Está se preparando para viajar para o Deserto do Atacama e tem dúvidas de como fazer a mala? Veja dicas de quais roupas levar para se proteger do frio e o que é necessário para aproveitar um dos destinos mais incríveis do mundo.
Fazer a mala para viajar para o Deserto do Atacama pode parecer um bicho de sete cabeças, principalmente para quem está se preparando para visitar um destino como esse pela primeira vez.
Muitos viajantes tem me enviado perguntas sobre como fazer a mala e o que é necessário levar para o Atacama, então decidi fazer um post “guia” com tudo que você realmente precisa levar na sua bagagem.
Fazendo a mala para o Deserto do Atacama
Pra te ajudar da melhor maneira possível, vou levar em consideração a época da sua viagem – já que tem meses em que as temperaturas no deserto são bem mais baixas e você deve se preparar para encarar o frio extremo.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Ainda não sabe quando fazer a viagem?
Veja aqui a melhor época para viajar para o Deserto do Atacama
O que levar na mala para o Deserto do Atacama?
Antes de falar sobre o que você realmente precisa levar na mala, é super importante você saber como funciona o clima no Atacama e como isso vai te ajudar a fazer a melhor mala possível.
Bom, independe da época do ano que você vai viajar, as temperaturas no Atacama sempre vão mudar durante o dia. Muitos passeios são em elevadas altitudes e iniciam antes mesmo do sol nascer – o período mais gelado do dia.
Conforme o sol vai subindo, a tendência é esquentar – mesmo no inverno. O que muita gente não leva em consideração é o vento, que pode fazer a sensação térmica ser muito mais gelada.
Por conta dessas mudanças de temperatura, o grande segredo para fazer a mala para o Atacama é se preparar para se vestir em camadas: sim, como uma cebola!
Dessa forma você vai estar bem preparado para encarar o frio nos passeios mais gelados e também pode reduzir as roupas nos horários mais quentes.
Como se preparar para enfrentar as baixas temperaturas do deserto?
Apesar das dúvidas sobre fazer a mala serem bem variadas, a maior parte delas, sem dúvidas, é referente as roupas de frio e o que é necessário levar para se proteger das baixas temperaturas.
Bom, o período mais frio no Atacama vai de meados de maio até o fim de agosto, o que não quer dizer que quem for em outros meses não vai encarar temperaturas baixas – inclusive as negativas.
Como eu comentei, os passeios em altas altitudes costumam ser bem gelados – ainda mais quando se iniciam antes do sol nascer ou se estendem até o pôr do sol. Considerando ainda que é muito comum ventar nesses pontos mais altos, especialmente durante o mês de setembro, que é o período de fortes ventos, a sua mala sempre tem que ter roupas quentinhas e algumas peças chaves que podem ser o grande pulo do gato.
O que levar para se proteger do frio no Atacama?
O primeiro item que eu considero indispensável para encarar o frio é a segunda pele (ou primeira pele, como alguns chamam). Essa é a primeira camada de roupa que você vai vestir – indispensável nos passeios mais frios.
A segunda pele vai manter seu corpo aquecido e até dispensar que você use um grande volume de roupas para se proteger do frio – esse é um dos segredos para estar bem aquecido sem parecer um urso panda desengonçado.
Por cima da segunda pele você vai colocar sua roupa mais casual: pode ser uma calça Jeans, uma camiseta de manga curta ou algo parecido. Lembrando que a calça jeans permite que o vento passe, então o ideal mesmo seria uma calça corta vento.
Para um passeio gelado, como os Geysers ou a subida a um Vulcão, você deve considerar vestir a segunda pele, a calça casual e por cima a calça corta vento – ela realmente vai fazer uma boa diferença.
Voltando a parte de cima, depois da camiseta, você pode vestir um moletom, uma blusa de lã ou um fleece – que seria uma blusa mais fina, porém quentinha.
Por cima dessa camada você pode vestir uma jaqueta de plumas, daquelas bem gordinhas que esquentam bastante. Alguns modelos já vão te proteger do vento, mas você pode até levar uma jaqueta corta vento para colocar por cima dessa de plumas.
Vale ressaltar que as jaquetas corta vento normalmente não esquentam, por isso é importante se proteger do frio com as peças que vão por baixo dela 😉
Meias grossas são super recomendadas para proteger seu pé das baixas temperaturas. Muitas vezes vale a pena passar em uma loja especializada, como a Decathon, e comprar uma meia especial para as baixas temperaturas – compre só uns dois pares que já é suficiente. Como elas são mais caras e você não vai precisar usar todo dia, leve dois pares e repita durante a viagem nos passeios mais gelados.
Caso você não queria gastar com meias especias, considere calçar uns três pares para se proteger nesses dias de temperaturas baixas – manter os pés aquecidos é uma das melhores formas de não sofrer com o frio.
Touca, luvas e cachecóis vão completar o seu look para os dias frios no Deserto do Atacama.
Dicas: acerte o look para sair bem nas fotos!
Todo mundo que faz essa viagem quer ter fotos lindas de recordação. Acertar no figurino pode fazer uma boa diferença nos seus registros.
Minha dica principal é apostar em roupas coloridas e deixar o pretinho básico de lado. Jaquetas com cores vibrantes ou mesmo estampadas são ótimas pedidas.
Lenços e cachecóis, além de proteger do frio, vão compôr super bem o seu look – tanto para homens quanto para mulheres. Inclusive na feirinha e lojas de San Pedro você vai encontrar opções bem legais:
Veja aqui o que comprar no Atacama
Outro item que pode dar um tchan nas suas fotos e te proteger bastante do frio são os ponchos. Além de ser uma roupa típica da região, os ponchos combinam totalmente com o clima do deserto.
Por lá você vai encontrar desde versões mais baratas, que mesclam materiais sintéticos, até opções mais caras, feitas de lã de alpaca – tudo vai depender do seu budget de investimento.
Roupas de verão, mesmo durante o inverno
Eu quis dar um destaque inicial para as roupas de frio pois elas podem realmente interferir no quanto você vai aproveitar a viagem. Mas sua mala também precisa de roupas frescas, já que pode fazer bastante calor durante a tarde – especialmente no povoado de San Pedro de Atacama e nos passeios mais próximos.
É importante ressaltar que a temperatura sobe durante o dia mesmo nos meses mais frios, então você precisa sim de algumas opções de roupas frescas:
Bermudas, camisetas, regatas, saias e vestidos: todas são boas opções para você levar na sua mala.
Roupas de banho para ir ao deserto!?
Sim!! Muita gente pode achar que no deserto só tem areia, mas no Atacama você terá boas opções de banho, como as Termas de Puritama, as Lagunas Escondidas e a Laguna Cejar.
Dica: continue apostando em opções coloridas e estampadas para fazer um contraste legal nas suas fotos.
Quais calçados levar para o Atacama?
Depois das roupas de frio, o segundo tema que mais recebo perguntas é sobre os calçados e se é necessário botas especiais para viajar para o Atacama. Bom, vamos por partes…
Primeiro, tudo vai depender dos passeios que você vai fazer, mas já adianto que para a maior parte deles não é preciso um calçado super especial.
Um tênis mais fechado ou bota simples já estaria ótimo para a maior parte dos dias no Atacama. Caso você decida fazer trekkings, opte por algo que você já está acostumando a usar em caminhadas, de preferência leve e com cano alto – para proteger o seu pé de possíveis torções.
Para os passeios mais extremos, como os vulcões, é interessante usar uma bota especial sim – mas, dependendo da agência que você escolher, esse calçado vai estar a sua disposição. Aí você também não precisa gastar com isso, caso não seja seu objetivo a longo prazo.
Evite levar botas muito pesadas – elas só vão te cansar e pouco ajudar.
Acessórios para levar ao Atacama
Antes que você ache que esses itens são opcionais, eu quero reforçar que alguns são bem importantes, como óculos de sol, bonés e/ou chapéus.
O sol no Atacama é muito forte, então ter essa proteção é indispensável.
Dica: óculos com lentes espelhadas e coloridas são ótimas pedidas para sair super bem nas fotos.
Malas rígidas ou Mochilão
Para ir ao Deserto do Atacama você pode levar suas coisas tanto malas rígidas ou mesmo mochilão. Não precisa se preocupar com isso! Suas coisas vão permanecer no hotel na maior parte do tempo. Dificilmente você vai precisar carregar sua mala pela ruas de terra do povoado, então não precisa esquentar a cabeça – escolha a melhor opção para você!
Mochila de Ataque
O que não pode faltar na sua viagem para o deserto é a sua mochila de ataque, onde você vai levar seus itens pessoais durante o dia – câmera, documentos, dinheiro, etc.
Garrafa de Água
Se hidratar no Atacama é algo muito importante! Você deve andar sempre com uma garrafinha d’água pois o tempo seco não é brincadeira.
Tenha sua garrafinha pessoal para ir carregando, assim evita o consumo desnecessário de garrafinhas de plástico – o meio ambiente agradece!
Outros itens importantes para levar ao Atacama
Eu sei que cada pessoa tem suas particularidades e vai levar algo que específico. De qualquer forma eu preciso destacar alguns itens que não devem ficar de fora da sua mala:
Protetor Solar: preferencialmente com nível de proteção maior do que você costuma usar. O sol no deserto é muito forte e não dá pra dar bobeira. Caso você esqueça, é possível encontrar boas opções nas farmácias de San Pedro.
Cremes/Hidratante: como você deve saber, estamos falando de um dos lugares mais secos do mundo. Se prepare para ver sua pele reagir com isso, então ter um bom creme hidratante é fundamental.
Colírio: assim como a pele, os olhos também sofrem. Ter um colírio na mala pode te ajudar muito.
Protetor/Hidratante Labial: eu sei que muitas pessoas acabam optando por manteiga de cacau ou, no caso das mulheres, o próprio batom. Eu recomendo comprar o “Blistex”! De longe é a melhor opção para lidar com clima do Atacama. Você encontra nas farmácias de San Pedro e custa, aproximadamente, 2.800 pesos chilenos.
Levar também: remédios e itens básicos
Sei que é algo bem delicado de comentar, já que não devemos nos auto medicar. Mas se você tem remédio que já toma em determinadas situações, leve com você!
Produtos de Higiene Pessoal: dependendo do hotel que você vai ficar, alguns itens são necessários – principalmente se optar por hospedagem mais econômica, como hostels. Shampoo, sabonete e essas coisas também são fáceis de comprar caso você esqueça.
Eletrônicos: o que levar para o Atacama
Falando agora para quem quer aproveitar a viagem e fazer belos registros, aqui vão algumas dicas de equipamentos eletrônicos:
Bom, câmera e celular são itens que nem preciso colocar na lista, né!? Você pode esquecer o filho em casa, mas não esquece esses dois.
Câmera à prova d’água: hoje já têm alguns celulares que cumprem a função, mas também tem a GoPRO – com ela você consegue fazer bons registros nessa viagem, já que o modelo manda bem em paisagens.
Powerbank: como lá você vai ficar muito tempo fora do hotel e dificilmente a bateria do seu celular vai dar conta, levar uma bateria externa é uma ótima pedida.
Drone: o lindo visual do Atacama rende ótimos takes de drone. Infelizmente você não consegue voar na maior parte dos atrativos, principalmente nos que que tem aves por perto. Para evitar problemas, fique bem atento as sinalizações e recomendações do seu guia.
Adaptador de Tomadas: eu confesso que não levo pois nunca tive problemas por lá. Caso você queira garantir, pode ser uma opção pessoal.
Tudo sobre o Deserto do Atacama
Se você ainda está planejando sua viagem para o Deserto do Atacama, aproveita que aqui no blog está cheio de conteúdos legais que podem te ajudar:
Veja qual agência eu recomendo no Atacama
Veja os meus passeios favoritos no deserto
Veja qual a melhor época para visitar o Atacama
Hotéis em San Pedro de Atacama
Se você ainda está procurando hotel em San Pedro de Atacama, dá uma olhada nesse post que eu já publiquei:
Opções de hotéis em San Pedro de Atacama
Aproveito para pedir para você, sempre que puder, fazer suas reservas de hotéis nos links do Booking que tem aqui no blog. Fazendo isso você vai contribuir com o blog e não vai gastar nada a mais com isso – de coração, vai me ajudar muito!
Veja aqui as opções de hospedagem no Booking.com
Seguro viagem América do Sul
O seguro viagem é super importante para um destino como o Atacama. Aqui no blog você tem descontos especiais para contratar o seu seguro viagem internacional, confere aqui:
Seguro viagem internacional com desconto!
E é isso, viajeros! Acredito que com essa lista do que levar você não vai passar apuros no Atacama. Se tiver dúvidas ou achar que esqueci de falar sobre alguma coisa, comenta aqui no post. Valeuuu!!!
Oi Robson, tudo bem?
Estou me programando para ir ao Atacama no mês de Junho e irei adquirir algumas jaquetas. Gostei muito dessa sua jaqueta vermelha, onde posso encontrar?
Obrigado e parabéns pelo conteúdo inserido no blog, está me ajudando muito!
Fala Joel, tudo bem e você?
Que legal que está planejando essa viagem, tenho certeza que vai curtir muito!!
Então, essa jaqueta é das antigas… é da Abercrombie, comprei em uma das minhas primeiras viagens….
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Oi Robson, Tudo bem?
Estou indo para o Atacama em Outubro, e não vejo a hora de fazer lindas fotos por lá. Eu como você também sou apaixonada por fotografia, e vi que você levou um Drone e fez lindas fotos, inclusive vi uma postada no insta da Flavia Bia e ficou show. Eu queria saber como é levar o Drone para o chile? e se você teve algum problema no aeroporto ou algo que me indique para não ter problemas? realmente preciso de umas dicas pois nunca levei o Drone para outro país , sabemos como é complicado essa questão de viajar com Drone para outro país, isso acaba rendendo algumas dores de cabeça, então quando viajo prefiro não levar para não ter problemas. Mas dessa vez não posso perder a oportunidade de registrar o Atacama, e quero muito levar, pesquisei algumas informações sobre as regras do Chile quanto a Drone, mas as informações são muito vagas, e nada melhor que saber as respostas de alguém que já levou. Por favor, se puder me ajudar a saber tudo, meu Drone é um Mavic Air como o da foto, super compacto, leve e de fácil transporte, porem preciso saber tudo sobre como transporta-lo e leva-lo.
Pode me Ajudar?
Desde já Obrigada.
Grande Abraço.
Oi Rê!! Tudo bem e você? Nossa, sua viagem já tá ai… se é que você já não está no Atacama haha
Então, eu nunca tive problemas para levar o Drone para o Atacama. Sempre tiro as hélices, coloco em um estojo de óculos e mando na bagagem despachada.. só elas. O drone em si e as baterias vão comigo, na bagagem de mão. Sempre coloco as baterias em uma bolsinha antichamas, que você encontra no Mercado Livre. Fazendo isso, nunca tive problemas.
Agora, para voar lá.. você precisa ficar atenta às regras. Vários lugares são proibidos voor drone. Fica de olho na sinalização e também nos lugares que tem flamingo… aí não tem como mesmo. Eu procuro voar perto das estradas, que é mais tranquilo.
Espero que aproveite muito a viagem!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Fala Robson! Percebi pela foto que você usou uma Nordweg na viagem ao Atacama. Ela voltou inteira? To pensando em levar a minha recém comprada como mochila de ataque mas como tem muito pó, areia e sol intenso fico com receio de manchar o couro ou ela voltar meio acabadona. Outra coisa, tem alguma recomendação de marcas boas de corta-vento ou pluma de ganso além da North Face?Obrigado!
Grande Henrique!! Tudo bem? Cara, eu sou apaixonado por essa mochila!!! Não desgrudo dela! O meteria é muito bom, resistente, forte e de ótima qualidade. Sem falar que ela é linda! Já levei algumas vezes pro Atacama e sempre voltou inteira – com um pouco de poeira, sim.. mas inteira.
Não sei dizer bem, mas quanto mais usada.. mas linda ela fica. Recomendo muuuito!! 😀
Sobre as jaquetas… olha, eu gosto muito da Patagônia… mas depende de quanto você quer gastar. Tem marcas brasileiras que cumprem bem a proposta. E a decathlon é uma ótima alternativa para economizar um pouco 😉
Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito 😉
Oiii! Vou para o Atacama em agosto! Gostaria de saber sobre internet por lá (quando não tiver wifi), tem alguma dica?
Oi Melissa, tudo bem? Que demais que vai realizar essa viagem.. tenho certeza que vai amar muuuito!!!
Então, olha só.. nos passeios você dificilmente vai ter conexão.. mesmo se comprar chip… os lugares são bem remotos e não pega, não adianta.
Algumas pessoas optam por comprar o chip… mas é pra usar na cidade ou quando o wifi no hotel não é muito bom. Caso você queira, eu tenho algumas recomendações.
No Chile você pode comprar um chip da Claro.. é a opção mais barata!! Você encontra até em alguns mercadinhos de San Pedro.. só que aí vai precisar de ajuda pra ativar.
Segunda opção, que hoje está interessante, é o plano Claro Pós, que inclui países das Américas… já ouvi bons comentários.
Por fim, caso você queira já chegar no Chile conectada, tem o chip da EasySIM4U…. ele é a opção mais cara dentre essas que te passei, mas tem essa vantagem. Você pode comprar ele no link: http://umvia.me/easysim e utilizar o cupom UMVIAJANTE10 na tela final de pagamento para receber 10% de desconto 😉
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooooo