Do outro lado do Vltava, na parte alta da cidade, fica o Distrito do Castelo (Hradcany). Construído no século 9 pelo Príncipe Bořivoj, o Castelo de Praga (Pražský hrad) é considerado o maior do mundo, com 70.000 m².
Mas antes de mais nada é legal você entender que o Distrito do Castelo se refere a um complexo que abriga igrejas, museus, torres, casas antigas, pequenas ruelas e também, claro, um palácio.
O local já foi residência dos Reis da Boêmia e hoje é o centro político do país. Você não precisa pagar para entrar no Distrito do Castelo – mas paga para visitar algumas das atrações que lá se encontram.
Vamos então dar uma olhada no que existe no Castelo de Praga:
Old Royal Palace
Começando pelo que já foi a residência dos reis e príncipes da Boêmia. O Palácio de Praga é cheio de salas históricas e você pode ter uma ideia de como tudo aquilo já funcionou um dia.
Fica aberto das 09h às 18h e a entrada é paga. Dentro do Castelo existe uma exibição permanente onde você pode conhecer a história de reis e de personalidades importantes ligadas ao Castelo.
St. Vitus Cathedral
Uma catedral que levou quase 600 anos para ficar pronta e tem uma torre de quase 100 metros de altura – lembrando que já estamos no ponto mais alto da cidade. A entrada não é cobrada.
Basilica of St. George
Um prédio muito bem conservado, que passou por alguma modificações ao longo dos séculos. Acabei não visitando pois a entrada era paga – tenho uma birra em pagar para entrar em igrejas, principalmente depois de visitar Roma e não ter que pagar para entrar em nenhuma.
Golden Lane
Por fim vale destacar essa parte do distrito. Nada mais do que uma rua com algumas casinhas antigas.
A Golden Lane se destaca pois ali fica a residência de Kafka. A casa dele por acaso é a que mais junta pessoas – anote o número da casa (22) ou apenas busque por um aglomerado de pessoas. Confesso que fui até a parte onde não precisava pagar – para chegar na rua da casa é necessário pagar ingresso.
Os jardins do Castelo
Se você tiver tempo vale a pena fazer a visita aos jardins do Castelo de Praga. Existem seis jardins no complexo, sendo eles: Royal Garden, Paradise Garden, Garden on the Bastion, Garden on the terrace of the Riding School, Garden on the Ramparts e por fim o Hartig Garden. Vale a pena separar um tempo para passar ao menos em alguns deles – são muito bem cuidados.
* * * *
O Distrito do castelo ainda conta com outras atrações: alguns museus menores, como o Museu do Brinquedo e algumas exposições. Para visitar tudo você vai precisar de tempo e talvez a compra de um ticket combo seja mais vantajoso.
* * * *
Ingressos para o Castelo de Praga
São várias opções de ingresso, cada uma de acordo com o que você pretende visitar. Verifique no site oficial as opções de ingresso. Aproveite para verificar informações sobre datas e horários, já que o castelo pode fechar devido a eventos do governo.
Como chegar ao Castelo de Praga
Para chegar lá é fácil. Você pode ir andando, como eu fiz ou ir de tram. No mapa abaixo você pode ver a localização de cada uma das paradas de tram. Eu recomendo que você comece a visita pela entrada da estação Pražský, que é a do tram 22. Você vai cruzar a ponte, ver os guardas reais e acessar o castelo por uma sequência mais lógica.
Também existem outras estações que podem ser utilizadas (Královský letohrádek, Pražský hrad, Pohořelec). De metrô existem duas opções: Malostranská e Hradčanská, mas é de tram que você chega mais perto da entrada.
Tour no Castelo de Praga
Existem tours guiados (em inglês e espanhol) no Castelo de Praga e podem ser feitos de segunda a sábado. O valor é cobrado por pessoa, cerca de CZK100 por hora.
No centro de informação do castelo você pode alugar um áudio guia – que eu super recomendo. Você paga cerca de CZK350 por 3 horas ou um pouco a mais para o dia todo.
Caso tenha interesse em fazer o tour, é necessário agendar através do e-mail: tourist.info@hrad.cz
*As fotos não assinadas e o mapa são do site oficial do castelo.
Onde ficar em Praga?
Veja aqui minha sugestão de hospedagem em Praga ou encontre aqui dezenas de opções de hotéis com os melhores preços.
Lembre que para viajar para Europa você precisa do Seguro Saúde, pegue o cupom com 15% de desconto aqui.
Robson,
meu inglês tá meio ruim acha que é dificil a comunicação vou com minha mãe e esposa e o incles delas é ainda pior rsrsrs mas sou cara de pau e vou ver se descolo uns livrinhos e tal
Ah a visita guiado audio que falou tem em português?
Fala Renato, tudo beleza? é isso aí.. Tem que se virar mesmo!! Não pode ter vergonha!
Cara, nesse caso eu não lembro se tem em Português…. mas é quase certo que tenha em Espanhol….
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
Parabéns pelo Blog. Adorei o modo que voce expõe as informaçòes de forma objetiva e descomplicada.
Obrigado Cris!!!! Precisando de qualquer coisa é só dar um grito 😉
Mais uma dúvida rs: como vc fez em relação ao dinheiro? Levou moeda local ou euro mesmo?
Na cidade é tranquilo pagar com euro?
E cartão de débito e crédito é tranquilo também?
Obg!
Oi Carol, tudo bom? Levei euro para a viagem e quando cheguei em Praga fiz a troca em casas de câmbio mesmo. Eles não aceitam muito o euro, mas você pode trocar facilmente.
Cartões são aceitos normalmente. Você vai amar a cidade, é linda!!
Qualquer dúvida dá um grito! 😉
Oi Robson,
Parabéns pelo blog! Achei bem difícil achar informações sobre o leste europeu na internet. Dúvida: vc acha necessário um dia todo para o distrito do castelo? Valeu!
Oi Carol tudo bom? Então.. depende do seu ritmo.. eu acredito que não precisa de um dia inteiro não. Dá pra fazer mais coisas nesse mesmo dia sim!!
Qualquer dúvida é só gritar!! Bjo!! 😉
Praga é legal demais, né não? Eu concordo contigo que a superlotação estraga um pouco a graça, mas mesmo assim adorei. O castelo foi meio uma decepção, porque não tinha cara de castelo, ehehehe. Mas mesmo assim é um lugar bacana de visitar, principalmente porque dá para curtir sem pagar ingresso. A gente, ao menos, resolveu não entrar em nada que fosse pago lá em cima. Abração.
Ahhh sim, a cidade é linda…. eu confesso que criei uma expectativa muuuuito grande, e isso normalmente é um problema… Mas sobre o Castelo, é verdade, ele decepciona um pouco – porque ele é tudo, menos um castelo daqueles que imaginamos…. Mas a vista lá do alto compensa e mesmo sem comprar nenhum ingresso da pra aproveitar!!
Mas ainda quero voltar na cidade pra ver se ela me conquista por completo 🙂 Abração!!!!