Confira nesse post quais são os principais pontos turísticos de Cartagena, os pontos de interesse para os viajantes e dicas para o colocar no roteiro.
Quando você começa a planejar e montar um roteiro pela cidade de Cartagena, pode ficar um pouco confuso com a quantidade de informações e atrações para conhecer.
Esse post vai ser um guia inicial para você ter como base na hora de organizar o seu roteiro. Vou comentar sobre as principais atrações da cidade e o quanto elas é interessantes para você incluir na sua lista lugares para conhecer.
Nós próximos posts eu também vou passar algumas sugestões de roteiro e como otimizar o seu tempo na cidade, então fica tranquilo que ainda vai ter muito conteúdo de Cartagena pela frente.
Os principais pontos turísticos de Cartagena
Vou listar os principais pontos turísticos separados por categorias, mas não em uma sequencia de importância ou de visita – a ideia é apresentar os principais pontos da cidade pra você. Nos próximos posts eu vou te ajudar com o roteiro e com a ordem ideal para visitar cada lugar.
Os principais pontos de interesse de Cartagena
Muralha de Cartagena das Índias
Não dá pra falar dos pontos principais de Cartagena sem falar na grande muralha que contorna a cidade antiga.
São 11km de muralha que você pode caminhar e admirar a cidade por um ângulo diferente. Em alguns pontos a muralha é cortada, então você precisa continuar pela cidade e depois subir novamente para continuar o passeio.
Torre do Relógio
A Torre do Relógio é um dos principais cartões postais de Cartagena e está localizada no principal portão de acesso da cidade murada. É um ótimo ponto de partida para começar o seu roteiro.
O relógio original veio dos Estados Unidos e foi instalado em 1874. Por lá ele permaneceu por 63 anos, quando foi substituído pelo relógio atual, que veio da Suíça.
Baluarte de Santo Domingo
Outro ponto de destaque na muralha de Cartagena. Foi nesse local que a grande muralha começou a ser construída.
Ali você encontra o popular Café del Mar, onde os viajantes disputam espaço para ver o pôr do sol no mar do caribe. Se a sua ideia é ver o pôr do sol ali, chegue cedo – as mesas no final do dia estão sempre lotadas.
Palácio da Inquisição
O Palácio da Inquisição é um dos principais prédios de Cartagena, construído no período colonial da cidade.
Localizado no coração da cidade murada, ele hoje abria o Museu da Inquisição, o Museu Histórico de Cartagena e também o Arquivo Histórico da Cidade.
Las Bóvedas
Se você está procurando um local para comprar presentes em Cartagena, Las Bóvedas deve fazer parte do seu roteiro.
O local, construído no final do século XVIII, já foi depósito de armamentos e até celas de prisioneiros. Hoje é como uma feira que vende produtos locais e artesanatos.
Portal de los Dulces
Falando em compras, se você gosta de descobrir os destinos pelos sabores, esse local deve ser parada obrigatória no seu roteiro. No Portal de los Dulces você vai encontrar comerciantes locais vendendo mil e um tipos de doces típicos da região.
Eu sou suspeito pra falar, pois amo coco e as opção de cocadas são infinitas: tem cocada de maracujá, abacaxi, doce de leite, chocolate e muitas outras. Você também encontra vários outros doces por aqui, então vale a pena incluir no roteiro!
Castelo de San Filipe de Barajas
Outro ponto muito importante da cidade de Cartagena, o Castelo de San Felipe de Barajas é a fortificação que por muito tempo protegeu a cidade.
Construído entre 1536 e 1657, a fortaleza foi construída pelos espanhóis. Lá você vai ter uma vista diferenciada da cidade e vai percorrer labirintos e túneis construídos estrategicamente para a defesa do local.
Tente fazer a visita de manhã, pois no meio dia o sol é muito forte e no final da tarde o local fica super movimentado.
Convento Santa Cruz de La Popa
Localizado no ponto mais alto de Cartagena, esse convento é um dos pontos imperdíveis na cidade – a vista lá do alto é de tirar o fôlego.
Construído em 1607, o local tem arquitetura colonial e tem exibição de peças religiosas. O claustro e a vista são os grandes destaques da visita – ainda vou contar mais sobre o passeio 😉
Teatro Heredia
Um dos principais prédios de Cartagena, o Teatro Heredia está localizado no centro histórico da cidade.
É possível fazer um passeio guiado pelo teatro e conhecer mais detalhes da sua história e construção.
Veja aqui como é a visita guiada ao Teatro Heredia
A principais praças de Cartagena
Praça de San Pedro Claver
Uma das principais praças de Cartagena, a Plaza San Pedro Claver recebe o mesmo nome da Igreja que se destaca no local – é um ponto que você certamente vai visitar.
Na praça você vai encontrar uma escultura de San Pedro Claver, feita pelo artista Enrique Grau, e também alguns esculturas feitas de sucata, feitas por Edgardo Carmona.
Ao redor da praça você encontra cafés, restaurantes, bares e várias lojas – é um ponto bem movimentado de Cartagena.
Praça Santo Domingo
Outra praça importante e muito movimentada em Cartagena. Na Praça Santo Domingo você vai encontrar muitos restaurantes com mesas ao redor da praça, lojas e também a igreja que dá nome ao local.
É nessa praça que fica a famosa Gorda Gertrudes, uma escultura de bronze feita pelo artista Fernando Botero.
Parque Bolívar
Outra praça importante, localizada também no centro histórico de Cartagena. Ao redor da praça você encontra diversos pontos de interesse importantes, como o Museu da Inquisição, o Museu do Ouro, o Museu da Esmeralda e a Biblioteca de Cartagena.
No final do dia sempre acontece uma apresentação de dança típica no centro da praça. Você certamente vai passar por ali em algum momento e vale a pena parar um pouco para admirar a região.
As principais igrejas de Cartagena
Dentre as principais atrações de Cartagena, temos as igrejas da cidade.
Igreja e Monastério de San Pedro Claver
Localizado na praça de mesmo nome, esse complexo foi construído no século XVII e abriga uma igreja e um monastério.
A visita ao monastério é paga, mas não muito cara. Vale a pena fazer a visita para conhecer o claustro da igreja, que é lindo! Existe algumas exibições religiosas e um passeio guiado para quem tem interesse.
Igreja de Santo Domingo
Construída no final do século XVI, essa é a igreja mais antiga de Cartagena. A visita não é cobrada, porém a igreja só abre as portas nos horários das celebrações.
Em frente a igreja você encontra a praça de mesmo nome e a famosa escultura da Gorda Gertrudes, que comentei um pouco antes.
Igreja da Santíssima Trindade
Construída no século XVII, essa igreja fica no bairro Getsemaní, dentro da cidade murada de Cartagena.
Apesar da importância histórica da igreja, hoje ela está fechada e pode apenas ser vista de fora. Em frente fica a praça de mesmo nome, onde se deu início a revolução que resultou na independência da cidade.
Catedral Metropolitana de Cartagena
Por fim um dos templos mais importantes de Cartagena, a Catedral ou a também chamada Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría – visível de vários pontos da cidade.
Atualmente a Catedral está passando por uma reforma e as visitas foram interrompidas. Anteriormente era possível visitar o interior durante o horário das celebrações ou em outros momentos pagando um ingresso.
Os principais museus de Cartagena
Dentre as principais atrações de Cartagena, também temos os museus:
Museu do Ouro Zenú, Museu da Esmeralda, Museu Naval do Caribe, Museu da Inquisição e Museu do Chocolate.
Se você quiser saber mais detalhes sobre os museus, dá uma olhada no post especial que eu preparei sobre eles.
Veja aqui quais museus visitar em Cartagena
Os principais bairros de Cartagena
Cartagena é muito maior do que imaginamos e vai além do que normalmente visitamos. Falando da cidade para quem vai apenas visitá-la, nós podemos dividir a cidade em duas partes principais: a Cartagena Antiga e a Cartagena Moderna.
Cartagena Antiga: a cidade amuralhada
Quando falamos em Cartagena Antiga, estamos falando na cidade amuralhada, ou cidade murada.
Nessa região fica o centro histórico de Cartagena e os pequenos bairros: San Diego, Matuna e Getsemaní.
Conheça aqui um pouco mais sobre a Cidade Amuralhada de Cartagena
Conheça aqui o lindo e boêmio barrido Getsemaní.
Cartagena Moderna: o lado novo da cidade
No lado moderno da cidade temos os bairros: Bocagrande, Cartillogrande e El Laguito.
Não é a região que eu recomendo você ficar! No máximo uma visita rápida e já é o suficiente. Em breve farei um post com mais detalhes da minha experiência nessa região.
As melhores Cafeterias de Cartagena
Como você deve saber, a Colômbia é reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus grãos de café.
Você pode então aproveitar sua viagem para descobrir os diferentes sabores que essa bebida pode ter.
Veja aqui as minhas 5 cafeterias favoritas em Cartagena
Mapa com as principais atrações de Cartagena
Para você se localizar de forma mais fácil, eu montei um mapa com todos os pontos de interesse listados nesse post – inclusive os museus e cafés. O mapa está organizado em camadas, o que torna a visualização mais prática.
Não pense que aqui tem absolutamente tudo que você pode conhecer em Cartagena. A cidade é cheia de cantinhos para serem descobertos, pequenas galerias, lojas, restaurantes e muito mais. Também tem as praias e ilhas da região, enfim, muita coisa ainda para compartilhar.
Navegando pelo blog você pode descobrir junto comigo vários lugares legais para visitar em Cartagena.
Veja aqui todos os posts já publicados sobre Cartagena
Hotéis em Cartagena
Se você ainda está procurando hotéis na cidade, eu recomendo o link do Booking a seguir:
Veja aqui as melhores opções de hotéis em Cartagena.
O Booking é parceiro do blog desde que entrei nessa vida de viajante. Confio e utilizo o sistema em todas as minhas viagens. Sempre que puder, faça sua reserva através dos links aqui do blog – você vai me ajudar e não vai gastar nada a mais com isso 😉
Se tiver qualquer dúvida ou sugestão do que fazer em Cartagena, fique a vontade para comentar aqui no blog. Com a sua ajuda o conteúdo pode ser ainda mais rico e ajudar muitos viajantes. Besos, abrazos y hasta luego!
Incrível, super adorei seu post.
Olá Robson! Td bem?
Qual a melhor data para visitar Cartagena?
Oii Thaline!! Tudo bem?? Então, eu fiz um post bem legal falando exatamente sobre isso… vou deixar o link aqui pra você:
https://www.umviajante.com.br/colombia/7040-cartagena-melhor-epoca
Espero que ajude… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Fala, Robson, beleza? Tô indo pra Cartagena agora em dezembro. Vou ter três dias e meio. Tem alguma ordem melhor pra visitar os pontos principais? Alguma referência pra servir de ponto de partida?
Grande Heitor, tudo bom? Não sei se já fez sua viagem ou ela ainda está por vir… Então, eu amo Cartagena. Acho que um bom ponto de partida por ser a torre do relógio. Comece visitando o interior da cidade murada, se perdendo pelas ruelas… passe pelo teatro e por todos os pontos que mencionei no post. Não deixe de caminhar pela muralha e também visitar os bairros ao redor, no demais dias. Passeie também durante à noite, que é uma delícia.
Se precisar de qualquer coisa me dá um grito por aqui!! Valeuuu
Bom dia! estou pretendendo ir em fevereiro! Teve um lugar. no lado novo da cidade que vc não recomendou, poderia, mesmo que breve, dizer o pq ? obrigado!!Parabéns pelo blog !
Grande Vini, tudo bom? Então, o lado novo não tem bem a cara de Cartagena. Eu acho que a região mais próxima do centro histórico é muito mais vida e com características do que esperamos encontrar na cidade. Por isso acho muito mais legal ficar nessa região 😀
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Ola Robson, beleza?
Estou pensando em uma lua de mel em Cartagena e San Andres, gosto muito de praia e quero descansar. O que me indica, uns 3 dias em Cartagena fazendo pontos turísticos e depois San Andres para desncasar ? Acha que seria uma boa pedida ?Quanto a hospedagem, melhor meia pensao ou tentar algo all in ?
Grande abraço e parabens pelos posts.
Guilherme Belfante
Grande Gui!!! Beleza e aí?? Ótima pedida para lua de mel!! Cartagena é super romântica e as praias de San Andres tem fama de serem lindas!
Eu acho que seu roteiro fica ótimo sim com 3 dias em Cartagena e o restante nas praias. Não sei se precisa de all in em Cartagena, acho mais legal vocês saírem para curtir a cidade e os restaurantes. Tem ótimas opções.
Ahhh, deixe eu aproveitar… sempre que você puder, faça suas reservas pelos links do Booking aqui do blog. Assim você me dá uma força e não gasta nada a mais com isso. Pode até guardar o link aí com você:
http://umvia.me/booking
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Olá! Pretendo ir em Maio, poderiam dar dicas de quais os melhores lugares para se hospeda na Colombia nessa época? Estou pensando em.Cartagena ou San Andrés!
Obrigado
Grande Pedro, sua viagem deve estar aí. Não consegui te reponder antes pois as viagens desse ano deixaram muitos comentários acumulados.
Já conseguiu fechar seu roteiro e suas hospedagens? Se precisar de alguma dica me dá um grito aqui. Grande abraço!
Boa tarde. Estou indo para Cartagena em março por uma semana. Devo contratar um guia local? Vale a pena dividir esta semana entre Cartagena e San Andres? Qual a melhor forma de ir a San Andres?
Obrigada
Gilene
Oi Gi, tudo bom? Então, eu acho que uma semana dá pra dividir sim! Eu fiquei mais tempo em Cartagena, mas deu e sobrou…. conseguiu curtir a cidade com calma… e não gastei na passagem para San Andrés (meu foco não era praia nessa viagem).
Se você realmente quer praia, então San Andrés é o lugar certo! Deixa uns 4 dias para Cartagena e 3 para praias (dependendo da sua vontade de praia).
Como eu não fui dessa vez, vou ficar te devendo mais dicas sobre isso. Mas estou com planos de voltar logo 😉
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
Oi, Robson. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Opa, valeuu Nat!! Sempre bom ver você por aqui 🙂