Quantos dias ficar em Punta Cana? Tempo ideal e dicas para a primeira viagem

Está com planos de conhecer o principal destino da República Dominicana? Veja aqui quantos dias ficar em Punta Cana, dicas para o seu roteiro e como aproveitar o seu tempo da melhor forma possível.

Punta Cana é um verdadeiro tesouro na República Dominicana. Localizado na região leste do país, a aproximadamente 190 km de Santo Domingo, a capital do país, o destino atrai viajantes que buscam um refúgio tropical para suas férias.

Com praias de areia branca, cores vibrantes do mar do Caribe e com seus inúmeros resorts all inclusive, Punta Cana tornou-se o destino perfeito para casais em lua de mel, grupos de amigos e famílias que buscam por um destino paradisíaco para relaxar.

Os resorts de Punta Cana oferecem uma experiência completa e são a grande proposta do destino: escolher um hotel com uma boa estrutura, preferencialmente numa boa localização, e não ter mais com o que se preocupar.

Muitos complexos de resorts de Punta Cana são tão grandes e bem equipados que os viajantes raramente precisam sair para fazer alguma atividade.

Na verdade, esse é o grande diferencial de uma viagem a Punta Cana: ter tudo à disposição, desde refeições, bebidas à vontade, piscinas com bares e uma variedade de opções de entretenimento, sem precisar se preocupar com nada além de relaxar e aproveitar cada momento.

Se o seu sonho é desfrutar de dias preguiçosos à beira-mar, sem a obrigação de cumprir uma agenda turística intensa, Punta Cana é o lugar perfeito para você!

Agora, levando esse estilo de viagem em consideração, você que começou a planejar a viagem e deve estar prestes a comprar sua passagem, possivelmente está se perguntando: afinal, quantos dias ficar em Punta Cana? Qual o tempo ideal para conhecer o destino? Quantos dias são ideais para aproveitar tudo o que Punta Cana tem a oferecer?

Quantos dias dicar em Punta Cana? Dicas aqui!

Responder essas questões não é tão simples, já que vai depender muito mais de você, do seu tempo disponível e do seu orçamento. Mas, com base na minha experiência de viagem em Punta Cana, vou tentar te ajudar da melhor forma a definir a quantidade de dias ideal para que você possa aproveitar ao máximo suas férias.

Vou dividir o conteúdo desse post em tópicos, assim você pode usar o menu a seguir para navegar pelo conteúdo e ir direto ao ponto de interesse:

Quantos Dias Ficar em Punta Cana?

O ideal é que você tenha entre 5 a 7 dias completos em Punta Cana para aproveitar o melhor do destino e, também, para fazer valer a pena a sua viagem até um lugar distante como esse.

Veja que quando eu digo dias completos, não estou contando os dias de viagem para chegar e voltar, então, uma viagem de 5 dias completos seria um total de 7 dias de viagem – somando o dia de ida e o dia de volta.

Para quem tem mais flexibilidade tanto em tempo quanto no orçamento, ficar entre 8 a 10 dias completos em Punta Cana vai, com certeza, render uma experiência ainda melhor.

Como eu sei que existem outros fatores que podem influenciar a duração da sua viagem, vou comentar separadamente sobre algumas opções de tempo no destino…

Viagem Rápida: 3 a 4 Dias em Punta Cana

Se você tem pouco tempo ou talvez encaixou Punta Cana no meio de outra viagem, ficar entre 3 a 4 dias é o mínimo recomendável.

Tanto para quem vai ficar 3 ou quatro dias, minha sugestão é que você separe 1 dia do roteiro para visitar a Isla Saona, que é o melhor passeio para você fazer em Punta Cana saindo do seu resort.

Passeios para Isla Saona, Punta Cana
Isla Saona, Punta Cana | Foto: @umviajante

Aproveite os outros 2 ou 3 dias para curtir a estrutura do seu hotel e as praias onde ele está. Caso você não fique em um hotel da Playa Bávaro, recomendo que separe um tempinho para esticar até lá.

Viagem Média: 5 a 7 Dias

Ficar entre 5 a 7 dias em Punta Cana é o ideal para você ter uma boa experiência sem pressa e sem deixar de aproveitar nada no destino.

Assim como comentei antes, aqui você também deve separar um dia do roteiro para fazer o passeio até a Isla Saona. Vale lembrar que existem os passeios tradicionais, em barcos com outros viajantes, e também opções de Tours Privativos. Veja o que cabe no seu orçamento e escolha o melhor, porém não deixe de fazer!

Para os demais dias do seu roteiro existe um ponto muito importante a considerar: o hotel que você escolheu. Como eu comentei, Punta Cana tem hotéis maravilhosos com a proposta All-Inclusive.

Ficar num hotel como esses não é algo que fazemos todos os dias, por isso, não faz sentido você pagar mais caro para ter essa experiência e querer sair todos os dias para fazer alguma coisa.

Se você vai ficar num hotel all inclusive, como o TRS Turquesa, que foi onde eu me hospedei, ou em um dos hotéis Grand Palladium, como o Grand Palladium Punta Cana ou Punta Bávaro, você tem que fazer valer o seu investimento e aproveitar ao máximo o seu hotel.

Numa viagem de 5 dias completos, ficando num hotel como esse, eu sairia apenas para fazer o passeio da Isla Saona e os outros 4 dias curtiria o hotel e a praia em frente a ele.

Já num roteiro de 7 dias completos, aí sim, poderia considerar 2 dias de passeios externos e o restante no hotel. Uma das possibilidades que eu considerei na minha viagem mas acabei não fazendo foi o passeio a Santo Domingo, a Capital da República Dominicana.

A viagem até Santo Domingo partindo de Punta Cana dura, aproximadamente, 2 horas. É um bate-volta relativamente tranquilo e você vai poder conhecer um outro lado do país. A melhor opção é fazer esse passeio guiado para otimizar o seu tempo, você pode contratar o tour aqui:

Viagem Longa: 8 a 10 Dias ou Mais

Quem pode ficar 8, 10 ou mais dias em Punta Cana, aí sim, com certeza vai fazer valer o destino. Nesse caso, pra quem tiver mais tempo disponível e quiser otimizar o orçamento, tenho outra dica que você pode considerar: dividir a sua estadia em mais de um hotel.

TRS Turquesa Punta Cana
TRS Turquesa Punta Cana | Foto: @umviajante

Como eu falei antes, não faz sentido você pagar um hotel all inclusive para sair para passeios, deixando de aproveitar tudo que você tem direito.

Nesse caso, considerando, por exemplo, a viagem de 8 dias, você pode reservar o hotel all inclusive nos primeiros 5 dias completos, e deixar os outros 3 dias em um hotel mais simples, já que nesses dias você vai fazer os passeios fora do hotel, inclusive para o passeio à Isla Saona.

Você pode deixar um dia do roteiro para para esse tour imperdível, um para ir a Santo Domingo e o último para ir para uma praia diferente.

Independente de quantos dias ficar em Punta Cana, tente não deixar o seu roteiro apertado. Lembre que você pode pegar um dia com clima não tão bom, querer passar um dia inteiro sem fazer nada… e isso faz parte das férias que tanto sonhamos, né!?

O importante é que você faça valer cada dia da sua viagem e desfrute o melhor de Punta Cana a cada dia.

Por que Visitar Punta Cana?

Agora que você já tem uma ideia melhor de quantos dias ficar em Punta Cana e qual o tempo ideal para aproveitar o destino, talvez sua dúvida seja se essa viagem realmente vale a pena?

Eu já adianto que amei a minha experiência nessa viagem e digo, com tranquilidade, que foi no passeio da Isla Saona que eu vi o azul mais lindo do Caribe – e olha que já conheci alguns lugares dessa região.

Vou comentar com você então o porquê visitar Punta Cana vale a pena:

Primeiro: pelas praias paradisíacas

Punta Cana é sinônimo de praias de areia branca e águas cristalinas, que parecem realmente ter saído de um cartão-postal. A mais famosa delas, Playa Bávaro, é um verdadeiro paraíso de encher os olhos.

Playa Bávaro, Punta Cana
Playa Bávaro, Punta Cana | Foto: @umviajante

Um mar calmo, em tons de azul-turquesa, é perfeito para relaxar, mergulhar ou simplesmente caminhar pela orla. Se você tiver a chance de ficar em um hotel por aqui, com certeza não vai se arrepender!

Hotéis na Playa Bávaro:

  1. TRS Turquesa
  2. Lopesan Costa Bávaro
  3. Majestic Mirage
  4. Caribe Deluxe Princess
  5. Grand Bavaro Princess

Como falei antes, o lugar mais lindo que eu conheci em Punta Cana foi num passeio saindo do hotel: o Tour a Isla Saona. Eu já mencionei ele algumas vezes por aqui, sim, mas é que eu preciso te convencer a não perder essa oportunidade. Você vai ficar impressionado com a beleza e cor da água nesse lugar.

Segundo: Resorts All-inclusive

Os resorts all-inclusive de Punta Cana são uma atração à parte e um dos principais motivos que levam tantos brasileiros a escolherem este destino. Imagine um lugar onde você não precisa se preocupar com nada além de aproveitar: comidas, bebidas, atividades e entretenimento, tudo incluído no pacote. É a definição de férias sem preocupações.

Além do maravilhoso TRS Turquesa, onde eu fiquei, e os hotéis Grand Palladium, que também pude aproveitar, Punta Cana tem outros resorts all-inclusive que também oferecem ótimas experiências.

Entre os resorts que posso indicar em Punta Cana, vale destacar o Caribe Deluxe Princess, que foi totalmente revitalizado em 2021 e tem excelentes avaliações. O hotel tem piscinas incríveis, ótima gastronomia e quartos amplos, bem de frente pra Playa Bávaro. É uma ótima pedida em custo benefício para Punta Cana.


Outro destaque em Punta Cana é o Grand Bavaro Princess, da mesma rede do anterior, conhecido por seu serviço impecável, ótima infraestrutura e que também passou por uma reforma recente. Além de estar na melhor praia de Punta Cana, o hotel tem um destaque para gastronomia, conforto e boas experiências para os viajantes.


Para famílias com crianças, o Princess Family Club Bavaro tem uma área infantil excelente, sendo um ótimo hotel para famílias, e também o Nickelodeon Resort Punta Cana é uma escolha fantástica, com atividades e áreas temáticas que encantam os pequenos viajantes.


Já para casais em busca de uma escapada romântica, o Breathless Punta Cana oferece um ambiente mais íntimo e exclusivo, trabalhando também com a proposta Adults Only – somente para adultos. Nessa mesma linha voltada para adultos, o Live Aqua Punta Cana tem uma estrutura moderna, excelente piscinas e quartos incríveis.


Os resorts all-inclusive de Punta Cana são verdadeiros refúgios escondidos nesse pedaço do paraíso. Claro que nem todos são perfeitos, por isso é importante entender muito bem a proposta de cada um e também o seu estilo de viagem.

Quem vai fazer uma viagem de casal, num clima mais romântico, provavelmente não vai querer dividir a piscina com crianças que estão gastando toda energia acumulada. Nesse caso, claro, se couber no orçamento, uma proposta só para adultos, como o TRS Turquesa ou o Breathless Punta Cana, vai com certeza render uma melhor experiência de viagem.

O Que Fazer em Punta Cana?

Como eu falei, existem alguns passeios em Punta Cana para você completar o seu roteiro fora do resort. Apesar da proposta desse destino ser curtir o hotel e as praias próximas de onde você vai ficar, tem lugares que você não pode deixar de conhecer.

Vou deixar aqui os passeios que você pode contratar diretamente com a Civitatis em Punta Cana, uma excelente opção – aqui você consegue ver a opinião de muitos viajantes e fazer a escolha certa do passeio. Sem falar, também, na facilidade de pagamento e segurança da plataforma.

Eu já utilizei a Civitatis em alguns destinos ao redor do mundo, como Santiago, Madrid, Buenos Aires, Nova York, entre outros, e só tive boas experiências – e digo isso de forma super transparente.

Contrate passeios e excursões em Punta Cana

Dicas Práticas para a Sua Viagem

Vou aproveitar o conteúdo para compartilhar mais algumas dicas práticas para sua viagem a Punta Cana. Alguns pontos são muito importantes, então vale a pena dar uma atenção:

Melhor Época para Visitar Punta Cana

A melhor época para visitar Punta Cana é durante a estação seca, que vai de dezembro a abril. Nesse período, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis e pouca chuva, tornando o período ideal para aproveitar as praias com o melhor clima possível. No entanto, entre dezembro e janeiro, alta temporada, o destino fica mais movimentado e os preços também sobem.

Playa Bávaro, Punta Cana
Playa Bávaro, Punta Cana | Foto: @umviajante

Se você prefere evitar a alta temporada e conseguir preços mais baixos, considere viajar nos meses de maio a junho. Esses períodos são considerados de baixa temporada, e embora haja um risco maior de chuvas, ainda é possível aproveitar dias ensolarados e praias menos lotadas. Entre junho e julho, no verão, existe maior chances de algas no mar.

Fique atento à temporada de furacões no Caribe. Apesar de junho ser, oficialmente, o mês de início dessa temporada, os furações atingem o Caribe, normalmente, de agosto a novembro, embora Punta Cana raramente seja afetada.

Documentação Necessária

Para entrar na República Dominicana, brasileiros precisam de um passaporte válido e também do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Não é necessário visto para estadias de até 90 dias. Além disso, é importante preencher o formulário de entrada e saída, que pode ser feito online antes da viagem.

Para mais detalhes sobre a documentação necessária, incluindo informações sobre vacinas e seguro viagem, confira nosso post completo sobre o assunto:

Moeda e Câmbio

A moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano (DOP). No entanto, o dólar americano é amplamente aceito em Punta Cana, especialmente em resorts, restaurantes e lojas voltadas para turistas. É recomendável levar dólares e trocar uma pequena quantia por pesos dominicanos para despesas menores e compras em locais menos turísticos.

Minha sugestão é que você leve uma pequena quantia em espécie, como cerca de USD 100 dólares, e use um cartão como o Wise para o restante da viagem.

Abra sua conta Wise

O cartão Wise é a melhor solução que eu encontrei para minhas viagens internacionais. Além de ser um cartão e conta gratuita, você evita ter de andar com muito dinheiro em espécie, foge das taxas altas do cartão de crédito e mantém meu dinheiro seguro na conta Wise.

Transporte e Locomoção

A maneira mais comum de se locomover em Punta Cana é utilizando os serviços de transfer oferecidos pelos resorts, que geralmente incluem transporte do aeroporto até o hotel. Para explorar a região, você pode optar por táxis, que são facilmente encontrados.

Se você planeja ficar dentro do resort a maior parte do tempo, o transporte não será uma preocupação, pois a maioria dos resorts oferece muitas atividades, restaurantes e serviços internamente.

Outra opção, claro, são os passeios organizados, que incluem transporte e guias, facilitando a visita a atrações mais distantes, como a Ilha Saona e também o tour até a capital Santo Domingo.

Vídeo de Punta Cana

Na minha viagem produzi um vídeo de Punta Cana incrível no Canal Um Viajante e quero compartilhar com você a minha experiência em um hotel incrível. No vídeo você vai ver como é viajar para Punta Cana e ter um gostinho da experiência de se hospedar em um resort all inclusive.


Se gostar do vídeo, lembra de deixar seu like e comentar, toda interação e compartilhamento ajuda muito o meu trabalho aqui no blog e, também, no canal. Ah, e não esqueça de se inscrever no canal se for sua primeira vez por aqui.

Reserve seu resort em Punta Cana

Se você ainda não confirmou a reserva do seu hotel em Punta Cana, não deixe para ver isso na última hora! Reservando seu hotel em Punta Cana no Booking.com com antecedência, você garante os melhores preços e os melhores quartos para sua viagem.

Lembrando que todos os hotéis Grand Palladium são All Inclusive no padrão 5 estrelas. Verifique o número de pessoas que você vai selecionar para calcular o valor certo para sua viagem.

Reserve o TRS Turquesa

Minha experiência de hospedagem em Punta Cana foi no TRS Turquesa, um resort exclusivo para adultos que oferece acesso completo ao complexo Grand Palladium, além de contar com restaurantes, piscinas e bares privativos. Uma opção maravilhosa para sua viagem.


Reserve um hotel Grand Palladium em Punta Cana

Os viajantes têm a opção de escolher entre três hotéis, todos conectados e com acesso a todas as instalações, independentemente de qual seja a opção que você escolher. A única exceção é o TRS Turquesa, que possui áreas restritas aos seus próprios hóspedes.

Ao fazer sua reserva, seja em um dos hotéis recomendados ou em qualquer outro que você escolher, recomendo utilizar o Booking.com, uma das plataformas de reservas mais confiáveis e seguras do mundo.

Lembrando que o blog é parceiro do Booking, então cada reserva que você fizer utilizando os links do blog, você contribui para manter o blog ativo e não vai gastar nada a mais com isso.

Seguro Viagem para República Dominicana

Não posso deixar de ressaltar a importância de contratar um seguro viagem ao planejar suas férias internacionais. Se você está buscando opções de empresas e deseja comparar valores, recomendo a plataforma Seguros Promo uma ferramenta que reúne diversas opções de planos e valores promocionais.

Seguro Viagem Punta Cana

Não há preço que se compare à tranquilidade de viajar sabendo que, caso ocorra algum imprevisto, você terá um suporte confiável à sua disposição. Portanto, não se arrisque e garanta sua paz de espírito contratando um seguro viagem. Aproveite o desconto especial aqui e adquira seu seguro por um preço ainda mais acessível.

Para ter o desconto, basta acessar o site oficial através desse link e verificar o cupom atualizado na pagina inicial. Dessa forma, você poderá viajar com segurança, protegido, economizando dinheiro e ainda contribuindo com o blog – te agradeço muito!

Espero que esse post ajude na organização da viagem. Se tiver qualquer dúvida sobre quantos dias ficar em Punta Cana, sobre o tempo necessário no destino ou se quiser compartilhar a sua experiência, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Quem sabe nos vemos nesse paraíso, valeuuu!!!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *