lugar, pela cultura, pelo povo, e pela paisagem.
    Superrr recomento ir pra Tailandia.
    Fizemos a viagem conforme fui seguindo seu roteiro e suas dicas, e deu tudo muitooo certo. Obrigado mesmo.
    Agora lhe escrevo para me ajudar em mais uma aventura hehe.
    Em março irei para Europa visitar um amiga que mora na Irlanda. Entao queria pedir umas dicas e sugestoes de roteiro para eu fazer nos dias livres.
    A principio esta assim: saida de sao paulo pra Dublin dia 15, com chegada 16/03, dai dia 17 tem a festa de st Patrick. e depois faria uns 2 dias ali com ela.
    Dai tenho 3 dias livres apos Dublin… dai queria ver o que me recomenda fazer nesses 3 dias…
    depois desses 3 dias vou para Amsterdam, com parada de mais 3 dias… tambem queria saber o que me recomenda, so ficar em Amsterdam ou fazer algo por ali…
    Alem do roteiro do que fazer por la, gostaria que me ajudasse em relacao a locomocao, se melhor ir de aviao, trem ou aquele megabus.
    Aguardo suas dicas.
    Obrigado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo, tudo beleza??? Que massa que curtiu a Ásia… não tem como não curtir né??

      Então, vamos lá…. nesses dias livres depois de Dublin, eu procuraria alguma cidade na região para visita… pela Irlanda mesmo (não tenha uma dica certa pois ainda não fui pra lá)

      Em Amsterdam, eu acho que você já vai pegar aberto o Parque das Tulipas, eu até tenho um post detalhado sobre ele aqui no blog. Veja certinho e não deixe de ir.

      Sobre o transporte… olha… eu curto muito viajar de trem.. acho prático, barato e muito maneiro… é assim que eu sempre me viro por lá…

      Bom, espero ter ajudado.. Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  25. ericotoledo@gmail.com

    Robson, primeiramente parabéns pelo seu blog. Mto bem desenhado e organizado. Com ctz irei acompanhar sempre nas minhas próximas viagens. Vi a dica da Agência de turismo no Atacama e pretendo fechar com ela. A pergunta é o seguinte: Estou indo pro Atacama na 2 quinzena de janeiro. Já fecho os passeios com a empresa agora, ou posso fechar quando chegar na cidade???? Posso correr o risco de não conseguir o passeio por ter limite de pessoas???? Fico no aguardo da resposta. Mais uma vez parabéns.
    Érico Toledo
    Pouso Alegre-MG

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Érico, tudo bom?? Olha, até dá pra fechar por lá… mas eu particularmente prefiro sair do Brasil com tudo acertado… Então pode fechar com a agência sim!!

      Muito obrigado pela mensagem… espero que continue acompanhando o blog 😉

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂

      Responder
  26. Ricardo Martins

    Ola Robson, tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs.
    Viajo amanha, dia 7, para essa aventura incríveeeel da Asia.
    Com base em todos seus posts e viagens, consegui me organizar e definir meu roteiro, ja que visitarei praticamente as mesmas atraçoes que voce fez.
    Em relacao a Dubaim Abu Dahbi e BKK está Ok.
    So estou ainda com algumas duvidas e perrengues em relacao as praias, do sudeste asiatico. E por isso te escrevo pra tentar esclarecer umas duvidas, antes de viajar.
    1. Primeiro ficarei 3 dias em Railay Beach, no Sand Sea tambem. Em relacao a ida do aeroporto de Krabi até o hotel, como é? O que sugere fazer?
    Mandei email para o hotel, e eles me informaram que tem o transfer do aeroporto ate o hotel por 1500 baths. Aconselha eu reservar com eles? ou pegar algo por la mesmo? é tranquilo essa ida do aeroporto até o hotel? (confesso que estou receoso em relacao a esses deslocamentos entre as praias la =// help me.
    2. E em relacao aos passeios em Railay Beach? comprar por la? no hotel? agencias?
    3. De Railay farei Maya Bay. Como é para ir de railay paga pegar o passeio?
    4. De railay ficarei 3 dias em Phi Phi, no Holiday Inn. E os passeios por la, aconselha comprar onde? e outra duvida é a volta de Phi Phi para pegar o voo em Krabi para Bkk. Meu voo é as 20 horas de Krabi para Bkk. Como faço para ir de phi phi para o aeroporto? E que horario eu teria que sair de Phi Phi para chegar no aeroporto sem atrasos?
    Aguardo suas ajudas e dicas.
    Muito obrigado Robson.
    Abraços.

    Responder
  27. Roberto Franco

    boa tarde robson, parabens pelo blog, ótimas viagens, pensando em fazer um parecido para ajudar outros viajantes também, claro que não fui para tantos lugares como vc, mas quem sabe um dia rsrs… queria saber com que empresa vc criou esse design de menus, pois os blogs que eu vejo são muito mais simples, adorei o modo de navegação do seu

    parabens

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Roberto, tudo bom? Que legal que curte o blog e tem vontade de começar o seu… O meu eu mesmo fiz o design e programei, ele é totalmente personalizado em cima do Wordpress.

      Qualquer coisa dá um grito aqui,
      grande abraço e obrigado pela mensagem 😉

      Responder
  28. Lauren

    Oi Robson!

    Seu blog é muito massa!! Aprendi varias coisas e esta me ajudando muito no planejamento do meu sabático.

    Pensei em começar pela Tailândia e seguir viajando até Paris. Você acha muita loucura, bizarro?

    Obrigada por compartilhar suas experiencias!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lauren!! Tudom bom?? Ahhhh, sabe o que eu acho que é loucura?? Loucura é não viajar!!! Se joga mesmo!!! E espero poder te encontrar em algum lugar desse mundão aí… quem sabe hein… pode ser na Tailândia ou em Paris…. dois lugares que eu amo hahahah

      Eu que te agradeço pelo comentário… se puder ajudar em qualquer coisa, estou por aqui… é só dar um grito!!! 😉

      Responder
  29. Ricardo Barbosa

    Grandeeee Robson. Por aqui tudo na paz =D
    Muitissimooooo obrigado pela resposta do meu post. Nao tem ideiaaaa do quanto voce me ajudou na elaboracao dessa viagem =D
    Foram 3 ou 4 posts que envie, e voce me respondeu me auxiliando muito bem =D
    agora é so aguardar o dia e seguir suas dicas entao =D
    reservei o sand sea e o holliday inn. e sei que sera uma estadia incrivel. assim como voce, meu intuito é praia tranquila, e natureza bela.
    continua seguindo e te acompanhando nas redes sociais, afinal seu blog é incriveeeel.
    tenho certeza que essa sera a viagem mais fantastica que ja fiz =D e a proxima ja pegarei mais dicas com voce hehehe
    obrigado mesmoooo, e sucesso sempre!
    qlq duvida volto em contato.
    forte abraço. ate mais.

    Responder
  30. Ricardo Barbosa

    Boa tarde Robson, tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs. É que minha viagem para a Ásia é no mes que vem, e por tratar -se do primeiro mochilao e por ser Ásia, confesso que ainda estou com muitaaaaaas duvidas e um pouco de medo.
    Acompanho sempre seu blog, as publicacoes, mas por ser mes que vem ja a viagem, gostaria de nesse post tirar algumas duvidas e pegar umas dicas com voce.
    Se fizer uma assessoria, seria muito util para que nao haja erros graves que comprometam minha viagem.
    Vamos la:
    1. Minha maior preocupacao é com a locomocao, transfers, ferry, nas praias da Tailandia. Meu roteiro esta praticamente igual ao seu: Railay Beach, Maya Bay e Phi Phi (mesma quantidade de dias e na mesma ordem que voce fez), voo saindo de Bkk para Krabi, praticamente ida e volta mesmo horario que o seu. Por favor, me instrua sobre a locomocao la, desde a chegada no aeroporto até a chegada no Sand Sea Resort, e principalmente, a locomocao para Phi Phi. Li o post sobre maya bay no seu blog, entao estou com muitaaaa duvida na ida para Phi Phi e tambem na volta para pegar o voo para krabi. Queria saber onde reservar, como reservar, antecendencia, e o prazo que leva cada deslocamento, para que eu nao perca o voo.

    2. Em relacao as malas, como fazer para se descolar de uma praia para a outra? o que recomenda levar? somente mala de costas?
    e quando faz esses passeios, tipo ir para maya bay, depois ir para phi phi etc etc. como proceder com as malas?

    3. para os passeios (4 islands, hong islands, maya bay etc etc, devo reservar daqui ja do Brasil? por onde reservar?

    4. Hospedagem em Phi Phi: o que me diz sobre o Holiday In Phi Phi, e do Phi Phi Island Beach Resort? Estou em duvida em qual dos dois reservar.

    Se possivel, alem destes questionamentos, gostaria que me escrevesse contando tudo que preciso me programar, agendar, levar, fazer, tudo para que de certo essa viagem.

    Muito obrigado Robson.
    Aguardo seu contato.
    Abraços e bom final de semana.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Ricardo… Tudo bom por ai?? Mil desculpas pela demora em te responder… mas vou tentar te ajudar da melhor forma possível.. vamos lá!!!

      Primeiro de tudo… fica calmo que é tudo muito mais fácil do que parece. Na verdade é um pouco difícil quando estamos por aqui, mas lá as coisas são mais simples….

      1. Locomoção nas praias. Praticamente tudo você vai poder ver com o seu hotel ou em algum ponto perto dele. Você vai ver que lá em Railay tem tipo umas agências pequenas com tabelas de horários dos barcos… Eu entrei em uma dessas, bem perto do Sand Sea e comprei minha passagem para Phi Phi. Existe um ponto de encontro, fica quase em frente ao resord. Não tem muito como errar, você vai ver dezenas de pessoas com malas… e o rapaz da agência vai te explicar certinho.

      Você vai pegar um longtail que vai te legar até um barco maior, que vai fazer a viagem até Phi Phi… bem tranquilo.

      Chegando em Phi Phi eu fui até a agência que faz o passeio para Maya Bay… só existe uma que tem esse barco para dormir lá. O mochilão maior você deixa guardado nessa agência…. na sua mala menor você leva apenas o necessário…. uma bermuda, alguma toalha, câmera… etc.

      O passeio em sí é bem roots, mas é uma experiência incrível!!

      2. Sobre a mala.. eu levei um mochilão… com pouquissíma roupa.. tipo, quase nada mesmo. Fiquei mais de uma mês viajando e levei roupa para 1 semana. Lá é muito quente… as roupas tem que ser leves… então já ocupam pouco espaço. Aí eu tinha uma mala menor para levar câmera e tal… Se possível compre uma capa para a sua mochila grande… é melhor ou ela vai sofrer na viagem.

      3. Os passeio você não consegui reservar aqui no Brasil.. é tudo por lá…. dá pra ver direto com o hotel ou então em umas barraquinhas que ficam perto da praia…. você vai ver elas com facilidade… tem umas fotos e tal… se você não achar eles, não se preocupe, eles vão te achar… hahaha

      4. Hospedagem em Phi Phi…. SIMMM!! Recomendo muuuuito o Holiday Inn… sério.. foi a melhor escolha que eu pude fazer… o lugar é muito tranquilo.. lindo… uma equipe sensacional.. me senti um rei por lá… Mas é lugar para quem quer praia bonita e tranquilidade….

      Quando for fazer suas reservas, se possível, utiliza esses links aqui:

      http://www.booking.com/hotel/th/holiday-inn-resort-phi-phi-island.pt-br.html?aid=375355

      http://www.booking.com/hotel/th/sand-sea-resort.pt-br.html?aid=375355

      Assim você dá uma força pro blog sem gastar nada a mais com isso..

      Cara.. no mais é só ir tranquilo… vai ser a melhor experiência da sua vida, pode apostar!! Lembre de usar muito protetor solar… eu usei e mesmo assim torrei. Cuide bem da sua câmera, a minha morreu em Phi Phi…. Use a abuse da sua havaianas.. eu ficava com a minha o dia todo.. sério, o calor é surreal…

      Enfim… espero ter ajudado…. se tiver mais dúvidas pode perguntar… desculpa não te responder antes e não ter conseguido postar tudo antes da sua viagem…. estou em uma correria loucaaaa!! Espero que veja a resposta aqui…

      Grande abraçoo!!!!!

      Responder
  31. Cristina Cavalcanti

    Adorei seu blog. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem mochilao a Portugal,no verão. Vc tem ideia de quanto gastariamos nessa viagem? Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cris!!! Tudo bom??? Pode ter certeza que vocês vão amar Portugal… você já tem um roteiro definido?? Dias e tal? Os valores dependem disso e também do estilo da viagem que vocês pretendem fazer… mais econômica, mais tranquila… mais libre, mais gastronômica… enfim, vários fatores… já tem algo definido?

      Responder
      1. Cristina Cavalcanti

        Oi, Robson, td bem? Para essa viagem eu só tenho 3 certezas: 1. minha prioridade será a praia de Nazaré, terra de meus pais, 2. será mochilão e 3. tem que ser beeeem em conta, rs.

        Responder
  32. Elisa de Oliveira

    Olá Bruno, tudo bem ?
    Estou planejando uma viajem a Santiago no feriado do dia 20 do mês que vem. E gostaria de saber o que você recomenda fazer ? Quais passeios ? E qual a melhor localização para se ficar Centro ou Providencia ?

    Responder
  33. Ricardo Martins

    Olá, Robson. Tudo bom?
    Eu lhe escrevendo novamente rs. Mas é que esse final de semana estou fechando todo o roteiro e a parte de hotéis para a viagem a Tailandia, em dezembro.
    Dai defini as datas e quero muito sua sugestao e ajuda na montagem e definicao das praias.
    Meu roteiro ficou praticamente identico ao seu, pois terei 7 dias (6 noites) para o sul da Tailandia, entao queria sua ajuda para reservar os hotéis pelo booking (o Sand Sea Resort).
    Terei do dia 14 a 20 de dezembro la, ficando em Railay Beach, Maya Bay e Phi Phi Island.
    Como me aconselha fazer? Meu voo sai de Bkk e chega em Krabi dia 14 de manha e retorno de krabi para bkk dia 20 a noite.
    Sendo assim gostaria que me auxiliasse nas datas para a reserva dos hotéis (numero de dias).
    Aguardo
    Muito Obrigado!

    Responder
  34. Ana Terra

    Olá Robson! Tudo bem?
    Nem preciso dizer que seu blog é 10!!!
    Estou te escrevendo para te pedir uma ajuda. Assim como vc sou apaixonada por viajar, mas além de mochilao eu sempre busco estudar, trabalhar e morar em paises pra conhecer o máximo da cultura local. Já estudei em 4 paises antes e agora estou na Austrália.
    Estou participando a seleção de uma vaga numa agência de intercâmbio e viagens aqui em Brisbane e só vou ter uma chance de uma entrevista se meu vídeo for um dos 5 mais visualizados.
    Será que você poderia postá-lo em seu blog? Eu tenho até dia 28/9 para conseguir muitas visualizações!
    Segue o link: https://m.youtube.com/watch?list=PLOX55xk26nM7e-KIsDngrY3G5QVA9G1tC&sns=fb&v=BRH7-TpViEE

    Responder
  35. Ricardo Martins

    Olá Robson, tudo bom?
    irei para uma viagem na Asia (e meu roteiro ta muito parecido ao que voce fez), entao queria algumas dicas. Em relacao a moeda, estou muito em duvida do que fazer. Tipo qual a melhor opcao que aconselha para usar na Tailandia e Emirados Arabes?
    Tipo levar daqui pra la em dolares? e onde trocar la? na rua, aeroportos?
    Nao queria levar toda a quantidade em especie, entao o que sugere? Levar um pouco em especie, e o restante melhor sacar direto do debito em conta? levar esses cartoes travel money, VTM?
    Aguardo sua dica.
    Muito obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Ricardo, tudo bom? Então…. leve dólares do Brasil.. o máximo que você achar confortável e seguro…. Por lá eu trocava em aeroportos (são mais caros, mas as vezes não tem como sair do aeroporto sem nada no bolso) ou trocava nas casas de câmbio que encontrava. Em Dubai eu já estava com poucos dólares, aí eu sacava mesmo… O VTM tem uma taxa alta, mas pelo menos você garante a cotação do dia da compra, então eu acho que vale a pena em alguns caso… pois levar tuuuudo em espécie é complicado mesmo!

      Espero ter ajudado, Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Responder
  36. Cibele Bartholomeu

    Parabéns Robson pelo blog, adorei o video com as explicações e claro a classificaçao das perguntas. Estou embarcando para Santiago e Atacama na proxima semana e foram valiosissimas as dicas sobre $.
    Quanto as suas fotos, dispensam comentários… Obrigada por compartilhar tamanha beleza!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cibele!! Muuuito obrigado por sua mensagem!! Te desejo uma viagem incrível!!!!! Que você volte cheia de memórias lindas….. e volta aqui para contar como foi 😉

      Responder
  37. Alexssandro Becker

    Olá Robson, tudo bem!?

    Parabéns pelo blog, tens muitas informações boas e uma organização incrível. Eu e minha esposa estamos a morar em Faro, sul de Portugal e iniciamos um blog. Estamos no começo e, portanto, ainda temos muito para aprender. Serás um ótimo exemplo para nós. Se possível, gostaria de firmar uma rede de colaboração entre os nosso blogs!

    Obrigado e continuação de ótimas aventuras/viagens! O mundo é pequeno para um viajante!

    Abraços,
    Alexssandro

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alexssandro, tudo bom? Acabei de visitar seu blog… bem legal!! Desejo bastante sorte nesse caminho.. eu sou apaixonado por isso aqui e só com muita vontade e carinho é que o resultado dá certo.

      Desejo muitas viagens para vocês… Muito obrigado pela mensagem e por curtir o blog.

      Um grande abraço!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo bom?? Cara, algumas fotos no blog são de uma Sony A35… as mais recentes são de uma Sony A77 (que infelizmente morreu no Ásia)… E também tem fotos de GoPro e de uma compacta, a Sony RX100 III…. agora estou juntando dinheiro para comprar uma nova, já que a minha morreu 🙁

      Responder
  38. Richard Barbosa

    Olá Robson, tudo bom?
    Acompanho seu blog e muito me interessa o que vem postando sobre a Ásia.
    Vou com uns amigos em Fevereiro lá… Dai vamos fazer Tailandia e Emirados Árabes, e queria umas dicas com voce.

    1. Quando voce vai postar sobre as praias da Tailandia? Vou ficar 8 dias na praia, tem como me sugerir um roteiro (onde iniciar e qual praia terminar)? Saio de Bkk para Krabi e volto de Krabi para Bkk.. entao queria uma dica de quais praias fazer, por onde começar e por onde terminar.
    2. Além desse roteiro queria também dicas de hospedagem para essas praias.
    3. Sobre passeios, quais fazer nas praias…
    4. Sobre Dubai onde recomenda ficar? E quais passeios recomenda fazer la? E compra pela internet ou la mesmo??
    O que sugere ja ir reservado daqui do Brasil? Para ambos os paises? Passagens? Hoteis?…
    Aguardo
    Muitissimo obrigado e parabens pelo blog.

    Responder
  39. Cris

    Olá Robson!!!
    Parabéns pelo seu blog..e também por suas belas viagens…
    Estou indo para Londres, Paris e Amsterdan. Estou querendo comprar os passeios pela Internet, vi sua indicação do ticket bar, entrei e gostei mais fico um pouco insegura de comprar, se você puder me ajudar agradeço..
    Obrigado desde já sua atenção. .
    Abraços

    Responder
    1. Cristiane

      Olá Robson!!!
      Parabéns pelo seu blog..e também por suas belas viagens…
      Estou indo para Londres, Paris e Amsterdan. Estou querendo comprar os passeios pela Internet, vi sua indicação do ticket bar, entrei e gostei mais fico um pouco insegura de comprar, se você puder me ajudar agradeço..
      Obrigado desde já sua atenção. .
      Abraços

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Cris… tudo bom?? Pode confiar neles sim… eu já fiz comprar e sempre deu tudo certo… não tem muito segredo… veja o site na versão em português pra facilitar…

        Se tiver algum dúvida é só dar um grito aqui 😉

        Responder
  40. Felipe Braganholo

    Boa Tarde Robson.
    Vou para a Ásia este ano, 15 dias, e queria umas dicas suas.

    1. em relacao ao dinheiro, qual melhor a fazer? levar qual moeda? trocar onde? onde recomenda a troca de dolar?
    e la nos Emirados Arabes e na Tailandia, onde fazer o cambio de moedas?
    2. Em relacao a linguagem como é? o que recomenda fazer? falam em ingles, outra lingua, o que me indica?
    3. Em relacao a comida como foi esses dias la? o que ou onde recomenda comer, ou quais tipos de comidas?
    4. como é usar a internet la? tem wifi geralmente?
    5. como e as bagagens nas empresas? recomenda levar so uma mochila mesmo? ou da uma bagagem de uns 12 kilos?
    6. em relacao aos hoteis, recomenda ja reservar desde ja? em qual site recomenda fazer a reserva, no booking ou no proprio site do hotel?
    aguardo
    obrigado

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Felipe, tudo certo? Legal que chegou aqui no blog e está buscando dicas da Ásia… estou postando bastante coisa!! Vamos ver no que posso ajudar:

      1- Leve em dólar!! Lá você troca por bahts… Chegando em Bangkok você vai precisar trocar um pouco no aeroporto, mas não troque tudo.. deixa pra trocar o restante em alguma casa de câmbio dentro da cidade…

      Em Dubai eu troquei um pouco no aeroporto e depois acabei sacando de caixa eletrônico em shopping mesmo… Na Tailândia você encontra muitas máquinas para fazer saque, bem tranquilo – caso precise…

      2. Cara, eles não falam inglês muito bem… a dica é tentar falar o mais simples possível. Esqueça as normas de inglês… se quiser a senha do Wifi não adianta você falar: “Olá, eu estou com meu celular e gostaria da senha do wifi, você pode me passar?” Não!!! Apenas mostre o seu celular e diga “wifi”… com um sorriso no rosto e fica tudo certo!

      3. Eu amei a comida da Tailândia!! Não comi insetos, isso é besteira pra pegar turista…. O povo lá não come isso, não é a comida local.. se eles não comem, porque eu vou comer?? haha… Lá tem o Pad Thai, que é uma delícia.. tem também um arroz frito com abacaxi que é uma delicia… normalmente com frango ou camarão. O resto eu não vou lembrar o nome, mas eu arrisquei muito e dei muita sorte.. vale a pena sempre pedir algo diferente…

      4. Normalmente tem wifi sim, em quase todos os lugares…. restaurantes, hotéis… bem susse..

      5. Eu levei um mochilão e mais uma mochila para câmeras… foi bem de boa. Eu fui muuuuuuuuuito econômico na minha mochila, muito mesmo. Lá é muito quente!!! Só leve roupas leves… Eu também me programei para lavar roupa por lá, o que foi ótimo… Eu levei roupa pra 1 semana e fiquei mais de um mês… Comprei umas camisetas por lá também – super baratas..

      6. Recomendo fazer a reserva sim… do nada as coisas por lá podem lotar… Aqui no blog já fiz um post sobre o hotel que fiquei em Bangkok, ainda vai ter muita dica pra entrar aqui… Faça sim a reserva no booking, é a melhor opção… fiz todas as minhas reservas com ele…

      Lembre de fazer suas reservas através do link do blog, assim você dá uma força aqui e nem gasta nada a mais por isso:
      http://www.booking.com/?aid=375355

      Não se esqueça do Seguro Viagem, é outra coisa muito importante por lá – indispensável eu diria!! Você pode comer algo que não te faça bem ou até se machucar em alguma trilha das praias, pedras no mar.. enfim… aqui no blog rola um desconto para leitores, fica a dica aqui:

      https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/3654-cupom-desconto-mondial-seguro-viagem

      Espero ter ajudado… qualquer coisa é só dar um grito!!! Abraçoo!!

      Responder
  41. Ricardo Martins

    Boa tarde Robson, blza?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelas dicas que muito auxiliam na viagem dos seus seguidores!
    Estou planejando minha primeira viagem e ao buscar dicas do destino, uma amiga (Sibelly de Manaus) me indicou entrar em contato com você.
    Entao, irei fazer uma viagem de 15 dias, e nesse destino pensei em fazer da seguinte maneira:
    1. Ida dia 7 de dezembro – Sao Paulo – Abu Dahbi: aqui 3 dias livres antes de ir para a Tailandia. Dai pensei em fazer 2 dias para Dubai e 1 dia para Abu Dahbi. O que recomenda fazer em Dubai? E o que devo planejar/reservar?
    2. Dia 12 Chegada em Bangcoc: A principio como dia 12 comemoro 6 anos de namoro, pensei em fazer primeiro a parte das praias e no final da viagem fazer os dois dias de Bangcoc. Quero fazer aquela parte de praias ali de Krabi e Puket: o que me aconselha?
    3. Dia 21 é retorno para o Brasil. Entao aqui terei 2 dias de Bangcoc.

    Gostaria muito que voce me auxiliasse nessa incrivel viagem. Como é a primeira, estou muito ansioso e com um pouco de receio tambem. Mas quero planejar desde ja para que de tudo certo.
    Resumindo, essas sao as duvidas principais, e se puder me dar umas dicas agradeco muito.

    1. Dubai: dica de hospedagem, do que fazer lá em 2 dias e como se locomover. E como tira o visto?
    2. Praias Tailandia: quais indica, como ir, dica de roteiro (qual ir primeiro e de la quais fazer) e dica de hospedagem.
    3. Bangcoc: dica de hospedagem, o que fazer, transporte…
    4. Outras duvidas: em relacao ao dinheiro, qual melhor a fazer? levar qual moeda? trocar onde?
    5. Em relacao a linguagem como é? o que recomenda fazer? falam em ingles, outra lingua, o que me indica?
    6. Em relacao a comida como foi esses dias la? o que ou onde recomenda comer, ou quais tipos de comidas?
    7. como é usar a internet la? tem wifi geralmente?
    8. como e as bagagens nas empresas? recomenda levar so uma mochila mesmo? ou da uma bagagem de uns 12 kilos?
    9. em relacao aos hoteis, recomenda ja reservar desde ja? se tiver dicas ou o nome dos hoteis que ficou, agradeco.

    Essas sao os principais questionamentos, aguardo seu contato para que me auxilie nessa viagem.,
    Desde ja muito obrigado.
    Ricardo Martins – ricardomartins10@hotmail.com

    Responder
  42. Ricardo Martins

    Bom Dia Robson, tudo bom?
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo incrível blog, as postagens e as fantásticas viagens!
    Uma amiga que está em mochilão pela América me indicou seu blog e pediu que entrasse em contato.
    Farei minha primeira viagem, e então estou meio ansioso e receoso rs, mas é um sonho e bora lá.
    Se possível, gostaria que me ajudasse na elaboração do meu roteiro de viagem, bem como como se locomover, hospedar, o que fazer e média de gasto. E como vi que você fez um roteiro (Ásia) muito parecido com o que programei, vejo que tem muito para contribuir com minha viagem.
    Inicialmente pré programei da seguinte forma:
    IDa: Sao Paulo – Abu Dahbi (8 de dezembro): aqui terei 3 dias, então pensei 1 dia Abu Dahbi e 2 em Dubai.
    Dia 12 pego de Abu Dahbi para Bangcoc: a principio queria fazer a parte de praias, pois dia 12 comemoro aniversário de namoro, entao tenho 7 dias. dai pensei nas praias ali proximo de Krabi e Puket… e depois retorno para Bangcoc, tenho 2 dias la e volto para o Brasil dia 21/12.

    Veja o que pode me sugerir em relação a vistos, hospedagem, como ir de um lugar para outro, o que devo programar, reservar, levar, enfim, todas as dicas que um marinheiro de primeira viagem precisa saber rs.
    Aguardo seu contato.
    Muito obrigado.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Ricardo.. tudo bom?? Então, ainda estou postando sobre a Ásia… vou te dar algumas dicas aqui, mas de uma forma resumida…. os detalhes vem nos posts 😉

      Eu acho 2 dias em Dubai pouco, talvez deixaria Abu Dhabi para outra oportunidade… eu fiquei 4 dias em Dubai e não fui pra Abu Dhabi, vou priorizar isso na próxima viagem.

      Sobre Bangkok tem bastante dicas aqui no blog, dá uma olhada nesse post que vai ter tudo organizado pra você: https://www.umviajante.com.br/tailandia/3598-guia-de-viagem-bangkok

      Sobre as praias, eu super recomendo Railay Beach…. foi minha praia favorita!!! Fiquei em um hotel perfeito que tem quartos surreais – pelo preço, vale muuuuuuito!!! É o melhor hotel que já fiquei na vida…. acredite!!! Ainda vou fazer o post sobre ele, mas aqui está o link pra você reservar: http://www.booking.com/hotel/th/sand-sea-resort.pt-br.html?aid=375355

      Sério – faça o possível para ficar nesse hotel!!

      Para a Tailândia você não precisa de visto…. mas tem que tomar vacina para febre amarela – com mais de 10 dias de antecedência, então não deixa pra última hora!!! Tem que pegar a carteira de vacina internacional para levar…

      Emirados Árabes precisa de visto… eu fiz o meu pelo site da Emirates… Se você comprar sua passagens com eles também vai poder fazer. O meu saiu por 90 dólares – os valores mudam de acordo com a quantidade de dias.

      O hotel que eu fiquei em Dubai também era ótimo e super recomendo – principalmente por ficar perto de uma estação de metrô, segue o link: http://www.booking.com/hotel/ae/akas-inn-apartment.pt-br.html?aid=375355

      Outro hotel que fica na mesma rua e ainda mais perto da estação é o Holliday Inn (mas é mais caro esse): http://www.booking.com/hotel/ae/holiday-inn-dubai-al-barsha.pt-br.html?aid=375355

      E um que eu tentaria ficar, mas não se dizer sobre a qualidade dele é esse aqui – que fica de frente pra estação do metrô: http://www.booking.com/hotel/ae/pride-apartments.pt-br.html?aid=375355

      Eu tentaria ficar nele, sem sobra de dúvidas…

      Espero ter ajudado com essas dicas… no mais fica de olho no blog que vou contar tudo da viagem por aqui 🙂 Grande abraço!!

      Responder
      1. Ricardo Martins

        Valeuuuuuu pelas dicas Robson.
        Ja estou de olho no blog e aguardando as demais dicas sobre essa viagem incrível.
        Forte abraço!

        Responder
  43. Keylla

    Olá Robson, tudo bom? Eu tenho um blog a 7 meses, lá eu dou dicas de moda, beleza e viagens, como eu amo o assunto viagem estou montando um post bem legal sobre como viajar de mochila pela Europa, como nunca fiz isso (espero um dia fazer) navegando na net atrás de um conteúdo bacana de quem já fez esse tipo de aventura vim parar aqui no seu blog e seu post me ajudou muito a montar um conteúdo bacana, não esquecerei de menciona-lo no meu blog. Um beijo enorme e adorei seu canto.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Keylla…. te desejo muita sorte com seu blog! Muito obrigado por indicar o blog e pelo seu comentário aqui.. Beijoooo!!! 😀

      Responder
  44. Aline

    Olá Robson adorei seu blog. Assim como vc me considero uma viajante. Sou mineira de nascimento e coração. Amo viajar!!! Já viajei por várias cidades do Brasil, tudo sozinha, um destino e uma mochila….agora que ir pra fora do Brasil, explorar novas terras. Só que tenho um pouco de insegurança ainda, você tem alguma dica para me dar??? Abraços…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom? Primeiro muuuito obrigado por sua mensagem, fico super feliz quando novos viajantes chegam por aqui. Então, olha, acabei de chegar de uma viagem incrível – a melhor de todas pra mim – fui sozinho para Sudeste Asiático e sério, foi a melhor e mais incrível experiência da minha vida… foi um sonho realizado. Então o que eu posso te dizer é para não deixar seus sonhos de lado e sim correr atrás deles… O mundo é incrível e tem muitas pessoas boas – nós aqui no Brasil que temos essa ideia que tudo pode ser perigoso (é a nossa realidade)… mas lá fora você vai ver que tem muito mais gente querendo ajudar do que tirar proveito. Espero que você realize seus sonhos e volte aqui para me contar como foi… Um grande abraço!! 🙂

      Responder
  45. Kelly

    Ola Robson

    Boa tarde

    Vi seu blog e adorei o roteiro Sudeste Asiatico + Dubai. Voce poderia compartilhar seu roteiro detalhado por email?

    Desde ja agradeco

    Kelly

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kelly, estou nesse exato momento indo de Bangkok para o Sul da Tailândia… Quando eu voltar vou fazer um post detalhado do roteiro 😉 fica de olho!!

      Responder
  46. Gi

    Oi Robson!
    Seu blog é muito bom, layout bacana, fácil e intuitivo, e hoje descobri porque: vc é publicitário! rs
    Também adoro viajar, traço metas de viagem para cada ano.
    Tenho vontade de ter um blog para contar minhas experiências de viagem, mas morro de preguiça de criar um….um dia eu vou criar um blog de viagem, só não sei quando! rs
    Minhas experiências de viagem são:
    Dezembro 2007: Viagem combinada de Chile e Peru. Inclui Santiago, Lima, Cusco, and Of Course, Machu Picchu!

    Julho/Agosto 2008: Mix intercâmbio no Japão e outras viagens. No Japão foram várias cidades no intercâmbio (Kyoto, Hiroshima, Nara, etc…), e ao fim do intercâmbio inclui Tókyo, mais China (Pequim, Shangai), Hong Kong, e stop over em NY.

    Dezembro 2009: Dobradinha Los Angeles/Las Vegas

    Junho 2010: Barcelona e Paris

    Dezembro 2010: Cruzeiro incluindo Buenos Aires e Punta Del Leste

    Junho 2013: Cancun e Patagônia Argentina. Lógico que não na mesma viagem!!! rsrs. Mas como só tinha 1 mês de férias, e tinha que tirar 30 dias corridos, e como viajante nata, tem muitos lugares no mundo pra conhecer, pra poucas férias (kkkkk), escolhi Cancun no início…dei um intervalo de duas semanas, e depois parti Ushuaia+El Calafate

    Setembro 2014: Só Itália “básica”, ou seja, Veneza+Firenze+Roma

    Dezembro 2014: Texas

    Já tenho duas viagens confirmadas para 2015:

    Abril 2015: Nova York (Again!) + Washington

    Maio 2015: Grécia+Turquia (Atenas, Santorini, Capadócia e Istambul)

    Mas como viciada em viagens, nem faz a próxima viagem, e já está pensando na next, da next, da next…..meus próximos planos são:

    – Novembro 2015: Dubai+Egito

    – Abril 2016: Londres+Irlanda+Amsterdã

    – Agosto 2016: Deserto do Atacama + Salar de Uyuni

    – Janeiro 2017: Tailândia e Cingapura

    Minha wish list ainda tem India, Polinésia Francesa, Jordânia, etc…Viajar é um vício, e fazer o planejamento dessas viagens, é sempre um prazer para quem gosta! Seu blog contribui bastante para as pesquisas de viagens, parabéns 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Gii… que maneirooooo seu comentário aqui. Nossa, já viajou bastante hein!!??! Eu também sempre volto de uma viagem pensando na próxima….. fazer o que, somo assim!! ahahahah

      Obrigado mesmo por compartilhar… e vamos em frente, sempre viajando (mesmo com o dólar tentando nos derrubar) ahahhaah…

      🙂 😉

      Responder
      1. Gi

        Ah, fica a dica pra vc que mora em Curitiba, e por acaso estude na graduação ou faça pós na PUC-PR ou UFPR.
        Eu particularmente, nunca tive vontade de fazer intercâmbio, pois na minha cabeça intercâmbio era só pra estudar ou trabalhar, ou seja, o lazer, no caso, as viagens que são meu interesse, ficariam em segundo plano.
        Porém, contudo, todavia, no entanto….. uma conhecida me falou pra entrar nesse programa de intercâmbio da PUC/UFPR/ Okayama Univesity, pois 90% do intercâmbio vc só viaja!!! Daí meus olhinhos já brilharam, e eu resolvi me inscrever pra fazer esse intercâmbio (na época eu fazia pós na UFPR). Depois de fazer o teste de inglês (vc não precisa saber japonês pra fazer o intercâmbio, inglês basta), e a entrevista, fui selecionada para participar do grupo de viagem. E foi a melhor viagem Ever!!! Sério, vc paga suas passagens, e uma taxa de inscrição, depois é tudo por conta da instituição japonesa: hospedagem (hotéis de primeira categoria), alimentação, passeios, transporte (trem bala), tudo do bom e do melhor! E no último dia, eles dão até ingresso pra Disney de Tóquio!
        Vc conhece o melhor do Japão: Hiroshima, Kyoto, Miyajima, várias cidadezinhas bacanas de lá! O Japão é realmente um lugar incrível, que todo mundo deveria conhecer!
        Então pra quem faz PUC-PR ou UFPR (seja graduação ou pós), não pode deixar escapar essa oportunidade!
        Segue o link: http://www.pucpr.br/intercambio/noticia.php?ref=12751&id=2015-02-23_56028

        Responder
  47. Ana Andrade

    Olá Robson! Amei o blog! 🙂 Boas dicas, boas fotos, boas viagens… do melhor mesmo! Parabéns!
    Vou fazer uma viagem pela Europa e a sua ajuda tem sido preciosa!
    Gostava de saber qual é o material fotográfico que usa. A galeria é espetacular!
    Obrigada pela partilha 😉 beijo

    Responder
  48. Thais

    Olá, Robson.
    Há algum tempo eu acompanho seu blog, saboreando as fotos e textos de lugares conhecidos e não conhecidos 🙂
    Suas fotos são lindas e o blog em geral é muito bonito, instrutivo e divertido. Uma inspiração. Parabéns!

    Estou indo para o Atacama no final de Março e gostaria de saber a sua impressão da hospedagem no Ayllu. Li alguns comentários divergentes por ai em relação ao hostel (não as expedições) e fiquei sem saber em que acreditar…

    Se puder, agradeço muito!
    Abraço.
    Thais

    Responder
  49. Thais

    Olá, Robson.
    Há algum tempo eu acompanho seu blog, saboreando as fotos e textos de lugares conhecidos e não conhecidos 🙂
    Suas fotos são lindas e o blog em geral é muito bonito, instrutivo e divertido. Uma inspiração. Parabéns!

    Estou indo para o Atacama no final de Março e gostaria de saber a sua impressão da hospedagem no Ayllu. Li alguns comentários divergentes por ai em relação ao hostel (não as expedições) e fique sem saber em que acreditar…

    Se puder, agradeço muito!
    Abraço.
    Thais

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais… tudo bom? Primeiro tenho que agradecer sua mensagem… você não sabe como é bom ler algo assim.. é o que mais dá força para continuar com o blog 🙂

      Sobre a hospedagem na Ayllu. Se você quer ficar em hostel, eu recomendo o Hostel Campo Base. Já falei sobre ele aqui no blog. Caso você queria um quarto de casal, com mais privacidade… eu recomendo a Ayllu. Eles tem um quarto com banheiro privativo, cama boa e bem confortável.

      Espero ter ajudado… qualquer dúvida é só gritar 🙂

      Responder
  50. Melissa

    Olá Robson, adorei conhecer o seu site e fiquei com um curiosidade: de todas as viagens para a Europa, qual foi a cidade ou país que você mais gostou de conhecer? E por quê?
    Obrigada 🙂

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Melissa, tudo bom?? Perguntinha difícil de responder hein… hahaha. É muito difícil escolher um só lugar… a Europa é enorme e cada lugar me conquistou por um motivo diferente. Paris é linda e foi a primeira cidade que eu conheci, tenho um amor especial por ela. Lisboa me recebeu tão bem e me surpreendeu com sua beleza, não só ela mas Portugal em geral. Madrid, é um encanto de cidade e muito bonita também. A Alemanha é incrível e um dos lugares que eu poderia morar facilmente – mesmo não sabendo falar nada em alemão. A Suíça me fez perder o fôlego com tanta beleza e a Itália é irresistivelmente linda…. Enfim… posso ficar horas aqui escrevendo e não vou conseguir escolher a minha cidade favorita. Sou apaixonado pela Europa, simples assim… hehehe 🙂

      Responder
  51. Alice

    Robson, seu site foi determinante para decidir quanto tempo ficar e em quais lugares ir em cada um dos países da Europa que eu e meu marido escolhemos visitar. Parabéns por sua iniciativa. Abç.

    Responder
  52. Marcus Brisolara

    Olá Robson, boa tarde!

    Primeiramente queria te parabenizar pelo excelente conteúdo de grande ajuda pra quem está planejando o primeiro mochilão, assim como eu. 🙂

    Uma dúvida que eu tenho e que não vejo muito falarem a respeito é sobre o idioma, ou seja, em um mochilão pela europa passamos por vários países que tem seus próprios idiomas, que não o inglês, como França, Alemanhã, Holanda, Itália e por aí vai..

    Tu encontrou alguma dificuldade de comunicação em algum desses países apenas falando inglês?
    Tu fala um terceiro idioma que te ajudou?

    Desde já meu muito obrigado!

    Abraços!

    Marcus Brisolara.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Marcus, tudo bom? Então cara, eu só falo inglês e ainda vou te dizer que ele não é lá uma brastemp. Mas não tive dificuldades não… Na Europa eles estão super acostumados a receber viajantes, então são bem tranquilos e nos ajudam bastante. Se bater em uma coisa ou outra é normal, mas faz parte da aventura e no fim tudo dá certo. 😉

      Responder
  53. Bruna

    Olá Robson! Seu blog tem me ajudado tanto!! Preciso muito de um help, poderia me ajudar?!
    Vou ficar 35 dias na Europa. O roteiro que montei é:

    Zurique/Colmar/Paris/Bruges/Amsterdam/Londres/Berlin/Dresden/Praga/Viena/Munique/Veneza/Florenza/Roma/Genebra/Brasil

    O que você acha? Viável? Trocaria alguma cidade por outra?

    Obrigada,

    Bruna

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bruna, que bom que o blog está te ajudando. Nossa, seu roteiro parece incrível.. vai ser uma viagem fantástica!!

      Dessas cidades eu conheço: Zurique/Paris/Amsterdam/Londres/Praga/Munique/Florenza/Roma… mas todas as que você colocou fora essas devem ser lindas.

      Não sei como está a distribuição de dias para isso…. mas já que vai passar pela Suíça, eu tentaria encaixar Interlaken, talvez no lugar de Genebra. Coloque ao menos 5 dias em Londres e 5 em Paris, para aproveitar bem. Berlin eu não conheço, mas sei que precisa de bons dias por lá também. Roma dá pra se virar com 4 dias. Em Munique não deixe de visitar Füssen e ver o castelo que inspirou a Disney (tem post sobre ele aqui no blog).

      Veja bem como vai ser a logística desses lugares para você não perder tempo com deslocamentos. Showww!! =]

      Responder
  54. Patrick

    Olá amigo, é incrível as viagens que você faz e as fotos que tira por onde passa.
    Gostaria de poder fazer o mesmo, me dá umas dicas de como você faz para conseguir viajar tanto? rs
    Abraço e Sucesso!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Patrick.. haha, que bom que gosta do blog e das fotos… Então, viajar está ao alcance de todos (um pouco mais caro agora que o dólar está subindo rsrs)… mas ainda está dentro das possibilidades. Basta definir isso como uma prioridade na sua vida 😉

      Responder
  55. Clara

    Olá Robson!
    Sei que meu destino é viajar para muitos lugares, aqui mesmo na minha pequena cidade procuro lugares novos para ter histórias e fotografias para sempre. Contudo, eu não experiência alguma em como planejar uma viajem. Eu estaria eternamente agradecida se você pudesse me ajudar nesse pequeno problema rs.
    Você e seu blog me incentivaram a definitivamente seguir meu sonho, adorei as fotos e espero que suas viagens fiquem cada vez mais empolgantes!

    Responder
  56. Laís

    Olá Robson, estou planejando minha primeira viagem a Europa pro ano que vem e seu blog tem me ajudado bastante. Estou com Barcelona e Bruxelas no roteiro mas não vi nada seu sobre essas cidades (exceto o campo do Barcelona). Você tem algumas dicas ou conhece alguém que tenha?

    Muito Obrigada. Sucesso com o blog!

    Responder
  57. Eliana Cruz

    OiRobson
    Seu blog é o máximo.E daí resolvi te escrever.Meu sonho de consumo é sair por aí , na Europa, conhecendo tudo, passeando, tendo liberdade, etc…..curtindo a vida.Então….eu sei que mochilar é mais coisa de jovem….mas o meu desejo é muito…vou falar a minha idade bem baixinho…57…..mas adoro a liberdade e queria viajar pela Europa…O que vc me fala ? Os itinerários….é possível realizar este sonho? Abraços.

    Responder
  58. Diego

    Olá Robson,
    Parabéns pelo blog e pelas belas imagens. Gostaria de saber qual é o modelo/marca da máquina fotográfica. Sou apaixonado por fotografias tbm..

    Obrigado pelas dicas e por compartilhar tuas aventuras conosco 😉

    Abração!

    Responder
  59. maria

    Oi..como está em Lisboa, aproveito para ir a Madeira incluido Porto Santo ou arquipélago dos Açores… São outras maravilhas do nosso Portugal

    Responder
  60. Bárbara

    Oii Robson

    Estou pensando em fazer um mochilão para o Chile, vi seu blog e adorei seus passeios. Gostaria de saber, se possível, pois não tenho ideia dos gastos para fazer um mochilão parecido com o seu. Podes me ajudar nisso??
    Att.
    Bárbara

    Responder
  61. Debora Tomasi

    oláá Robson,
    Achei seu blog pesquisando sobre mochilão, e entre muitos que me passaram despercebidos o seu me chamou atenção, principalmente pelo seu perfil… Compartilho o mesmo amor por fotografia e o mesmo desejo por ser “Um viajante” ! Tenho milhares de perguntas a fazer haha mas não quero me prolongar aqui .. Queria saber mais sobre como você começou, e você viaja de quanto em quanto tempo mais ou menos ?

    Responder
  62. Marcella

    Oii Robson,
    Gostaria de elogiar o seu blog, eu amo viajar e á muitos anos que sonho em fazer um mochilão pela Europa e agora vou conseguir realizar meu sonho, na verdade ano que vem porque quer viajar no verão então comecei a planejar desde já. Por coincidência estou indo semana que vem para Curitiba.
    O blog está lindo e muito organizado!
    Parabéns!!

    Responder
  63. Fabielle Martins

    Olá, desse jeito eu apaixono… (risos)
    Nao li td sobre vc mas gostei mt do que li. Suas dicas! E da forma que vc escreve com clareza e objetividade. Bem ne… publicitários… parabéns Deus o abençoe. 😉

    Responder
  64. Thais

    Olá Robson!!
    Seu blog é incrível! Parabéns!
    Estou indo mochilar em Lisboa e adorei sua sequencia de posts. Aproveitarei todas as dicas.

    Só mais uma coisa: Qual câmera você utiliza pra tirar essas belas fotos?? Necessitando adquirir uma… rs

    Beijos 🙂

    Responder
  65. Carlos Eduardo

    Olá Robson! Boa noite!

    Gostaria de tirar uma dúvida com você, se possível.

    Estou me preparando para fazer uma viagem no fim desse ano. Termino minha faculdade em Dezembro e ao invés de realizar uma festa de formatura optei por fazer um mochilão na Europa.

    Minha ideia é fazer uma mochilão de 57 dias (entre 13/dez e 08/fev). Tenho uma tia que mora em Milão e um primo que mora em Londres. Irei passar Natal e Réveillon em Londres. Entre os dias 23/dez e 01/jan vou ficar em Londres, caso eu vá. Nesse intervalo eu pretendo ir a Liverpool. As demais cidades que eu gostaria de ir são essas: Paris, Bruxellas, Amsterdã, Berlim, Munique, Hamburgo, Vienna, Zurique, Berna, Genebra, Veneza, Florença, Siena, Pisa e Roma. Se desse tempo eu queria ir a Portugal e Espanha ou Dinamarca, Suécia e Noruega mas minha preferência são essas cidades que eu postei primeiro.

    Fui conversar com alguns amigos e todos falaram que ir a Europa nessa época é muito ruim, escurece muito cedo e é muito frio.

    Então, eu queria uma opinião de vocês a respeito dessa viagem.

    Eu baixei uma planilha que você disponibilizou (que por sinal é muito boa! Parabéns!!!) aqui no site e fiz um “mini” planejamento da viagem que eu queria fazer. Caso você queria dar uma olhada eu mando para você por e-mail.

    Desde já eu agradeço e parabenizo vocês pela página e pelo blog!

    Responder
  66. Daniela Araujo

    Olá Robson!
    Sou de Brasília é a primeira vez que estou navegando no seu site. Parabéns! Excelente.

    Estou planejando uma viagem para Europa para Jul/15. Terei 30 dias de férias e quero gastar todos os dias lá.

    Pretendo ir para: Italia, França, Inglaterra e Espanha (mas acho que ao invés da Espanha vou para Portugal). Minha preocupação é se os passeios que eu quero fazer e os lugares que quero visitar em cada país, dá tempo de visitar todos, quais os mais próximos para não gastar ou andar muito enfim…

    Outra questão, a partir de quando eu posso já reservar os lugares como hostels?

    Vc sabe onde posso ver tudo isso? Se puder me ajudar te agradeço demais.. isso ta tirando meu sossego.. rss..
    Qualquer coisa, pode me mandar um email particular…

    Um abraço e parabéns mais uma vez!

    Responder
  67. Elaine

    Olá…achei seu blog procurando sobre Portugal, estou a fim de me jogar por lá no ano q vem…
    7 dias são suficientes ou vc acha corrido?
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson

      Então Elaine, 7 dias você consegue visitar Lisboa, Porto e dar um pulo em Sintra. Mas vamos considerar que você tenha esses dias inteiros lá.. sem contar com o dia da viagem, se não você acaba reduzindo para 5 dias e acaba ficando muito corrido. Se conseguir um pouco mais de dias…. talvez uns 10, já poderia aproveitar mais..

      Qualquer dúvida estou aqui.

      Abraços!

      Responder
  68. Robson

    [quote name="Renato Kalil"]Amigo,
    Adorei seu blog… que câmera vc usar para tirar fotos em suas viagens? Vc trata elas depois com lightroom? Vc tem alguma dica de compacta para poder carregar por aí???
    Forte abraço e boas viagens[/quote]

    Oi Renata, primeiro obrigado pela visita!! Então, hoje eu uso uma Sony A77, e nas viagens uso uma lente grande angular. Olha, eu gosto muito da Sony, então eu indico as compactas deles. Agora se puder investir um pouco mais, mas mesmo assim quiser uma câmera compacta, a Sony tem a linha NEX. Que é uma câmera pequena, mas que você pode trocar de lentes…. Eu até quero uma menor e estou pensando em pegar uma dessas.

    Grande abraço!

    Responder
  69. Renato Kalil

    Amigo,
    Adorei seu blog… que câmera vc usar para tirar fotos em suas viagens? Vc trata elas depois com lightroom? Vc tem alguma dica de compacta para poder carregar por aí???
    Forte abraço e boas viagens

    Responder
  70. Sandra Brito

    Olá Robson!
    Farei intercambio em Londres em Outubro de 2014, será a primeira vez que viajo para outro pais. Ficarei 5 semanas lá e gostaria de aproveitar os finais de semana para colocar a mochila nas costas conhecer outros paises da Europa por quais sou apaixonada. Você saberia me dizer qual o melhor meio de transporte que poderia usar para ir de Londres para Praga e Viena? Havia pensado 1 final de semana em cada, o que acha? Estou um pouco perdida na verdade e gostaria de sair daqui com o máximo de pontos organizados (reservas/passagens/enfim…)

    Responder
  71. Robson

    [quote name="Flávia Santos"]Olá Robson!
    Gostei muito do seu espaço! As suas fotos são incríveis!
    Parabéns!! Abraços[/quote]

    Obrigado Flávia!! Continue acompanhando o blog!! 😉

    Abraços!!

    Responder
  72. Robson

    [quote name="kizzy"]Olá Robs,

    Muito legal seu blog, adorei a ideia, acabei de encontrar no facebook, acho o máximo viajar sozinha.
    Adorei as planilhas e as dicas!! Sucesso!!
    Um abraço,
    Kizzy[/quote]

    Oi Kizzy, obrigado por visitar o blog!! Viajar sozinho é tudo de bom!! Eu, mais do que qualquer um, super recomendo!!

    Continue acompanhando o blog!!

    Abraço!! 🙂 o/

    Responder
  73. kizzy

    Olá Robs,

    Muito legal seu blog, adorei a ideia, acabei de encontrar no facebook, acho o máximo viajar sozinha.
    Adorei as planilhas e as dicas!! Sucesso!!
    Um abraço,
    Kizzy

    Responder
  74. Robson

    [quote name="Edna Bianchi"]Ola Robson, dia 10 próximo viajo com uma amiga (somos duas senhoras) e vamos para Viena,Budapest,Praga,Berlim e Zurique, tem algo de imperdível para nos falar para irmos nessas cidades além do que já escreveu sobre a Áustria? Abraços e muito origada.[/quote]

    Oi Edna, tud bom? Dos lugares que você vai passar eu já fui para Praga e Zurique… ainda não consegui fazer posts sobre eles, mas são dois destinos que gostei muito. Praga é uma cidade linda e muito rica em história, não deixe de visitar o bairro judeu.

    Zurique eu fiquei apenas um dia. Na verdade foi um bate volta saindo de Berna. Tem um jardim japonês lá que é bem bonito, paga para entrar mas eu consegui entrar na faixa pois estava sem trocado.

    Se você for ficar mais de um dia por lá, tente considerar uma vista à Lucerna ou a Berna.

    Aproveite muito a viagem, vou ficar aqui morrendo de inveja!!
    😉

    Responder
  75. Edna Bianchi

    Ola Robson, dia 10 próximo viajo com uma amiga (somos duas senhoras) e vamos para Viena,Budapest,Praga,Berlim e Zurique, tem algo de imperdível para nos falar para irmos nessas cidades além do que já escreveu sobre a Áustria? Abraços e muito origada.

    Responder
  76. Robson

    Oi pessoal, tudo bom? Primeiro deixa eu agradecer aos elogios de todos vocês. Fico muito feliz com as mensagem que recebo.

    Tenho recebido várias mensagens a respeito da minha planilha e posso finalmente dizer que vou conseguir fazer um post sobre ela. Acredito que nesse nos próximos dias vou publicar pra vocês!!!

    Fiquem de olho no blog 😀

    Responder
  77. Luana

    Olá Robson,muito bacana o seu site. Estou montando um mochilão de lua de mel pela Europa e suas dicas estão sendo valiosíssimas! rs…
    Fiquei muito curiosa sobre essa sua planilha, onde encontro?

    Responder
  78. João Pedro Constânci

    Boa Noite
    Estou indo para Portugal onde ficarei 6 meses, vou com o objetivo de estudar na Faculdade de Direito de Coimbra. Depois de terminado esses 6 meses pretendo fazer uma longa viagem doida por toda a Europa. Gostaria de saber de vocês, como eu estarei sozinho, que lugares são indicados para ir beber muito, ou seja, lugares em que “sozinho” possa fazer a viagem mais louca possível.

    Agradeço desde já. Abraços

    Responder
  79. Suelen

    Oi Robson, achei seu blog hoje por acaso, e tb estou planejando uma viagem à Europa para o ano que vem… Fiquei muito curiosa sobre essa planilha que voce fez e que todos estão comentando, só que não consegui encontrar onde vc publicou… Será que vc poderia me passar o link?

    Abrs!

    Responder
  80. Renato Ramon

    Olá, achei bem interessante seu blog, estou indo estudar na Irlanda, mas preparando meu roteiro “mochilão” e uma das coisas que não vi é o quanto você levou para as viagens.
    E as passagens você pegava promoções fora das temporadas ?

    Abraços, parabens!

    Responder
  81. Robson

    Oi Wes Sacramento.. tenho muita vontade de conhecer a Índia!! Com certeza é um lugar que pretendo visitar muito em breve!!

    Pessoal, muito obrigado por todos os elogios e mensagens, isso incentiva muito a continuar sempre postando…

    Grande abraço!
    Robson

    Responder
  82. Tathiana

    Robson,
    Parabéns pelo site. Sensacional!
    Estou começando a traçar meu roteiro pra próxima viagem e suas dicas e comentários estão sendo de grande ajuda.

    Abraços.

    Tathiana

    Responder
  83. Roberta

    Olá Robson!
    Amei o relato…. já peguei várias dicas pra usar na minha trip que está chegando. Lendo consegui viajar com vc…
    Parabéns!!!!!

    Um abraço, Roberta

    Responder
  84. OSCAR

    E AI VELHO ESTOU PLANEJANDO ALGO PARECIDO PRO FINAL DO ANO, A TUA ORGANIZAÇÃO TA SHOW DE BOLA.
    ME DA UMA DICA AI:
    SOBRE DOCUMENTAÇAÕ PARA ENTRAR E SAIR DOS PAISES; SÓ PASSAPORTE E PROVAR QUE VC TA SÓ DE VISITA JA BASTA OU VC SALIENTA ALGO IMPORTANTE.ABRAÇO!!

    Responder
  85. Robson Franzoi

    Então Bruna, tudo bom? Sobre os gastos vai muito de pessoa pra pessoa. Geralmente mochileiros são mais econômicos e só gastam com o que é necessário. Uma boa média é você separar o dinheiro da sua hospedagem e ter no mínimo 50 Euros por dia. Seperado disso tem a passagem de avião e as passagens entre uma cidade e outra na europa. Mas eu já vi relatos de viajantes que gastaram menos e outros que gastaram mais… O ideal é pensar em tudo com bastante antecedência, assim da pra guardar dinheiro com mais calma e aproveitar a viagem da melhor maneira, sem se preocupar muito com o gasto… Depois da viajem vou relatar como foram os meus gastos!!

    Grande Abraço!
    Robson

    Responder
  86. Bruna

    Olá Robson!
    Curti sua idéia e roteiro.
    Acho que vai ajudar muita gente que também curte viagem e sonha em rodar por aí.

    Só uma dúvida: quanto pretende gastar?
    Abs.,
    Bruna

    Responder
  87. Robson Franzoi

    Olá Michelly, tudo bom?

    Muito obrigado pelos elogios!! Espero que minha planilha ajuda na sua viagem, disponibilizei ela com essa ideia: ajudar outros viajantes, assim como eu também tive muito ajuda para planejar tudo. Boa parte da minha programação está naquela planilha, mas tem muita coisa paralela também. Fiz várias rotas pelo google, “andei” pelas ruas pelo street view e busquei o máximo de informações sobre transporte e algumas dicas de alimentação. Fazendo isso você vai continuar com uma viajem independente, mas vai se sentir muito mais segura. Saber como andar de metrô, se tem que comprar o ticket antes de subir no ônibus ou lá dentro mesmo… esse tipo de coisa… E você acaba economizando dinheiro e tempo, duas coisas muito importantes em uma viagem! Se nosso roteiro se cruzar em alguma cidade quem sabe nos esbarramos por lá!! Uma ótima viagem pra você!!!

    Responder
  88. Michelly

    Oi Robson,

    Te encontrei através do site Mochileiros.Com e me surpreendi quando abri sua planilha com o roteiro da sua viagem para a Europa. Então, eu devo ir para Londres em Abril visitar uma amigona e ainda estou me decidindo quais outros países vou visitar. Pensei de antemão em fazer um roteiro parecido com o seu e, por isso, acabei chegando até aqui. Estou um tanto quanto atrasada no planejamento dessa viagem, mas é que a ideia de ir para a Europa surgiu de repente, pois na verdade eu nem pensava em ir agora e também não tenho muita paciência para me organizar assim, gosto de ter uma ideia na cabeça e ir. Porém, sei que uma viagem como essa não pode ser feita dessa forma. Enfim, o seu roteiro vai me ajudar bastante. De repente, podemos trocar informações ou até mesmo nos encontrarmos em alguma cidade.
    Valeu pelas informações postadas por aqui. Adorei!

    Abraços,

    Michelly.

    Responder
  89. Robson Franzoi

    Oi Elisangela, tudo bom??

    Que bom saber sobre sua viagem!! Vou ficar de olho pra ler o seu relato, é sempre bom conferir as dicas de quem já passou por essa experiência. Obrigado pelos elogios!!

    Grande Abraço!
    Robson

    Responder
    1. Lilian

      Oi, Robson. Tudo bem? Muito maravilhoso seu blog. Estou no Chile e aproveitei várias dicas. Assim como você, amo viajar e tirar fotos. Tenho um blog antiguinho que quero repaginar e gostaria de contar com a sua ajuda. Chame aventurasdelilica mas está desatualizado. O blogspot não é muito bom. Então você poderia me indicar como fez o seu blog? Pagou para alguém criar ou fez sozinho? Qual ferramenta utilizou? Pagou pela sua url? Me ajuda, Robson! Um bj e abraço.

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Lilian!!! Tudo bom?? Primeiro muuuuuuito obrigado pela mensagem…. que bom que gosta do blog e que as dicas te ajudaram… Então, sobre o blog…. Na verdade eu mesm que fiz tudo… layout e tudo mais… Utilizo Wordpress e recomendo, é a melhor plataforma que tem…. e sim, paguei pela URL… que é o domínio….

        Qualquer outra coisa é só dar um grito aqui 😉 Bjooooo

        Responder
  90. Elisangela

    Olá Robson,
    Sou de Curitiba também, fiz uma trip em outubro e na sequencia estarei postando no mochileiros o relato.
    Show de bola seu blog, super organizado.
    Estarei acompanhando
    Um abraço
    Elisangela

    Responder
    1. Nadine Gomes

      Boa Noite, Robson!tudo bem!
      Tenho tentado contato com a Ayllu e não consigo!
      Vc sabe se eles ainda trabalham como hostel?
      Abraços…
      Adorei suas dicas, seu blog é excelente!…Pretendo ir com uma amiga ao Atacama em Abril, comemorar meu aniversário!

      Responder
      1. Robson Franzói

        Oi Nadine, tudo bom? Eles trabalham sim, apesar do foco principal ser a agência de passeios… O hostel deles é quase um quebra galha para os viajantes…

        Eles estão com um volume bem grande de mensagens agora, por conta da promoção que está dando 30% de desconto para os leitores… dá uma olhada aqui:

        https://www.umviajante.com.br/chile/4640-desconto-atacama

        Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *