Considerado um dos passeios imperdíveis na região de Bonito, a Flutuação do Rio da Prata me reservou uma experiência única e totalmente fora do comum.
Como já comentei ao longo dos posts de Bonito, os passeios de flutuação estão entre os mais imperdíveis para uma viagem como essa – ao menos um deles deve fazer parte do seu roteiro.
Não sei se você vem acompanhando o blog, mas já contei como foi a minha primeira experiência com flutuação em Bonito – se ainda não viu, deixo aqui a dica:
Veja como é a Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito
Meu quarto dia de viagem reservou mais surpresas do que eu estava esperando. Pra quem não sabe, a Flutuação do Rio da Prata é um dos passeios mais concorridos e famosos de Bonito.
As águas cristalinas, o cenário e o número de peixes fazem desse, um dos passeios favoritos por quem visita a região.
Por conta dessa fama, minha expectativa para esse dia estava super alta – mal sabia eu que a experiência seria ainda mais diferente.
Rota: de Bonito até o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim
O Recanto Ecológico Rio da Prata, onde é feita a flutuação, está localizado no município de Jardim, que fica, pela estrada nova, a mais ou menos 50 quilômetros de Bonito.
Assim como a maior parte dos passeios dessa viagem, também fui com meu carro próprio (alugado) – estava com todo o trajeto organizado e a reserva do passeio feita pelo pessoal da Venturas.
Precisando alugar um carro, faça sua cotação na RentCars.
Até aí, tudo perfeito! Porém, no dia anterior ao passeio, eu recebi da agência a informação de que a estrada nova estava interditada – por conta do volume de chuva dos dias anteriores, uma das pontes estava totalmente submersa.
Com isso, meu trajeto teria uma pequena alteração: ao invés de 50 quilômetros, meu novo caminho, que seria passando por Guia Lopes, teria agora 100 quilômetros – lá pra frente vou te mostrar no mapa os dois trajetos, só pra você entender bem a situação.
Bom, com essa novidade, eu saí do hotel 1 hora antes do previsto e cai na estrada bem cedinho. O novo trajeto em si era tranquilo… todo em asfalto, bem sinalizado e sem muito movimento – a diferença era basicamente a distância.
Como me adiantei, acabei chegando no Recanto Ecológico Rio da Prata no horário certo do meu passeio, às 9h da manhã.
Bonito: Como é a Flutuação do Rio da Prata
Chegando no Recanto Ecológico Rio da Prata, fui super bem recepcionado pelo pessoal do atrativo e já recebi as primeiras instruções.
Assim como na Flutuação do Rio Sucuri, ali no Rio da Prata também me entregaram todo o equipamento necessário para a flutuação: roupa de neoprene, colete salva-vidas, sapatilhas, máscara e snorkel. Caso você tenha seu próprio equipamento, pode ficar à vontade para utilizar, mas o que eles emprestam é ótimo e bem conservado.
Depois de equipado e com o grupo reunido, nossa guia nos acompanhou para o carro que nos levou até o ponto inicial da trilha – a caminhada pela mata leva entre 30 e 40 minutos, até que, finalmente, chegamos ao deck onde iniciamos a flutuação.
Ali, a guia já nos informou que o nível de água estava muito acima do comum. Ao contrário do dia da Flutuação no Rio Sucuri, esse dia estava nublado e rolaram pequenas pancadas de chuva – o que já tornou a experiência bem diferente.
Começamos a adaptação ali mesmo perto do deck, onde pudemos ver vários pontos de nascente de água no fundo do rio.
Nessa flutuação, a guia nos acompanhou dentro da água, o que fez uma baita diferença!! Ela nos guiava e comentava sobre a vegetação local e sobre os peixes que encontrávamos pelo caminho.
Infelizmente, por conta da chuva e do volume de água, avistamos poucas espécies de peixes. A água também não estava super cristalina, já que a chuva deixa ela mais sedimentada – os peixes acabam entrando nas vegetações em busca de comida e isso acaba prejudicando um pouco esse ponto.
Confesso que até então o passeio estava comum, sem muitas novidades – principalmente por conta do dia lindo que eu tinha pego lá no Rio Sucuri.
A guia, no entanto, fez a diferença. Mostrava tudo para o grupo e passava informações muito legais, o que tornou a visita mais especial.
Quando estávamos prestes a chegar em um segundo deck, onde o passeio continuaria por trilha, eis que tivemos uma baita surpresa: todo o caminho estava submerso!
Até então eu não tinha entendido o quanto o rio estava com o volume acima do normal… ali, finalmente eu conseguir entender. Sério, desse ponto em diante a experiência foi surreal!
Fizemos todo o trajeto que seria a pé, flutuando! Era possível ver o caminho, pontes, placas e tudo mais, que sempre estiveram fora d’água, agora submersos.
A própria guia estava muito surpresa, já que era a primeira vez que ela estava vendo aquele local daquela forma.
Passar por um lugar alagado pode não parecer tão inusitado, porém com a água cristalina que temos em Bonito, é algo excepcional. Essa condição extremamente pontual acabou criando um cenário mágico e totalmente deslumbrante.
Estar lá, exatamente nesse dia foi, se é que posso dizer assim, uma baita sorte. Eu sei que chuvas em excesso nem sempre trazem coisas boas e acabam gerando problemas, porém se nesse caso trouxe algo de positivo, foi essa experiência incrível.
Eu nunca vi um grupo e uma guia tão felizes ao terminar um passeio. Foi realmente especial!
Espero ter a oportunidade de voltar a Bonito e fazer novamente a flutuação no Rio da Prata, com suas condições normais, água cristalina e muitos peixes. Porém, jamais vou esquecer desse dia totalmente inesperado.
Depois depois da viagem esse evento repercutiu em todo Brasil, sendo publicado em diversos sites e telejornais do horário nobre. Quando eu vi na TV só pensava: eu tava lava! hahaha
Flutuação no Rio da Prata, vale a pena?
Se tem um passeio que vale, é esse! Sou suspeito para falar, já que presenciei esse evento extraordinário. Mas também tenho certeza que em condições normais, o passeio pelo Rio da Prata deve ser exuberante.
Faça o possível para encaixar em seu roteiro, tenho certeza de que você não vai se arrepender.
Bonito: informações sobre a Flutuação no Rio da Prata
Tempo de passeio
O tempo de flutuação pode variar um pouco dependendo do grupo e do dia, mas normalmente gira em torno de 1h40. Para o passeio completo, pode reservar uma média de 4 horas, já separando um tempinho pro almoço.
Melhor época para fazer o passeio
Esse é um passeio que você pode fazer durante o ano todo. Em épocas de chuva, como foi o meu caso, em janeiro, é comum a água ficar um pouco mais sedimentada e o rio com o nível acima do normal.
Se você viajar na época mais seca, vai encontrar uma água mais cristalina e uma variedade maior de peixes.
Passeios combinados
Aproveitando que você está nessa região, um local interessante para visitar é o Buraco das Araras, que vou comentar no próximo post.
Leia também: Bate-volta saindo de Bonito: Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Dicas para a flutuação do Rio da Prata
Para quem vai fazer esse passeio, as dicas são bem tranquilas:
Evite passar cremes ou óleos pelo corpo;
Todo o equipamento necessário para a flutuação é oferecido pelo local;
Leve uma muda de roupa seca, incluindo roupa de baixo, já que você vai usar uma roupa de banho junto com o neoprene;
Caso leve sua câmera à prova d’água, lembre-se de usar um cordão de segurança;
No local têm câmeras para alugar, caso você não tenha uma própria. O valor gira tem torno de 50 reais.
Quanto custa a Flutuação do Rio da Prata?
Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo preço em qualquer agência, mudando apenas entre a alta e a baixa temporada.
A flutuação custa, em média, R$ 240 reais por pessoa e digo que vale a pena!
Como chegar na Flutuação do Rio da Prata, em Jardim, saindo de Bonito | Mapa
Como comentei, a flutuação do Rio da Prata acontece em uma propriedade particular localizada em Jardim, a cerca de 50 km do centro de Bonito.
Essa distância é pela estrava nova! Caso faça a viagem em época de chuva, confirme com a agência que você fechou o passeio se a estrada está aberta.
Se a estrada estiver interditada, como aconteceu comigo, você terá que ir por outro caminho, passando por Guia Lopes e por dentro do município de Jardim. Nesse caso a distância fica um pouco acima dos 100 km.
No mapa a seguir você vai ver os dois trajetos, apenas para entender as opções:
Você também pode acessar o mapa nesse link: Mapa de Bonito até a Flutuação do Rio da Prata
Hospedagem em Bonito
Se você está procurando hospedagem em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!
O Booking, além de ser parceiro do blog, ajuda a encontrar hotéis com promoções e garante sua estadia com total segurança. Lembrando que ao fazer sua reserva pelos links do blog, você me ajuda sem gastar nada a mais com isso.
Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito
Pacotes especiais para Bonito
Quero lembrar que minha viagem para Bonito foi organizada pela Venturas, uma agência que oferece pacotes e expedições dentro do Brasil e também para destinos internacionais. A Venturas se tornou parceira do blog e está me levando para conhecer destinos incríveis!
E foi através da Venturas que eu fiz os passeios em Bonito com a BIG TOUR, uma agência local de super confiança.
Contato direto com a BIG TOUR para fechar seus passeios em Bonito
Pra você que quer falar diretamente com uma agência local para fechar seus passeios em Bonito, vou deixar aqui um formulário de contato. Pode ter certeza que sua experiência com eles será incrível.
Acesse aqui o site oficial da Big Tour
É importante ressaltar que você não deve deixar sua programação para última hora. Os passeios em Bonito costumam esgotar em alta temporada, finais de semana e feriados. Organize tudo com antecedência e não corra risco de perder nada!
Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se você já fez a flutuação do Rio da Prata, deixe um comentário aqui no post me contando o que achou. Se tiver qualquer dúvida pode me escrever também! Um beijo, um abraço, até mais, valeuuu!
Fiz hoje a flutuacao em Rio da,Prata. MT mais do que eu esperava. Estava um pouco apreensiva mas o guia, Kennedy maravilhoso, deu toda a segurança. Que experiência maravilhosa por alguns segundos me desliguei e qd vi estava eu e 2 peixes lindos flutuando, como se o Rio fosse nosso kkkkk . Mas os gritos de chamado do guia me lembraram que eu não era peixe e nem serei kkkkl
Amei, td .