Famosa por sua incrível Catedral, Chartres é uma pequena cidade na França que, além de ser uma das melhores portas de entrada ao Vale do Loire, nos conquista com seu charme, luzes e beleza.
Minha viagem pelo Vale do Loire não poderia ter começado por uma cidadezinha mais apaixonante: Chartres, a capital das Luzes, dos Perfumes e de uma das catedrais mais incríveis do mundo.
Localizada a cerca de 90 km de Paris, Chartres se revelou uma cidade muito mais especial do que eu poderia imaginar – é certamente o melhor lugar para você iniciar seu roteiro pelo Vale do Loire.
Com suas ruelas estreitas, pontes antigas, construções históricas, riachos e parques, Chartres é uma cidade romântica, charmosa e muito rica em história.
Caminhar pela parte antiga da cidade é quase uma viagem no tempo. As incríveis construções de pedra, da época medieval, se intercalam com lindas mansões que respiram os ares do renascimento.
A Catedral de Chartes, uma das mais belas obras de arquitetura gótica, foi declarada Patrimônio Mundial pelo UNESCO e é, sem dúvidas, o principal atrativo da cidade – mas não se engane, Chartres tem muito mais para mostrar além da Catedral.
Chartres no roteiro do Vale do Loire
Depois de passar uma semana em Paris, enfim comecei a viagem que me levaria ao encontro dos mais belos castelos da França.
O Vale do Loire, pra quem não conhece, é a região conhecida como o Jardim da França, que abriga cidades histórias e castelos esplendorosos – um lugar que já foi moradia de reis, de rainhas e das famílias mais nobres da França.
Chartres, hoje, faz parte dessas cidades históricas e está oficialmente inclusa no mapa do Vale do Loire – e por isso foi minha primeira parada.
Chartres, uma cidade para descobrir e amar
Nos próximos posts eu vou contar, com detalhes, como foi minha viagem pelo Vale do Loire e como Chartres pode ser uma cidade muito mais do que especial no seu roteiro.
Boa parte dos viajantes acabam passando apenas algumas horas na cidade e perdem uma das coisas que ela tem de mais especial… suas luzes. A cidade, que já é linda durante o dia, nos conquista por completo ao cair da noite – principalmente se a sua viagem for entre abril e outubro, período que acontece o espetáculo “Chartres en Lumières”.
Eu passei dois dias inteiros em Chartres e tive tempo mais do que suficiente para explorar seu centro histórico, andar com calma pelas pequenas ruelas, admirar as pontes e construções às margens do rio Eure e me apaixonar por completo por cada cantinho.
Te convido a embarcar comigo nos próximo posts e descobrir todos os encantos e belezas de Chartres e do Vale do Loire.
Vídeo: Vale do Loire, França
Para dar um gostinho do conteúdo que vem a seguir, preparei um vídeo com alguns momentos dessa viagem. Espero que goste e sinta comigo a emoção que é visitar essa região da França…
Se puder deixe seu like no vídeo e um comentário por lá também – se quiser acompanhar meu trabalho no YouTube, clique aqui para se inscrever no canal.
Não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem através dos links do Booking aqui do blog, assim você contribuí comigo e não gasta nada a mais com isso.
Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Chartres com os melhores preços!
Se você já visitou Chartres e tiver dicas, fique a vontade para comentar aqui no post e ajudar outros viajantes. Se tiver dúvidas pode ficar a vontade para comentar também! Nos vemos em breve! Au revoirrrr
Chuva de perguntas!!!! Ansiosa pelos próximos posts sobre esse lugar lindo!! Preciso de muitas informações pra convencer meu marido a incluir esse destino no nosso roteiro da Europa em abril/2018 ??. Robson você foi de trem de Paris a chartres?? Qual o preço da passagem? E a hospedagem na cidade???
Oi Kenya!!! Tudo bom? Logo vou continuar com os posts da viagem!!! Pode ficar super a vontade para tirar suas dúvidas por aqui 🙂
Então, fui de trem de Paris para Chartres sim! A passagem é bem baratinha… cerca de 16 euros.
Sobre hospedagem… eu fiquei em dois hotéis na cidade: Um ibis, mais em conta… super lindo, bem localizado e com uma estrutura muito legal.. dá uma olhada:
http://www.booking.com/hotel/fr/ibis-chartres-centre-cathedrale.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1
Outro que eu me hospedei foi o Gran Monarque, que já é um jotel mais luxuoso…. maravilhoso!!! Dá uma olhada:
http://www.booking.com/hotel/fr/hotel-grand-monarque.html?aid=375355&no_rooms=1&group_adults=1
Bom, se tiver mais dúvidas é só me dar um grito aqui!! 😉