Se eu pedisse para você me dizer como imagina sua vida daqui a cinco anos, acha que conseguiria acertar? Tente então lembrar de tudo que você viveu nos últimos 5 anos e me diga se você teria acertado essa pergunta em 2011.
Uma vez eu fiz uma consultoria e me pediram para imaginar como seria minha vida em um ano, em cinco anos, dez anos e, para terminar, trinta anos.
Com uma folha em branco na minha frente e um lápis na mão eu comecei a esboçar algumas respostas… primeiro pensando nos meus próximos doze meses, depois, com um pouco mais de dificuldade, nos próximos cinco anos – para dez e trinta eu não consigo nem sequer lembrar pra onde minha imaginação me levou.
Quando começamos a pensar na nossa vida de um ponto pra frente, alguns planos começam a vir na nossa mente… em seguida os planos se misturam com alguns desejos, algumas vontades, esperanças… e, por fim, alguns sonhos.
Quanto mais longe imaginamos, maiores podem ser esses sonhos.
Mas aí eu pergunto: quem pode garantir que teremos tanto tempo assim para realizá-los?!?
Hoje, quando eu olho pra trás e penso em tudo que vivi nesses últimos 5 anos, cara#$#, vejo que só escrevi besteiras naquele papel em branco – não cheguei nem perto das respostas certas.
Não estou dizendo que não devemos fazer planos ou ter sonhos…. mas sim que não podemos viver com eles sem correr atrás para realizá-los.
Nesses últimos cinco anos eu realizei viagens inesquecíveis, visitei lugares apaixonantes, conheci pessoas super especiais, fiz amigos para vida toda e também amigos de viagem – daqueles que talvez nunca mais eu reencontre, mas que ficarão para sempre guardados na minha memória.
Visitei castelos, palácios e cidades tão pequenas que pareciam cenários de contos de fada.
Visitei também lugares simples, onde a realidade de outras pessoas nos mostram quanto temos que aprender e evoluir.
Nadei nas águas quentes da Tailândia e nos lagos quase congelados do Atacama. Visitei cavernas profundas e conquistei até o topo de um vulcão… duas vezes!
Superei meus limites e arrisquei como jamais achei que seria capaz de arriscar. Me aventurei e me joguei sem medo – tá, com um pouco de medo sim…
Comi as comidas mais apimentadas da minha vida e os doces mais inesquecíveis – daqueles que fecho os olhos e consigo lembrar até a textura. Conheci outras culturas, outros costumes e aprendi que existem maneiras diferentes de ver o mundo.
Enchi os olhos de lágrimas quando vi a Torre Eiffel piscar pela primeira vez e chorei quando visitei lugares que me mostraram como o homem pode ser cruel. Aprendei que o passado triste não deve ser apagado, mas sempre lembrado… para que nunca se repita.
Senti meu coração bater mais forte quando olhei pela janela do avião e vi a Cordilheira do Antes… as luzes de Nova York… e as lindas praias do Rio de Janeiro. Vi desertos de areia e de sal…. imensidões que até hoje me fazem refletir e pensar o que tudo isso significa.
Nesses últimos cinco anos eu posso dizer que concretizei muitos planos e projetos… mas o mais importante: jamais deixei meus sonhos de lado!
Tive que fazer alguns sacrifícios, sim, nem tudo foi fácil ou chegou pra mim de mão beijada. Tive que lutar, me dedicar e acreditar que poderia conquistar tudo que sonhava… e mais do que isso, compartilhar uma grande parte da minha vida e das minhas experiências aqui, nesse blog, para ajudar outros viajantes a realizarem seus sonhos.
Não sei nem se eu consigo expressar o sentimento de alegria que eu sinto quando recebo um comentário de algum leitor que diz que viajou sozinho por que eu o motivei, que seguiu minhas dicas, minhas sugestões e que “se inspirou em mim para realizar seus sonhos”.
Quando é que eu poderia ter imaginado, cinco anos atrás, que o que começou como algo pessoal, poderia ajudar tantos viajantes? Como eu poderia imaginar que as minhas viagens e as minhas experiências poderiam servir de inspiração para esses viajantes?
Hoje o blog completa 5 anos e a única coisa que eu posso fazer é agradecer….
Agradecer a cada leitor que me manda mensagens carinhosas, mensagens positivas e elogios por tudo que eu faço aqui. Agradecer aos viajantes que lembram de mim em suas viagens… quando estão lá e quando retornam aqui para me contar suas experiências.
Agradecer aos viajantes que me tem como amigo e que sempre estão por aqui… comentando, dando dicas e ajudando este projeto a se manter vivo.
Esse projeto só existe hoje graças a cada um desses viajantes e a você, que está aqui lendo essa mensagem. Hoje eu só posso agradecer, de todo coração, por você fazer parte de tudo isso.
E se eu puder fazer apenas um pedido seria: não deixe os seus sonhos serem apenas sonhos… corra atrás deles… acredite… realize! Posso apostar todas as minhas fichas que daqui a 5 anos você olhará para trás e terá orgulho de tudo que viveu.
Permita-se ser feliz hoje e não deixe seus sonhos pra amanhã!
Um abraço gigante e super carinhoso! E mais uma vez, obrigado 😉
Robson, que blog fantástico você tem. E que ser humano de luz você é. Suas descrições das viagens são únicas, com uma riquesa de detalhes que só um amante da vida consegue descrever. Nos últimos dias tenho pesquisado bastante sobre minha próxima viagem (Tailândia-Cambodja) e pode ter certeza que suas dicas tem me ajudado fortemente. E fazendo com que a viagem já tenha começado. Muito obrigada por investir seu tempo precioso conosco!Abração e vá viajando que vou te seguindo!Risos!
Oi Ana!! Que bom que o blog está ajudando na sua viagem, fico super feliz em saber…. de verdade!
Comentários como o seu me enche de energia para continuar trabalhando cada vez mais.
Muito obrigado mesmo!!! De coração!
Bjsss
Primeiramente, meus parabéns pelo Blog e por todo trabalho maravilhoso que vocês faz aqui.
Mas gostaria de agradecer IMENSAMENTE pelo conteúdo, dicas e experiencias que você compartilha.
Irei fazer uma viagem para Tailândia agora em Fevereiro e estava bem perdido com algumas coisas. Ter descoberto o ”Um Viajante” está me ajudando tanto que eu realmente me sinto no dever de divulgar e enaltecer o blog HAHAHA
Além de tudo, ler os Posts me traz bastante confiança e coragem. Tirar o pezinho do Brasil da um medinho, mas saiba que você ajuda em muito!
Obrigado Robson, Parabéns.
Grande Yago, tudo bom?!? Cara, você não sabe como é gratificando e como me deixa feliz ler um comentário como o seu. Parece até um presente, de verdade… saber que o meu trabalho aqui está ajudando outros viajantes…
Fico até sem palavras para agradecer… mas você realmente conseguiu me deixar muito feliz hoje.
Muito obrigado, um grande abraço!! Que 2017 seja um ano de muito sucesso e muitas viagens para todos nós.
Valeuuuuuuuu 🙂
Parabéns,Robson! Seu blog e suas fotografias são incríveis! =)
Parabens pelo blog! Que 2017 venha com muitas e muitas viagens, muito sucesso pra você!
Valeuuu Carol, muito obrigado pelo comentário e que 2017 seja um ano incrível para todos nós. Beijo e sucesso!! 😉
Parabéns pelo blog e por se permitir viver esse mundo mágico que é viajar!
Amei as fotos, imagino sua satisfação e emoção em estar em cada lugar desse!!!
Boa sorte e muitas viagens na sua vida!
Parabéns, Robson.
Seu blog é um dos mais legais que tem por aí e suas fotos são maravilhosas. Vida longa e muito sucesso para o “Um Viajante”.
Abração,
Helder
Robson, lembro bem que seu blog foi a minha inspiração pra fazer meu primeiro mochilão.
Eu ainda não sabia, mas aquela experiência mudaria pra sempre minha vida e forma como eu enxergo o mundo.
Tô sempre por aqui lendo tudo. A forma realista como você escreve sobre cada lugar é algo que faltava há 5 anos.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho e obrigado!
Grande Jonas!!! Muito obrigado pelo comentário… tão bom saber que acompanha o blog e que realmente admira o que faço por aqui. É tão gratificando e me deixa tão feliz que até faltam palavras para agradecer.
Obrigado mesmo!!! E que seu final de ano seja incrível e 2017 venha com muito sucesso e viagens! Grande abraço!