Não tem como falar de Barcelona sem falar na rua mais famosa da cidade: Las Ramblas – ou apenas Rambla – a rua que liga a Plaça Catalunya ao porto. São cerca de dois quilômetros onde você vai ver de tudo: pintores, músicos, vendedores ambulantes, caricaturistas, estátuas vivas e turístas – muitos turístas.
O hostel que eu fiquei em Barcelona (o Equity Point Centric) fica a cerca de duas quadras da Plaça Catalunya, ou seja, já quase ao lado de onde começa a Rambla.
Muitas pessoas recomendam uma certa atenção e cuidado ao passear pela Rambla – principalmente a noite. Eu confesso que só perambulei por lá durante o dia e tomei os cuidados necessários que sempre temos que tomar ao estar no meio de uma multidão de pessoas.
A noite eu preferi andar pela Passeig de Gràcia, que é a rua do hostel. Essa rua é linda, muito bem conservada e é nela que ficam as casas de Gaudí.
Las Ramblas
Bom, voltando a falar da Rambla… como eu disse ela é uma rua bem extensa, que liga a Plaça Catalunya ao porto. Cada quadra da Rambla tem um nome: Rambla de San Josep, Rambla de Canaletes, Rambla dês Caputxins, Rambla dele Estudis e por aí vai.
Em toda a extensão da rua você vai encontrar lojas, banquinhas, bares, cafés, restaurantes e mercados. Acho que qualquer coisa que você precisar, é na Rambla que vai encontrar.
Como eu falei, a rua tem todo tipo de artista, inclusive caricaturistas. Eu sempre gostei de ver mas nunca me arrisquei a sentar naqueles banquinhos e pedir um desenho meu… até o dia que visitei a Rambla. Pois bem, senta que lá vem história….
Perambulando pra um lado, perambulando pro outro…. ví um senhorzinho fazendo uns desenhos e uma galera ao redor dele. O movimento me chamou a atenção e fui lá ver o que estava rolando. Ele estava fazendo a caricatura de duas meninas.. eu fiquei atrás dele observando e fiquei admirado com os traços… Era realmente muito legal!! A meninas ficaram super felizes com o resultado – pelo menos foi o que deu pra perceber.
Nesse momento outras duas pessoas já sentaram e o velhinho seguiu desenhando. Eu ví que a fila pra fazer o retrato com ele estava grande, então resolvi deixar pra depois… continua..
Mercat de La Boquería
Dei mais umas voltas pela Rambla até que cheguei ao famoso Mercado de La Boquería. Sério, pense em um lugar abarrotado de gente!?!? Pois é, eu sabia que esse mercado era famoso, mas não achei que era tão cheio. Sofri um pouco para entrar, mas lá dentro tinha mais espaço pra se movimentar.
O mercado é bem legal!! Eu adoro visitar esse tipo de lugar. Sempre descubro alguma fruta nova, algo típico ou que nunca tinha visito antes.
Dei umas boas voltas por ali… tomei um suco delicioso – daqueles que eles misturam mais de uma fruta. Não lembro o sabor, mas era ótimo e barato! Você vai ver esses sucos aos montes la dentro.
Comprei também uma bandeja com algumas fruta picadas, bem gostosas também – super saudável eu né? Até que cheguei em uma banca que vendia mil tipo de de bombons e chocolates – eita, morri… comprei também! Hummm, estava uma delícia… tudo de bom mesmo. Ahh e ao lado dessa banca tinha outra cheia daqueles doces tipo de goma, todos coloridos – a sorte é que eu não sou fã (tenho agonia da textura deles), mas para quem gosta… olha se não é de ficar babando:
Bom, só visitando o mercado para você ter uma real ideia de tudo que tem por ali. É um ponto bem famoso que vale a pena passar! Mas vou te dizer que visitei um outro mercado desse tipo em Barcelona e que achei melhor que esse. Muito mais vazio e com tanta variedade quanto esse – mas vou preparar um post só sobre ele.
De volta a Rambla
Saí do Mercado de La Boquería e fui dar mas umas voltas pela Rambla. Cheguei em uma parte onde haviam várias estátuas vivas. A produção delas é algo fantástico, realmente de ficar de boca aberta. Fui tirar uma fotos de longe e acredita que a estatua fez cara feia pra mim e viro de costas?? Como assim gente?? Eu achei que tinha que dar moedinha só para ver a estatua se mexer e pra tirar foto COM a estátua. Achei aquela estátua muito antipática e vazei dali.. humpf..
E o fim da história?
Ahh, pois bem… vou terminar de contar. Depois de andar bastante pela Rambla, acabei voltando até o velhinho dos desenhos. Fiquei pensando se faria ou não…. afinal, eram 10 Euros em jogo. Ahh, quer saber… entrei na fila e finalmente ia ter uma caricatura… Fiquei mais de meia hora esperado até que finalmente chegou minha vez.
Sentei lá, e como é padrão, você olha para o artista e não vê o que ele está fazendo. Fiquei ali, parado, olhando.. reparando na cara das pessoas que paravam e olhavam pra mim, olhavam pro desenho, olhavam pra mim de novo…. ai céus, já estava curioso.
Um tempo depois ele finalmente acabou… pegou o papel e virou pra mim, perguntando o que eu achei?
…………
…………
…………
…………
Fiz um momento de silêncio… respeitei fundo… coloquei o sorriso mais amarelo do mundo na minha cara e agradeci… Sério, o desenho não era ABSOLUTAMENTE NADA parecido comigo…
Entreguei os 10 euros e saí dali totalmente arrependido. Até postei nas redes com a esperança de alguém falar “ahh, até que lembra um pouco“, mas não.. todos foram unânimes: aquele não era eu. Moral da história: tem coisa que só devemos ver e não participar. E desses tiozinhos que desenham eu vou ficar longe #chatiado
Bom, esse foi meu passeio pela Rambla, em Barcelona. Em outro post vou falar um pouco sobre o porto e também sobre a famosa Barceloneta.. aguarde!! Fique a vontade para comentar no post!!
Vai para Barcelona?
Encontre aqui as melhores opções e preços de hospedagem. Lembrando que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa… veja aqui todas as informações e pegue um cupom de 15% de desconto para a contratação do seu.
Onde se hospedar em Barcelona
Se você ainda não definiu o hotel da sua viagem, vou deixar aqui um post de outro projeto que eu faço parte com um guia completo de onde ficar em Barcelona. Nesse post você tem hotéis selecionados e informações bairro a bairro, vale a pena dar uma olhada:
- Acesse: Onde ficar em Barcelona
Olá Robson! Identifiquei-me com o seu relato e ri muito pq isto tb aconteceu comigo. Tinha várias técnicas e diversos artistas. Ficamos numa fila única, eu e meu filho, a observar os artistas trabalharem, enqto aguardávamos a nossa vez. Eis que de repente fomos chamados por outro artista e decidimos ir ter com ele, pois a fila onde estávamos ainda ia demorar um bocado e já era quase 11h da noite. O objetivo era fazer a caricatura minha e do meu filho, juntos. E td isto que aconteceu com vc, tb aconteceu conosco. Muita gente curiosa, olhava pra nós e a seguir para o desenho e nesse longo processo eu já estava em cólicas de tanta curiosidade. Quando enfim o trabalho foi nos apresentado eu queria chorar de decepção! Não tinha nada a ver conosco. O tempo todo estávamos na brincadeira, a sorrir e ele nos desenhou com traços muito sérios, nos deixando com as caras envelhecidas. O pior foi ter que pagar 20 euros. Até hoje meu filho me cobra estes 20 euros kkkkkkkkkkkkk. Isto foi em 2011. O pintor usou a técnica da caneta, tipo rabisco.
Hahaha… A história da caricatura comigo já foi diferente, fiz com um outro senhor que realmente ficou super parecido. Barcelona é realmente incrível e da uma saudade só de lembrar daquele lugar.
Grande João!! Puxa, eu fico chateado só de lembrar… minha cara de decepção quando vi o resultado e pensei: gente, mas esse não sou eu não kkkkkk
Que bom que deu certo pra você… fico feliz… e com um pouco de inveja hahaha
Abraçooo!!!
Robson, boa noite! Não encontrei o link com os percursos da sua Trip pela Europa
Oi Carol!! Tudo bom? Eu tenho alguns posts de com roteiros de cidades e outros da viagem geral, como esse aqui:
https://www.umviajante.com.br/categoria-europa/4895-roteiro-de-viagem-europa
Nessa Tag aqui você vai encontrar outros roteiros que eu publiquei: https://www.umviajante.com.br/tag/roteiro
Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Olá, tudo bem?
Você gostou de ficar neste hostel?
Estou procurando por hospedagem em Barcelona e estou um pouco perdida…rs
Obrigada!!!!!
Oi Bruna, tudo bom? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..
Então, não foi o melhor hostel que já fiquei não… Tinham grupos grandes de estudantes por lá e o café da manhã virava uma zona, impossível de aproveitar. Também fiquei em um quarto muito grande e foi meio que perrengue. A localização dele é a melhor parte…. mas se for ficar nele, tente ficar em um quarto menor e torça para não ter grupos grandes e bagunceiros por lá rsrs
Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉
Bom saber…rs
Obrigada pela atenção!
Oi Robson! Que blog bacana! Adoreii!!
As fotos estão incríveis e o tempo perfeito. Em que época do ano você foi?
Oi Pri!! Fui em Abril… e agora estou voltando pra lá!!! Fica de olho no blog que vai ter mais dicas!
Acompanha a viagem no Insta e também no snap “blogumviajante” 😉
Que legal!! Vou ficar de olho!
Comentando só para dizer que deveria ter aprendido com a moral da sua história da caricatura!
Fui esse fim de semana para Barcelona e queria fazer a caricatura também… Sabendo da sua história, fui vendo qual artista estava fazendo um desenho mais “fiel” da pessoa, até que encontrei uma senhora que estava fazendo uma caricatura ótima de um menininho.
Decidi arriscar! Conforme ela foi me desenhando, percebi a mesma coisa que vc, todo mundo olhando para o desenho, para mim…
Quando ela acabou, tive a mesma decepção que vc, não tava nem um pouco parecido!
Mas o pior, ainda por cima, foi que, enquanto ela estava desenhando, ela ia apontando o lápis com um estilete e os pedaços de grafite voaram no meu rosto com o vento, o que me deixou com o rosto cheio de pintinhas pretas! E como esse foi um dos últimos passeios que eu fiz, só fui perceber que estava assim quando cheguei no aeroporto!! Hahahahahaha mico total!
Ou seja, cuidado quando forem fazer caricatura, muito cuidado!!
Olá Robson, seu blog é ótimo, estám e ajudando muito com meus planos pela Europa no ano que vem.
Pretendo passar por Barcelona, mas não sei quanto dias ficar. Pensei em 3 dias, sendo 2 noites por lá. Acha suficiente?
Obrigada.
Oi Lais, tudo bom? Que bom que o blog está te ajudando… então, eu fiquei 4 dias por lá, mas acho que você consegue dar uma corrida em 3 dias sim – aproveitando esses 3 dias completos. No último dia, que seria o quarto, eu fiz um passeio naquela ônibus turístico… pra ter uma visão geral da cidade… no caso você poderia deixar isso de lado e então dá pra ver bastante coisa em 3 dias sim 😉
Oi!! Vamos para Barcelona agora em Julho e e já estou viajando antecipadamente pelos teus posts..
Qual é o outro mercado ao qual vc se refere? Com menos gente e mesma qualidade…
Obrigada 🙂
Rejane
Oi Rejane… é o Mercado de Santa Caterina, eu ainda não fiz post sobre ele… mas achei bem legal!!
🙂 Muito obrigada!!! Vou ir certo!!
Olá
Gostaria de saber tua impressão a respeito deste hostel que esteve em Barcelona. Estou procurando hospedagem por lá ;-).
Obrigada !
Elidia
Oieeee..to indo para a Europa agora em Abril (viagem de 35 dias), gostaria de dicas de roteiro!! 🙂 por exemplo vi que a passagem mais barata é para Amsterdã, saindo de SP (ja aproveitaria e ficaria uns dias por lá). Vou pra Barcelona certeza, pois tenho um primo lá e outro em Vacallo (Suíça). Existe algum roteirinho definido de país para país que sai mais em conta (pela distância/passagem)??? Thanksss
Oi Hanna… então, na verdade não tem um roteiro pronto. O ideal é você escolher as cidades que mais gosta e distribuir no mapa. Pode ser o google maps mesmo. Aqui no blog tem vários posts sobre quantos dias ficar em cada cidade – dá uma olhada que vai te ajudar. Depois disso tem que definir a sequência das cidades. Você pode começar por Amsterdam, e depois ir seguindo para as outras cidades. Mas tudo vai depender do que você quer ver. Monte um esboço e posta aqui… ai te dou uma ajuda 😉
Hahahahahaha, estou rindo DEMAIS com a história da caricatura… Rs. Adorei seu post, Barcelona também está no meu roteiro pra maio/15 e seu blog está me ajudando bastante a montar meus roteiros… Parabéns!!!
Só rindo mesmo Graci… hahahahah.. mas foi triste… Que bom que o blog está ajudando 😉
Barcelona !
E um dos meus Destinos prediletos , Estive la ano passado e pretendo voltar esse anO!
Parabéns pelo post e incrivel
Que legal o post mesmo.
Também estou pensando em escapara para Espanha (Madrid/barcelona) por 2 semanas e estarei atento à suas infos.
Já reservei no booking e não tive problemas…;)
Excelente post! Cara, vo fazer exatamente a msma viagem q vc em fev do ano q vem. Então quanto mais info vc colocar sobre lisboa, porto, sintra, madrid, toledo, barcelona, interlaken, bern, zurique, lucerna, munique, salzburg, hallstat e praga;melhor! Acho q já li tds os seus posts, sei q já cobriu algumas cidades e peguei várias dicas.
Gostaria de agradecer pcp pela planilha e pelas dicas. Só não entendi as vezes como vc se deslocou entre as cidades, um post específico sobre isso ajudaria mt.
Tenho algumas dúvidas, pq vc pagou tanto em albergue? Pq o msm albergue q vc pagou 70 euros ta por 36, eh pq fev eh baixa temporada? O booking.com eh confiável? Tem albergues q dizem ser free cancellation num lugar do site e em outro lugar do site diz q perde a primeira diária. Vc pagou 10% no Brasil e quitou o resto a chegar neh? Pelo q vi no site tem q pagar 100%, n entendi essa dif.
Desculpa pelo tamanho do interrogatório! Seu blog eh o melhor sobre viagens! Vlw, abraço
Grande Gabriel, vai fazer uma viagem incrível.. te garanto! Vou postar tudo que puder!! Nessa viagem fiz todos os trajetos de trem (vou fazer um post sobre isso), apenas de Barcelona para Bern que eu fiz de avião, pois o trecho de trem entre as cidades já não existe mais.
O Booking é super confiável, sempre reservo por lá. Sobre pagar uma taxa por cancelamento ou até pagar 10% ainda no Brasil… vai depender de hostel para hostel. Mas é normal que aconteça com alguns. Sobre qual albergue você diz que paguei 70 euros? Não lembro de um nesse valor… mas se você achou algum bem em conta, reserva pois pode estar em promoção. Sempre que puder use os links do blog para acessar o booking, assim você fazer sua reservas e ajuda o blog, sem pagar nada a mais por isso!! 😀
Qualquer dúvida estou aqui!! Abraço!!!