Se você vai visitar o sul do Chile e está planejando conhecer a Reserva Biológica de Huilo Huilo, veja aqui uma sugestão de roteiro para 2, 3 e 4 dias de viagem.
Conhecida como a ‘floresta encantada do Chile’, a Reserva Biológica de Huilo Huilo se revela como um destino totalmente diferente do que esperamos encontrar no país.
O Chile, que é reconhecido mundialmente por seus roteiros focados na natureza, atrai muitos viajantes para sua região árida ao norte, onde fica o Deserto do Atacama, e também para o sul, onde fica a Patagônia Chilena – especialmente a região do Parque Nacional Torres del Paine.
Já a reserva de Huilo Huilo, que está localizada na região norte da Patagônia, é um destino que está sendo descoberto aos poucos pelos viajantes brasileiros.
Quando realizei minha viagem e compartilhei as fotos no Instagram, muitas pessoas comentaram que era a primeira vez que ouviam falar nesse destino – se você não me acompanha no insta, já deixo o convite para seguir minhas viagens em tempo real: @blogumviajante.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Nos últimos posts compartilhei algumas informações interessante, que podem ajudar no seu planejamento de viagem para Huilo Huilo, vale a pena dar uma olhada:
Conheça a Reserva Biológica de Huilo Huilo
Onde fica e como chegar a Huilo Huilo
Agora, se você já viu esses posts e está começando a organizar os detalhes da viagem, vou deixar aqui uma sugestão de roteiro e o que você pode fazer em 2, 3 ou 4 dias de viagem.
Quantos dias ficar em Huilo Huilo
Algumas das perguntas que recebi sobre Huilo Huilo era se esse destino poderia ser feito com um bate-volta saindo de Pucón. Pois bem, com base na experiência que tive na reserva, acho que Huilo Huilo merece um pouco mais de tempo do que um simples bate-volta.
Apesar de Pucón ser uma cidade não muito distante de Huilo Huilo, a viagem de carro entre os dois destinos dura quase duas horas – para um bate volta, seriam 4 horas do seu dia.
E quando você começa a ver a quantidade de passeios e atividades que pode fazer em Huilo Huilo, vai entender que ficar apenas 1 dia na reserva é algo inviável.
Veja aqui os principais passeios e o que fazer em Huilo Huilo
Com base nessa experiência, digo que o mínimo de tempo que você pode ficar em Huilo Huilo são 2 dias completos – sendo que ainda assim, sua viagem vai ser super corrida.
A sugestão que posso dar é que você organize um roteiro de 3 a 4 dias completos na reserva – se tiver mais tempo, melhor ainda!
Minha viagem para Huilo Huilo foi de 5 dias, só que não fiz essa viagem combinada com outro destino – então o primeiro dia inteiro se resumiu na viagem do Brasil até Huilo Huilo e o último dia no retorno pra casa.
Dentro da reserva de Huilo Huilo tive apenas 3 dias completos, o que me fez correr bastante para aproveitar ao máximo. Quando terminei a viagem, senti que poderia ter ficado, facilmente, mais dois dias para aproveitar para valer.
Roteiro em Huilo Huilo: 3 dias completos na reserva
Apesar de já ter comentado em outros posts, quero relembrar como foi a minha vigem para ir do Brasil até Huilo Huilo:
Bom, ela começou bem cedo saindo de Curitiba em direção a São Paulo, onde peguei um voo da Latam para Santiago do Chile. De Santiago voei para Temuco, também com a Latam – outra possibilidade seria voar para Valdivia.
Temuco e Valdivia são as cidades próximas da Reserva de Huilo Huilo com a melhor disponibilidade de voos – Pucón tem um aeroporto pequeno e que não funciona o ano todo.
Chegando a Temuco, peguei um transfer direto para o Hotel Nothofagus – que foi minha base para explorar a reserva. Esse transfer durou aproximadamente 4 horas – só para você ter uma ideia, foram cerca de 13 horas desde a saída de casa até chegar ao hotel na reserva.
A viagem de volta teve basicamente o mesmo itinerário, só que no sentido contrário. Agora vamos ao roteiro em si, descartando o dia de chegada e de retorno para casa.
Huilo Huilo, dia 1: Canopy e Cavalgada
Apesar da reserva ter fácil acesso a todos os pontos de atividades, um roteiro tranquilo em Huilo Huilo vai ter entre 2 a 3 atividades por dia – dificilmente você consegue colocar mais do que isso, aproveitando cada uma de verdade.
Manhã: Canopy Voo da Águia
Depois de tomar o café da manhã no hotel, segui para a minha primeira atividade em Huilo Huilo: o Canopy Voo da Águia, com acesso pelo Portal Huilo Huilo.
Essa é uma atividade que pode ser feita em qualquer época do ano e, se você não tem medo de altura, vai certamente se divertir bastante. O Canopy mistura uma parte de arborismo com 5 tirolesas de 150 metros cada uma.
Os profissionais nos preparam com os equipamentos e passam todas as informações para a atividade ser feita com a maior segurança possível – pode confiar que é super seguro!
Eu comecei perto das 9h da manhã e terminei por volta das 11h. Se você conseguir encaixar na sua programação, seria legal fazer também o Canopy Vuelo Del Cóndor – que fica no mesmo lugar e tem uma tirolesa de 1.650 metros!!
Como eu tinha um tempinho antes do almoço, decidimos visitar o Salto Huilo Huilo – que fica no mesmo portal de acesso. Recomendo muito!!
Minha única sugestão é que você confirme se a cachoeira está com água – ela pode ficar praticamente seca em alguns períodos.
Depois disso, retornamos para o hotel e almoçamos no restaurante do hotel Nothofagus.
Tarde: Cabalgada Tranca del Toro
Depois de almoçar e organizar algumas coisas, saí do hotel para a atividade da tarde desse dia: o passeio a cavalo, chamado Tranca del Toro.
Nesse passeio, percorremos um trajeto de 3 km pelos bosques e florestas da região, com vista especial para o Vulcão Mocho Choshuenco.
O passeio é mega tranquilo e recomendado para qualquer viajante – mesmo para quem nunca teve experiência em cavalgar. O pôr do sol nesse dia foi algo surreal – recomendo muito fazer a cavalgada durante à tarde para pegar o entardecer.
A sugestão para o jantar desse dia é Cervejaria Artesanal Petermann, que pertence ao fundador da reserva de Huilo Huilo.
Huilo Huilo, dia 2: Sendero Darwin + Sendero Botánico
O segundo dia da viagem seria o mais intenso de caminhadas, começando pelo incrível Sendero Darwin.
Manhã: Sendero Darwin
Eu colocaria essa caminhada na parte da manhã por ela ser um pouco mais intensa, assim você já começa o dia com força total.
Este é um dos passeios que só pode ser feito acompanhado de um guia e se inicia no Portal La Leona. Nesse trajeto, você tem a chance de encontrar a rãzinha de Darwin – uma das espécies protegidas na reserva e que está em risco de extinção.
A caminhada, que tem subidas e descidas, inclui a travessia em uma ponte suspensa e um trajeto circular de quase 4 km. É, realmente, um passeio que vale muito a pena.
Tarde: Sendero Botánico
O passeio para a tarde desse dia é bem tranquilo e você pode fazer de forma independente. O Sendero Botánico é uma caminhada por um bosque da reserva de Huilo Huilo, onde podemos conhecer de perto a flora da floresta úmida temperada da Patagônia Chilena. Podemos, inclusive, ver de perto muitos cogumelos que se tornaram símbolo da região e inspiraram a arquitetura do Hotel Reino Fungi.
A sugestão para o jantar desse dia é o Restaurante Nothofagus, localizado no interior do hotel. Uma boa oportunidade para conhecer um dos hotéis mais emblemáticos da reserva.
Huilo Huilo, dia 3: Sendero Hoffman + Puerto Fuy + Salto Llallalca
O meu terceiro e último dia na reserva foi um pouco mais corrido. O ideal é você ajustar com o seu tempo e também com as atividades que fazem mais o seu estilo.
Manhã: Sendero Hoffman
Como as trilhas e caminhadas eram o foco dessa viagem, começamos o dia com a trilha pelo Sendero Hoffman. O visual é, em minha opinião, mais bonito do que o Sendero Botánico – só não vimos tantas espécies de cogumelos.
O percurso tem aproximadamente 3,5 km e pode ser feito tanto de forma autoguiada quanto com a presença de um guia – que é interessante por trazer muita informação sobre a flora e fauna da região.
Depois da trilha, seguimos caminhando pela estrada até chegar ao Puerto Fuy, de onde partem os barcos rumo à Argentina. De lá, caminhamos de volta até o hotel para o almoço.
Tarde: Caverna Vulcânica e cachoeira Salto Llallalca
Para a tarde desse dia, fiz a visita à Caverna Vulcânica e à cachoeira Salto Llallalca. Confesso que a cachoeira é mais bonita que a caverna em si.
O que você pode fazer nesse dia, já que o programa é bem tranquilo, é incluir uma atividade de bike, como a Mountainbike Pudú:
Nesse passeio você vai percorrer 16 km de bike em cerca de 2 horas. Ele inicia de frente para o Hotel Montaña Mágica e leva você até o acesso ao caminho de Darwin.
Como precisei fazer algumas imagens para o canal, acabei não realizando esse passeio.
Para fechar o dia e terminar essa jornada, a dica é fazer uma atividade diferente, a Sendero de los Espíritus – um atrativo que pode ser visitado tanto de dia quanto à noite.
Recomendo que você faça o passeio à noite, já que ele tem uma mística bem especial e vai revelar, de uma forma diferente, os encantos da selva patagônica.
Durante o trajeto, você encontrará esculturas de madeira que representam os principais seres mitológicos da cultura Mapuche – o principal povo indígena do Chile.
Huilo Huilo, dia 4: Atividades extras para o seu roteiro
Eu, infelizmente, não tive um quarto dia de viagem em Huilo Huilo. Mas garanto que existe muita coisa que você pode fazer para um, dois ou até mais dias completos – se tiver essa oportunidade, aproveita!
Minha sugestão para o seu quarto dia de viagem é a visitar o Salto La Leona e também o Salto El Puma – duas cachoeiras incríveis na região que valem a pena conhecer.
A única questão que preciso alertar é para que você pergunte no seu hotel se essas cachoeiras estão com água – não valeria a pena visitar se elas estiverem secas.
Outra opção para considerar: Ascensão ao Vulcão Mocho Choshueco
Subir um vulcão é uma das experiências mais surpreendentes que você pode realizar na vida. Já tive o privilégio de superar todos os meus limites e subir, mais de uma vez, o Vulcão Lascar, no Deserto do Atacama – recomendo muito!
Veja aqui como foi minha ascensão ao Vulcão Lascar
Já em Huilo Huilo, sua oportunidade é de fazer a ascensão ao Vulcão Mocho Choshueco – uma aventura que leva você a 4.200 metros de altitude.
O trekking tem um trajeto de aproximadamente 7 km e uma dificuldade mais elevada em relação aos outros passeios – já que nesse são quase 5 horas de caminhada. Vale destacar que é um passeio que exige a presença de um guia e roupas adequadas para esse tipo de atividade.
Muitas opções para o seu roteiro em Huilo Huilo
Obviamente você pode optar por essas ou outras atividades para completar seu roteiro em Huilo Huilo. Tudo vai depender muito do seu estilo de viajante e também da época em que está programando a viagem.
No inverno, por exemplo, alguns passeios específicos entram na lista de atividades, tais como ski, snowboard e até caminhadas de altitude para chegar ao topo do vulcão nevado.
Já no verão, eu não deixaria de lado a oportunidade de fazer caiaque e também rafting pelos rios da região – deve ser incrível com o visual desse destino.
Vale lembrar que eles têm opções bem interessantes para crianças, então seu roteiro pode ser ajustado de muitas maneiras.
Lugares em Huilo Huilo que valem a pena conhecer
Além de toda essa programação que recomendei para você, existem alguns lugares que valem uma visita – mesmo que seja rápida. Um deles é a Aldea de Artesanos, que é uma Vila de Artesanatos localizada no povoado da reserva, e também o Café del Bosque – bem ao lado do Portal Huilo Huilo.
Nesse Café del Bosque, que você vai passar quando visitar o Salto Huilo Huilo, existem várias lembranças lindas da região – tem um Huemul super fofo e vários seres mágicos da floresta.
Onde ficar em Huilo Huilo: qual hotel escolher
Aproveitando que estamos falando de roteiro, quero lembrar que a minha estadia em Huilo Huilo foi no Hotel Nothofagus – um dos mais incríveis do Chile.
O hotel tem um ar super lúdico e foi inspirado na obra do Pequeno Príncipe – se quer uma sugestão, fique nele… é maravilhoso! Mas, se quiser mais opções, tem um post completinho aqui no blog com os principais hotéis da reserva.
Veja aqui os principais hotéis de Huilo Huilo para sua viagem
Quero aproveitar para lembrar que, sempre que puder, você faça sua reserva de hospedagem pelo Booking.com através dos links do blog. Independente do hotel que escolher, ao fazer sua reserva por esses links você colabora com meu trabalho e não gasta nada a mais com isso.
Se preferir outra opção, também pode reservar sua estadia por esse link do Hotéis.com – você escolhe o melhor para sua viagem e eu agradeço muito sua ajuda.
Encontre e reserve seu hotel no Booking.com
Se preferir, faça aqui sua reserva no Hotéis.com
Espero que tenha curtido esse post e que ele ajude no planejamento do seu roteiro em Huilo Huilo. Se tiver dúvidas ou alguma sugestão, fique à vontade para comentar aqui no blog. Até mais!!! Valeuuu!
Ola, todo esse roteiro você fez por conta ou contratou guia? Foi fazendo andando desde o seu hotel ou contratou transfer?
Oi Ju!! Tudo bem? Então, alguns passeios fiz caminhando direto do hotel e outros com transfer da agência sim!
Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo
Adorei as suas dicas.
obrigada
norma