Planejando sua primeira viagem para os Emirados Árabes? Veja aqui quantos dias ficar em Dubai, qual o tempo ideal e o que você pode visitar em uma conexão de algumas horas.
Dubai é um destino que fascina e surpreende viajantes vindos de todas as partes do mundo. Mesmo para quem já tenha visitado grandes e importantes cidades, é difícil não se render às construções grandiosas desse pequeno emirado.
Se por algum tempo o emirado de Dubai era visto apenas como um bom hub de conexão para destinos como Maldivas ou mesmo países do Sudeste Asiático, hoje a cidade se mostra pronta para ser o destino principal do seu roteiro de viagem.
Independentemente do seu estilo como viajante, é certo que Dubai tem algo que vai surpreender você. Dos fantásticos shows d’água dançante aos incríveis mirantes nos arranha-céus que desenham a cidade, dos shoppings gigantescos aos Souks tradicionais onde você pode comprar especiarias, temperos e, se estiver ao seu alcance, reluzentes joias em ouro.
Dubai: quanto tempo ficar
A cidade que tem, sozinha, mais de 130 recordes mundiais, nos desafia a imaginar onde mais eles podem chegar e o que ainda há de vir. No skyline inconfundível de Dubai, o Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo, reina soberano com seus 828 metros de altura.
Após ter a oportunidade de visitar os Emirados Árabes algumas vezes, decidi iniciar um conteúdo especial no blog e criar um guia com Dicas de Dubai para ajudar quem está planejando a primeira viagem ou mesmo um retorno com mais tempo.
Nesse post quero ajudar quem está organizando o roteiro e quer saber quantos dias ficar em Dubai e qual o tempo necessário para conhecer os principais atrativos. Vou aproveitar e comentar também sobre alguns lugares que você pode incluir na sua programação.
Dubai: viagem de conexão ou destino principal?
Quando pensamos em um roteiro e a quantidade de dias para conhecer Dubai é preciso levantar uma questão importante: Dubai será o seu principal destino da viagem ou você vai visitar a cidade durante uma conexão/stopover?
Pergunto isso pois a grande vantagem que vejo em Dubai hoje, é que esse não é um destino que você precise, necessariamente, conhecer por inteiro em uma única viagem. Especialmente por ser um bom hub de conexão, é possível que você tenha boas oportunidades de voltar e explorar Dubai aos poucos – como foi o meu caso.
Na minha última viagem ao Sudeste Asiático, por exemplo, tive uma conexão de 24 horas em Dubai: cheguei na cidade às 22h e meu voo para Bangkok partiu apenas às 22h do dia seguinte. Apesar de parecer pouco tempo, aproveitei o destino super bem e visitei vários pontos da cidade.
Já na primeira vez que visitei Dubai, consegui um stopover com a Emirates para ficar 3 dias na cidade. Foi um ritmo totalmente diferente, mas não posso deixar de ressaltar que era a minha primeira vez nos Emirados Árabes e ainda estava entendendo como a cidade funcionava.
Por fim, na minha viagem mais recente, tive a cidade como meu destino principal e fiquei 10 dias em Dubai. Foi a melhor experiência que eu poderia imaginar e a melhor forma de explorar o destino – exatamente o que precisava para iniciar esse conteúdo especial por aqui.
Todas essas experiências de viagem me ajudaram a conhecer Dubai e, por isso, me deram segurança para criar esse conteúdo especial e tentar, da melhor forma possível, ajudar no seu planejamento de viagem.
Quantos dias ficar em Dubai: qual o tempo ideal?
Para quem vai visitar Dubai pela primeira vez, o ideal é ter ao menos 3 dias completos. Tempo suficiente para ver os principais pontos do destino sem muita correria. Não vou dizer que você vai conseguir ver tudo, mas, caso seja uma conexão ou stopover, é um tempo bom para uma primeira visita.
Agora, se você está organizando um roteiro para Dubai, tendo a cidade como seu destino principal, recomendo entre 6 e 7 dias de viagem – considerando ainda uma viagem até Abu Dhabi.
Caso tenha mais tempo, posso dizer que fiquei 10 dias em Dubai na minha última viagem e aproveitei muito. É tempo mais do que suficiente para conhecer a cidade e curtir cada dia em um ritmo ótimo. Tive experiências únicas e posso garantir que Dubai tem tudo para ser seu destino principal.
Dubai em 1 ou 2 dias, é possível?
Sim! Como já aconteceu comigo, é comum ter esse tempo curto de conexão em Dubai. A Emirates, companhia que vai te levar do Brasil direto para Dubai, normalmente tem passagens que permitem esse tempo de conexão.
O ritmo, claro, é mais acelerado e você deverá filtrar suas prioridades. Nem todos os atrativos poderão ser vistos por completo e, claro, a viagem vai deixar você com um gostinho de quero mais.
Visitar Dubai em 24 horas, vale a pena?
A minha experiência de poucas horas em Dubai foi super positiva. Como cheguei às 22h, decidi escolher um hotel próximo ao aeroporto para ganhar tempo. Fiquei no Rove City Centre e recomendo muito esse hotel: confortável, super novo e por um preço ok para Dubai.
No dia seguinte, saí bem cedo para explorar a cidade e pude deixar minha bagagem de mão guardada no hotel – o que ajudou muito. No final do dia voltei para o hotel para pegar minhas coisas e já estava a poucos minutos do aeroporto.
Logo vou compartilhar aqui o roteiro desse dia em Dubai para ajudar quem estiver nessa situação de poucas horas no destino.
Como não ter um roteiro furado em Dubai
Apesar de Dubai ser uma cidade muito organizada, ela é maior do que parece. Alguns dos principais atrativos estão espalhados em áreas opostas, o que vai consumir um certo tempo de deslocamento.
Independente de quantos dias ficar em Dubai, a melhor forma de otimizar seu roteiro é agrupar os atrativos por região. Eu gosto muito de fazer listas e isso me ajuda nesse planejamento!
Você vai ver que em Dubai, por exemplo, os Souks, que são os mercados antigos, ficam em uma região. Já o Burj Khalifa e o Dubai Mall, que é o maior shopping do mundo, ficam em outra área. A Palm Jumeirah, que é a ilha artificial em formato de palmeira, fica ainda mais distante.
O seu melhor aliado para percorrer essas distâncias será o metrô de Dubai, mas, mesmo com ele, os deslocamentos vão consumir tempo. A boa notícia é que o metrô da cidade é super simples e te leva a “quase” todos os principais atrativos da cidade.
Para os pontos em que você não consegue chegar de metrô, a solução é descer na estação mais próxima e, a partir dela, pegar um táxi ou pedir um Uber.
- Dica: Uber não é barato em Dubai e você, muitas vezes, pode conseguir um táxi mais barato. Uma boa alternativa, para você não ser surpreendido com os valores, é checar o preço no Uber e procurar por um táxi. Em 80% das vezes a corrida de táxi sairá mais barata – lembrando que lá o táxi corre com o taxímetro ligado.
Dicas para o seu roteiro em Dubai
Como comentei, aqui no blog estou publicando muitas dicas para ajudar na sua viagem para Dubai. De qualquer forma, quero deixar aqui nesse post uma lista com 3 lugares que eu realmente acho que você não pode deixar de lado na sua primeira viagem para Dubai – independente do seu estilo como viajante e de quantos dias você vai ficar na cidade.
Burj Khalifa e Dubai Mall
Ir para Dubai e não ver o Burj Khalifa é como ir para Paris e não ver a Torre Eiffel, ou seja, parada obrigatória mesmo para quem vai ficar poucas horas na cidade.
Se for viável na sua programação, tente fazer a visita no final da tarde. A luz no Burj Khalifa fica linda no entardecer e às 18h30 você pode aproveitar o show da fonte que, de verdade, é um espetáculo imperdível.
- Dica: para ter uma experiência completa, assista ao show em um dos barquinhos que navegam pela fonte. Fiz isso na minha viagem mais recente e amei a experiência. Essa dica vale inclusive se você tiver pouco tempo, assim já faz um passeio panorâmico pela região ao entorno do Burj Khalifa. Recomendo muito!
- Outro passeio imperdível em Dubai e que merece fazer parte do seu roteiro é o At The Top, o mirante mais alto do mundo. Essa é, sem dúvidas, a experiência que completa a sua viagem para Dubai. Se ver o Burj Khalifa é incrível, subir ao mirante é como a cereja do bolo. Mesmo com pouco tempo no roteiro, tente encaixar esse passeio.
Spicy Souk e Gold Souk
Os mercados antigos de Dubai mostram um lado diferente da cidade e os contrastes que você talvez não imagine ver no destino. É um passeio legal para fazer pela manhã – se possível perto das 9h, quando as lojas estão abrindo. O movimento é mais tranquilo e os vendedores não pegam “muito” no seu pé.
- Dica: vá com paciência e divirta-se com os vendedores tentando vender de tudo para você. É incrível como eles reconhecem brasileiros a 3km de distância… só não entendo porque eles gostam de chamar as brasileiras de “Shakira Maria”… mas eu sempre dava risada quando ouvia 😀
- E aqui vai a dica mais importante: se for comprar algo, sempre negocie. Acredite, você pode conseguir descontos de 50% e ainda ficar com a sensação de que poderia ter ido mais longe.
Palm Jumeirah
Por fim, talvez mais impressionante que o Burj Khalifa, a ilha artificial construída em Dubai é um espetáculo à parte. Difícil olhar para ela hoje e não se pegar imaginando como conseguiram construir algo assim.
Antes era um pouco complicado ter a visão da ilha, porém agora você pode visitar um novo atrativo chamado The View at the Palm: um mirante 360º onde a vista principal é para a ilha. A visita não é demorada e vale super a pena!
Reserve seu hotel em Dubai antes de chegar na cidade
Não posso deixar de comentar sobre a sua hospedagem em Dubai e como os preços por lá flutuam. O mesmo hotel que consegui diárias por 250 dirhams reservando com antecedência, estava beirando os 500 dirhams em cima da data da viagem.
- A principal dica que posso dar nesse sentido é: faça sua reserva antecipadamente. De verdade, reservar um hotel com uns 4 ou até 6 meses de antecedência pode fazer uma diferença enorme no valor final da sua estadia.
Quero lembrar e pedir para que, sempre que você puder, utilize os links do blog para fazer suas reservas no Booking.com. Além de ser um dos sistemas de reservas mais confiável do mundo, você ainda ajuda o blog e não gasta nada a mais com isso. Eu utilizo o Booking nas minhas viagens e recomendo de forma super transparente.
Você pode escolher qualquer hotel da sua preferência, e que caiba no seu orçamento. É só acessar o link do blog para pesquisar e, também, realizar a reserva do hotel – eu agradeço muito!
- Aviso: É muito comum que o fiscal da imigração solicite informações do seu hotel junto ao controle do passaporte. Por isso, reforço aqui, é muito importante ter a sua reserva em mãos. O comprovante do Booking é válido e você pode apresentar tanto impresso quanto a versão digital no celular.
Aproveite que o Booking tem vários hotéis com opções de cancelamento gratuito e garanta a sua reserva pelo melhor preço com antecedência.
Seguro Viagem para Dubai: IMPORTANTE!
Eu recomendo muito o seguro da Allianz por minhas experiências próprias de uso. Já viajo com o seguro deles há muito tempo e recomendo com segurança.
Já para quem quiser pesquisar outras empresas e valores, o melhor sistema é o Seguros Promo. Lá você consegue fazer uma cotação e o comparativo de valores e coberturas.
Nas duas empresas eu consigo um desconto especial para você que é leitor do blog. Basta acessar os sites através dos links do blog e você verá o desconto disponível. Você vai viajar tranquilo, seguro, pagando menos e ainda ajuda o blog – eu agradeço muito!
Guarde esse post no seu Pinterest!
Curtiu as dicas de quantos dias ficar em Dubai? Pine uma dessas imagens e guarde ele na sua coleção do Pinterest! Aproveite e me acompanhe por lá também, basta seguir a conta Um Viajante nesse link.
Se você tiver dúvidas sobre quantos dias ficar em Dubai, mesmo que essa não seja a sua primeira viagem, fique à vontade para deixar uma mensagem nos comentários.