A história e os sucessos de um dos maiores nomes da música pop mundial reunidos em um espetáculo na Broadway. MJ The Musical celebra a vida e o legado do maior artista pop que o mundo já viu: Michael Jackson.
MJ The Musical estreou oficialmente na Broadway em fevereiro de 2022 e apresenta de forma única e emocionante a trajetória de um dos maiores ícones da música pop: Michael Jackson.
Eu, como um fã apaixonado pelos sucessos do eterno rei do pop, confesso que fiquei um tanto receoso quando soube do anúncio de um musical retratando a história de Michael.
Um gênio da música como ele, um dos artistas mais completos com quem tivemos a honra de conviver, dono de uma voz incomparável e de um estilo de dança que revolucionou o que vemos hoje na indústria musical…
Será que alguém poderia realmente criar um espetáculo à altura de Michael Jackson?
Apesar da minha dúvida inicial, as críticas e comentários sobre MJ The Musical foram amplamente positivos. O espetáculo foi aclamado, recebendo indicações a diversos prêmios e conquistando vitórias em categorias de peso.
Antes de continuar, quero te contar uma novidade!! Pra você que está organizando sua viagem para Nova York e quer receber mais dicas, além dessas que estão no blog, eu preparei uma nova forma de conteúdo para compartilhar com você. É só você acessar esse link e me chamar no WhatsApp pra gente ter uma conversa super legal!
Confesso que nunca vi uma interação como essa em outro blog, por isso acho que você vai gostar. Eu sempre quis criar uma forma de me aproximar dos leitores, de trocar ideias de viagem como tenho com meus amigos, então espero sua mensagem por lá!
No Tony Awards de 2022, considerado o Oscar dos musicais, MJ The Musical foi indicado em 10 categorias, incluindo a de Melhor Musical, sendo vencedor em 4 delas: Melhor Coreografia, Melhor Ator em Musical, Melhor Design de Iluminação de um Musical e Melhor Design de Som de um Musical.
Veja aqui a lista de espetáculos da Broadway
E, mais uma vez, a Broadway me surpreendeu positivamente. Fiquei impressionado com a grandeza do espetáculo que eles conseguiram produzir: é emocionante, vibrante… lindo! Superou todas as minhas expectativas, tanto como amante dos musicais da Broadway quanto como fã de Michael Jackson.
Se tiver a chance de incluir “MJ The Musical” em seu roteiro por Nova York, garanto que vale muito a pena!
Vou descrever aqui algumas informações sobre o espetáculo e como foi a minha experiência assistindo o musical do Michael Jackson na Broadway. Você pode utilizar o menu abaixo para navegar pelo conteúdo e ir direto ao seu ponto de interesse.
MJ O Musical de Michael Jackson na Broadway
MJ The Musical é um espetáculo que nos convida a viajar e ver por diversos ângulos a vida de um dos maiores astros da música que já existiram: Michael Jackson!
Ambientado nos bastidores da segunda turnê mundial de Michael Jackson, a “Dangerous World Tour” de 1992, o espetáculo traz flashes e fragmentos que vão recontando a sua história e nos proporcionando uma visão do seu processo criativo, do seu perfeccionismo, delicadeza e grandiosidade, e também dos traumas da sua vida.
Temos a chance de acompanhar desde os primeiros sucessos dos Jackson 5, suas primeiras aparições na TV até o acidente nas gravações do comercial da Pepsi que marcou sua carreira.
Além disso, vemos a sua relação familiar, do carinho com a mãe aos abusos do pai. Presenciamos a entrada dos medicamentos em sua vida e como ele foi grandioso em tudo que fez.
Ao todo, são mais de 25 dos seus maiores sucessos apresentados no musical que nos emocionam, nos fazem cantar junto e aceleram o coração de todos que sonharam um dia em ver esse astro de perto.
Michael Jackson foi um artista único e incomparável, e MJ The Musical consegue nos dar um gostinho de quão especial foi esse artista. É emocionante e imperdível, não só para quem é fã, mas para todos que apreciam uma produção de alto nível.
Como foi assistir ao musical Michael Jackson na Broadway
MJ The Musical está no ápice do sucesso na Broadway. Tornou-se um dos espetáculos mais procurados e comentados, o que, por um lado, é excelente, visto que é uma produção realmente incrível, mas por outro lado, exige planejamento antecipado para conseguir ingressos.
Eu tive a oportunidade de assistir ao MJ The Musical em minha viagem mais recente a Nova York e meu lugar foi na Orchestra Right (o lado direito em frente ao palco). O lugar era ótimo, apesar de a configuração das poltronas deste teatro ser um tanto apertada em comparação com outros que já visitei.
Outro ponto interessante do espetáculo é que, desde o momento em que entramos no teatro, é possível ver os atores através de uma cortina semi-transparente. Ali você percebe que está vendo literalmente os bastidores da “Dangerous World Tour“.
- Nesse momento, enquanto o público vai entrando e se acomodando, assim como no intervalo e no final do show, é permitido fotografar e registrar o interior do teatro. A partir do ponto em que as cortinas se abrem, é expressamente proibido filmar ou fotografar.
Esse rigor que eles têm na proibição de câmeras ou celulares registrando o show é uma das coisas que eu mais aprecio na Broadway. Ninguém vai te atrapalhar com o celular, mãos erguidas ou algo do tipo. Todos ficam totalmente envolvidos com a história e com a apresentação, deixando de lado esse vício tecnológico que hoje está se tornando quase incontrolável.
- Preciso ressaltar um ponto importante: as imagens de divulgação, especialmente os trailers oficiais, não fazem jus ao que vemos ao vivo. Acho que esse foi um dos motivos de eu ter ido assistir com uma certa desconfiança.
Mas quando o musical começa e as músicas e cenários vão se transformando, é realmente de tirar o fôlego. É impossível não se arrepiar ao ver as apresentações de sucessos como “I’ll Be There”, “Smooth Criminal”, “Billie Jean”, “Beat It” e, claro, um dos ápices do espetáculo, a inigualável “Thriller”.
MJ The Musical vale a pena para quem não fala inglês?
Sim, vale a pena! Obviamente, quem domina a língua inglesa vai conseguir mergulhar mais fundo na história e, principalmente, nos momentos mais delicados da vida de Michael que são retratados em flashes do seu passado.
No entanto, o espetáculo é muito bem montado e conta com um roteiro excelente. Só não pense que o musical é a representação de um “show do Michael Jackson“. Como já comentei, o espetáculo se passa nos bastidores da produção da “Dangerous World Tour”, então temos a perspectiva do Michael criando os detalhes, pensando nas coreografias, escolhendo o elenco e, também, revivendo lembranças e traumas do passado.
De qualquer forma, os maiores sucessos do astro estão presentes no musical, e para esses, você não precisa falar inglês; basta se deixar levar pela experiência.
É difícil sair do teatro no final sem sentir uma certa nostalgia, sabendo que Michael já não está entre nós. Mas, sem dúvidas, seu legado é eterno.
Quanto custa o musical do Michael Jackson
Como sempre destaco quando falo de Broadway, a maioria dos musicais não são baratos. O preço dos ingressos vai depender da antecedência com que você os procura, do setor escolhido no teatro, do horário do show e até da época do ano da sua viagem.
Veja aqui a lista de espetáculos da Broadway
Os ingressos para MJ The Musical começam em US$ 120 no Mezzanine e US$ 180 na Orchestra. Esses valores foram encontrados na Ticketnetwork, uma das principais plataformas de venda de ingressos para shows e eventos nos EUA.
Para quem vai pagar diretamente em dólar, eu recomendo a Ticketnetwork. Já utilizei o site para comprar ingressos várias vezes e sempre tive boas experiências. Se preferir tentar comprar ingressos diretamente em reais, a Civitatis também oferece MJ The Musical em seu catálogo, mas notei que a disponibilidade pode ser mais limitada.
Um ponto positivo da Ticketnetwork é que você pode escolher até a fila exata do seu assento, ao contrário da Civitatis, onde você escolhe o setor e eles selecionam o melhor lugar disponível. Aqui, a regra é clara: quanto antes você comprar, maiores são as chances de conseguir um bom lugar.
Se você quer ter certeza de onde vai sentar, a Ticketnetwork é a melhor opção. O suporte deles é excelente, você recebe todas as informações por e-mail e eles oferecem os melhores preços que encontrei – além de ser um canal oficial de vendas.
Escolhendo seu lugar no teatro
Assim como na maioria dos teatros da Broadway, o espaço é menor do que parece. MJ The Musical está em cartaz no Neil Simon Theatre, que tem capacidade para cerca de 1.400 pessoas. No dia em que fui, ele estava completamente lotado – e parece ser assim em todas as apresentações.
Os melhores lugares são na Orchestra, tanto central quanto lateral. Se for comprar seu ingresso na Ticketnetwork e couber no seu orçamento, escolha uma fileira da metade para frente. Caso opte pelo Mezzanine, tente ficar nas primeiras fileiras para ter a melhor visão do palco.
- Eu achei o espaço das poltronas do Neil Simon Theatre bastante apertado, tanto na largura quanto no espaço para as pernas. Por sorte, fiquei sentado na primeira poltrona da fileira, ao lado do corredor, então isso não foi um problema. No entanto, se você ficar nas poltronas do meio e for uma pessoa com pernas longas, pode ser desconfortável – mas isso de forma alguma deve desencorajá-lo de ir.
Informações e dúvidas sobre MJ The Musical
MJ The Musical foi criado pelo diretor e coreógrafo vencedor do Tony Award, Christopher Wheeldon, e pela ganhadora duas vezes do Prêmio Pulitzer, Lynn Nottage.
O musical é apresentado no Neil Simon Theatre, localizado na 250 West 52nd Street. Confira a localização no mapa:
Tempo de duração de MJ The Musical
MJ The Musical tem duração de 2h30, com um intervalo de 15 minutos. É recomendável chegar ao teatro com pelo menos 30 minutos de antecedência, por precaução.
Compre aqui o ingresso para MJ em reais
O acesso para quem chega atrasado é controlado e ocorre durante pausas específicas na apresentação, para minimizar a interrupção da experiência dos outros espectadores. Evite chegar atrasado para aproveitar ao máximo o espetáculo.
Faixa etária recomendada
O espetáculo MJ The Musical é recomendado para maiores de 8 anos. Crianças menores de 5 anos não são permitidas no teatro.
Espero que este post tenha inspirado você e aumentado sua vontade de assistir a “MJ The Musical” na Broadway. Tenho certeza de que não se arrependerá. Se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário aqui no post.
*Fotos oficiais do espetáculo por Matthew Murphy – Divulgação MJ The Musical