Conhecida como um dos lugares mais misteriosos e isolados que existem, a Ilha de Páscoa é um destino que fascina e atrai viajantes de todas as partes do mundo. Veja aqui onde fica e como chegar à Ilha de Páscoa.
Recentemente, tive o privilégio de viajar para a Ilha Páscoa e conhecer de perto um pouco da história do povo rapanui e dos MOAI – as famosas estátuas de pedra que são o grande enigma desse destino.
Ao longo dos próximos posts, vou comentar e detalhar como foi a minha viagem, o hotel incrível em que me hospedei, os passeios que fiz e tudo o que aprendi ao longo dos dias em que fiquei na ilha.
Para começar esse conteúdo especial sobre a Ilha de Páscoa, nada melhor do que um post falando sobre a sua localização e também como chegar a esse ponto tão isolado do nosso planeta.
Onde fica a Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa, ou melhor, Rapa Nui – como é chamada e reconhecida pelo seu povo nativo – está localizada no Sul do Oceano Pacífico, em uma região chamada Polinésia.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Sobre a Polinésia
Caso você não saiba, Polinésia é o nome de um conjunto de ilhas localizadas no Sul do Oceano Pacífico – dentre elas, a Ilha de Páscoa. O povo polinésio, que foi o primeiro a ocupar a ilha, era formado por grandes mestres da navegação.
A história deles é fascinante, já que há milhares de anos e com uma tecnologia rudimentar, conseguiram percorrer grandes distâncias à mar aberto – com canoas à vela.
Se você quiser chegar a esse destino munido de boas informações, recomendo bastante a pesquisa sobre o povo polinésio.
Localização da Ilha de Páscoa
Falando em distância, são 3.700 km que separam a Ilha de Páscoa da costa do Chile – o que faz dela a última fronteira da América do Sul.
Talvez seja um pouco difícil visualizar o quão longe ela está sem dar alguns exemplos mais claros:
Só para ter uma ideia, se você traçar uma linha reta entre a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até Boa Vista, em Roraima, a distância será de aproximadamente 3.800 km – quase a mesma distância que separa a Ilha de Páscoa do continente.
Ainda usando o Brasil como exemplo, contando de João Pessoa, na Paraíba, até Rio Branco, no Acre, a distância é de 3.600 km – ainda precisaria de uma pernadinha a mais para chegar à Ilha de Páscoa.
Se usar a Europa como base, você pode pegar as distâncias de cruzar Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e Croácia, SOMADAS, e ainda não atingiria os 3.700 km que separam a Ilha de Páscoa da costa do Chile.
Como chegar à Ilha de Páscoa
Agora que você já tem uma ideia do quão afastada está a Ilha de Páscoa, sua próxima questão deve ser exatamente sobre como chegar até lá.
Pois bem, a forma mais fácil de chegar à Ilha de Páscoa é com um voo da Latam saindo de Santiago. Atualmente, a Latam é a única companhia aérea a fazer a rota até a ilha – o que acaba tornando o valor da passagem mais elevado e exigindo maior pesquisa e programação antecipada de nós, viajantes.
O voo partindo de Santiago para Ilha de Páscoa dura aproximadamente 5 horas, mas, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a rota é feita em uma das melhores aeronaves da companhia.
Eu voei, tanto na ida quanto na volta, no Boeing 787-9 Dreamliner: com capacidade para 313 passageiros, sendo 282 na classe econômica e 30 na Premium Business. A viagem, apesar de longa, tem ótimo entretenimento a bordo – e vale destacar que essa aeronave é aquela com as janelas que escurecem eletronicamente e sem as tradicionais cortinas. Uma aeronave realmente incrível!
O aeroporto na Ilha de Páscoa
Apesar de ter um aeroporto simples em sua estrutura geral, a pista de pouso na Ilha de Páscoa é gigante – sendo uma alternativa para possíveis pousos de emergência de grandes aeronaves que cruzam o Pacífico.
Outro ponto interessante é que essa pista teve um investimento da NASA – não que ela tenha qualquer ligação com pousos alienígenas – mas sim, por ter servido de opção para o pouso de ônibus espaciais.
O desembarque do Boeing 787-9 é feito na pista, de onde você segue até o pequeno terminal do aeroporto – nesse momento é comum acontecer uma pequena confusão com uma fila desnecessária.
DICA: Evite a fila no aeroporto da Ilha de Páscoa
Logo que você desembarcar e seguir para o terminal do aeroporto da Ilha de Páscoa, vai perceber uma fila se formando. Como ninguém costuma mencionar nada, você, automaticamente, vai parar nessa fila também.
Essa fila, na verdade, é para quem for comprar o Ticket do Parque Nacional Rapa Nui, que é obrigatório para visitar vários pontos da ilha. Mas ele não precisa ser comprado no aeroporto, já que existe ponto de venda no centro de Hanga Roa.
No meu caso, o ticket já estava organizado com o hotel e agência que fiz os passeios – ou seja, fiquei um tempo na fila de bobo. Minha dica é que você veja para adquirir esse ingresso direto com seu hotel, se ele oferecer, ou mesmo no centro da cidade – assim você evita essa fila do aeroporto. Ou seja: ao desembarcar, faça as fotos que desejar e vá direto pegar sua mala na esteira.
O ticket de ingresso ao Parque Nacional Rapa Nui
Falando no ticket, vale reforçar que ele é obrigatório para você visitar a maior parte das atrações dentro da Ilha de Páscoa. O ingresso tem a validade de 10 dias, sendo a contagem iniciada a partir da primeira vez que você usá-lo.
O valor ticket para estrangeiros é de 54.000 pesos chilenos – cerca de 317 reais – e para chilenos ou residentes, é de 20.000 pesos. Ele será exigido para você acessar os principais pontos da ilha, portanto é muito importante que mantenha ele sempre com você e guardado com segurança – se perder, o prejuízo é grande.
Apesar do valor alto, é importante ressaltar que esse dinheiro é destinado à conservação do Parque Nacional Rapa Nui.
Minha viagem e hospedagem na Ilha de Páscoa
Não posso deixar de destacar que a minha viagem para Ilha de Páscoa foi organizada pela Venturas, uma agência que já me levou para conhecer destinos incríveis! Eles trabalham tanto com expedições internacionais quanto destinos brasileiros.
A minha estadia na ilha foi no Hotel Hangaroa, que tem uma estrutura maravilhosa e um sistema estilo all inclusive: você fecha o pacote com eles e pode personalizar quais refeições quer inclusa no pacote, assim como quantos passeios deseja fazer.
A minha viagem contava com 2 passeios por dia + 2 refeições, além do café da manhã – foi uma opção perfeita! Os restaurantes do hotel são maravilhosos e a bebida, inclusive drinks, vinhos e espumantes, são servidos à vontade durante a refeição – só precisa ter cautela para não passar do ponto e perder o passeio seguinte.
Recomendo muito que você contate a Venturas para fechar essa viagem, já que o valor é o mesmo que você teria direto com o hotel e ainda tem todo suporte da agência durante a sua viagem. Lembrando ainda que, leitores do blog ganham uma surpresa especial ao fechar direto com a Venturas.
Para facilitar sua vida, vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem direto para a agência e receber as opções disponíveis. No site da Venturas você também pode verificar os outros destinos que eles trabalham.
Mais dicas da Ilha de Páscoa
Ao longo dos próximos posts, vou compartilhar com você todos os detalhes e experiências que tive nessa viagem. Você também pode acessar todo conteúdo já publicado sobre a Ilha de Páscoa e sobre o Chile, com dicas bem legais para sua viagem:
Veja aqui todos os posts da Ilha de Páscoa
Acesse aqui todos os posts do Chile
Espero que tenha curtido o post. Se tiver qualquer dúvida sobre a Ilha de Páscoa ou como chegar lá, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeu!!