Roteiro 5 Dias Deserto do Atacama: 2 opções com passeios por dia e dicas

Quer conhecer um dos destinos mais incríveis do Chile? Veja aqui um roteiro de 5 dias completos no Deserto do Atacama: quais os passeios imperdíveis, cronograma por dia de viagem, melhor agência e dicas para sua viagem.

O Deserto do Atacama, no norte do Chile, foi um destino que me transformou como viajante. Minha primeira vez no deserto, há mais de 10 anos, foi um divisor de águas na minha vida. Eu sei que muitas pessoas dizem que um destino é especial, que outro tem uma energia única e por aí vai, mas o Atacama vai além disso.

Piedras Rojas, Roteiro Deserto do Atacama

Ver de perto a Cordilheira dos Andes, os vulcões, as lagoas coloridas e todos os seus contrastes em sua natureza tão pura e intensa, é algo que realmente nos contagia. O Deserto do Atacama é um lugar que prende o nosso olhar, que nos transporta para um universo único e que nos faz pensar em todas as belezas desse mundo que temos que conhecer.

Desde a primeira vez que visitei o Deserto do Atacama, pude voltar muitas vezes. Já fui sozinho, em casal, já fiz expedições, fui com amigos e até já fiz uma viagem especial levando a minha mãe nessa que foi, sem dúvidas, uma das experiências mais marcantes da minha vida.

E é por conhecer tão bem os lugares mais lindos do deserto chileno, que eu tive a oportunidade de explorar em tantas viagens, que me sinto seguro em compartilhar aqui no blog minhas dicas, sugestões e o meu olhar sobre esse lugar tão especial. Esse é um conteúdo pessoal, autêntico e criado por uma pessoa real – algo que realmente faz diferença em tempos em que estamos cercados por conteúdos artificiais.

Se você está organizando sua viagem para o norte do Chile e quer ajuda para montar um roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama, vou tentar te ajudar da melhor forma possível. Preparei esse post considerando os passeios imperdíveis, os lugares que você não pode deixar de visitar e também como organizar da melhor forma a sua programação dia a dia da viagem.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Eu vou te mostrar nesse post 2 ideias de roteiro de 5 dias no Atacama: um deles mais leve, para quem quer um ritmo mais light, mesmo que tenha que deixar de conhecer alguns lugares; e também um roteiro mais intenso, otimizando ao máximo o seu tempo e, inclusive, colocando a ascensão de um vulcão na sua programação.

Não se esqueça que as duas opções são sugestões de roteiros com base nas viagens que eu já fiz. Você deve ficar à vontade para personalizar o roteiro com base no seu perfil, no seu ritmo e também no seu orçamento.

Para deixar esse conteúdo bem organizado, vou dividir o post em tópicos. Você pode usar o menu abaixo para navegar pelo post e ir direto ao ponto de interesse.

Roteiro de 5 dias no Atacama: Ritmo Leve

Minha primeira sugestão de roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama é ideal para quem quer fazer a viagem num ritmo mais leve, combinando os principais passeios com períodos livres para explorar, descobrir lugares em San Pedro ou descansar.

A sequência dos dias do roteiro é apenas uma sugestão e vai depender da disponibilidade da agência para as datas da sua viagem. A minha organização foi pensando em deixar sempre os passeios de maior altitude para o final da viagem, assim você vai se aclimatando aos poucos.

Miragens Andinas: melhor passeio Atacama

Importante: Esse é um roteiro de 5 dias completos no Atacama, sem contar com o dia da chegada e partida. Como cada pessoa chega ao destino em um horário diferente, eu prefiro fazer uma sugestão pensando nos dias completos no destino.

Caso você chegue cedo ou até perto do horário do almoço, minha sugestão é que você deixe a tarde desse dia livre para se organizar, trocar dinheiro, passear por San Pedro e, aí sim, no dia seguinte, sair para o primeiro passeio.

Sobre os passeios desse roteiro

Eu fiz todos os passeios desse roteiro com a agência FlaviaBia Expediciones, que é a agência que eu sempre recomendei, que conheço pessoalmente e confio para você fazer sua viagem com segurança.

A Flavia é brasileira e sempre prezou em oferecer um serviço diferenciado para os viajantes no Atacama. Uma viagem como essa é a realização de um sonho e eu não poderia correr o risco de arriscar algo que não fosse realmente de confiança para você.

Março, abril e maio no Atacama: clima, temperatura, fotos e dicas

Eu conheci a Flavia em 2014 e desde lá acompanho o trabalho dela no Atacamaé, de verdade, a agência que vai te oferecer a melhor experiência nos passeios, os melhores guias, alimentação e todo suporte para sua viagem.

Nesse link você fala com a agência e recebe um desconto especial nos passeios, exclusivo para os leitores do blog Um Viajante. Aqui no post vou deixar também um formulário caso você prefira enviar uma mensagem e receber o contato direto da agência.

Dia da viagem de ida: chegando em San Pedro de Atacama

Para quem vai viajar para o Atacama saindo do Brasil, a viagem é longa. Como não existem voos diretos, você deverá pousar em Santiago, a capital do Chile, e de lá voar para Calama, a cidade com aeroporto mais próxima de San Pedro de Atacamaonde você deve fazer a sua base para explorar o deserto.

Do Aeroporto de Calama você deve pegar um transfer que vai te levar direto para o seu hotel em San Pedro. As empresas que fazem o serviço de transfer têm preços basicamente tabelados e todas estão localizadas na área de desembarque do aeroporto.

Aeroporto de Calama - Deserto do Atacama - Chile
Aeroporto de Calama – Deserto do Atacama – Chile

Apesar de não ser obrigatório reservar o transfer antecipadamente, quando você chega sem a reserva pode ser necessário aguardar um tempo até que uma van esteja disponível. Se não quiser esperar, a melhor dica é fazer a reserva do transfer com base no horário de chegada do seu voo.

A empresa TransVip aceita reservas online e você consegue agendar exatamente o horário de chegada do seu voo em Calama. Faça aqui a reserva do seu transfer.

O trajeto de Calama até San Pedro de Atacama dura, aproximadamente, de 1h a 1h30 e é feito por uma estrada asfaltada. A empresa contratada para o transfer vai deixando os passageiros na porta de cada hotel, por isso você deve ter com você a sua reserva de hospedagem feita com antecedência.

Como eu falei, para esse dia eu não considerei passeios no roteiro. Se você tiver tempo, saia para caminhar pelas ruas de terra de San Pedro, explore a Calle Caracoles, a rua principal do povoado.

San Pedro de Atacama

Se precisar trocar dinheiro, as casas de câmbio ficam na Calle Toconao. Aproveite para passar pela praça principal e conhecer a Igreja de San Pedro.

Vale lembrar que o povoado de San Pedro de Atacama está localizado a 2.300 metros acima do nível do mar, por isso, pode ser que você já sinta algum efeito da altitude nesse primeiro dia. Tente ir descansar cedo para começar o primeiro dia do roteiro.

Dia 1: Termas de Puritama e Valle de La Luna

Para o primeiro dia desse roteiro de 5 dias no Atacama, na versão mais light, vamos ter dois passeios: as Termas de Puritama, na primeira parte do dia; e o Valle de la Luna, na parte da tarde, seguindo até o pôr do sol.

Termas de Puritama

Termas de Puritama é o passeio que nos leva até o que podemos chamar de verdadeiro oásis no Deserto do Atacama. Para mim, de verdade, é um dos lugares mais imperdíveis e lindos do Atacama.

Termas de Puritama Deserto do Atacama - Roteiro 5 dias

A agência FlaviaBia vai passar para te buscar no hotel bem cedo, normalmente perto das 8h da manhã, e segue direto para o acesso às Termas. Você vai receber roupões e deve lembrar de levar chinelo e uma troca de roupa.

Localizadas em meio a um cânion gigante, com paredões de pedra que se erguem dos dois lados, um conjunto de piscinas termais rodeadas por uma vegetação típica do deserto criam um cenário quase irreal. A guia da agência vai direcionar você até uma das melhores piscinas termais para começar a experiência.

Independente da época do ano, a temperatura da água nas Termas de Puritama é sempre quente e o banho ali é imperdível. Numa experiência que por si só já é incrível, com a agência FlaviaBia se torna ainda mais especial: o passeio da agência inclui uma massagem relaxante dentro d’águaeu confesso que é, para mim, uma das melhores experiências para começar essa viagem.

Depois da massagem, vale a pena conhecer as outras piscinas do complexo. As primeiras, localizadas mais para cima, são as que têm a temperatura mais alta. Você vai ver que algumas são mais fundas, outras são mais largas, e cada uma delas cria um oásis diferente. É um lugar lindo e muito especial.

Depois de ter um bom tempo para curtir as águas termais do Atacama, você pode usar a estrutura do lugar para trocar de roupa – próximo das piscinas existem banheiros e vestiários.

De volta para o carro, o passeio segue até outro ponto do deserto onde a agência vai servir um brunch/coquetel com uma vista linda para o cenário árido do Atacama. Aproveite e desfrute, pois a parte gastronômica da agência é um dos pontos mais altos da agência.

O passeio termina de volta em San Pedro de Atacama e a agência vai deixar você novamente no seu hotel. Você vai estar de volta perto das 13h30 e vai ter uma hora antes de sair para o próximo passeio – tempo só para pegar alguma coisa, trocar de roupa e se organizar para sair.

  • Apesar dessa ser a versão mais light do roteiro, como esse é o primeiro dia e são dois passeios mais leves, você vai ver que vai valer a pena fazer dessa forma.

Valle de La Luna

O segundo passeio do dia é para o Valle de la Luna, um dos lugares mais clássicos e emblemáticos do Deserto do Atacama.

Valle de la Luna, Deserto do Atacama
Valle de la Luna, Deserto do Atacama | Foto: @umviajante

A agência FlaviaBia vai passar para buscar você no hotel perto das 14h30 e seguir direto para a entrada do Valle – lembre sempre de ficar atento ao horário atualizado informado pela agência.

O Valle de la Luna fica relativamente perto de San Pedro de Atacama e, por isso, é uma boa pedida para o começo desse roteiro de 5 dias no Atacama. Num cenário que parece nos transportar para outro planeta, ou, para ser mais justo ao nome, para a superfície lunar, é impossível não se impressionar com as formações que você vai encontrar no Valle de la Luna.

Com curvas e ondas desenhadas pelo tempo, andar pelo Valle de La Luna é uma experiência única que supera todas as expectativas. O guia, fundamental para entender tudo que você vai ver diante dos seus olhos, vai contar curiosidades, histórias e passar muitas informações sobre as formações dessa região.

Do Valle de La Luna você vai ter uma vista panorâmica para as Cordilheiras que formam essa região, incluindo a incrível Cordilheira dos Andes.

O passeio segue com uma caminhada leve e sempre com a presença do guia, sempre nos revelando as curiosidades e compartilhando todo conhecimento ao longo do percurso.

Você vai ter a chance de visitar vários mirantes, vai ver as dunas intocadas no Valle, vai ver de perto formações famosas, como as Três Marias, e vai entender que tudo que está ao seu redor, sim, é sal.

O passeio vai seguir para outros pontos de observação para você conhecer mais do deserto e vai terminar em um mirante onde será servido um coquetel para o pôr do sol.

Pôr do sol no passeio Valle de la Luna, Deserto do Atacama

Em um único dia, de verdade, vai parecer que você viu tanto e que vai ser difícil se surpreender – mas a viagem está só começando. O passeio termina após o pôr do sol, de volta a San Pedro de Atacama.

Dia 2: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

E o segundo dia do roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama tem tudo para ser um dos mais incríveis e lindos dessa viagem. Eu sou suspeito para falar, mas, de verdade, é nesse passeio que você vai ver alguns dos lugares mais incríveis do deserto.

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama

Para o segundo dia da viagem temos um passeio full day e que combina dois lugares muito especiais do Atacama: Lagunas Altiplânicas e também Piedras Rojas.

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Esse é um passeio de altitude, onde você vai visitar pontos acima dos 4.000 metros acima do nível do mar, e, por isso, é indispensável estar preparado para vento e baixas temperaturas.

Importante: vá vestido em camadas, começando com a segunda-pele, e não esqueça de levar touca, luvas, óculos de sol e água. Se não estiver ventando e você não pegar muito frio, deu sorte, mas se ventar e a temperatura cair, você precisa estar preparado.

A agência vai passar para te buscar no hotel cedinho, normalmente perto das 8h da manhã, e o passeio segue em direção à Reserva Nacional de los Flamencos, onde estão localizadas as Lagunas Altiplânicas.

Nesse passeio você vai percorrer algumas das estradas mais lindas do mundo, com os vulcões da Cordilheira dos Andes desenhando o horizonte e o cenário árido do deserto vai transformar a paisagem conforme a altitude vai aumentando.

Antes de chegar na primeira parada do dia, uma pausa na placa que marca a linha do Trópico de Capricórnioa foto aqui não pode faltar.

Trópico de Capricórnio - Deserto do Atacama
Trópico de Capricórnio – Deserto do Atacama | Foto: @umviajante

A sequência do passeio pode mudar em algumas épocas do ano, mas você sempre terá a experiência completa. Na minha viagem mais recente, nossa primeira parada foi em Piedras Rojas, onde agora a estrutura está bem bacana para receber os viajantes e preservar o ecossistema delicado dessa região.

Em Piedras Rojas você vai fazer uma caminhada, porém nada que exija muito esforço – se estiver ventando, o que é comum nessa área, esteja bem preparado. O caminho, onde você já vai ver as pedras vermelhas que dão o nome ao atrativo, vai revelando um cenário inspirador.

No ponto mais distante, com um lago azul e vulcões de plano de fundo, é impossível não se emocionar com a beleza exuberante desenhada pelas mãos da natureza.

Esse é um passeio que nos aproxima muito da natureza selvagem do deserto. Aqui você vai ter a chance de ver famílias de vicunhas, uma das espécies típicas daqui e que são parentes dos camelos, e também, se der sorte, flamingos e até raposas.

Depois de completar a visita em Piedras Rojas, mais um tempo de estrada até chegar nas Lagunas Altiplânicas. Localizadas dentro da Reserva Nacional de los Flamencos, a primeira lagoa que você vai encontrar é a gigante e linda Laguna Miscantiuma paisagem que parece uma miragem no deserto.

Lagunas Altiplânicas, Laguna Miscanti - Roteiro Deserto do Atacama

Com os vulcões ao redor e a água num azul profundo, é quase difícil de expressar em palavras o quão especial é estar nesse lugar.

Um pouco mais adiante, menor e ainda mais linda, a lagoa irmã: a Laguna Miñiques. Para mim, de uma forma especial, essa é a mais linda delas – se é que é possível comparar a beleza das duas.

Todo o passeio é guiado e você vai entender muito sobre as formações vulcânicas, sobre as espécies que vivem nessa região e sobre as principais características do deserto.

Depois da visita, a agência FlaviaBia serve um almoço em um local perdido no deserto, para você sentir como é estar realmente abraçado pela natureza. Aqui, mais uma vez, você vai ver como ter uma boa agência faz toda diferença na sua experiência de viagem.

Mas não pense que acabou! Como eu falei, esse é o dia que você percorre algumas das estradas mais lindas do mundo e é claro que uma pausa para fotos na estrada é obrigatória. É aqui que você vai ter a chance de fazer fotos lindas na estrada com os vulcões de plano de fundo.

O passeio vai terminar no final da tarde de volta em San Pedro. Nesse dia você vai chegar antes de entardecer e vai ter mais tempo para descansar ou, se preferir, sair para explorar o povoado.

Dia 3: Monges do Altiplano

Chegamos ao terceiro dia do roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama e se eu falar que vai ser um dia ainda mais surpreendente você dificilmente vai acreditar, mas, sim, esse é um dia com lugares absurdamente lindos que você vai conhecer.

Por muitos anos existiu um passeio muito famoso no Atacama que te levava para conhecer o Salar de Tara. Alguns anos atrás a parte principal desse Salar foi fechada e, por isso, esse passeio não tradicional não existe mais.

Pensando então em oferecer uma outra experiência, tão ou ainda mais especial, a FlaviaBia criou o roteiro Monges del Altiplano, que percorre uma parte do roteiro original e vai além, chegando em partes que poucas agências levam os passageiros.

Monges do Altiplano

Esse é mais um passeio de altitude, chegando aos 5.000 metros acima do nível do mar, e que também vai usar um dia completo do roteiro. Aqui, assim como no segundo dia, você deve ir bem preparado para vento e muito frio.

A agência vai passar para te buscar no hotel perto das 8h da manhã e a estrada dessa vez vai em direção à Cordilheira dos Andes, seguindo rumo ao ponto onde será servido o café da manhã com uma vista espetacular para o Vulcão Licancabur.

O Vulcão Licancabur não é só o principal vulcão que você tem vista desde o centro de San Pedro, mas também um vulcão sagrado para o povo Likan-Antai. Ao longo dos passeios, você vai conhecer as histórias e lendas que envolvem os vulcões do Atacama.

Depois do café da manhã, com aquela vista incrível, é hora de pegar a estrada e continuar a subida na Cordilheira dos Andes. Você vai ver como o cenário vai mudando mais uma vez na altitude – e não pense que os lugares serão parecidos com o que você já viu.

Uma das paradas desse dia será na Lagoa Diamante, que tem uma cor linda e, se for no inverno, pode estar completamente congelada. Ela fica perto da estrada e o cenário é de encher os olhos.

Outra parada no caminho é em um bofedal, que é um pequeno ecossistema que serve de parada para aves migratórias. É muito comum o avistamento de flamingos nessa parada.

Continuando o passeio, passando pelo ápice de altitude desse dia, perto dos 5.000 metros, você conseguirá ver de longe as antenas do Observatório A.L.M.A., um dos observatórios espaciais mais importantes e potentes do mundo – elas estão localizadas a quilômetros de distância.

Continuando na estrada que levaria até a fronteira com a Argentina, você chegará em um dos lugares que é, para mim, um dos mais lindos e pouco conhecidos do Atacama: a Laguna Negra. Um visual de tirar o fôlego, numa imensidão difícil de dimensionar. Um lugar que emociona de tão perfeito em suas nuances.

Seguindo viagem, você vai ver que o caminho entrará cada vez mais fundo nas veias do deserto. O guia vai te levar por caminhos sem nenhuma sinalização ou mesmo estrada, onde você vai chegar perto dos Moais de Tara e do famoso Monge de la Pacana, uma formação rochosa que se tornou um símbolo do Atacama.

Monges del Altiplano, Roteiro 5 Dias Atacama

E é nessa região, se o clima e o vento permitirem, que será servido o almoço da agência FlaviaBia. Caso o clima não esteja bom, o guia consegue um lugar alternativo, mas pode ter certeza de que a experiência será muito especial.

A viagem de volta para San Pedro é longa e você não deve se culpar por dormir no retorno. Aproveite para descansar, pois você estará de volta em San Pedro perto das 16h. Mais um passeio de encher o peito.

Como você vai chegar mais cedo, esse é um bom dia para você passear pelo povoado, visitar as lojas de artesanato, a feirinha que fica perto da igreja e comprar algumas lembranças para levar dessa viagem.

Dia 4: Miragens Andinas

O passeio que coloquei para o quarto dia desse roteiro de 5 dias no Atacama é, para mim, o número 1 em beleza e em experiência no Atacama. O roteiro de Miragens Andinas foi criado exclusivamente pela agência FlaviaBia e não é oferecido por praticamente nenhuma outra agência.

Miragens Andinas

Esse é um passeio de bastante altitude e que vai te levar para lugares muito remotos no deserto. Quero destacar, inclusive, que uma família de amigos meus viajou para o Atacama recentemente, seguiu esse roteiro de 5 dias e, no final, me falaram que amaram tudo, sim, mas que nada superou o passeio de Miragens Andinas.

Miragens Andinas: melhor passeio Atacama
Laguna Lejía, Miragens Andinas | Foto: @umviajante

Nesse dia você vai sair muito cedo de San Pedro de Atacama: a agência vai passar para te buscar por volta das 5h30 da manhã. Você vai ter a chance de ver o sol nascer atrás da Cordilheira dos Andes, colorindo o céu e transformando as cores da paisagem.

Importante: esse pode ser um dos passeios mais frios da viagem, por isso não dê bobeira e vá bem preparado para vento e frio.

O caminho que você vai percorrer nesse passeio é o mesmo dos viajantes que fazem a ascensão ao Vulcão Lascar, o mais ativo do norte do Chile. Quem não colocava a subida no vulcão Lascar na programação acabava não conhecendo lugares lindíssimos dessa região – foi assim que nasceu a ideia desse roteiro.

A primeira parada do dia é no Mirante da Laguna Lejía, que nas primeiras horas do dia se transforma em um espelho gigante. A paisagem, com os vulcões de plano de fundo, refletidos no espelho da lagoa, fazem jus ao nome do passeio: o cenário parece uma miragem. Você dificilmente vai ter a chance de tomar seu café da manhã em um lugar tão incrível quanto esse…

Aqui você vai poder contemplar os vulcões e curtir a beleza exuberante dessa região num lugar praticamente só seu. É difícil de explicar como é especial estar em um lugar tão isolado e, ao mesmo tempo, tão lindo e cheio de energia como esse.

Depois do café, a bordo do 4×4, único carro que consegue chegar nessa região, você vai percorrer caminhos ainda mais inóspitos do Atacama. Vai ter a chance de ver salares de água quente, ver ainda mais de perto a vida selvagem do deserto e até caminhar sobre uma gigantesca cratera.

As paisagens desse dia são lindas e muito intensas. Se você me perguntasse qual desses passeios eu não deixaria de fora de nenhum roteiro no Atacama, esse é um deles.

O dia é intenso, especialmente por você ter madrugado para começar. Você vai estar de volta em San Pedro de Atacama perto das 15h. Mais uma vez vai ter tempo para descansar e, ainda, sair para passear pelas ruas animadas de San Pedro antes do seu último dia da viagem.

Dia 5: Geyser El Tatio e Sunset com Lhamas

E enfim chegamos ao último dia da viagem, o último dia de passeios no Deserto do Atacama. Para esse dia eu deixei mais um passeio de altitude e também um dos mais famosos passeios do Atacama: a visita ao Geyser El Tatio.

Geyser El Tatio

Considerado o terceiro maior campo geotérmico do mundo, os Geyseres El Tatio são um atrativo imperdível no roteiro de qualquer pessoa que visita o Atacama, independente de quantos dias a pessoa tem no destino.

Geyser El Tatio, Atacama

Por ser um passeio também de bastante altitude e por ser um lugar que você precisa chegar bem cedo, a ideia é sempre deixar esse passeio para um dos últimos dias da programação.

Importante: assim como o passeio anterior, o Geyser costuma ser o lugar mais gelado que você vai conhecer no Atacama. Eu mesmo já peguei -18ºC fazendo esse passeio no inverno, por isso, segunda pele, luvas, touca e roupas adequadas são indispensáveis.

A agência vai passar para te buscar no hotel por volta das 5h30, podendo variar o horário em algumas épocas do ano. As meninas da agência FlaviaBia sempre mandam uma mensagem um dia antes do passeio com todas as informações e horários atualizados.

A saída é bem cedo por conta da atividade geotérmica, que é bem intensa até o momento do nascer do sol – por isso você precisa chegar lá bem cedo.

Esse é mais um passeio que o guia faz total diferença na sua experiência. Aqui você vai ter muito para ouvir e para entender sobre as atividades vulcânicas e sobre a formação desses geysers em específico. Posso garantir para você o quanto é incrível e especial estar nesse lugar e ver a força da natureza de uma forma tão clara diante de você.

O campo geotérmico tem caminhos demarcados e é muito importante seguir as recomendações do guia. Esse é um lugar de alto risco, onde acidentes fatais podem acontecer. A água jorra do chão fervendo, por isso o guia é sempre muito atento e vai contar com a sua ajuda para ter a melhor experiência.

Você vai ter tempo para percorrer os principais geysers e ver diferentes tipos de atividades geotérmica antes de seguir para a segunda parada do passeio: o Geyser Blanco.

Geyser Blanco

Poucas agências levam os viajantes para conhecer esse segundo lugar, que é, de verdade, lindíssimo. Essa também será a parada para o café da manhã, onde você vai aproveitar a paisagem do deserto para desfrutar de um chocolate quente, café, doce de leite e os quitutes que a Flavia prepara para esse passeio.

Depois do café e de conhecer o Geyser Blanco, no caminho de volta para San Pedro, você vai parar em alguns pontos de contemplação muito especiais. Em alguns deles, normalmente é possível ver flamingos bem de perto e também algumas outras espécies que vivem nessa região.

Você vai estar de volta no seu hotel por volta das 14h. Vai ter um tempinho bom para descansar antes de sair para o passeio que vai fechar o roteiro.

Sunset com Lhamas

Um destino como o Deserto do Atacama atrai muitos viajantes por sua beleza natural e paisagens de tirar o fôlego. Mas um lugar como esse vai muito além disso: as histórias e a cultura do povo que vive ali, com suas crenças e tradições, são os maiores tesouros que um lugar assim pode guardar.

Passeio com lhamas, Roteiro Deserto do Atacama

E para que você complete a sua experiência nesse roteiro de 5 dias no Atacama da melhor forma possível, eu deixei o Sunset com Lhamas para o final. Esse é um passeio muito especial, que vai te aproximar não só das lhamas, sim, mas também da história e das famílias tradicionais do deserto.

Num passeio cheio de significado, onde você vai ouvir as histórias e tradições, o passeio com Lhamas é fundamental para você entender realmente o significado do que é sagrado para esse povo.

Esse é um passeio muito leve e também divertido. Cada viajante vai ficar responsável por caminhar ao lado da sua lhama, e durante a caminhada vai poder ouvir as histórias, contemplar paisagens e curtir o último pôr do sol nesse destino tão especial.

O passeio termina com um coquetel enquanto o sol vai embora e o céu muda as cores do deserto. É o passeio perfeito para fechar o roteiro e completar a experiência no Deserto do Atacama. Nesse roteiro de 5 dias você vai ter visto o melhor do destino, em belezas naturais, vida selvagem e cultura. Vai voltar para casa com o coração certo de que o Atacama transformou o seu olhar e com a certeza de que um dia vai voltar.

Passeio com lhamas, Roteiro Deserto do Atacama

Como esse é um passeio que termina depois do pôr do sol, o ideal é que o seu voo de volta partindo de Calama seja apenas no dia seguinte, assim você vai ter tempo de voltar para o hotel tranquilo, arrumar as malas e pegar o transfer com tranquilidade.

Roteiro de 5 dias no Atacama: Ritmo Intenso + Vulcão

Como você viu, a primeira sugestão de roteiro de 5 dias no Atacama foi bem leve. Apesar de ter passeios todos os dias, você chegava com tempo para descansar e tinha mais tempo livre na programação.

Caso você queira tentar fazer mais passeios, conhecendo ainda mais lugares, e, para completar, ter a experiência de subir um vulcão no Atacama, preparei uma segunda sugestão: essa com ritmo mais intenso, porém aproveitando ao máximo cada dia da viagem.

Subir um vulcão no Atacama: Roteiro de 5 Dias Intenso

Para não deixar esse post muito mais extenso do que já está, vou comentar sobre esse roteiro de uma forma mais resumida. Vamos lá…

Dia 1: Trekking Guatin + Termas de Puritama e Valle de la Luna

Diferente da primeira sugestão de roteiro, aqui você vai fazer um trekking para chegar nas Termas de Puritama. Esse é um trekking delicioso e super lindo. O final da caminhada é exatamente nas Termas, por isso é uma ótima pedida. O percurso vai por dentro do Canyon, passando por áreas com cactos gigantes e outras de bastante vegetação.

Como a ideia desse roteiro é ter o vulcão no último dia, essa caminhada no primeiro dia vai ajudar muito na sua aclimatação. A segunda parte desse dia é com o passeio para o Valle de la Luna, assim como na primeira opção do roteiro.

Dia 2: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

O segundo dia do roteiro vai ser exatamente igual ao da primeira sugestão e você vai conhecer as incríveis Piedras Rojas e também as Lagunas Altiplânicas.

Dia 3: Monges do Altiplano e Sunset com Lhamas

O terceiro dia também vai começar igual, com o passeio Monges del Altiplano, onde você vai percorrer caminhos pela Cordilheira dos Andes e ver cenários incríveis, como a Laguna Negra.

A diferença é que nessa versão, ao voltar para San Pedro de Atacama, ao invés de tempo livre, você vai ter o passeio Sunset com as Lhamas. Esse passeio é muito especial e por isso eu não deixaria de fora nessa versão.

Dia 4: Geyser El Tatio e Salar de Atacama

O quarto dia desse roteiro mais intenso vai começar com o Geyser El Tatio, onde você vai visitar o campo geotérmico do Atacama, e depois, um passeio que não estava na outra programação que é o Salar de Atacama.

O Salar de Atacama é um lugar incrível para você conhecer e, principalmente, para avistar algumas espécies de flamingos. Esse passeio termina com um coquetel e um entardecer lindíssimo – você com certeza vai amar.

Dia 5: Vulcão no Atacama

Por fim, para o último dia desse roteiro mais intenso, deixei a ascensão a um vulcão no Atacama. A agência FlaviaBia tem guias especializados em vulcões e onde você vai ter todo suporte e segurança.

Subir um vulcão no Atacama é um dos maiores desafios e conquistas que você pode ter nesse destino. É uma experiência que nos transforma de verdade. Eu já tive a chance de subir o Vulcão Lascar, o Cerro Toco e também o Jorquencal, cada um deles é diferente e muito especial.

Passeios alternativos para o seu roteiro

Se você gostou dessa opção de roteiro mas não quer subir o vulcão, a minha melhor sugestão de alternativa seria o passeio Miragens Andinas, que é, de verdade, um dos mais lindos para você ter na sua programação.

Miragens Andinas: melhor passeio no Atacama

Outro passeio que você pode considerar como alternativa para completar o seu roteiro é o das Lagunas Escondidas de Baltinache. Esse passeio também vai te mostrar lugares lindos do deserto, além das lagoas. Você vai ter a chance de conhecer, inclusive, o ônibus abandonado do deserto.

Como você pode ver, são muitas possibilidades. Minha ideia aqui é te ajudar ao máximo a definir o melhor roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama. Lembrando que você pode ajustar essa programação e incluir apenas os passeios que fizerem sentido para você.

Tour Astronômico no Atacama

Independente de qual roteiro você escolher ou quantos dias você vai passar no Atacama, o Tour Astronômico é um passeio que não pode ficar de fora da sua programação. Por conta das condições climáticas e das características dessa região, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar o espaço até por isso que lá foram construídos alguns observatórios, inclusive o A.L.M.A., que pertence a vários países e é um dos mais potentes do mundo.

A agência FlaviaBia oferece uma experiência que é, para mim, o melhor Tour Astronômico que você pode fazer no Atacama. Num ponto afastado do povoado de San Pedro, a agência vai te levar para uma área perfeita para observar as estrelas e ainda vai te convidar para viver uma imersão acompanhada de vinho, queijos, chocolate quente e, claro, um guia que vai explorar e mostrar muitas curiosidades sobre o espaço – juro, é imperdível!

Dica: tanto no roteiro de 5 dias no Atacama light quanto no mais intenso, a minha sugestão é que você tente organizar o Tour Astronômico para a noite do dia 1 ou do dia 2. Como no dia 4 e no dia 5 você vai acordar bem cedo, eu tentaria evitar o tour astronômico na noite do dia 3 ou 4.

Planilha com o roteiro de 5 dias no Atacama

Para ajudar ainda mais na organização do seu roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama, vou disponibilizar aqui uma planilha com as duas versões desse roteiro e também algumas abas úteis para te ajudar no planejamento dessa viagem.

Planilha Viagem Atacama

Você pode editar a planilha com base nos passeios que você tem interesse, ajustar a sequência conforme a disponibilidade da agência e assim ficar com tudo bem organizado. A planilha é bem fácil de ajustar e pode te ajudar muito. É só preencher aqui o seu e-mail e eu mando ela pra você:

A melhor agência para os seus passeios

Como eu destaquei ao longo do post, todos os passeios desse roteiro de 5 dias no Atacama eu fiz e recomendo que você faça com a agência FlaviaBia Expediciones. Essa é a agência que eu tenho total confiança para indicar para sua viagem, que conheço pessoalmente e que já fiz muitos passeios.

Melhor agência de passeios no Atacama: com desconto

O melhor é que a Flavia é brasileira e sempre focou em oferecer a melhor experiência de viagem para os viajantes brasileiros. Se você quer fazer seus passeios com uma agência segura, séria e responsável, essa é, de verdade, a melhor opção de agência que você tem em San Pedro de Atacama.

Você pode falar direto com a agência pelo WhatsApp ou, se preferir, pode enviar uma mensagem direta para a agência pelo formulário abaixo e vai receber todas as informações para sua viagem.

Caso você entre em contato com a Flavia por outro canal, como o Instagram, por exemplo, lembre de comentar que viu a indicação no blog Um Viajante para receber um desconto especial nos seus passeios. É só mandar a mensagem: “Oi, vi a dica no blog Um Viajante e gostaria de informações sobre os passeios…” e pronto, você já vai receber o desconto e todo suporte necessário para fechar os passeios para sua viagem.

O que levar na mala nesse roteiro

Uma das partes mais difíceis de uma viagem para o Deserto do Atacama é, sim, fazer a mala. Apesar de muitas pessoas saberem que pode fazer muito frio no deserto, especialmente nos passeios de altitude, tem quem não saiba que em algumas épocas do ano faz muito calor no Atacama.

Por isso, você não tem escapatória: vai ter que fazer uma mala versátil e se preparar para se vestir exatamente como uma… cebola! Isso mesmo… cebola é a sua referência para estar bem equipado no Atacama. Isso porque, claro, a melhor forma de você enfrentar a variação climática no Atacama é estar vestido em camadas.

O que vestir no Atacama

Num passeio como o dos Geysers, por exemplo, que você vai sair muito cedo e chegar no atrativo antes de nascer do sol, a temperatura vai facilmente estar abaixo de zero. Conforme o passar das horas, especialmente quando você voltar para San Pedro de Atacama, a temperatura pode estar bem elevada – aí você vai tirando as camadas de roupas para não passar calor.

Vale destacar que tem passeios de água, como as Termas de Puritama, que vão pedir roupas de banho e chinelo.

Considerando tudo isso, independente da época do ano que você for realizar esse roteiro de 5 dias, é imprescindível que você leve:

  • Roupas de banho e chinelo
  • Segunda pele
  • Jaquetas quentes
  • Touca e luvas
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Calçados confortáveis para caminhada

Jaquetas e Bota Columbia com desconto

Muita gente que vai viajar para o Deserto do Atacama me pede sugestão de roupas, especialmente de jaquetas e botas. Nem pense em deixar para tentar comprar esses itens em San Pedro, pois lá é tudo muito mais caro, além de ser bem limitado em opções. A melhor escolha é comprar aqui mesmo no Brasil, antes de viajar.

Eu sempre fui muito fã das roupas da Columbia, tanto pela qualidade quanto pelo conforto e, principalmente, pela tecnologia aliada ao melhor custo-benefício. Roupas mais técnicas não são baratas, sendo bem transparente, porém, considerando as marcas concorrentes e a qualidade da Columbia, ela é a que tem as melhores opções em botas e jaquetas que eu posso recomendar para você.

A boa notícia é que hoje eu sou parceiro da Columbia e você tem 10% de desconto em qualquer item do site oficial às vezes tem produtos com descontos até maiores. Para ter o desconto, basta acessar o site da Columbia por esse link e pronto, o desconto vai estar aplicado automaticamente em todos os itens do site.

Para produtos mais caros, como botas e jaquetas, esses 10% de desconto nesse link fazem uma ótima diferença.

4 Hotéis selecionados em San Pedro de Atacama

Para fechar o post, caso você ainda não tenha definido a sua hospedagem em San Pedro de Atacama, vou deixar aqui 4 hotéis que eu considero excelentes opções para sua viagem: tanto em localização, conforto e estrutura.

La Casa de Don Tomás: ótimo hotel central e com um excelente custo-benefício.
Hotel Kimal: um hotel muito bom e colado na rua principal de San Pedro.
Terrantai Lodge: hotel com uma proposta boutique super bem localizado.
Cumbres: hotel 5 estrelas com excelente estrutura no Atacama.

Eu já tive a chance de me hospedar em todos esses hotéis e posso recomendar cada um deles com total segurança para sua viagem.

Dicas do Deserto do Atacama

Aqui no blog você encontra muitos conteúdos úteis para ajudar na organização da sua viagem e do seu roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama. Vale a pena navegar pelo blog e pegar mais dicas.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o roteiro de 5 dias no Deserto do Atacama ou quiser compartilhar a sua experiência de viagem, fique à vontade para deixar um comentário aqui no blog. Quem sabe nos vemos no Atacama 🙂

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

3 Comentários

  1. Eloisa

    Com certeza é um dos lugares mais lindos que eu já conheci. Seu blog me ajudou muito Robson, dicas perfeitas e agência da Flavia foi ótima! Fiz a viagem de lua de mel no Atacama e foi tudo perfeito.

    Responder
    1. Robson Franzoi

      Oii Elo!! Tudo bem? Muito obrigado pela mensagem, fico super feliz que chegou aqui e aproveitou as dicas pra sua viagem. O trabalho da agência FlaviaBia no Atacama é realmente muito especial!! Muito obriga por voltar aqui e compartilhar a sua experiência!! Bjssss

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *