Depois da visita ao Castelo dos Mouros e ao Palácio Pena, voltei até o centro histórico de Sintra e segui as placas que indicavam para a Quinta da Regaleira. Quando eu planejei meu dia em Sintra não sabia se daria tempo de fazer esta visita, então deixei como um opcional. Minha dica agora é: se você for para Sintra, você tem que ir na Quinta da Regaleira. O lugar é simplesmente fantástico!!!
Por incrível que pareça, a Quinta da Regaleira não é uma atração tão popular em Sintra. Muitas pessoas que conheci acabaram passando por Sintra e deixaram de lado essa visita. Mesmo assim, hoje, a Quinta da Regaleira já atrai um número considerável de turistas que estão dispostos a desvendar um pouco dos segredos e mistérios do lugar. Pelo que dizem, muitos dos lugares dentro da quinta escondem significados relacionados com a Maçonaria, os Templários e a Rosa-cruz.
O primeiro proprietário da quinta, Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, juntamente com o arquiteto italiano Luigi Manini, construiu ali o Palácio da Regaleira, rodeado por jardins, grutas, lagos e muitas construções enigmáticas. Logo na entrada você vai receber um mapa, que será muito útil pois o lugar é gigantesco. Tem muita coisa para ver e a única maneira de você não perder nada é consultando o mapa. Eu acabei não seguindo a ordem apresentada no mapa, preferi ir caminhando e mudando de direção conforme ficava com vontade de ver alguma coisa. Mas tudo lá élindo, você vai andando e vai se deparando com lugares mágicos. Vai descobrindo cenários indescritiveis. É sem dúvida uma experiência incrível.
Dizem que tudo ali tem um significado. Até a disposição do bosque não é feita ao acaso. Sendo ele mais cuidado na parte de baixo da quinta e, progressivamente, mais selvagem em direção ao topo. Essa disposição é relacionada a crença no primitivismo de Carvalho Monteiro.
Um dos lugares mais incríveis para se visitar dentro da quinta é o Poço Iniciático. Sim, ele recebeu esse nome pois acredita-se que ele era usado em rituais de iniciação à maçonaria. Confesso que ao passear por lá eu não tinha ideia de quantos significados ocultos existiam ali. Pra despertar a curiosidade de vocês sobre o lugar eu vou compartilhar um pouco dos mistérios desse poço.
Bom, o poço é uma galeria subterrânea que podemos descer através de uma escadaria em espiral sustentada por colunas. Essa escadaria é dividida em nove patamares separados por lances de 15 degraus cada um, que dizem fazer referência à Divina Comédia de Dante, e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório. Incrível né?!?!
Eu adoro essas coisas, e os enigmas não para por aí: segundo conceituados ocultistas é na obra ‘A Divina Comédia‘ que se encontra pela primeira vez exposta a Ordem Rosa-cruz. E claro, lá no fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária, que era o brasão de Carvalho Monteiro e, também, indicativo da Ordem Rosa-cruz.
Bom, muitos outros mistérios estão espalhados pela quinta esperando por você. Vale lembrar que o Poço Iniciático está ligado com outros pontos da quinta através de túneis subterrâneos que você pode explorar. Túneis esses que eram habitados por morcegos, mas estes já foram afastados pelos turistas que visitam o lugar.
Ah, sobre esse túneis, devo alertar que é bom você ter algo que posso usar como lanterna. Em alguns pontos não existe nenhum foco de luz e eu me peguei várias vezes pensando se deveria estar ali. Mas, como não tinha placa dizendo proibida a entrada, eu entrei no escuro mesmo. Usei o flash do iPhone como lanterna para me localizar.
Agora deixando de lado todo esse mistério, a Quinta ainda sim é um lugar fantástico. Você vai caminhar por grutas, cavernas, bosques e jardins belíssimos!! Com certeza é um passeio que vale a pena. Você vai se sentir em um outro mundo.
Deixei a visita ao Palácio da Regaleira por último, pois já ficava ao lado da saída. Realmente foi uma visita que valeu a pena.
Bom, já passava das quatro da tarde e eu ainda estava animado para conhecer mais coisas. Voltei ao centro histórico de Sintra e pensei um pouco no que fazer. O dia já tinha rendido bastante, fiquei me perguntando se era hora de voltar para Lisboa ou aproveitar para conhecer outro lugar.
Me lembrei que quando pesquisei sobre Sintra tinha lido algumas coisas sobre as praias, que não ficam muito distantes dali. Eu tinha deixado essa ideia de lado pois achei que não daria tempo, mas, já que eu não tinha nada a perder, corri para o centro de informações turísticas e me informei sobre Azenhas do Mar. Uma praia linda, com casinhas brancas cravadas em um paredão de rochas e que oferece uma vista de tirar o fôlego.
O último ônibus saía de Sintra as 17h00, era pegar ou largar. Ahhh, eu não podia deixar essa oportunidade passar… procurei o ponto do ônibus que ia para as praias e embarquei nessa aventura, mas, isso eu conto para vocês no próximo post!! Abraço!!!
Parabéns pelo blog!! É meu primeiro acesso na sua página e já deu p/ perceber que em muitos aspectos, ela se destaca e muito das demais. Meu marido e eu vamos a Portugal daqui a alguns dias e imagino que as suas dicas vão ser as mais “valiosas” rs. Parabéns, de verdade!
Oi Liana!! Que delícia receber sua mensagem. Fico feliz que chegou no blog e espero que tenha amado a viagem. Não sei se já foi ou está em Portugal agora, mas é um destino incrível né!?!
Depois, quando puder, volta aqui pra me contar como foi 🙂
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui!
olá, do palácio ao centro histórico é perto? da pra ir caminhando de boa?
obg
Oi Evie!! Da Quinta da Regaleira para o centro sim, mas do Palácio da Pena é longe.. aí precisa pegar o ônibus.
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Nossa, que lugar incrível!
Um dia, quem sabe, ainda terei o prazer de conhecer. <3
Tem que ir sim Ana!!! É lindooo!!!
Estou apaixonada só de olhar as fotos… Que dira pessoalmente. ❤
Olá Robson, adorei as dicas do blog. Uma dúvida, por favor, vi em alguns lugares o roteiro de Cascais e Sintra em 1 dia, na sua opnião, vale a pena? Obrigada.
Oi Di, tudo bom?? Então, eu fiz Sintra em 1 dia super valeu a pena… eu recomendo sim!!!
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Oi Robson
Eu não consigo comprar ingressos online para a Quinta da Regaleira…
Acho que terei de comprar na hora. Vale a pena chegar cedinho ou ir mais no fim da tarde?
um abç
Oi Lari, tudo bom? Então, eu acho que você não deve ter grandes problemas com filas lá, só se for em um feriado talvez. Eu recomendo fazer o Castelo dos Mouros e a o Palácio da Pena primeiro, pois lá tende a ficar mais cheio durante o dia.
Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Como você foi da Pena até a Regaleira? Não ficou muito claro pra mim.
Oi Carmina, tudo bom? Então, eu desci de ônibus do Palácio da Pena até o centrinho de Sintra. De lá fui caminhando mesmo, não é longe….
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Eu ameiii a Quinta da Regaleira! Lá tem muita coisa para ver, é muito interessante! Usei as suas dicas e curti muito!
Boa noite! Primeiramente parabéns pelo blog!
Uma dúvida: sabes se existe algum onibus que vá do centro até a Quinta da Regaleira? Fiquei sabendo que existe o onibus 435, que também passa pelo Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate, porém no site da “transporlis.pt” não encontrei essa linha.
Seria perfeito se existisse esse onibus, pois pensei em fazer na parte da manhã o trajeto do onibus 434 e no período da tarde este do 435.
Será que essa linha continua em atividade?
Obrigada!
Oi Rô, tudo bom? Muuuito obrigado por sua mensagem, fico muito feliz em saber que curtiu o blog!
Então, eu não conheço essa linha. O 434 é o que faz o trajeto até o alto, ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros. Ele é bem importante….
Mas pra Quinte eu não sei se precisa, achei ela super perto do centrinho… Agora para esses outros dois palácios eu vou ficar te devendo a dica.
Se eu descobrir alguma coisa te aviso por aqui!
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Neste momento dentro do Comboio, passando pela estação Cacém, a caminho de Sintra. Esta é a minha primeira viagem sozinha e eu estou cheia de entusiamo, está sendo fantástica! Com este artigo e as respostas nos posts, Sintra me pareceu muito mais incrível! Não vejo a hora de chegar lá, que será Jajá? Parabéns pelo seu blog!
Obrigado pela mensagem Nat!! Só de ler seu comentário eu consegui relembrar como foi deliciosa a minha viagem para Sintra.
Ainda sonho em voltar <3
Boa tarde! Td bem? Pra visitar a Quinta, o Palacio da Pena e o Castelo dos Mouros qual o tempo minimo que leva cada um? Se tiver que optar entre a Quinta e o Castelos dos Mouros qual indicaria? Obrigada!
Oi Eli, tudo bem e você? Então, eu acho que você consegue visitar os três sim… até porque quando você subir para visitar o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros estará bem do lado. Você vai gastar umas 3 horas, talvez, para ver os dois. Aí você desce e passa na quinta… que dá pra ficar muuuuito tempo, de tão delícia que é… mas em 1h30 acho que você consegue dar uma volta por lá.
Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!
Visitei este lugar e muito bonito. Mas mostra que ainda ha muito para ser revelado em suas paredes.
Verdade!! A quinta é um lugar bem misterioso… o que faz ela ser ainda mais encantadora 😀
Oi Robson tdo bem?!
Desculpa se é uma desatenção minha. Mas em que mês vc esteve lá e paga para visitar a quinta da regaleira?
Se sim, quanto mais ou menos?
Oi Aurineide, tudo bom e você? Então, eu visitei e Quinta da Regaleira em abril e tem um valor de entrada sim. Para a visita livre, sem guia, o valor é:
Adultos: 6 euros, jovens de 6 a 17 anos e adultos de 65 a 79 pagam 4 euros. Menores de 5 anos e maiores de 80 não pagam para entrar.
Se precisar de qualquer outra coisa é só me dar um grito! Abraço!!
Olá Robson,, você não visitou o Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate?
Oi Maysa, tudo bom? Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…
Então, não visitei esses dois não…. não conhecia na verdade… O Palácio de Monserrate parece lindo hein!?!?
Qualquer coisa é só me dar um grito, estou de volta!
Robson, obrigada por dividir tudo isso conosco! Minha viagem será muito melhor considerando as tuas dicas. Parabéns!
Por favor, me diga: você foi caminhando dos Mouros até a Regaleira ou pegou um ônibus? Se ônibus, qual pegou? Quanto tempo no trajeto até a Quinta? pergunto pra ver se consigo encaixar outro passeio no mesmo dia. obrigada! 😉
Oi Nat, tudo bom?? Eu desci de ônibus lá dos Mouros…. você deve ter visto no outro post que eu tentei subir caminhando e desisti – é muito longe!! Um zig-zag sem fim!!! Então use o ônibus para subir e para descer!!
Pra você não errar, anota aí: pegar o ônibus 434, no centro histórico de Sintra, com destino ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. De ônibus a subida leva pouco mais de 10 minutos e o ticket também vale para a descida.
Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉
Robson, esse lugar, normalmente, tem outros turistas junto?? Me pareceu tão vazio, digo isso, no sentido de ser perigoso.. Estou planejando viajar para Lisboa.. um sonho, nossa!!
Achei seu blog e estou curtindo, visitando cada página.. tmb vou te seguir no Insta. Abraços!!
Ahh e tmb vou super recomendar seu blog para uma amiga que também tem destino certo para Portugal! :))
Opaaa.. muuuuito obrigado, ficou muito feliz em saber que gostou do blog 😀
Oi Di, tudo bom? Que legal que chegou aqui e está curtindo o blog… me segue no Insta sim!! Sempre que possível eu post fotos bem lindas por lá…
Pode ir tranquila para a Quinta, é totalmente seguro!! É um lugar fechado… com entrada controlada… Não é abarrotado de turista, mas também não é totalmente deserto…. mas é uma delícia de lugar 🙂
Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉
Ai, Robson desculpe, ja achei a resposta no proprio blog, nao tinha visto. sorry. ja ajudou bastante.
Oi Adri… acabei de respondendo mesmo assim.. qualquer coisa é só dar um grito 😉
Oi, Robson,td bem? tenho um dia para ir para Sintra, será que você pode me ajudar. gostaria de visitar o Palácio Pena e a Quinta da Regaleira, qual o tempo estimado para cada visita, assim sem muita correria, pq os lugares são exuberantes e pelo jeito nao da para perder nada, principalmente a quinta reg. vc acha bom ter um guia ou da pra encarar sozinhos 2 a 3 pessoas. obrigada
Oi Adriana, tudo bom? Se prepare, você vai se apaixonar por Sintra.. é realmente um lugar incrível…
Então, o Palácio da Pena tem o áudio guia – que é muito bom! Na quinta eu acho que não precisa de um guia, o lugar é como um parque… agora, se você encontrar algum guia para fazer o passeio.. pode ser que ele te passe informações históricas e curiosidades, o que enriqueceria bastante o passeio…. Dá pra ver no site oficial deles se existe essa opção….
Eu acho que fiquei cerca de 2 horas no Palácio da Pena… incluindo parte interna e externa (talvez um pouco menos). O Castelo dos Mouros, que fica ao lado e merece ser visitado, não deu nem 1 hora… A quinta já é bem grande…. mas é um parque, aí você que dita o ritmo….
Eu cheguei cedinho e perdi um tempo tentando subir a pé até o Palácio da Pena (muito esforço, desisti no caminho e peguei o ônibus – só perdi tempo hahah)… Por volta das 16h eu já tinha visitado as três atrações… então peguei um ônibus e visitei Azenhas do Mar, cerca de 20 minutos de Sintra… O lugar é incrível e o pôr do sol lá foi um show, super recomendo!!
Espero ter ajudado… qualquer dúvida é só dar um grito!! 🙂
Robson,
e como você fez para chegar à Quinta? É próxima ao centro de Sintra?
Oi Newton, não é difícil não… tem placas pela cidade e é perto do centro sim!! Vá lá que vale muito a pena 😉
Robson,
Concordo super com vc, quinta da Regaleira deve ser o primeiro lugar pra se visitar, e lindo demais! Os jardins e a arquitetura do palácio sao sensacionais!
Muito fera robson…. tenho algumas duvidas em relação aos horarios… Que horas vc saiu de lisboa para sintra? O castelo dos mouros e palacio vc terminou que horas?
valeu!!!!
Fala André, tudo certo? Cara, confesso que não lembro exatamente os horários. Mas saí depois do café… umas 8h30 eu acho que já estava na estação de trem.
Visitei o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira e ainda parei para comer (sem falar que ainda perdi tempo dando umas voltas por um caminho errado). Terminei tudo por volta das 16h00. Então peguei um ônibus e fui até Azenhas do Mar… assisti ao pôr do sol (o lugar é irado!!!) e peguei o último ônibus para voltar para Sintra – depois o trem para voltar para Lisboa 🙂
Qualquer coisa grita, abraço!!! 😀
[quote name="eduardo lopez"]Bacana,esta sera uma das paradas obrigatorias na minha proxima trip!ai,sera que da pra fazer este trajeto de sintra e azenhas em um dia??![/quote]
Cara, é possível sim… eu consegui visitar as principais atrações de Sintra, incluindo a Quinta da Regaleira, e peguei um ônibus para Azenhas do Mar perto das 17h00. Leva uns 20 minutos para chegar lá…. fiquei até as 19h00 horas em Azenhas, horário que passava o último ônibus.
Dá uma conferida nas tabelas com horários que ficam nos pontos de ônibus e vai tranquilo.
Abraço!
Bacana,esta sera uma das paradas obrigatorias na minha proxima trip!ai,sera que da pra fazer este trajeto de sintra e azenhas em um dia??!
Estou adorando seu site. As fotos estão muito bem feitas e lindas! Parabéns!!! Já te coloquei nos meus favoritos! Minha mãe mora na cidade do Porto e tenho planos de conhecer Portugal no segundo semestre do ano que vem. Estou anotando todas as suas dicas. Como você ilustra muito bem, consigo peneirar o que eu vou gostar de conhecer!! 😉
Adoro que V adore Portugal, volte sempre.
Que lugar incrível, tudo muito lindo. Preciso conhecer. 🙂