Com tantos novos espetáculos na Broadway, será que ainda vale a pena assistir O Fantasma da Ópera em Nova York? O musical, que já está em cartaz há mais de 30 anos, ainda é uma das opções mais lindas e emocionantes que você pode incluir no seu roteiro.
Eu não sei se você já teve o privilégio de assistir a um musical da Broadway ou se está planejando assistir a esse tipo de espetáculo pela primeira vez, mas, já quero adiantar: você tem grandes chances de se apaixonar por musicais, assim como aconteceu comigo.
Quando visitei Nova York pela primeira vez, eu só tinha tempo – e também dinheiro – para assistir a um único musical. O escolhido foi O Rei Leão, que, por ter feito parte e marcado muito a minha infância, sempre ocupou o topo da minha lista de desejos.
Veja aqui como foi a minha experiência com o musical O Rei Leão
Depois de assistir a esse musical, confesso que queria pegar todo meu dinheiro para assistir aos outros espetáculos. Um musical, em especial os da Broadway, consegue nos tocar de uma forma única e, de verdade, nos emocionar.
Na minha viagem mais recente para Nova York, consegui incluir no roteiro não apenas um, mas sim, quatro musicais! Os escolhidos foram: Aladdin, Frozen, O Rei Leão – mais uma vez e repetiria muitas outras -, e, para fechar a lista com chave de ouro, O Fantasma da Ópera.
Antes de continuar, quero te contar uma novidade!! Pra você que está organizando sua viagem para Nova York e quer receber mais dicas, além dessas que estão no blog, eu preparei uma nova forma de conteúdo para compartilhar com você. É só você acessar esse link e me chamar no WhatsApp pra gente ter uma conversa super legal!
Confesso que nunca vi uma interação como essa em outro blog, por isso acho que você vai gostar. Eu sempre quis criar uma forma de me aproximar dos leitores, de trocar ideias de viagem como tenho com meus amigos, então espero sua mensagem por lá!
Confesso que me sinto até nervoso em escrever um conteúdo sobre algo tão incrível e memorável como O Fantasma da Ópera. Sem dúvida alguma, esse musical marcou a viagem e me emocionou – de uma forma que eu realmente não esperava.
O Fantasma da Ópera: um musical imperdível em Nova York
Hoje eu entendo porque muitas pessoas diziam que não temos como falar em musicais sem falar de O Fantasma da Ópera. O espetáculo é um drama vibrante e envolvente, que nos contagia, tira o ar e nos estarrece com sua qualidade impecável.
The Phantom of the Opera, o nome original em inglês, estreou em Londres em 1986 e chegou à Broadway em 1988 – o ano que eu nasci! . Desde então é um sucesso absoluto. Já foi visito por mais de 140 milhões de pessoas e percorreu mais de 35 países – inclusive com tour no Brasil.
Ainda assim, não dá para negar que assistir ao clássico na Broadway e no Majestic Theatre, tem um gosto ainda mais especial.
Só para você ter uma ideia, O Fantasma da Ópera é considerado o segundo musical de maior sucesso da história, já tendo arrecadado mais de 5 bilhões de dólares – ele fica atrás apenas de O Rei Leão.
Qual é a história de O Fantasma da Ópera?
O musical do Fantasma da Ópera, baseado na novela de Gaston Leroux, nos apresenta uma história de amor cheia de drama e reviravoltas.
Um espetáculo misterioso que nos traz um triângulo amoroso vivido por Christine Daae, uma jovem cantora lírica que está iniciando na Ópera Nacional de Paris; Raoul de Chagny, um jovem visconde que é apaixonado pela donzela; e por fim, um personagem misterioso que decide viver nos porões do teatro, isolado do mundo… o Anjo da Música, ou, como passa a ser chamado: o Fantasma da Ópera.
Christine é a única que não tem medo do personagem misterioso e ele então, se vê apaixonado por ela. O drama se intensifica quando o “fantasma” descobre que não é o único que quer o coração de Christine e que ele pode perder sua amada.
O musical avança e nos mostra, de uma forma impecável, todas as nuances dessa história que ressalta os sentimentos por meio das músicas.
Pode se preparar para se emocionar e surpreender com cada uma das músicas e com todos os efeitos especiais que fazem desse, certamente, um dos mais sublimes espetáculos da Broadway.
Como é o musical O Fantasma da Ópera, na Broadway
Apesar de ter dado uma breve pincelada sobre a história, quero comentar um pouco sobre o musical em si – mas, claro, sem dar grandes spoilers.
Bom, posso adiantar que a emoção ao assistir O Fantasma da Ópera na Broadway começa logo que você adentra o Majestic Theatre. O teatro super clássico leva em uma viagem no tempo e permite esquecer a cidade moderna que está do lado de fora.
O espetáculo se inicia com um leilão onde itens antigos da Ópera de Paris estão sendo ofertados, dentre eles: um lustre antigo que nos leva para direto para o ano de 1881, quando a história é contada.
Aos poucos os personagens vão se revelando, o drama avança e quando você percebe, já está totalmente envolvido com o espetáculo.
As músicas, obviamente, são maravilhosas e executadas de uma forma profunda que mal conseguimos piscar. Todos os atores em cena dão um show, mas, claro, é difícil tirar os olhos de Christine Daae e também do fantasma – quando você consegue descobrir onde ele está.
O musical O Fantasma da Ópera apresenta efeitos especiais que, muitas vezes, nos pegam de surpresa. Sem falar na qualidade absurda dos figurinos e cenários, que vão se transformado ao longo da apresentação.
É, sem dúvidas, um musical para ver e rever muitas e muitas vezes.
Majestic Theatre: o teatro de O Fantasma da Ópera
Assim como os principias espetáculos da Broadway, o teatro de O Fantasma da Ópera também fica pertinho da Times Square. Fundado em 1927, ele é um dos maiores da Broadway – com 1.681 lugares, divididos entre a ORCHESTRA, que são os lugares no nível do palco, e o MEZZANINE, o piso superior.
Para a apresentação do Fantasma da Ópera, o palco do teatro foi ampliado e totalmente personalizado para se adequar aos complexos elementos cênicos do espetáculo.
Apenas por curiosidade, o Majestic Theatre foi o palco de apresentação do 50º Tony Awards, em 1996, e também foi destaque no filme O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher, lançado em 2008. Caso você decida assistir ou rever ao filme, se atende ao momento em que o personagem principal vai assistir ao espetáculo Carousel.
No dia em que assisti ao musical, estava hospedado no Courtyard by Marriott New York Manhattan/Central Park – sim, esse é o nome completo do hotel!
Caso você esteja procurando um ótimo hotel que fique perto tanto da Times Square quanto do Central Park – e ainda possa ir caminhando até os principais teatros da Broadway – recomendo muito esse hotel.
Escolhendo o seu lugar no teatro
Sempre que fui comprar um ingresso para um musical da Broadway, me vi com dúvidas em relação ao lugar que queria para assistir ao show.
Assim como em qualquer teatro, os lugares mais próximos do palco são mais caros – mas aqui quero dar uma dica de ouro!
Se você quer saber onde é o melhor lugar para assistir a O Fantasma da Ópera, eu digo que é no MEZZANINE! Não que você não vá ter uma experiência incrível ao sentar nas primeiras fileiras da plateia (ORCHESTRA), mas, na minha opinião, para uma espetáculo como esse, você precisa ter um campo de visão maior.
Quando você senta nas primeiras fileiras do teatro, pertinho do palco, você acaba perdendo a chance de ver o que pode acontecer fora do palco – digo dessa forma, para não dar spoilers.
Por conta disso, se você quer uma sugestão, priorize as primeiras fileiras do mezanino.
Ingressos para O Fantasma da Ópera na Broadway
Por ser um clássico de muito sucesso, O Fantasma da Ópera está sempre bem cheio. Para você não correr o risco de ficar sem ingresso, recomendo comprar o ticket com, pelo menos, um ou até três meses de antecedência – especialmente se a sua viagem for na alta temporada.
Você pode, sim, conseguir comprar em cima da hora, mas não tem como garantir!
Ingressos pagando em reais
Sabemos que depender da variação do dólar, especialmente nos dias atuais, não é uma boa alternativa. Por isso, caso você prefira comprar seus ingressos e pagar diretamente em reais, a melhor opção é a Viator, uma plataforma da TripAdvisor. Apesar do site não ter ingresso para todos os espetáculos da Broadway, felizmente O Fantasma da Ópera está disponível.
Ao acessar o site é importante alterar, na área superior do menu, a moeda que você deseja pagar o ingresso. Você verá várias opções disponíveis, incluindo o pagamento em reais.
Dentro da página do espetáculo, você vai selecionar a área que gostaria de sentar – cada uma vai apresentar um valor específico. Ao realizar a compra o sistema vai te alocar no melhor lugar disponível na área selecionada – por isso a importância de comprar antes. Quanto mais cedo você garantir o seu ingresso, maiores as chances de ficar no melhor lugar da platéia.
No dia do espetáculo, não se esqueça de levar um documento com foto – ele pode ser solicitado. Vale lembrar também que o ingresso pode ser apresentado diretamente no seu celular.
Comprar o ingresso em dólares
Caso prefira comprar os ingressos em dólares e à vista, recomendo o site da TicketNetwork. A escolha dos assentos é similar com a anterior: você diz quantos ingressos irá comprar e escolhe a fileira em que deseja sentar, assim ele separa os melhores lugares para você.
Informações sobre o musical
Quanto tempo dura o Fantasma da Ópera na Broadway?
A duração do Fantasma da Ópera é de 2 horas e 30 minutos, com um intervalo de 15 minutos.
Precisa falar inglês para assistir ao Fantasma da Ópera na Broadway?
Por ser uma trama mais complexa, se você realmente quiser acompanhar os diálogos é interessante saber um pouco de inglês, sim. Mas, confesso que passei a maior parte do espetáculo deslumbrado com as músicas e atuações – nem sempre me concentrava em entender os diálogos.
Mesmo para quem fala inglês, é um pouco difícil de acompanhar tudo – mas, repito, nem por isso o espetáculo perde o seu encanto. Dá pra curtir, sim!
Vale ressaltar que existe uma espécie de áudio-guia, que você pode alugar por 10 dólares na entrada do teatro – eu preferi curtir o show sem isso… não sei se seria legal ter uma voz no meu ouvido narrando o show.
Informações gerais:
Teatro do musical: Majestic Theatre
Classificação: maiores de 4 anos
Duração: 2 horas e 30 minutos, com intervalo de 15 minutos.
Endereço: 245 W 44th St – veja no mapa.
Dicas de Nova York
Se você está pesquisando dicas de Nova York, quero reforçar que aqui no blog você encontra um guia personalizado – podendo navegar pelo conteúdo de Nova York de uma forma diferente dos demais destinos. Aproveite que está cheio de novidades!
Também gostaria de pedir que, sempre que possível, você faça suas reservas pelo Booking.com utilizando os links do blog. Você pode escolher um hotel da sua preferência e, sem gastar nada a mais com isso, dar uma grande força para o blog – eu agradeço muito!
Espero que tenha curtido e se inspirado para assistir O Fantasma da Ópera! Se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência de musicais em Nova York, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. See you!!
Para quem está para ir a NY: sem assistir ao Fantasma da Ópera a visita à cidade fica incompleta
Não tenho dúvidas sobre isso. Quando o câmbio estava mais favorável, viajava para lá sempre que as férias universitárias permitiam ( verão aqui, inverno lá). Sabem quantas vezes assisti ao Fantasma na Broadway? Cinco vezes.E concordo:sempre no Mezanino. Tenho notícias,triste, de que as apresentações desse espetáculo vão cessar em 2023. Portanto , quem for antes de 23 de janeiro , compre logo seu ingresso!
Esse musical já está no meu roteiro! Não vejo a hora de chegar em Nova York, será minha primeira viagem internacional. Estou amando o blog! Parabéns
Oi Mi!! Ahhh que demais!! Primeira viagem para um destino tão incrível!! Pode ter certeza que você vai amar Nova York e também o musical do Fantasma da Ópera.
Aproveita muuuito!!!! Super obrigado pela mensagem!!