Localizada na mesma região da Gruta Lago Azul, a Gruta de São Miguel é uma das mais impressionantes de Bonito e um passeio perfeito para compor seu roteiro.
No post anterior eu comentei sobre o começo do meu primeiro dia em Bonito e como foi a visita a Gruta Lago Azul. Por estarem muito próximas, é bem interessante organizar seu roteiro para que as duas visitas sejam casadas.
Veja aqui como é a visita a Gruta Lago Azul
Depois de sair da Gruta Lago Azul, eu peguei o caminho de volta, sentindo Bonito, pois já tinha passado em frente à entrada da Gruta São Miguel – então estava familiarizado com o caminho.
Apesar do tempo continuar meio feio e a estrada com lama, o trajeto até o receptivo do passeio foi bem tranquilo.
Bonito: conhecendo a Gruta São Miguel
O primeiro ponto que já merece destaque é na organização e estrutura desse passeio – se bem que isso é algo que vou comentar em praticamente todas as atrações de Bonito.
É impressionante como eles são organizados e bem preparados para receber os viajantes. Tudo sempre no horário, seguindo as normal e regras da região – uma organização que valoriza a preservação da natureza.
Assim como no passeio anterior, eu também cheguei na Gruta São Miguel com minha reserva e hora marcada – tudo providenciado pelo pessoal da Venturas.
Depois de estar com o grupo reunido, nossa guia apresentou um vídeo em que pudemos conhecer um pouco mais sobre a reserva onde a gruta está localizada, a Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas.
Se você der sorte, como eu tive, vai ver muitas araras nos arredores da casa onde funciona o receptivo do passeio. Depois de assistir ao vídeo, nós subimos para o segundo andar e de lá seguimos caminhando por uma passarela suspensa em meio as árvores – pode ir tranquilo pois é bem seguro!
A experiência de andar na altura das copas das árvores, de ver de perto os pássaros, inclusive algumas araras, torna o começo do passeio bem empolgante.
Um pouco antes de chegar na entrada da Gruta, a guia nos leva até um local onde as raízes das árvores tomaram um paredão e formaram um visual incrível – lembrou muito alguns templos que visitei no Camboja!
De lá seguimos para a entrada da gruta principal e mais uma vez o trabalho da natureza arrancou suspiros.
A Gruta São Miguel tem aproximadamente três mil metros quadrados e no seu interior podemos encontrar infinitas marcas e formações criadas ao longo do tempo.
Lugares como esse sempre me fazem refletir sobre a nossa origem, sobre quantas coisas já se passaram por aqui antes da nossa chegada e por quanto tempo tudo isso ainda estará ali, quando todos nós já tivermos ido embora.
É um lugar com uma energia diferente, quase que como um santuário. Um cantinho do mundo que guarda histórias, segredos e mistérios que dificilmente vamos desvendar.
O caminho ao longo da gruta é demarcado e por onde passamos podemos ver formações milenares, como as estalactites, estalagmites, cortinas e texturas que lembram os corais do fundo do mar.
Ao longo do percurso, a guia vai nos contando curiosidades e informações bem interessantes sobre a gruta – por isso é importante ficar atento durante o passeio, sempre vale a pena aprender um pouco mais.
Gruta São Miguel: informações gerais
Para quem vai fazer esse passeio, as dicas são básicas:
Use roupas leves e tênis confortável (chinelos não são recomendados);
Repelente e protetor solar são aconselháveis por conta da caminhada inicial;
No receptivo você vai ter banheiro à disposição e alguns produtos para comprar;
Separe cerca de 2h horas para esse passeio, já que não é muito demorado. Uma ótima alternativa é agendar também a visita à Gruta Lago Azul, que fica bem próxima.
Quanto custa?
Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo preço em qualquer agência.
Esses valores costumam mudar entre a alta e a baixa temporada, girando em torno de R$ 50,00.
Como chegar na Gruta São Miguel | Mapa
A Gruta São Miguel está localizada a mais ou menos 18 km do centro de Bonito – contado normalmente da praça principal.
O caminho até lá é tranquilo, apesar de um trecho estar em obras e o restante ser em estrada de terra. Eu fui logo após chover e peguei um pouco de lama no caminho, mas deu pra encarar numa boa com um Fiat Uno.
Eu recomendo que você saia de Bonito com pelo menos 1 hora de antecedência do horário da sua visita. Saindo da cidade pela rua principal, você vai chegar em uma espécie de rotatória. Nela pegue a saída da esquerda!
Siga em frente e fique atento a sinalização. As placas vão indicar a Gruta São Miguel e também a Gruta Lago Azul. Você deverá virar à esquerda exatamente no ponto onde existe uma árvore grande no meio da rua – é bem fácil identificar.
Seguindo pela estrada, logo você vai chegar na entrada da fazenda onde fica a Gruta de São Miguel, à direita. Se seguir em frente, vai chegar na Gruta Lago Azul. No mapa abaixo você pode ver o percurso com mais facilidade.
Acesse o mapa nesse link também: Mapa da Gruta São Miguel.
Dica para seu roteiro em Bonito
Como eu comentei, por estarem localizadas na mesma região, é interessante fazer a visita casada da Gruta São Miguel e Gruta Lago Azul. Não importa a ordem da visita, mas tente fazer uma em seguida da outra.
Separe uma manhã do seu roteiro para visitar as duas grutas, é suficiente. Depois você pode voltar e almoçar no centro de Bonito.
Sua viagem organizada para Bonito
Já falei aqui antes, que a minha viagem para Bonito foi organizada pela Venturas, uma agência que oferece pacotes e expedições dentro do Brasil e também para destinos internacionais.
E foi através da Venturas que eu fiz os passeios com a BIG TOUR, uma agência local de super confiança.
Contato direto com a BIG TOUR para fechar seus passeios em Bonito
Pra você que quer falar diretamente com uma agência local para fechar seus passeios em Bonito, vou deixar aqui um formulário de contato. Pode ter certeza que sua experiência com eles será incrível.
Acesse aqui o site oficial da Big Tour
Não deixe pra última hora, como eu falei, é bem importante fechar seus passeios com antecedência!
Hospedagem em Bonito
Se você está procurando um lugar para se hospedar em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!
Além de reservar sua hospedagem com segurança, no Booking você encontra promoções e os melhores preços. Lembrando que ao fazer sua reserva pelos links do blog, você me ajuda sem gastar nada a mais com isso.
Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito
Que lembrar que eu viajei para Bonito como embaixador da marca SBA, que tem uma proposta super conectada com o mundo dos viajantes. A SBA tem inclusive um blog com um conteúdo sobre interessante, vale a pena conferir:
Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se já visitou a Gruta São Miguel ou tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post. Valeuuuu!!
Olá, Robson… você comentou que esse passeio dura em torno de 2h. Minha dúvida é se são 2h dentro da gruta pois tenho um pouco de fobia de lugares completamente fechados e não estou bem certa se incluo esse passeio no meu roteiro por conta disso, apesar da beleza exuberante. Obrigada!
Oi Cris!! Tudo bom?? Não não… você não fica 2 horas lá dentro.. esse é o tempo médio que você gasta no passeio em si. Pode ir tranquila!
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉