Que tal fazer uma viagem para conhecer as belezas de Bonito e, também, viver uma experiência no Pantanal? Eu fiz um incrível roteiro de Bonito e Pantanal em 10 dias de viagem e nesse post vou compartilhar todos os detalhes, logística e como você pode adaptar a programação para um roteiro de 8, 9 ou 10 dias.
Se Bonito é um destino apaixonante, imagine aproveitar a viagem para conhecer também uma parte do Pantanal? Esse é um roteiro de viagem totalmente possível, repleto de belezas naturais e com um contato íntimo com a vida selvagem desse bioma brasileiro tão rico.
Na minha viagem mais recente ao Mato Grosso do Sul, organizei um roteiro de 10 dias para ter a experiência mais completa possível: incluindo os melhores passeios de Bonito e uma vivência especial no Pantanal. Quem me ajudou na logística dessa viagem, na organização dos horários, ingressos, passeios e, também, na viagem ao Pantanal, foi a agência Big Tour Bonito, que recomendo para a sua viagem com total segurança.
Já quero adiantar que no final do post vou deixar um formulário para você entrar em contato direto com a Big Tour e receber todos os detalhes para a sua viagem – tanto para um roteiro de Bonito e Pantanal quanto para um roteiro de viagem apenas de Bonito. O trabalho da agência é muito bom e confiável, oferecendo todo suporte para você ter a melhor experiência de viagem.
Agora, sobre o roteiro de Bonito e Pantanal, por ser uma viagem longa e cheia de detalhes, vou fazer o possível para deixar esse post o mais objetivo e direto. Como aqui no blog você já encontra posts detalhados sobre vários atrativos de Bonito, vou comentar brevemente sobre eles dentro do roteiro – assim o post não vai ficar tão extenso para você acompanhar.
O mais importante nesse roteiro é entender a logística da viagem, para você não perder tempo em trajetos desnecessários. Dessa maneira, você vai aproveitar ao máximo as belezas do destino.
Para ficar mais fácil, vou dividir o conteúdo do post em tópicos, assim fica tudo organizado e você pode navegar pelo conteúdo de forma mais simples e prática. Use o menu abaixo para navegar pelo post:
- Roteiro Bonito e Pantanal: quantos dias são necessários
- Roteiro Bonito e Pantanal: como combinar os destinos
- Roteiro Bonito e Pantanal: meio de transporte
- Roteiro Bonito e Pantanal detalhado: 10 dias
- 10 dias Bonito e Pantanal: Dia a dia resumido
- Roteiro 9 dias Bonito e Pantanal
- Roteiro 8 dias Bonito e Pantanal
- Formulário: receba informações para o seu roteiro
- Hospedagem em Bonito: hotéis que já conheci
- Vídeo de Bonito e Pantanal
- Dicas de Bonito para a sua viagem
Quantos dias são necessários para visitar Bonito e Pantanal
Normalmente quem está planejando uma viagem para Bonito nem sempre sabe que é possível incluir na programação uma experiência no Pantanal. Para que esse roteiro de Bonito e Pantanal seja viável, o seu tempo disponível é o primeiro ponto que deve ser levado em consideração.
A vivência no Pantanal, para ser algo realmente especial, precisa ter, no mínimo, 3 dias. Já para os passeios de Bonito e região, eu considero que o tempo mínimo necessário são 5 dias completos – isso para você conhecer apenas os principais passeios.
Com isso em mente, o tempo mínimo para fazer o roteiro de Bonito e Pantanal são 8 dias completos. Se você tiver flexibilidade na viagem e no orçamento, claro, ficar mais tempo vai proporcionar uma experiência ainda melhor.
O meu roteiro de Bonito e Pantanal foi de 10 dias completos, sem contar o dia da minha chegada no destino e, também, o dia de retorno para casa – nesse caso, minha viagem completa foi de 12 dias, sendo 10 dias de atividades e passeios.
Roteiro Bonito e Pantanal: como combinar os destinos
Nesse roteiro que vou sugerir para a sua viagem, nós vamos ter os atrativos de Bonito e região, incluindo atrativos que estão nas cidades de Jardim e Bodoquena, além da vivência no Pantanal, que será na região de Aquidauana – se você assistiu a novela Pantanal, na Rede Globo, deve-se lembrar do Zé Leôncio passando rádio e voando com frequência para Aquidauana.
- A região de Aquidauana é conhecida como o Portal do Pantanal e é lá que existem várias fazendas e propriedades onde você pode ter uma vivência muito especial.
Como Aquidauana está, de certa forma, no caminho entre Campo Grande e Bonito, para você montar a logística da viagem, o ponto mais importante é definir onde será a sua chegada ao destino. Para quem vai fazer a viagem de avião, os dois principais aeroportos são:
• Aeroporto Internacional de Campo Grande
• Aeroporto Regional de Bonito
Apesar do Aeroporto de Campo Grande ser a via mais comum de chegada, já que tem uma oferta maior de voos, o Aeroporto de Bonito está recebendo atualmente muitas promoções – inclusive eu aproveitei uma delas e, por isso, minha chegada e partida nessa viagem foi pelo Aeroporto de Bonito.
Esse detalhe é muito importante para você organizar em qual momento do roteiro será a sua experiência no Pantanal. Vou deixar aqui quais são as melhores formas de organizar esse roteiro de Bonito e Pantanal.
Bonito e Pantanal para quem chega no aeroporto de Campo Grande
Caso o seu ponto de chegada seja o Aeroporto de Campo Grande, a melhor logística desse roteiro é incluir o Pantanal no início da viagem ou deixar apenas para o final, ficando assim:
- Opção 1: Campo Grande > Viagem para Aquidauana > Viagem para Bonito > Retorno para Campo Grande
- Opção 2: Campo Grande > Viagem para Bonito > Viagem para Aquidauana > Retorno para Campo Grande
Para esse formato, a minha sugestão pessoal é que você deixe o Pantanal para o final da viagem. Como os passeios de Bonito exigem mais energia e ritmo, deixar o Pantanal no final vai ser bom para você curtir o destino e relaxar.
Bonito e Pantanal para quem chega no aeroporto de Bonito
Se você vai chegar ao destino pelo Aeroporto de Bonito, como foi o meu caso, o ideal é incluir o Pantanal no meio da sua programação. Não existe um momento exato ou certo, isso pode variar da forma que você achar melhor. Eu só não recomendo colocar o Pantanal já no primeiro dia ou exatamente no final da viagem pela questão do cansaço – você vai ter chego de uma viagem talvez cansativa e pegar a estrada já na sequência pode não ser a melhor opção.
Roteiro Bonito e Pantanal: meio de transporte
Outro ponto tão importante quanto os anteriores nesse roteiro de Bonito e Pantanal é a forma que você vai se locomover na viagem. Eu fiz o roteiro completo com carro alugado e considero essa a melhor opção para você curtir a viagem e fazer tudo no seu tempo e no seu ritmo.
Caso você também curta viajar assim ou queira ter agora uma primeira experiência, é muito importante que reserve o seu carro com antecedência. Na RentCars você pode pesquisar e reservar um carro com total segurança.
Eu fiz a viagem com o Jeep Renegade, que é um carro que gosto muito para esse tipo de viagem. Mas, mesmo pegando chuva em alguns dias, é totalmente viável fazer a viagem com um veículo mais simples.
Agora, se você não dirige ou prefere não fazer a viagem de carro, a agência Big Tour Bonito vai dar o melhor suporte para os transportes, tanto para os passeios de Bonito quanto para a viagem ao Pantanal. Use esse formulário para falar com a agência e receber os detalhes para sua viagem.
Lembrando que em Bonito você tem a opção do transporte compartilhado e, também, o transfer privativo – depende da sua preferência. É só conversar e definir tudo certinho com a Big Tour.
Roteiro Bonito e Pantanal detalhado: 10 dias
Agora que você já entendeu a logística inicial da viagem, vou compartilhar aqui o meu roteiro de Bonito e Pantanal detalhado: o que fazer em cada dia, quais passeios realizar e os horários que reservei na minha viagem. Todo suporte para agendamento dos passeios, ingressos e logística, defini junto com a Big Tour – preciso destacar isso para você pois, realmente o trabalho da agência fez muita diferença na minha viagem.
Agora, também preciso reforçar que essa sequência e horários que vou passar é apenas uma sugestão. Para conseguir os mesmos horários, caso seja do seu interesse, você precisa se organizar com antecedência. A Tati, que é a proprietária da Big Tour, me deu uma super ajuda nisso e sempre me alertou sobre a importância de definir esse roteiro com antecedência.
Os passeios de Bonito e região são muito rigorosos no controle do número de viajantes por dia e nos horários agendados. Se você deixar para ver isso em cima da hora, pode não conseguir vaga no passeio no dia do seu interesse ou no melhor horário para a sua programação. Já recebi mensagens, inclusive, de viajantes que deixaram para fechar os passeios só quando chegaram ao destino e, além de gastar um tempo que poderia ter usado para fazer outra coisa, ficaram sem vaga para alguns atrativos – então não vale a pena deixar para reservar os passeios em cima da hora.
Agora, sobre a ordem e sequência dos dias, isso é totalmente flexível… Você pode ajustar e definir os dias desse roteiro com a Big Tour para que consiga fazer todos os passeios na data da sua viagem. Fique super à vontade para alterar a sequência e até trocar os passeios, da forma que você faça apenas os passeios do seu interesse.
Com isso bem definido, vamos ao dia a dia do roteiro de Bonito e Pantanal detalhado para a sua viagem. Lembrando que nesse formato, são 10 dias de viagem completos: considere que eu cheguei no destino no dia anterior ao Dia 1 e retornei para casa no que seria o Dia 11 do roteiro. Fique a vontade para navegar pelos dias do roteiro através desse sub-menu:
Dia 1: Flutuação Rio Sucuri e Estância Mimosa
Flutuação Rio Sucuri
Para o primeiro dia do roteiro, comecei com um dos passeios mais especiais de Bonito: a Flutuação no Rio Sucuri. Esse é um passeio muito especial e tranquilo – recomendo para todos os viajantes.
Eu considero esse um passeio imperdível em qualquer roteiro de viagem para Bonito! As águas do Rio Sucuri são muito transparentes e o rio está na lista dos mais cristalinos do mundo! É uma experiência única!
Horário da Flutuação: 8h da manhã
Saída do Hotel: 7h da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 19 km
O atrativo Rio Sucuri não é tão longe do centro de Bonito, mesmo assim é importante sair do hotel com pelo menos 1 hora de antecedência do horário agendado para evitar imprevistos.
Depois de vestir todo equipamento fornecido pelo atrativo, um pequeno caminhão vai levar você ao início de uma pequena trilha. A caminhada é bem leve e acompanhada de um guia que vai passar todas as informações sobre a região e sobre o passeio de flutuação. Mesmo quem não sabe nadar pode fazer o passeio e receber todo o suporte do guia.
Nós marcamos a flutuação bem cedo pois o segundo passeio do dia foi a Estância Mimosa, atrativo onde temos um almoço delicioso e um roteiro de cachoeiras.
Estância Mimosa
Saindo da Flutuação do Rio Sucuri, são cerca de 43 km até a Estância Mimosa, passando pelo centro de Bonito. O trajeto dura menos de 1 hora, mas é interessante se programar e cuidar com o horário para almoçar na estância com tranquilidade.
O almoço na Estância Mimosa é um dos melhores que você vai ter nessa viagem – se bem que é difícil escolher, já que a gastronomia é um ponto forte nesse roteiro. Você vai simplesmente se apaixonar pelo Doce de Leite da Mimosa – um dos melhores que já provei na vida!!! É bom demais!!
Horário do Almoço: 13h
Saída máxima do Rio Sucuri: 12h
Distância entre os atrativos: 43 km
Depois do almoço, um tempinho para descansar até começar a trilha das cachoeiras. É um passeio maravilhoso e repleto de belezas naturais. Eu recomendo que você leve uma sapatilha para entrar na água, que você pode comprar aqui ou aqui. Caso não tenha a sua e não queira comprar, é possível alugar um par direto no atrativo.
- Leve uma toalha pequena e, também, tenha na mochila um muda de roupa. Esse é um dia com bastante água, então é bom ter uma roupa reserva por garantia. No fim do passeio, lembre-se de passar no restaurante para rapar o tacho do doce de leite – um dos melhores momentos do dia, garanto e você vai me agradecer por isso!
E esse é o primeiro dia do seu roteiro de Bonito e Pantanal. Um dia repleto de lugares lindos e muita interação com a natureza. Retornando para Bonito, você provavelmente estará pedindo por um banho e um bom descanso.
Sugestão para a noite
Caso decida sair à noite, passear pelo centrinho e pela rua principal de Bonito é sempre muito gostoso. Como sugestão para o seu primeiro restaurante na viagem, vou recomendar o Restaurante Juanita – é um dos melhores da cidade e vale muito a pena incluir na programação.
Minha dica de prato é o Pacu na Brasa, um dos carros-chefes do cardápio. Se quiser provar uma iguaria, no Juanita é um bom lugar para você experimentar carne de jacaré – que, como muitos dizem: parece peixe, mas tem gosto de frango.
Dia 2: Abismo Anhumas e Passeio de Quadriciclo
Segundo dia do roteiro de Bonito e Pantanal e já começamos com uma das maiores aventuras do destino: o Abismo Anhumas. Esse é, de verdade, um dos lugares mais incríveis e surreais de Bonito.
Abismo Anhumas
Quando visitei pela primeira vez, alguns anos atrás, o acesso ao abismo ainda era feito de forma manual e exigia até uma avaliação prévia para garantir que você conseguiria entrar e, claro, sair do abismo. Hoje, com a instalação de uma estrutura elétrica, o rapel de acesso ao Abismo Anhumas é atualmente super acessível e não exige nenhum esforço – apenas uma dose de coragem.
São 72 metros de altura que você precisa encarar para descer ao interior do Abismo. Lá dentro, após esse rapel automático, você chega na plataforma sobre um lago permanente que tem mais de 80 metros de profundidade. O lugar é simplesmente surreal e vale o investimento para conhecer – é um passeio mais caro, mas é uma experiência única.
Horário Abismo Anhumas: 8h da manhã
Saída do hotel: 7h da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 23 km
O horário de descida no Abismo Anhumas é definido junto com a agência e pode ser confirmado um dia antes da descida – por isso é importante manter o contato com a Big Tour. Hoje, com o acesso e saída automatizados, o passeio não é tão demorado quanto antes.
No Abismo Anhumas você pode fazer algumas atividades distintas: o passeio de contemplação, que é apenas o bote que navega pelo lago; a flutuação, que permite entrar na água e ver a incrível profundidade do lago e suas formações; e também, o mergulho de cilindro, que certamente é a experiência mais surreal.
- Eu fiz a flutuação e o passeio de bote, que já me proporcionou uma experiência incrível! Ainda quero voltar para fazer o mergulho de cilindro, mas esse é um desejo que fica para uma próxima viagem.
Fazendo essa programação, terminei as atividades e quando foi perto do meio dia já estava fora do Abismo. Foi uma das experiências mais marcantes da viagem!! Vale ressaltar que os guias do Abismo são muito atenciosos e nos ajudam com as fotos, que não são fáceis de fazer – o ambiente não é muito iluminado para fotografia.
A tarde desse dia foi mais tranquila e como eu não sabia exatamente o horário que sairia do Abismo, preferi deixar um período livre para passear pelo centro, visitar algumas lojas e conhecer algum restaurante diferente.
Para o almoço desse dia, decidi ir na Casa do João, restaurante que eu já conhecia e sabia que seria uma experiência maravilhosa!
A comida é uma delícia e o ambiente é repleto de cantinhos para você descobrir. Minha sugestão de prato é a Traíra a Moda da Casa, um peixe típico da região que você vai se deliciar!
Passeio de Quadriciclo
O segundo passeio desse dia continuou na pegada de aventura, mas dessa vez uma aventura de quatro rodas: um passeio de quadriciclo no entardecer percorrendo a trilha boiadeiro. Para o passeio ficar ainda mais emocionante, nesse dia choveu torrencialmente em Bonito… eu juro pra você, estava caindo um mundo de água do céu.
Horário Passeio de Quadriciclo: 17h
Saída do hotel: 16h30
Distância do centro de Bonito: próximo ao centro
Enquanto pilotava meu quadriciclo pela trilha, ventos e trovões rajavam ao nosso redor. O ponto positivo: apesar de cruzar imensas poças de lama, a chuva era tão forte que eu terminei o passeio limpinho. Já o ponto negativo: praticamente nenhuma foto prestou no final do passeio – nem as fotos dos fotógrafos do atrativo.
A chuva foi realmente muito forte, mas fez o passeio ficar ainda mais emocionante. Quando terminamos a aventura já era noite e estávamos com o coração a mil. Foi a primeira vez que eu fiz esse passeio em Bonito e amei a experiência! Mais um dia completo com muita aventura e adrenalina!
Dia 3: Buraco das Araras e Partida para o Pantanal
O terceiro dia do roteiro tem uma atenção diferente, isso porque é o dia de fazer check-out do hotel de Bonito e preparar tudo para seguir rumo ao Pantanal. Para aproveitar a viagem, já que um dos caminhos de Bonito para Aquidauana passa por Jardim, incluímos na programação a visita ao Buraco das Araras.
Organizamos tudo com a Big Tour para fazer a visita no Buraco das Araras às 8h20 da manhã, bem cedinho. Definimos isso para conseguir fazer o passeio com calma, depois pegar a estrada e chegar ao Pantanal a tempo de almoçar na fazenda. Essa logística pode ser diferente na sua viagem, mas pra gente deu certinho.
Buraco das Araras
Saímos do hotel de Bonito por volta das 7h da manhã e seguimos rumo ao município de Jardim, onde está localizado o Buraco das Araras. Esse é um atrativo muito especial e que merece fazer parte do seu roteiro. É um passeio de contemplação onde você poderá ver, com sorte, muitos casais de araras vivendo em seu habitat natural.
Horário Buraco das Araras: 8h20 da manhã
Saída do hotel: 7h da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 54 km
O passeio é sempre acompanhado de um guia, já que o Buraco das Araras faz parte de uma Unidade de Proteção Ambiental. O passeio dura por volta de 1 hora e é muito tranquilo, uma caminhada bem leve por um terreno plano.
Viagem de Bonito para o Pantanal
A viagem de carro de Bonito para Aquidauana, seguindo pela estada via Jardim, tem aproximadamente 204 km e uma duração média de 2h30. Essa distância é apenas uma base, já que nossa estadia não é dentro da cidade, mas sim, em uma propriedade a 50 km do centro de Aquidauana.
Seguindo a indicação da Big Tour, definimos nossa estadia no Pantanal na Pousada Aguapé – um lugar que nos conquistou desde o primeiro instante. Já posso adiantar que a experiência de estadia lá foi uma das melhores que já tivemos a oportunidade de vivenciar.
A Pousada Aguapé fica a, aproximadamente, 60 km do centro de Aquidauana. Boa parte do trajeto é por uma estrada de terra boa e bem conservada. Esse trecho vai tomar, pelo menos, mais uma 1h de viagem.
- Lembrando que vindo de Bonito, você não vai chegar a entrar na cidade de Aquidauana, o caminho vai ser um pouco mais curto. Pode considerar cerca de 3h a 3h20 de viagem para chegar na Pousada.
Assim que chegamos na pousada, ficamos realmente encantados com a quantidade de animais que já conseguimos avistar logo no primeiro dia. Depois de um almoço maravilhoso, rodeado por tucanos, araras e vários pássaros, terminamos o dia com uma cavalgada para conhecer um pouco da região e já ter um gostinho do que teríamos nos próximos dias.
Dia 4: Conhecendo o Pantanal
A vivência no Pantanal é uma experiência única e sempre será diferente em cada viagem. Na Pousada Aguapé, em todos os dias eram organizadas duas atividades para os viajantes: uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, o que nos dava também uma parte do dia livre para passear e curtir a natureza no nosso ritmo.
Um ponto super importante para destacar aqui é a alimentação inclusa na estadia da Pousada Aguapé: você tem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Olha, não é fácil dizer o quanto comemos bem nessa vivência… a comida no Pantanal e na Pousada Aguapé não tem comparação… fico com água na boca só de lembrar.
- Minha dica: não deixe de provar o requeijão de corte com o doce de leite caseiro da pousada, é simplesmente perfeito.
Bom, sobre os passeios, nossa atividade na primeira manhã no Pantanal foi um passeio de barco pelas águas do Rio Aquidauana.
Sabe aquelas cenas lindas que vimos na novela da Globo? Agora era a nossa vez de se sentir dentro daquele cenário incrível. Conseguimos ver muitas espécies nesse passeio…. Aves, jacarés, lontras, macaquinhos e vários outros animais. Um passeio com um guia da pousada que nos mostrou o Pantanal de uma forma única.
Para a tarde desse dia, fizemos um safari para avistar outros animais. A bordo de um carro bem no estilo dos safaris africanos, entramos pelas terras do Pantanal com o desejo profundo de avistar uma onça – quem não queria ver a Juma, não é mesmo!? Mas para isso, é preciso contar com a sorte… a Pousada Aguapé respeita muito os animais e não faz qualquer tipo de interferência para atraí-los, se for para avistar uma onça, será de uma forma natural.
Nesse dia conseguimos ver muitos jacarés, vimos um veado campeiro, um casal de tuiuiú, muitas araras, tucanos e, para a nossa sorte, conseguimos ver um lindo tamanduá bandeira. Para fechar o dia com chave de ouro, um pôr do sol que ouso dizer que foi um dos mais lindos que já vi – as cores no Pantanal são simplesmente surreais.
O safari seguiu noite à dentro e tivemos o privilégio de ver o céu estrelado brilhando sobre nós. Mais um dia que mostrou que incluir o Pantanal nesse roteiro foi uma escolha certa.
Dia: 5: Vivendo o Pantanal
Nosso último dia completo no Pantanal começou cedo – não pense que você vai dormir até tarde nessa viagem – todos os dias acordamos junto com o cantar dos galos. Para essa manhã, mais um passeio para contemplar a fauna e flora do Pantanal, mas dessa vez caminhando.
Nossa caminhada foi bem tranquila e mais uma vez a quantidade de animais que conseguimos avistar foi surpreendente. Eu confesso que mesmo já tendo feito viagens para outros destinos de natureza, nenhum outro lugar me proporcionou um contato tão íntimo com os animais da forma em que o Pantanal oferece.
Depois do almoço maravilhoso na Pousada Aguapé, tiramos um tempo para relaxar, descansar ao som da natureza e curtir a piscina deliciosa da pousada. A estrutura é muito boa e, mais uma vez, preciso destacar todo cuidado e acolhimento oferecido pelos funcionários – é um lugar muito especial.
Para fechar o dia, seguimos para uma das baías do Pantanal onde fizemos o passeio de caiaque mais extremo que existe – pelo menos ao meu ver. O lago onde fizemos caiaque era belíssimo, com a ressalva de que ele estava tomado por jacarés e piranhas – entendeu o que eu quis dizer com passeio extremo??
E para completar a experiência, tivemos a chance de pescar algumas piranhas. Se, por acaso, viesse um peixe diferente, nós o devolvíamos na água – agora, se era piranha, ela virava comida de jacaré… coisas do Pantanal, rsrs.
Dia 6: Retorno do Pantanal e passeio Porto da Ilha
Chegamos ao sexto dia desse roteiro e era hora de nos despedirmos do Pantanal. O dia amanheceu com um sentimento de saudade e gostinho de quero mais. Com certeza é um lugar que voltaremos para ficar ainda mais tempo – foi realmente muito especial.
Com tudo pronto e depois do café da manhã maravilhoso, pegamos a estrada mais uma vez rumo a Bonito. Nesse roteiro não temos tempo a perder, inclusive já temos um passeio agendado para a tarde desse dia.
Eco Park Porto da Ilha
Chegando novamente em Bonito, seguimos direto para o atrativo Porto da Ilha. Esse é um dos atrativos que eu já conhecia e fiz questão de voltar. É um lugar muito legal para você passar o dia e fazer várias atividades: tem passeios de bote, caiaque, stand up e até boias para descer o rio e curtir muito a natureza do local.
Nós chegamos, almoçamos por lá e curtimos todo o dia no nosso ritmo – isso porque depois de pegar a estrada e já entrando na reta final da viagem, o corpo quer relaxar um pouco. Mas nada de preguiça pois ainda temos lugares incríveis pela frente!!
Sugestão para o jantar
Para essa noite, nossa sugestão é o Restaurante Varandas. Ele fica em uma esquina da rua principal de Bonito e serve um peixe maravilhoso! O preço é bom e o prato é muito bem servido, recomendo!
Dia 7: Gruta de São Miguel e Gruta Lago Azul
No sétimo dia do roteiro decidimos não ter uma programação muito intensa. Organizamos com a Big Tour para visitar a Gruta de São Miguel e a Gruta Lago Azul na parte da manhã – as duas são diferentes e digo que são imperdíveis em qualquer roteiro.
Gruta de São Miguel
Começamos o dia com a Gruta de São Miguel, dessa vez marcada para às 10h da manhã. Conseguimos dormir um pouco mais nesse dia, tomar café com calma e fazer o passeio. A Gruta São Miguel não tem um lago, mas as formações naturais e possibilidade de caminhar pela imensidão da gruta é surreal. O passeio é guiado por um guia e você recebe muitas informações sobre a gruta e suas formações.
Horário Gruta de São Miguel: 10h da manhã
Saída do hotel: 9h da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 18 km
Bem pertinho da Gruta de São Miguel fica o outro atrativo que visitamos nesse dia, a Gruta Lago Azul – um dos principais cartões postais de Bonito. O lugar é simplesmente imperdível e não pode ficar de fora do seu roteiro.
Gruta do Lago Azul Bonito
A visita não é demorada e é apenas contemplativa, você não vai mergulhar nesse passeio. Mas, de verdade, ver a beleza e o azul do lago que está na gruta é simplesmente mágico – o lugar é surreal de lindo! As fotos parecem editadas… mas só quem vê pessoalmente compreende a beleza desse lugar.
Horário Gruta Lago Azul: 12h da manhã
Saída da Gruta São Miguel: 11h da manhã
Distância entre os dois atrativos: cerca de 8 km
Deixamos a tarde desse dia livre, até por segurança caso algum outro passeio fosse cancelado por conta do clima ou imprevisto. Aproveitamos para descansar e fazer umas compras no centrinho de Bonito. Caso você queira fazer alguma coisa diferente, uma boa pedida é visitar o Projeto Jibóia.
Como eu e o Diogo somos apaixonados por cafés, decidimos ir em busca de um café especial em Bonito. A tarde estava um pouco fria, então foi a melhor ideia que tivemos. Pesquisamos um pouco e decidimos conhecer o Corsini Slow Coffee, bem localizado e com um ótimo cardápio.
O café é bem gostoso e os sanduíches são caprichados! Passamos uma boa parte da tarde lá e comemos tão bem que até pulamos a janta desse dia. Fica a sugestão para você conhecer!
Dia 8: Flutuação Nascente Azul e Gruta do Mimoso
Voltando aos passeios de flutuação, no oitavo dia do roteiro fomos conhecer a Nascente Azul – um atrativo que estava há bastante tempo na minha lista de desejos e que não poderia ficar de fora dessa viagem.
Flutuação Nascente Azul
A Nascente Azul é, na verdade, um atrativo onde você tem várias atividades além da flutuação: tem um balneário para curtir uma prainha doce, tem piscinas, tirolesa e vários cenários lindos para fazer fotos. A grande estrela do atrativo, claro, é a Flutuação na Nascente Azul.
Nós marcamos a flutuação para um dos primeiros horários, às 8h40 da manhã, assim teríamos bastante tempo para curtir o lugar depois dessa atividade. A flutuação foi, de verdade, uma das minhas favoritas na viagem – a cor na nascente azul é mais um encanto da natureza que nos mostra como temos lugares incríveis perto da gente.
Horário Flutuação Nascente Azul: 8h40h da manhã
Saída do hotel: 7h40 da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 33 km
Eu já fiz um post contando em detalhes como foi a minha experiência na Nascente Azul de Bonito e recomendo que você separe aí para ler depois. Vale muito a pena incluir no roteiro, o lugar é fantástico – de verdade!
Flutuação Gruta do Mimoso
E para deixar esse dia completo, incluímos na programação a Gruta do Mimoso – um dos atrativos mais novos de Bonito e que proporciona uma experiência única. Essa gruta também tem um lago azul no interior, com a diferença de que aqui você vai poder mergulhar.
A entrada para a Gruta do Mimoso está a poucos minutos de distância da Nascente Azul, por isso é ótimo combinar os dois atrativos. Nós fizemos o passeio de flutuação e ficamos impressionados com a cristalinidade da água e a profundidade do lago.
Horário Gruta do Mimoso: 14h40
Saída do atrativo anterior: 13h40
Distância do centro de Bonito: poucos minutos
Durante o passeio, o guia que acompanha vai dar todos os detalhes, mas já digo que é um passeio que vale a pena! Saímos da Gruta do Mimoso já no final da tarde, com o sol quase se pondo. O dia foi intenso e ainda temos muitos lugares incríveis pela frente.
Restaurante para a noite
Para essa noite decidimos comer uma pizza em Bonito, já que fazia tempo que estávamos só nas comidas tradicionais. Descobrimos a Pizzaria Zapi Zen e gostamos muito. O ambiente é legal e a pizza tem aquela massa deliciosa e uma borda diferenciada, muito saborosa!
Dia 9: Lagoa Misteriosa e Flutuação Rio da Prata
Entrando na reta final do roteiro de Bonito e Pantanal, separamos para esse dia um dos lugares que estávamos mais ansiosos para conhecer: a Lagoa Misteriosa. Localizada no município de Jardim, a lagoa fica dentro do atrativo Rio da Prata, onde também organizamos com a Big Tour um passeio de flutuação.
A Flutuação no Rio da Prata eu já conhecia, mas a Lagoa Misteriosa era um sonho antigo. O que é importante ressaltar aqui é que a Lagoa Misteriosa não permanece aberta o ano todo, já que nos meses mais quentes do ano uma alga verde cobre a superfície e fecha a lagoa temporariamente.
Lagoa Misteriosa
Nos meses mais frios do ano, com a água totalmente cristalina, a Lagoa Misteriosa nos revela um dos lugares mais incríveis e mágicos que podemos conhecer. Eu decidi marcar essa viagem para o mês de maio exatamente para ter a oportunidade de conhecer a lagoa.
E das atividades que você pode fazer lá, temos a Flutuação na Lagoa Misteriosa e, também, o Mergulho de Cilindro. Dessa vez, decidimos pelo mergulho de cilindro – o nosso primeiro mergulho da vida! Escolhemos a Lagoa Misteriosa para ser o nosso batismo e primeiro passo nesse universo tão incrível dos mergulhos.
Horário Mergulho Lagoa Misteriosa: 9h da manhã
Saída do hotel: 7h30 da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 45 km
Saímos bem cedo do hotel por conta da distância de Bonito até o Recanto Ecológico Rio da Prata. Estávamos muito ansiosos por esse batismo e primeira experiência de mergulho. O que eu posso dizer é que foi algo mágico e que me emociona só de lembrar. A Lagoa Misteriosa é um lugar sem explicação… uma joia que deve ser preservada. Faça o possível para ter ela no seu roteiro, você não vai se arrepender.
Depois do mergulho e do almoço incrível no Recanto Rio da Prata, um dos melhores que você vai ter na viagem – inclusive por ter a oportunidade, mais uma vez, de provar o Doce de Leite da Mimosa – chegou a hora da nossa segunda atividade do dia: a Flutuação no Rio da Prata.
Flutuação Rio da Prata
Marcamos a Big Tour a Flutuação no Rio da Prata para perto das 14h, o que seria um tempo legal para fazer tudo com calma. A Flutuação no Rio da Prata é uma das mais especiais e completas que você vai ter, com uma duração de quase 2 horas seguindo o curso do rio.
Nessa Flutuação você vai ter a oportunidade de ver uma vida subaquática riquíssima e, também, as nascentes e olhos d’água que tornam o passeio ainda mais especial. É um lugar incrível que não pode ficar de fora da programação.
Terminamos o passeio e voltamos para Bonito já com o céu repleto de estrelas. O dia foi intenso e, para mim, foi um dos mais especiais da viagem.
Restaurante para a noite
Como já é a reta final da viagem, decidimos voltar em um dos restaurantes que mais gostamos de conhecer. Para esse dia, voltamos no Restaurante Juanita. Amamos demais a experiência e decidimos voltar para não ficar com muita saudade. Confirmo que é um dos nossos favoritos!
Dia 10: Cachoeira Boca da Onça e Cavalgada Noturna
E depois de lugares tão incríveis, é difícil pensar que ainda conseguiríamos nos surpreender no último dia do roteiro. Mas, garanto, quando montamos essa programação junto com a melhor agência de Bonito, definimos que queríamos ter a melhor experiência de viagem possível…. E o último dia não poderia ser menos especial.
Cachoeira e Rapel Boca da Onça
Começamos o dia pegando a estrada sentido município de Bodoquena, onde está localizado o complexo Boca da Onça – e, também, onde fica a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul. Para deixar o passeio com ainda mais aventura, incluímos na programação o Rapel da Boca da Onça, que é, com 90 metros de altura, o maior rapel de plataforma do Brasil.
Chegamos lá e a nossa primeira atividade do dia foi o Rapel da Boca da Onça. A equipe que faz todos os preparativos é certificada e muito profissional. O coração, confesso, estava acelerado… eu desci com a perna tremendo, mas felizmente estava junto com o Diogo na descida. Foi um passeio lindo que jamais vamos esquecer.
Horário Boca da Onça: 8h30 da manhã
Saída do hotel: 7h20 da manhã
Distância do centro de Bonito: cerca de 60 km
Depois da descida, seguimos com o guia pelas trilhas que revelam cachoeiras e cenários lindos. E, claro, tivemos a oportunidade de ver bem de pertinho a beleza e magnitude da Cachoeira Boca da Onça, com seus 156 metros de altura.
Vale destacar que o passeio na Boca da Onça tem lugares lindos, como a Janela para Céu, e, também, serve um almoço maravilhoso – mais um pra conta dessa viagem. Pensa em um roteiro que você vai comer muito bem, é esse!! Só tenho boas recordações e digo, mais uma vez, que esse é um atrativo que não pode faltar no seu roteiro!
Cavalgada Noturna
E aqui, para fechar nossa viagem com chave de ouro, separamos uma atividade bem diferente: uma cavalgada ao entardecer… a ainda, terminamos a noite com um arroz tropeiro feito da forma mais tradicional. O passeio é super familiar, simples e muito gostoso. Enquanto o pai da família nos levou para o passeio, a mãe foi preparar o nosso jantar.
Lembro até hoje das palavras dela quando nos recebeu no final da cavalgada… reforçando o quanto o turismo é importante e a presença dos viajantes fazem a diferença na vida dessas famílias. Foi emocionante, especialmente para mim, que trabalho com viagens e, de certa forma, contribuo incentivando e divulgando lugares tão especiais como esse.
- Sei que talvez pareça um passeio diferente do que você espera fazer nessa viagem, mas foi a chave de ouro para finalizar o roteiro. Você, se puder fazer, vai entender o quanto é especial quando chegar lá. E o último jantar da viagem foi o mais simples e saboroso que poderíamos esperar.
Roteiro 10 dias Bonito e Pantanal: Dia a dia resumido
Como eu comentei no início, esse roteiro pode ser moldado e ajustado de acordo com o seu perfil, com os passeios que você tem mais interesse e, também, com os atrativos que estarão abertos na época da sua viagem. A Big Tour, nesse formulário, pode dar todo suporte para você fazer o melhor roteiro possível.
O resumo do roteiro de Bonito e Pantanal com 10 dias de viagem, dia a dia, ficou assim:
- Dia 1: Flutuação Rio Sucuri e Estância Mimosa
- Dia 2: Abismo Anhumas e Passeio de Quadriciclo
- Dia 3: Buraco das Araras e Partida para o Pantanal
- Dia 4: Pantanal
- Dia 5: Pantanal
- Dia 6: Retorno do Pantanal e Porto da Ilha
- Dia 7: Gruta de São Miguel e Gruta Lago Azul
- Dia 8: Flutuação Nascente Azul e Gruta do Mimoso
- Dia 9: Lagoa Misteriosa e Flutuação Rio da Prata
- Dia 10: Cachoeira Boca da Onça e Cavalgada Noturna
Para esse roteiro, nossa hospedagem ficou da seguinte forma:
- Primeiro hotel: Bonito – 3 diárias – Zagaia Eco Resort
- Segundo hotel: Pantanal – 3 diárias – Pousada Aguapé
- Terceiro hotel: Bonito – 5 diárias – Hotel Marruá
Caso você decida reservar os hotéis por conta própria, recomendo o Booking.com para reservar com segurança. Lembrando que é importante reservar seu hotel com antecedência! E que sempre que você fizer sua reserva pelos links do blog, você colabora com o meu trabalho e contribui para que eu possa continuar produzindo conteúdos como esse.
- Para todo o restante de suporte na viagem, nos passeios, ingressos e atrativos, lembre-se de falar com a Big Tour – use o formulário do post para receber as informações para a sua viagem.
Roteiro 9 dias Bonito e Pantanal
Caso você não tenha tempo para fazer um roteiro de 10 dias, é possível ajustar essa programação para um roteiro de 9 dias de viagem. Claro, é apenas uma sugestão… você deve ajustar a programação da maneira em que o roteiro fique da melhor forma possível para o que você deseja visitar e o quanto está disposto a deixar o roteiro intenso em atrativos.
Nessa ideia de roteiro de 9 dias, eu cortei o Porto da Ilha, que antes estava no dia do retorno do Pantanal, e incluí a Flutuação no Rio Sucuri nesse dia. Com isso, levei as Grutas para o dia 1, pois elas sempre são feitas na parte da manhã. Veja como ficou a sugestão:
- Dia 1: Gruta de São Miguel, Gruta Lago Azul e Estância Mimosa
- Dia 2: Abismo Anhumas e Passeio de Quadriciclo
- Dia 3: Buraco das Araras e Partida para o Pantanal
- Dia 4: Pantanal
- Dia 5: Pantanal
- Dia 6: Retorno do Pantanal e Flutuação Rio Sucuri
- Dia 7: Flutuação Nascente Azul e Gruta do Mimoso
- Dia 8: Lagoa Misteriosa e Flutuação Rio da Prata
- Dia 9: Cachoeira Boca da Onça e Cavalgada Noturna
Para esse formato, você teria 3 diárias no primeiro hotel, 3 diárias no Pantanal e 4 diárias no hotel de volta a Bonito.
Roteiro 8 dias Bonito e Pantanal
Para a versão mais curta dessa viagem, com um roteiro de 8 dias, você terá que escolher um dia para cortar da programação. Não é fácil, já que fizemos esse roteiro com os melhores passeios de Bonito e região.
Uma das opções seria cortar a Flutuação Nascente Azul e Gruta do Mimoso, já que você terá outras flutuações na viagem. O roteiro ficaria assim:
- Dia 1: Gruta de São Miguel, Gruta Lago Azul e Estância Mimosa
- Dia 2: Abismo Anhumas e Passeio de Quadriciclo
- Dia 3: Buraco das Araras e Partida para o Pantanal
- Dia 4: Pantanal
- Dia 5: Pantanal
- Dia 6: Retorno do Pantanal e Flutuação Rio Sucuri
- Dia 7: Lagoa Misteriosa e Flutuação Rio da Prata
- Dia 8: Cachoeira Boca da Onça e Cavalgada Noturna
De qualquer forma, preciso reforçar que cada roteiro será único. Por isso é muito importante conversar sobre a sua viagem com a Big Tour. Pode ser, por exemplo, que a Lagoa Misteriosa esteja fechada na época da sua viagem ou, talvez, que o Abismo Anhumas fique fora do seu orçamento. São muitas possibilidades, por isso o contato com eles é fundamental.
Nesse roteiro de 8 dias, você teria 3 diárias no primeiro hotel, 3 diárias no Pantanal e 3 diárias no hotel de volta a Bonito.
Formulário: receba informações para o seu roteiro
Como eu destaquei bastante no post, o contato com a Big Tour é a melhor forma de organizar e alinhar os passeios para a data da sua viagem. Vou deixar aqui um formulário onde você envia uma mensagem direta para a agência e recebe as informações detalhadas para a sua viagem.
A Big Tour sempre vai fazer o possível para ajudar a realizar os passeios que você tem vontade, porém, lembre-se que é importante falar com eles com antecedência. Ao falar em cima da hora, claro, eles farão todo o possível, mas você corre o risco de ficar sem vaga em algum atrativo. Use o formulário para enviar uma mensagem para a agência.
Sempre que você falar com a agência, mesmo que seja fora do formulário, lembre-se de comentar que você viu a dica do Robson, do blog Um Viajante. Isso ajuda a mensurar o meu trabalho e é uma super força que você me dá – agradeço muito!!
Hospedagem em Bonito: hotéis que já conheci
Caso você ainda não tenha escolhido o seu hotel em Bonito, eu posso dar sugestões de hotéis que já fiquei e posso recomendar com segurança. Se você estiver com outro em mente e quiser a minha opinião, fique super à vontade para comentar aqui no post e eu vou ajudar da melhor forma possível. Agora confira os hotéis em que já me hospedei em Bonito:
- Hotel Marruá: super bem localizado, limpo e por um valor bem acessível. É uma ótima opção na cidade e muito prático por ficar na região central de Bonito.
- Hotel Wetiga: tem uma estrutura diferenciada e é considerado um dos melhores hotéis da cidade, sem estar muito afastado. Fiquei lá e gostei muito da estadia.
- Zagaia Eco Resort: para quem vai em família e quer um hotel para curtir e relaxar, o Zagaia tem uma estrutura incrível. Passei alguns dias lá e a experiência foi ótima!
- Selina Bonito: acredito que uma das melhores opções e com a melhor localização da cidade. Uma boa opção para quem gosta de sair caminhando do hotel e conhecendo os lugares.
- Pousada Girassol: sou apaixonado por esse hotel! A estrutura dele é linda, super confortável e charmoso. Vale destacar que é muito bem localizado.
Sempre que você viajar, seja para Bonito ou outro destino, lembre-se de fazer sua reserva pelos links do blog. Se puder, até guarde esse link com você… essa é a principal forma que você tem de contribuir com o meu trabalho sem gastar nada a mais com isso.
Vídeo de Bonito e Pantanal
Agora, depois de ler todos os detalhes desse roteiro, que tal ter uma experiência ainda mais imersiva do destino? Durante essa viagem eu gravei e preparei um material muito especial para o YouTube. Acesse agora o vídeo de Bonito e Pantanal e veja um pouco da beleza que espera por você nesse roteiro incrível.
Dica: coloque o vídeo na TV, prepare a pipoca e vamos embarcar juntos nessa viagem maravilhosa – o vídeo é longo, mas a beleza do destino não caberia em algo menor.
Se curtiu o vídeo, comenta lá o que achou!! E aproveite para se inscrever no canal e, também, viajar comigo por outros destinos do Brasil e do mundo!
Dicas de Bonito para a sua viagem
Para ver mais dicas de Bonito e, também, do Pantanal, aqui no blog você já encontra um conteúdo super especial com muitos detalhes para a sua viagem. Vou deixar aqui alguns posts que podem ser úteis para você. Ahhh, se precisar de mais dicas e quiser falar comigo, me chama lá no @umviajante no Instagram, sempre tento ajudar ao máximo e responder todas as dúvidas. Agora veja os posts que separei:
- Qual a melhor época para viajar para Bonito
- Conheça o incrível Abismo Anhumas
- Roteiro de 4, 5 ou 6 dias em Bonito
- 18 dicas para sua viagem a Bonito
Bom, talvez o post não tenha ficado tão curto quanto eu prometi, mas falar de um roteiro tão incrível e cheio de atrativos não teria como ser diferente.
Se você tiver qualquer dúvida ou quiser me mandar o seu roteiro para eu dar uma olhada, fique à vontade para enviar um comentário aqui no post. Espero que esse conteúdo ajude e inspire a sua viagem…. Quem sabe nos encontramos em Bonito!! Até mais!!!
Oi Robson, to retornando de férias. Fiz Bonito e Pantanal também e usei todas as suas dicas, inclusive da agência de Bonito, a Big Tour, e a pousada Aguape, no Pantanal. Foi uma viagem fantástica. De fato, o atendimento da Bigtour é diferenciado, me ajudaram demais! E a experiência no Pantanal foi indescritível!!! Obrigada pela entrega que você tem aqui!!! Ajuda demais quem tá planejando viagens!!