Acordei com as energias renovadas e pronto para curtir meu último dia em Roma. No dia seguinte eu pegaria um vôo para Paris e depois para o Brasil. Antes de tudo tive que arrumar minhas malas e fazer o check-out para trocar de quarto novamente. Minha despedida do quarto dos sonhos. O menino da recepção já tinha me avisado que aquele quarto estava reservado na noite de sexta pra sábado, então eu tive que tirar todas as minhas coisas do quarto antes das 10h. O novo quarto estaria livre após as 15hs. Bom, tudo certo… café da manhã tomado, era hora de partir para o Coliseu.
Neste dia eu visitaria o Coliseu por dentro e também o Foro Romano. Ainda no Brasil eu tinha visto algumas pessoas recomendando a compra do Roma Pass, mas pelos meus cálculos não valeria a pena para a minha viagem. Fui de metrô até o Coliseu, pois queria chegar cedo e o tempo já estava fechando. Cheguei no Coliseu e não achei a fila tão grande assim, não deu nem 15 minutos para comprar o ticket. Perto do Coliseu existem muitas pessoas querendo te vender um ticket para você não pegar a fila, senti cheiro de golpe de longe e nem dei atenção.
Entrada na mão, pronto… estava dentro do Coliseu. Cara, incrível estar ali. Mais um lugar de Roma que me fez prender a respiração. Andar nas arquibancadas, ver os espaços onde os leões eram guardados e pensar em tudo aquilo funcionando a cerda de quase 2000 anos atrás!!! O Coliseu foi construído entre os anos 70 e 90 d.C. Esse lugar chegou a suportar 50.000 pessoas e gladiadores de verdade lutaram ali. Fiquei um bom tempo andando por todos lados que eu tinha acesso. Sempre tentando imaginar como tudo aquilo ali era na época da Roma Antiga.
Depois de passar um bom tempo ali, era hora de visitar o Foro Romano. O ticket para entrar era o mesmo do Coliseu e mais uma vez eu não tinha um mapa pra me localizar lá dentro. A solução era me perder naquela cidade em ruínas e cara, foi a melhor coisa que fiz. Uma pena o tempo estar fechado, o sol teria deixado o lugar ainda mais bonito.
Aquele lugar pareceria um cenário de algum filme épico, mas era tudo real. Tudo ali era de verdade e mais uma vez eu estava impressionado com tudo que o homem já foi capaz de construir. Eu não sou grande conhecedor da história antiga, mas é tão estranho pensar em como tudo aquilo se perdeu. Uma cidade tão grande virar ruínas, o Coliseu deixar de funcionar. Tradições antigas… eu entendo que é a evolução e tudo mais, mas juro que eu gostaria de ter tido a chance de ver tudo aquilo funcionando.
Bom, não tenho como contar tudo que vi ali, mas posso dizer que o lugar é muito maior do que eu imaginei. Fiquei horas caminhando lá dentro, e vou dizer que é bem cansativo. Tem subida, tem decida, tem escada pra lá, pra cá… o chão é irregular e no meu caso ainda começou a chover. Em alguns momentos eu achei que não ia conseguir andar pois as pedras pareciam estar bem escorregadias, mas felizmente não ocorreu nenhum acidente no percurso.
Quando eu sai do Foro Romano eu andei até o Coliseu novamente. Já tinha passado algumas horas do almoço e minha barriga estava roncando. A chuva apertou e acabei comendo um sanduíche na frente do Coliseu, não estava muito gostoso mas com a fome que eu estava pareceu um dos melhores que já comi.
Meu plano era voltar para o hostel caminhando, mas a chuva estava bem forte. Pensei em pegar o metrô, mas naquela hora tinha terminado algum tipo de manifestação perto do Coliseu e tinha centenas de pessoas com bandeiras entrando na estação. Foi difícil decidir o que fazer. Pensei, pensei, pensei e decidi ir caminhando, mesmo com a chuva. Andei algumas quadras eeee…. desisti! Meu guarda-chuva não estava dando conta e como eu me conheço eu não ia aproveitar nada. Acabei voltando para pegar o metrô. Tive que esperar umas duas linhas passarem para eu conseguir entrar, mas do Coliseu até a Termini é bem rápido.
Quando eu cheguei no hostel eu já tinha acesso ao novo quarto. Cheguei lá e adivinha? Mais dois brasileiros. Não lembro o nome deles… eles não eram muito de papo. Tinha um menina da argentina também, bem simpática. Tomei um banho e decidi ficar pelo hostel. Desci para o bar para usar a usar a Internet e tomar minha última cerveja na minha última noite em Roma.
Minha viagem estava na reta final e eu já estava sentindo saudades, mesmo sem ter partido.
Entrei no link! Ótimo!!!!!
O que eu precisava!
Robson, agradeço de novo!!!
Rs… Serão muitos agradecimentos até a viagem…
Fotos lindas! Mesmo com tempo nublado!
Estou adorando todo seu relato. Muito detalhado, bem bacana!
Li em algum lugar que a fila do Foro é menor do que a do Coliseu. Fato?
Vc lembra quanto $ foi entrada para as principais atrações históricas?
Acabei de ler que vc não comprou o Roma Pass, perguntei sobre isto no outro post.
Muitas dúvidas!!!! Muito empolgada com preparativos do meu mochilão.
Hahaha.. oi de novo Clau 😀
Então, a fila do Foro é menor sim!! Dá uma olhada nesse link que eu vou te passar, tem o ingresso de algumas atrações:
http://umviajante.rome.ticketbar.eu/pt/Home/
Tudo que for possível você comprar com antecedência é melhor… assim você evita filas.
Qualquer dúvida é só gritar aqui 😉
Olá! Robson!
Gostaria de saber se você tem algum site confiável para comprar ingresso antecipado pro Coliseu, Foro e Palatino! Eu irei num período MUITO cheio, final de agosto, e me disseram que esse período é impossível comprar na hora. Também queria saber através de qual site você comprou o ingresso pro museu do Vaticano!
Obrigada desde já! =)
O foro romano e no mesmo lugar do palatino?
Fala Rubens, tudo bom? Sim.. tudo na mesma região, ao lado do Coliseu 😉
Olá Robson!
Quanto tempo mais ou menos durou a sua visita ao Coliseu?!
Oi Carol… a visita não muuuuito demorada na parte do coliseu em si… tem o Foro Romano que leva mais tempo… Mas dentro do Coliseu eu acho que fiquei menos de 2 horas…. passeando com bastante calma…
Roma deve ser linda… E passar em um lugar onde muitas coisas aconteceram antigamente é muito louco. Estive em Sevilla e conheci palácios que eram de muitos séculos atrás. Muralha em volta do centro, e isso me fez querer viver aquela história. Pretendo ir a Roma no ano que vem.