Planejando uma viagem ao Chile e pretende visitar o Deserto do Atacama entre os meses de março, abril e maio? Esses são alguns dos melhores meses para fazer essa viagem. Veja nesse post como é o clima, a temperatura e o que você precisa saber antes de viajar.
O Deserto do Atacama, localizado no Norte do Chile, é reconhecido como o deserto mais árido da terra. O destino que nos presenteia com belezas naturais exuberantes, também nos desafia com condições climáticas extremas. Se essa é a sua primeira viagem rumo ao deserto chileno, pode ter certeza de que essa será uma experiência única, emocionante e que vai marcar sua vida de viajante.
Eu já tive a oportunidade de viajar e retornar para o Atacama muitas vezes. É um destino que me presenteou com muitas coisas boas: amigos, momentos e muitas boas lembranças. E a minha primeira vez no deserto, em 2014, foi exatamente no mês de março – quando começa o período que é, para mim, um dos melhores para realizar essa viagem.
Não posso negar que existe algo no Atacama que me encanta e faz com que eu me sinta realmente bem em estar lá, independente da época do ano. Já visitei o norte do Chile nos meses mais frios, quando enfrentei temperaturas extremamente baixas – chegando perto de -27ºC – e também, em meses intermediários, quando o clima, apesar de ainda ser um desafio, não chegava a ser tão agressivo.
E pensando em todas as expedições e viagens que já realizei, decidi escrever alguns posts focados nos meses do ano no Atacama – e assim ajudar, da melhor forma possível, quem está planejando uma viagem para lá.
A série de posts sobre o clima no Atacama em todos meses do ano agora está completa e você pode navegar por todos os posts. Os meses de março, abril e maio entram para fechar essa série e ajudar todos os viajantes, independente da época escolhida para viajar.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Agora sim, para completar a série, vamos ver como é o Atacama em março, abril e maio – meses intermediários e em que o clima é ótimo para visitar o Deserto do Atacama. Espero que aproveite as dicas para sua viagem e claro, se tiver dúvidas, pode ficar à vontade para me enviar uma mensagem nos comentários.
Março no Atacama: o início da melhor época para viajar
Março é o primeiro mês após o período conhecido com Inverno Altiplânico – quando o clima instável na Cordilheira do Andes pode trazer surpresas para a sua viagem. Com o fim do Inverno Altiplânico em fevereiro, março chega para trazer tranquilidade, temperaturas amenas durante o dia e noites em que um friozinho começa a aparecer sem assustar.
Para quem tem receio de viajar para o Atacama nos meses do inverno e no período mais frio do ano, março é um mês com temperaturas boas e um clima perfeito para aproveitar as belezas do destino. O comecinho de março, eventualmente, pode ter alguns traços do Inverno Altiplânico – não existem como determinar um dia exato para o fim desse período, mas, com base nos anos anteriores, dificilmente você terá problemas a partir da segunda quinzena do mês.
Apesar de não ser um mês de férias e feriados, março é conhecido como um ótimo mês para visitar o Atacama e, por isso, atrai muitos viajantes. Recomendo muito que você reserve seu hotel em San Pedro de Atacama com antecedência para aproveitar as melhores oportunidades, preços e opções de estadia.
Clima e temperatura em março no Atacama
É preciso ressaltar que, apesar de falar sobre o clima no Atacama de uma maneira geral, existem as temperaturas médias referentes ao que vamos encontrar na região do povoado de San Pedro de Atacama e outra, bem diferente, nos passeios de altitude.
Apesar de março ser um mês de temperaturas amenas, nos passeios de altitude, especialmente em dias de vento, você pode encontrar bastante frio e sensação térmica bem baixa.
Em San Pedro de Atacama, no mês de março, as temperaturas variam entre 8ºC no início do dia e 25ºC nas horas mais quentes – com o vento, a sensação térmica é mais baixa.
Já nos passeios de altitude, acima dos 4.000 metros, você pode pegar –15ºC no início do dia – ou até mais frio, como é normal acontecer nos Geysers.
Esse é um ponto muito importante para você ir bem preparado. No Atacama você não consegue alugar roupas de frio e as lojas não têm uma oferta tão grande de roupas boas para essas temperaturas.
O ideal é que você compre suas roupas de frio antes de chegar no Atacama. Se for comprar ainda no Brasil, minha sugestão é a Columbia. As roupas de inverno da Columbia são de alta qualidade e vão dar conta do frio do Atacama.
- Acessando o site oficial da Columbia nesse link você garante 10% de desconto em todo o site – pode ser que consiga até mais desconto em algumas peças, mas pelo link você já garante o desconto mínimo de 10%. Acesse aqui o site da Columbia.
Passeios no Atacama no mês de março
Por ser um ótimo mês para viajar para o Atacama, em março você não precisa se preocupar com os passeios interditados por conta do clima. Ventos fortes ou tempestades de areia são raros, mas não são impossíveis – em situações assim, os passeios podem sim ser cancelados por questões de segurança, o que vale para qualquer época do ano.
Como é um mês em que as temperaturas não são tão extremas, passeios onde você pode entrar na água, com as Lagunas Escondidas e as Termas de Puritama são ótimas pedidas. Passeios de caminhada também são ótimos para esse mês, como o Trekking de Guatin e a ascensão ao Vulcão Lascar – ou outros vulcões da região.
A FlaviaBia, que é a agência que recomendo para os seus passeios no Atacama, está realizando ascensões a vários vulcões e cerros na Cordilheira dos Andes. Vou deixar no final do post um formulário para você enviar uma mensagem direta para a agência e receber as informações para sua viagem – além de ganhar um desconto especial por ser leitor do blog Um Viajante.
Abril no Atacama: melhor época para viajar
Abril é um dos melhores meses para você viajar para o Deserto do Atacama. É um mês intermediário, com clima muito bom e temperaturas boas para fazer todos os passeios.
Já é um mês mais afastado do Inverno Altiplânico e, também, distante do inverno do hemisfério sul, o que ajuda quem tem receio das temperaturas extremas do norte do Chile.
Eu já estive no Atacama no mês de abril e minha experiência foi maravilhosa. Os dias bem limpos, céu azul e sem muita intensidade de ventos. Para mim, esse é um dos melhores meses para você viajar para o Deserto do Atacama.
Clima e temperatura em abril no Atacama
O outono, que começa no final de março, faz as temperaturas baixarem aos poucos, o que começa a ser percebido nas noites de abril. Não é um mês de temperaturas extremas, como julho e agosto, mas, as noites e madrugadas já começam a ficar mais frias.
Em San Pedro de Atacama, a variação fica entre 6ºC e 24ºC, porém a sensação térmica pode ser mais gelada perto do nascer do sol e, também, mais quente no meio da tarde.
Já em passeios mais frios, como os Geysers El Tatio ou ascensão aos vulcões, as temperaturas podem ficar perto de -18ºC antes do nascer do sol – por isso você não pode deixar de estar preparado para baixas temperaturas.
Passeios no Atacama no mês de abril
Falando em passeios, abril é um mês em que todas as atividades são bem-vindas no deserto. Caminhadas, mergulhos e, também, passeios de altitude.
Em passeios como Lagunas Andinas, Lagunas Altiplânicas e o incrível passeio de Miragens Andinas, é bom ir preparado para sensações térmicas mais baixas.
Abril é um dos melhores meses para visitar o Atacama, já que você não deverá encontrar passeios fechados por conta de condições climáticas. Já estive lá em abril realizando expedições e foi um dos meus melhores períodos no destino.
Maio no Atacama: último mês antes do inverno
Maio também está entre os meus meses favoritos para visitar o deserto, especialmente falando para quem tem receio do inverno no Atacama. O mês de maio já registra temperaturas mais baixas em relação a março e abril, porém ainda é um mês intermediário.
Se você tiver flexibilidade de datas, recomendo fugir de feriados – e, mesmo para o Atacama, é importante ficar de olho nos feriados brasileiros, como 1º de maio.
De uma forma geral, é um ótimo mês para viajar e você deve se atentar um pouco mais aos passeios de altitude, que nesse período já vão registrar temperaturas mais baixas.
Clima e temperatura em maio no Atacama
Em San Pedro de Atacama a variação fica entre 4ºC e 22ºC. As temperaturas mais baixas são registradas à noite e, também, na madrugada, quando você possivelmente vai sair para fazer alguns passeios.
À tarde a temperatura sobe, mas fica mais quente na região do povoado. Já nos passeios de altitude é importante ir bem abrigado para encarar temperaturas frias e sensações térmicas baixas – especialmente se estiver ventando.
Aproveite o desconto especial e já fique de olho nas roupas de inverno no site oficial da Columbia: entrando por esse link você tem 10% de desconto.
Lembre-se de que em passeios de altitude, como Miragens Andinas e Lagunas Altiplânicas as temperaturas ficam negativas – não subestime o frio.
Passeios no Atacama no mês de maio
Por conta das ótimas condições climáticas, maio é um mês excelente para realizar todos os passeios no Atacama. As caminhadas no Valle de la Luna e Valle de la Muerte e a visita às Lagunas Escondidas de Baltinache são imperdíveis para o seu roteiro.
Outro passeio que você precisa fazer é o Tour Astronômico, quando as temperaturas também costumam estar bem baixas. A FlaviaBia lançou um novo formato de passeio e posso dizer, com segurança, que é o melhor tour astronômico do Atacama.
Não deixe de fora da sua programação as Termas de Puritama e, também, para quem quer uma superação, a ascensão a um dos vulcões do Atacama. Use o formulário para enviar uma mensagem para a agência e receba todas as informações para a sua viagem.
O que não pode faltar na mala nesses meses?
Agora que você já viu como é o clima e as temperaturas no Atacama entre os meses de março, abril e maio, vou passar algumas dicas para ajudar você a fazer a mala da viagem. Vamos ao que não pode faltar na sua bagagem:
- Segunda pele: indispensável para a viagem, especialmente no mês de maio. Ela ajuda o corpo a se manter aquecido e isso faz uma diferença muuuito grande nos passeios mais gelados. Eu comprei um bem barata e depois me arrependi – vou deixar aqui o link da segunda pele da Columbia que tem uma qualidade ótima.
- Touca/luva/cachecol: acessórios que fazem uma diferença absurda nos passeios mais gelados! Não deixe de levar esse kit, especialmente nos passeios de altitude.
- Meias grossas: existem meias específicas para temperaturas negativas – eu tenho e recomendo. Se você não quiser gastar com isso, vale calçar mais de um par e conseguir um efeito parecido.
- Jaqueta de plumas: recomento especialmente em maio, mas também é importante levar em março e abril. Não precisa ser exatamente esse modelo de plumas, eu gosto por ser bem quentinha e leve – mas você pode levar outro modelo parecido. Veja aqui as Jaquetas da Columbia que são incríveis.
- Jaqueta corta-vento: é uma ótima peça para ter com você. Ela é leve, super compacta e pode te salvar se estiver ventando muito. Sei que é um investimento, mas você vai ver como ajuda! Essa é a jaqueta que deve ser usada por cima de tudo! Veja as opções de jaqueta corta-vento da Columbia.
- Calçado confortável e fechado: você não precisa gastar com um calçado específico para trekking ou aventura. Recomendo algo leve e, de preferência, bem fechadinho. Só não recomendo aqueles tênis de academia, que são todos furadinhos para o pé respirar – eles deixam entrar vento e seus dedos vão ficar gelados nos passeios frios – não é uma boa!
Agência de passeios no Atacama
Além de entender o clima e saber o que levar para enfrentar as condições extremas do Deserto do Atacama, não posso deixar de comentar sobre a importância de escolher uma boa agência nessa viagem.
Recomendo muito o trabalho da FlaviaBia Expediciones, que sempre se preocupa em oferecer a melhor experiência para os viajantes – e também tem uma política super correta em situações imprevisíveis com o clima.
Como já comentei aqui no blog, uma viagem dessas é um sonho que vai se tornar realidade. E eu não poderia indicar ‘qualquer coisa’ aqui para você realizar esse sonho ou simplesmente indicar a mais barata…. você está batalhando por isso, guardando dinheiro e se esforçando muito para viver essa viagem tão especial. Por isso, só recomendo algo que sei que vai fazer diferença na sua experiência.
Eu confio e acredito, de verdade, que sua viagem para o Atacama com os serviços da Flávia será realmente especial. Você pode entrar em contato diretamente com a agência pelo formulário abaixo e elas vão passar todas as informações detalhadas – e se falar que viu a dica no blog Um Viajante, além de dar uma força para o blog, você vai receber um desconto especial.
Seguro Viagem Atacama: é necessário fazer?
Sei que o assunto seguro viagem ainda deixa muita gente confusa. O seguro viagem hoje passou a ser um item recomendado no Chile. Apesar de não ser obrigatório, ele é muito acessível e pode fazer muita diferença na sua viagem.
Ninguém está livre de imprevistos, por isso eu só saio do Brasil com a cobertura de um seguro viagem – e para um destino como o Deserto do Atacama, onde estamos sujeitos a tantas situações inusitadas, ter o seguro é mais do que recomendado.
Você pode acessar a Seguros Promo, que é a ferramenta que eu uso para pesquisar e selecionar o melhor plano, e contratar o seu seguro com desconto. Ao acessar o link, já na tela inicial você verá o desconto da campanha atual – clique no desconto e faça a sua cotação. Você vai ver como o seguro não é caro e é muito importante para a sua viagem.
Tudo sobre o Deserto do Atacama
Para fechar o post, quero reforçar que no blog você encontra um conteúdo super completo sobre o Deserto do Atacama. Vale a pena dar uma olhada para planejar todos os detalhes da sua viagem:
Vídeo: Deserto do Atacama
No YouTube você já encontra um vídeo do Deserto do Atacama que eu produzi em uma das minhas viagens e que vai, com certeza, inspirar ainda mais o seu roteiro. Dica: se puder, coloque o vídeo na TV, prepare a pipoca e vamos embarcar juntos para esse destino incrível.
Se curtiu o vídeo, aproveite e clica aqui para se inscrever no canal e acompanhar o conteúdo que estou produzindo por lá.
Espero que tenha curtido esse post e que ele tenha ajudado a clarear suas dúvidas sobre o clima e as temperaturas no Atacama. Se tiver alguma dúvida, pode ficar à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!!