Está organizando um roteiro e quer saber quantos dias são necessários para visitar o Deserto do Atacama + Salar de Uyuni na mesma viagem? Veja aqui quanto tempo você precisa para ter Chile e Bolívia no mesmo roteiro.
O Deserto do Atacama, localizado na região norte do Chile, é um dos destinos mais incríveis para viajantes que buscam por cenários de natureza. Entre vulcões, lagoas, geysers e paisagens inóspitas, o destino que tem a Cordilheira dos Andes como plano de fundo tem tudo para te conquistar.
Eu, que tenho o Atacama no topo da minha lista de lugares favoritos no mundo, sou até suspeito para falar. Posso dizer, tranquilamente, que sou apaixonado por esse destino, pelo clima e energia do deserto. É um lugar que realmente me faz bem e já me transformou de inúmeras maneiras.
Além disso, quem pretende conhecer o Deserto do Atacama tem uma grande oportunidade nas mãos que é de incluir o Salar do Uyuni no roteiro.
Enquanto o Deserto do Atacama é o destino principal do norte do Chile, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, localizado na Bolívia.
Apesar de fazerem fronteira, a viagem entre o Chile e a Bolívia para conhecer os dois destinos não é tão simples e curta. Para aproveitar a viagem e fazer com que a combinação valha a pena, é muito importante ter o tempo mínimo necessário.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Hoje, depois de já ter tido a oportunidade de visitar tanto o Deserto do Atacama quanto o Salar de Uyuni algumas vezes, me sinto super confortável em comentar sobre a minha visão dos destinos e, também, as dicas essenciais para a sua viagem.
Nesse post quero ajudar quem está com dúvidas, como por exemplo, quantos dias é preciso para visitar o Atacama junto com o Salar de Uyuni e qual o tempo ideal para conhecer os dois destinos.
Quantos dias para conhecer o Atacama e Salar de Uyuni?
Para conhecer os principais atrativos do Deserto do Atacama, no Chile, e também visitar o Salar de Uyuni, na Bolívia, é preciso ter ao menos 9 dias completos de viagem – sem contar com os dias de ida e volta da viagem.
Para conhecer e fazer os principais passeios no Deserto do Atacama você precisa de, pelo menos, 5 dias completos. A minha sugestão é que seu roteiro varie de 5 a 7 dias no Atacama para uma experiência mais completa – se tiver disponibilidade pode ficar mais, que você não vai se arrepender.
Já para incluir o Salar de Uyuni nessa mesma viagem você precisa de mais 4 dias completos: 4 dias e 3 noites. Algumas agências trabalham com roteiros nesse formato e outras com versões de 3 dias / 2 noites, que são de roteiros apenas de ida e não retornam pro Atacama.
Qual o tempo ideal para fazer Atacama e Uyuni no mesmo roteiro
Ter 10 dias é o tempo ideal para você fazer um roteiro incluindo o Deserto do Atacama, no Chile, e o Salar de Uyuni, na Bolívia: 6 dias completos de passeios no Atacama + 4 dias da viagem para o Salar de Uyuni.
Agência para fazer a viagem do Atacama ao Salar de Uyuni
Existem algumas agências que trabalham com esse roteiro de viagem ao Salar de Uyuni, com ida e volta partindo de San Pedro de Atacama.
As agências oferecem padrões e estilos de viagens diferentes, dos mais simples aos mais completos – não só em tempo e lugares visitados, mas também em estrutura oferecida na viagem.
Por muito tempo se falou na viagem para o Salar de Uyuni como uma experiência de muito perrengue, estrutura precária e problemas durante a viagem.
- Digo por experiência própria, com base na primeira vez em que fiz essa viagem, a infinidade de problemas e situações até absurdas que passamos: de guias alcoolizados entrando nos quartos durante a noite aos hotéis sem condições de banho e comida bastante razoável – para não dizer pior.
Obviamente, essa foi uma viagem onde considerei apenas o preço, sem me importar muito com segurança ou conforto. Foi um mochilão, deu tudo certo no final, mas, de verdade, poderia ter dado muito errado.
Minha indicação de agência boa, segura e de qualidade
Sendo o mais transparente possível, eu jamais indicaria uma agência aqui onde eu não tivesse total confiança no trabalho. Indicar algo relacionado a viagens é falar sobre os sonhos das pessoas… Sobre expectativas, sacrifícios e muito trabalho para que essa realização seja possível.
Eu não poderia indicar algo que pudesse frustrar ou atrapalhar uma viagem, por isso sou extremamente rigoroso nesse tipo de indicação.
Para fazer viagem do Atacama ao Salar de Uyuni, a melhor sugestão que posso dar aqui é a agência FlaviaBia Expediciones – a mesma que eu recomendo para os passeios no Atacama.
Conheço e acompanho o trabalho da agência desde 2014 e, por isso, posso indicar com total segurança. A Flávia é brasileira e vive no Atacama há mais de 10 anos. Depois de ter uma boa estrutura nos passeios no norte do Chile, ela começou a atuar na Patagônia e, também, nesse roteiro para o Salar de Uyuni, na Bolívia.
Eu tive a oportunidade de fazer essa viagem com ela e garanto que foi uma das viagens mais incríveis e especiais que já realizei. A Flávia realiza um trabalho sério, com responsabilidade, qualidade, que visa a melhor experiência dos passageiros, tanto em conforto, alimentação, guias profissionais e, principalmente, segurança na viagem.
Contato para falar com a agência
Vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem diretamente para a agência e receber todas as informações, datas e valores para a sua viagem.
Dica: lembre-se de comentar que você viu no blog Um Viajante para receber um desconto especial na sua viagem. Você tem desconto tanto nos passeios do Atacama quanto no Salar de Uyuni, então não deixe de comentar que viu a dica aqui!
Por ser uma viagem com custo mais alto, você pode preferir fazer o roteiro com um grupo de pessoas. Mesmo que vá viajar sozinho ou em casal, por exemplo, você pode falar com a Flávia para estar em uma lista e realizar a viagem com outras pessoas que tenham interesse na mesma época.
Caso prefira fazer o tour privativo, só para você e sua família, também é possível – mas ainda assim é preciso organizar tudo com antecedência.
Dicas de viagem Salar de Uyuni, Bolívia
Para complementar as informações e ajudar na sua organização, estou atualizando e publicando novos conteúdos referentes ao Salar de Uyuni. Aproveite os posts para revisar todos os detalhes da sua programação:
Reserve seu hotel com antecedência
Se você precisar reservar um hotel na Bolívia ou para sua estadia no Chile, lembre-se de fazer isso com antecedência. Não deixe para última hora e, também, não chegue ao destino sem a sua reserva.
Eu uso e recomendo muito que você faça suas reservas no Booking.com, um dos sistemas mais seguros e confiáveis do mundo. Você garante a sua estadia com segurança e ainda tem flexibilidade para alterar ou cancelar a maior parte das reservas sem custo.
Fazendo a sua reserva no Booking através dos links do blog você ajuda muito no meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Sempre que puder, seja para essa ou outra viagem, lembre-se de acessar o Booking por qualquer um dos links do blog – isso me ajuda muito!!
Espero que esse post ajude na sua programação. Se tiver qualquer dúvida sobre o Salar de Uyuni, quanto tempo ficar ou quantos dias são necessários, fique à vontade para deixar um comentário no post. Se precisar de qualquer ajuda estou por aqui. Valeuuu!!
Sempre excelente o conteúdo do Robson Franzói!