Lagunas Escondidas de Baltinache no Atacama: as lagoas azuis do deserto

O Deserto do Atacama é um destino que sempre pode surpreender. Em um cenário desértico onde dificilmente acreditamos que podemos encontrar água, existem as lindas Lagunas Escondidas de Baltinache.

Quem poderia imaginar que em meio ao deserto mais árido do planeta, encontraríamos cenários tão majestosos e ricos em água e cores?

Não bastasse as lindas Lagunas Altiplânicas, passeio que considero absolutamente imperdível no Atacama, também temos as Lagunas Escondidas de Baltinacheas lagoas azuis que parecem verdadeiras obras de arte criadas pelas mãos da natureza.

Eu já tive a oportunidade de visitar as Lagunas Escondidas algumas vezes, em diferentes viagens e também em diferentes épocas do ano, por isso, vou compartilhar com você não só a beleza única desse lugar, em muitas fotos, mas tudo que você precisa saber para realizar o passeio e viver as melhores experiências.

Se você está planejando sua viagem para o Deserto do Atacama e chegou aqui agora, já aviso de que no blog há muito conteúdo legal para ajudar no seu roteiro vale a pena conferir!

Roteiro de 5 Dias no Deserto do Atacama
Confira os passeios imperdíveis no Atacama
Veja aqui todos os posts sobre o Atacama


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Lagunas Escondidas de Baltinache: um passeio incrível no Atacama

Quando visitei o Atacama pela primeira vez, lá em 2014, as Lagunas Escondidas nem existiam nos roteiros de passeios pelo deserto.

Hoje, elas não só estão na rota, como também entre os lugares mais lindos e imperdíveis para qualquer roteiro no Atacama.

Lagunas Escondidas de Baltinache, Passeio Deserto do Atacama
Lagunas Escondidas de Baltinache, Deserto do Atacama | Foto: @umviajante

Localizadas a aproximadamente 60 km do povoado de San Pedro de Atacama, com desenhos praticamente surrealistas e cores que são difíceis de acreditar, as Lagunas Escondidas podem ser uma ótima surpresa para sua viagem e também uma das experiências mais singulares que você pode realizar no deserto: Flutuar em uma lagoa onde o seu corpo não afunda.

Devido à altíssima concentração de sal na água, nesse passeio você vai ter a chance de ver seu corpo flutuar na água sem nenhum esforço: é impossível afundar!

Lagunas Escondidas de Baltinache, Passeio Deserto do Atacama
Minha amiga Bia flutuando nas Lagunas Escondidas | Foto: @umviajante

Nesse post eu vou te contar em detalhes como é o passeio das Lagunas Escondidas de Baltinache e também os outros lugares que você vai conhecer nesse passeio, incluindo o ônibus abandonado do Atacama, hoje chamado de Magic Bus.

Como é o passeio das Lagunas Escondidas de Baltinache

Cada agência de San Pedro de Atacama faz os passeios de uma forma e também com duração diferente o que pode mudar totalmente a maneira de aproveitar o lugar.

Algumas agências oferecem opções mais curtas, onde você vai visitar somente as lagoas, outras oferecem tours em grupos grandes, que normalmente são as versões mais econômicas, e também as agências que elaboram roteiros mais completos, onde você não só vai ter mais tempo para curtir o passeio, mas também a chance de conhecer mais lugares no Atacama.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

A agência que eu escolhi para fazer os meus passeios é a FlaviaBia Expediciones, uma agência que se preocupa em oferecer uma experiência realmente especial para os viajantes.

Eu conheço pessoalmente a Flavia, brasileira que vive no Atacama há mais de 15 anos, e sempre recomendo a agência com total transparência. A FlaviaBia trabalha com grupos menores, que para mim já é um ótimo diferencial, e também realiza roteiros mais completos.

Num lugar como o Deserto do Atacama, se você puder escolher e priorizar uma agência de qualidade, que te ofereça mais tempo para curtir cada lugar, que não tenha grupos muito grandes e, claro, que tenha guias certificados, carros equipados e boas referências, você com certeza terá tudo para viver as melhores experiências na sua viagem.

  • Já adianto aqui que eu indico a FlaviaBia por realmente confiar na agência, na segurança que ela oferece e na qualidade das experiências que ela proporciona nos passeios. Como a Flavia é brasileira, o contato com o atendimento e com os guias é todo feito em português, o que facilita ainda mais a comunicação para fechar os seus passeios.

No final do post eu vou deixar um formulário para você entrar em contato direto com a agência e também, se preferir, você pode fazer o contato direto pelo WhatsApp nesse linklembrando que ao mencionar o blog Um Viajante você terá desconto nos passeios.

Vou te contar agora como é o passeio das Lagunas Escondidas de Baltinache com a agência FlaviaBia Expediciones: um roteiro completo e cheio de lugares incríveis no Deserto do Atacama.

Lagunas Escondidas com FlaviaBia Expediciones

O passeio oferecido pela agência FlaviaBia vai levar você em um roteiro de um dia inteiro na região das Lagunas Escondidasa maneira mais completa e tranquila para curtir o lugar e também os arredores.

A agência busca os viajantes em cada hotel bem cedo, perto das 7h da manhã, e segue para um ponto onde é servido um delicioso café da manhã. O lugar escolhido é perfeito para você sentir a imensidão do deserto e o quanto somos pequenos na natureza.

Um dos diferenciais que eu sempre gosto de destacar do serviço oferecido pela Flavia é o que ela mesma chama de experiência de cozinha outdoor, com uma mesa linda e cheia de delícias preparada em um lugar completamente inóspito.

Durante o café da manhã, que vai começar bem cedo, você vai contemplar o sol se erguendo por trás da Cordilheira dos Andes e colorindo a paisagem árida do deserto.

Lagunas Escondidas com FlaviaBia Expediciones

Depois do café, seguimos o passeio de carro adentrando as curvas da Cordilheira de la Sal (Cordilheira do Sal). Talvez você não saiba, mas a região do Atacama compreende outras cordilheiras além da do Andes, e é, inclusive, por estar exatamente no meio delas que houve o processo de desertificação e o Atacama existe como conhecemos hoje.

O passeio guiado dentro da Cordilheira do Sal vai revelar muitas informações e curiosidades sobre a geografia dessa região e sobre o sal presente nesse lugar. Em algumas épocas do ano, se você tiver a chance de visitar esse lugar após a passagem de uma chuva (que é rara), vai ver sal bem branquinho cobrindo toda superfície.

Em uma das paradas do passeio, uma leve caminhada vai te levar até um mirante alto que proporciona uma vista panorâmica dessa região: é espetacular de tão lindo.

Dentro da Cordilheira do Sal está localizado o chamado Vallecito, um pequeno vale que recebeu esse nome por suas características serem semelhantes ao Valle de la Lunaoutro lugar imperdível para o seu roteiro. Aqui fica o famoso ônibus abandonado do deserto: o Magic Bus do Atacama.

Vallecito, um cenário único em meio às cordilheiras

Esse passeio é muito especial e leva você para um cenário absurdamente lindo, em meio a um conjunto de cordilheiras: a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko.

O mais incrível é que mesmo já tendo feito esse passeio algumas vezes, o lugar sempre parece estar diferente e nos revela surpresa, com um incrível rio de sal que desenha uma linha branca na paisagem árida do deserto.

A FlaviaBia sempre altera a forma de fazer esse roteiro para que cada experiência seja única e realizada da melhor forma possível. E é essa forma personalizada dos passeios, em que a vivência do viajante fica em primeiro lugar, que me faz realmente indicar o trabalho dela.

Cordilheira do Sal, Deserto do Atacama

Uma das preocupações da Flavia é sempre tentar levar os viajantes para os lugares com menos pessoas e nos horários mais tranquilos, para que cada um viva o destino da forma mais íntima e pessoal possível.

O ônibus abandonado do Atacama

Um dos pontos altos desse passeio é quando chegamos na área onde está localizado o ônibus abandonado do Atacama. Por conta da semelhança com o filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem), esse lugar virou um ponto de encontro e de fotos no Atacama.

Existem muitas lendas e boatos que dizem respeito à história desse ônibus, sendo que a mais provável é que ele pertenceu a uma mineradora que explorou essa região e ele acabou quebrando ali. Para a empresa, na época valia mais a pena abandoná-lo do que pagar para retirá-lo dali.

Além de visitar e fazer todas as fotos possíveis no ônibus, você vai ter a oportunidade de adentar os caminhos do Vallecito, ouvir mais histórias e também ouvir os sons de uma grande parede de sal.

Dica: o espaço do ônibus é um dos mais procurados para fotografias e ensaios no Atacama. Eu sou amigo de um fotógrafo incrível que vive em San Pedro e você pode agendar seu ensaio com ele. Vou deixar aqui o contato direto no WhatsApp e também um post para você conhecer mais do trabalho dele:

Surpreenda-se com a beleza das Lagunas Escondidas do Atacama

A grande atração desse passeio, claro, são as Lagunas Escondidas de Baltinache. Depois de percorrer bons quilômetros pelas estradas do deserto, você enfim vai chegar neste lugar completamente inóspito. O passeio por aqui é feito a pé, numa caminhada leve, e vai surpreender a cada nova lagoa colorida que surgir à sua frente.

Lagunas Escondidas Baltinache: Deserto do Atacama, Incrível Passeio

Ao todo são sete Lagoas Escondidas, cada uma com um tom de azul diferente e um formato único – desenhado pelo simples e incrível poder da natureza.

O percurso é todo demarcado por pedras e você precisa respeitá-lo, já que este é um lugar extremamente sensível. Para manter as lagoas preservadas e abertas para os futuros viajantes, é muito importante respeitar as regras.

Durante o passeio, o guia da agência faz explicações e conta curiosidades sobre este lugar e a origem das lagoas.

Como falei, já estive nas Lagunas Escondidas algumas vezes. E preciso comentar: todas as vezes era como se o cenário fosse diferentecomo se as lagunas se transformassem… tanto na cor, quanto no formato.

Sei que deve ser apenas uma impressão, mas é algo que sempre me deixa curioso. Também já reparei que nos meses mais frios, o fundo das lagunas fica diferente – como se os cristais de sal formassem agulhas pontiagudas tente reparar nisso!

Flutuar nas Lagunas Escondidas

Falando em frio, não podemos esquecer de uma das experiências que você pode (e deve) realizar nas Lagunas Escondidas: flutuar na lagoa onde seu corpo não consegue afundar.

Como já comentei, as Lagunas Escondidas de Baltinache concentram uma quantidade muito grande de sal, o que faz com que nosso corpo flutue sozinho – é simplesmente impossível afundar!

Lagoa que não afunda no Atacama: Passeio incrível no Deserto

Dentre as 7 Lagunas Escondidas, apenas 2 são liberadas para banho – então não vai chegar lá se jogando em qualquer uma, hein!? E outro detalhe: esteja preparado para o frio especialmente se for no inverno.

Em algumas épocas do ano, por conta das regras para preservar e manter esse lugar, uma ou outra lagoa pode ser fechada para que ela possa se renovar. Nesse caso, pode ser que apenas uma delas esteja aberta para os viajantes entrarem.

Eu já entrei nas lagunas salgadas do Atacama tanto no verão quanto no inverno. Posso garantir que a diferença é muito grande, mas a experiência é imperdível de qualquer maneira! Nos dias mais quentes, principalmente quando o sol está a pino, é mais fácil de encarar – mas com vento e frio, confesso que é mais doloroso.

A agência da Flavia oferece roupões que ajudam a esquentar o corpo após a experiência de flutuação e também sombrinhas para te proteger do sol. Aqui, como você vai ver, a incidência solar é altíssima e você vai percorrer os caminhos entre as lagoas totalmente exposto ao sol.

Outro ponto muito bom é que a FlaviaBia envia um chuveirinho com água doce para você lavar o corpo após entrar na água salgada. Juro para você, tem muito mais sal do que você pode imaginar – assim que a água vai secando, seu corpo fica branco de tanto sal.

Perto da entrada do atrativo, na portaria, existem banheiros com chuveiro, mas ficam um pouco afastados de onde é montado o almoço. Por isso, use o chuveirinho para tirar o máximo de sal do seu corpo.

Alimentação no passeio das Lagunas Escondidas

Sobre a alimentação, cada agência vai oferecer algo diferente. Com a FlaviaBia você vai ter um almoço outdoor temático – simplesmente maravilhoso! O menu pode variar ao longo do ano, mas estar em um lugar como esse e ter um almoço assim é, de verdade, uma experiência única.

Após o almoço, o passeio finaliza com o retorno para San Pedro de Atacama. Você deve estar de volta no seu hotel entre 14h30 e 15h.

Caso você tenha interesse em fazer outro passeio nesse mesmo dia, uma boa pedida que cabe na programação é o Passeio com Lhamas, que a Flavia organiza para o entardecer. O passeio com as lhamas começa por volta das 16h e assim é tempo suficiente para você encaixar os dois na sua programação.

Outra opção é tirar o restante da tarde para descansar e explorar um pouco as ruas de terra de San Pedro.

Dicas para o seu dia nas Lagunas Escondidas

Para você aproveitar as Lagunas Escondidas da melhor forma possível, vou passar dicas importantes e o que é preciso levar com você:

Protetor solar: totalmente indispensável! Esqueça qualquer coisa, menos o protetor. O sol de lá não é brincadeira – e com o branco do sal e o reflexo da água, você pode se queimar muito. Porém, é importante que você passe o protetor ainda no começo do passeio, antes de ir para as lagunas.

Roupa de banho: eu recomendo sunga e biquíni para a flutuação. Bermudas ou roupas maiores só vão grudar mais o sal. Mas não deixe de levar roupa de banho para realizar a flutuação, é uma experiência única.

Água extra: além da sua água para beber, você também pode levar uma garrafa de água para jogar no corpo e tirar um pouco do sal. Algumas pessoas ficam com a pele irritada com o sal, por isso é bom cuidar. No caso dos passeios com a FlaviaBia, eles já têm esse cuidado em levar a água para você jogar no corpo.

Toalha: depende muito da agência que você vai fazer o passeio, mas com a FlaviaBia você vai ter roupões. Como pode estar ventando, depois de entrar na água é importante tirar o sal e ter como secar o corpo.

Boné ou Chapéu: mais um item que recomendo bastante. Além de proteger do sol, alguns compõem um look bem legal para as fotos – e quem não ama? Esse é um dos lugares mais lindos para você fazer suas fotos no Atacama.

Roupa de frio: no Atacama você sempre tem que estar preparado. Se for no inverno então, não vai dar bobeira! Tem que ter roupa de banho e também de frio, já que lá pode ventar muito! Se esquentar, você deixa a roupa quente no carro, mas, para os dias frios, ela vai te salvar.

Calçados confortáveis: a caminhada pelas lagunas escondidas é bem tranquila, porém vai ser bem melhor se você estiver com um tênis para caminhada do que um salto 15. Ah, levar chinelo também é uma ótima pedida.

Dica: se você precisa comprar segunda pele, jaqueta ou bota para fazer essa viagem, a melhor sugestão que eu tenho são os produtos da Columbia. Eu uso a marca há muito tempo e posso dizer que são os melhores em custo-benefício – roupas técnicas para frio e neve não são baratas, mas garantem que você esteja bem protegido e ainda duram muito.

A boa notícia é que a Columbia conheceu o meu trabalho no blog e hoje eu posso oferecer 10% de desconto para você, em todos os itens do site oficial. Para ter o desconto basta acessar o site da Columbia nesse link e o desconto entra automaticamente em todos os itens – inclusive tem produtos que ficam com descontos maiores. Super recomendo!

Lagunas Escondidas Baltinache: Deserto do Atacama, Incrível Passeio

Informações gerais sobre as lagunas Escondidas:

Horário: Saída entre 7h e 7h30 / Retorno entre 14h30 e 15h
Altitude: 2.400 metros
Entrada: inclusa nos passeios com a FlaviaBia
Variação de temperatura: de 5ºC a 30ºC
Valor do passeio: infelizmente não consigo manter os valores atualizados aqui no blog, já que eles mudam com o tempo e também com a época da viagem. O ideal é você pedir os valores atualizados para a agência.

Para facilitar sua comunicação com a agência, vou deixar aqui um formulário para você contatar diretamente a FlaviaBia Expediciones e receber todos os detalhes por e-mail.

Se preferir fazer o contato por WhatsApp, vou deixar um link direto do atendimento da agência – lembre de manter a mensagem do blog Um Viajante para você receber o desconto nos seus passeios. Essa é uma forma também de mensurar o meu trabalho no blog e isso me ajuda muito.

Caso você entre em contato com a Flávia por outro meio, como pelo Instagram, comente que viu a recomendação no blog Um Viajante. Basta enviar uma mensagem como: “Olá, vi o blog Um Viajante e gostaria de informações sobre os passeios no Atacama…” – Pronto, com isso você já vai ter o desconto e vai me ajudar muito!

Tudo sobre o Atacama

Veja aqui outros posts que podem ajudar na sua viagem pelo Deserto do Atacamatem muito conteúdo para você:

Veja aqui todos os posts sobre o Deserto do Atacama.
Procurando hotel? Confira onde ficar em San Pedro de Atacama

Espero que tenha curtido esse post e que tudo o que falei aqui desperte sua vontade de conhecer mais esse cantinho incrível do Atacama. Se já visitou as lagunas ou tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar seu comentário! Quem sabe nos vemos no Atacama!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Letícia

    Qual passeio é melhor: Lagunas Escondidas de Baltinache ou Lagunas Altiplânicas? São lugares parecidos para eu escolher apenas um ou vale a pena fazer os dois passeios?

    Responder
    1. Robson Franzoi

      Oiii Letícia!! Tudo bem? Lagunas Escondidas e Lagunas Altiplânicas são dois passeios bem diferentes pra você fazer no Atacama. Nas escondidas você vai ter a chance de entrar na água, flutuar em uma lagoa na qual o seu corpo não afunda, além de conhecer uma parte da Coldilheira do Sal e do Vallecito. Já nas Lagunas Altiplânicas você vai fazer um passeio de altitude, indo a mais de 4.000 metros acima do nível do mar… é um passeio de contemplação, sem entrar na água.. porém onde você vai ver alguns dos lugares mais lindos do Deserto do Atacama.

      Se você puder, faça os dois passeios…. com certeza é a melhor opção, os dois são bem diferentes um do outro.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! bjss

      Responder
  2. Raquel

    Robson, que post maravilhoso!! Eu e meu esposo estamos indo pro Atacama agora em outubro e suas dicas ajudaram muito. Já fiz contato com a agência Flaviabia falando do seu blog e já estou organizando todos os meus passeios com eles. Com certeza vou incluir as lagunas escondidas na minha programação. Estamos ansiosos com essa viagem. Parabéns pelo blog!

    Responder
    1. Robson Franzoi

      Oii Raquel!! Que bom que você chegou aqui no blog e as dicas do Atacama estão ajudando no seu planejamento. Você vai amar o Deserto do Atacama, ainda mais fazendo os passeios com a agência FlaviaBia, pra mim, de verdade, é a melhor agência de San Pedro do Atacama. Entendo a sua ansiedade, você vai amar muito!! Depois volta aqui pra me contar como foi 🙂

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi May!!!! Aí simmm!!! Fico feliz que ajudei na sua viagem!! A câmera foi a Sony a6500 😀

      Depois, se puder, volta aqui pra me contar como foi a sua viagem… vou adorar saber um pouco da sua experiência por lá 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *