Para quem ama viagens ligadas à natureza e também aventura, Huilo Huilo é um destino que tem tudo para surpreender. Com lagos e rios coloridos, cachoeiras entre as montanhas e um cenário que encanta, a reserva de Huilo Huilo revela um lado do Chile que poucos conhecem.
No finalzinho de maio, quando o outono já pintava de laranja as folhas das árvores, tive a oportunidade de conhecer uma região muito especial no Chile: a Reserva Biológica de Huilo Huilo.
Completamente diferente do deserto árido localizado no norte do país, o Deserto do Atacama, e também dos cenários extremos do sul da Patagônia, Huilo Huilo nos contagia com a beleza das florestas temperadas e atividades que vão de caminhadas pelas florestas, passeios de bicicleta, arborismo, tirolesa, rafting, até cavalgadas por cenários de tirar o fôlego.
Além das atividades em meio à natureza exuberante da região, outro grande destaque são os hotéis incríveis que você encontra na reserva – todos projetados de forma harmônica com a natureza e construídos de maneira sustentável.
Ao longo dos próximos posts vou relatar com detalhes como foi a minha viagem para Huilo Huilo, os passeios que fiz por lá, os hotéis e tudo de mais especial que você também pode incluir no seu roteiro.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Para esse primeiro post, quero comentar um pouco sobre a região e o que você pode esperar desse destino que ainda não é tão conhecido pelos brasileiros.
Conheça Huilo Huilo, a floresta encantada no norte da Patagônia Chilena
Antes de falar de roteiro e dicas em si, é legal que você conheça um pouco mais sobre a Reserva Biológica de Huilo Huilo e também sobre a região da Patagônia, terra do maior povo indígena do Chile, os Mapuche.
Localizada na região de Neltume e Puerto Fuy, aos pés do vulcão Mocho-Choshuenco, Huilo Huilo é mais do que um simples destino da Patagônia Chilena: ela foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO. A região, acredite, já foi intensamente explorada por madeireiras que buscavam madeiras nobres nessa floresta.
O período de exploração da floresta de Huilo Huilo durou cerca de 80 anos e foi tão intenso que levou a região a um nível crítico. Foi nesse ponto, há cerca de 15 anos, que a exploração cessou e um novo caminho começou a ser trilhado na reserva: a de um destino sustentável e que visa a proteção ao meio ambiente.
Foi assim que surgiu a Reserva Biológica Huilo Huilo, fundada por Victor Petermann.
Hoje é comum encontrar em Huilo Huilo pessoas que trabalhavam nas antigas madeireiras agora atuando como guias para os viajantes ou mesmo produzindo artesanatos que se tornaram símbolo da região.
Antes de fazer a viagem, eu já sabia que a Reserva de Huilo Huilo também era conhecida como a “floresta encantada da Patagônia Chilena”, porém só depois cheguei lá que fui entender o porquê desse nome.
Além dos hotéis que trazem referências às histórias lúdicas, como o Hotel Nothofagus – inspirado na obra do Pequeno Príncipe; vários atrativos da região nos apresentam aos seres mágicos da floresta.
Tudo tem um ar lúdico e que remete a verdadeiros contos de fadas – uma proposta muito legal que faz sucesso tanto com adultos e, especialmente, com as crianças.
Eu tive o privilégio de me hospedar no Hotel Nothofagus e já adianto: foi um dos mais incríveis que já tive a oportunidade de conhecer. Logo mais, nos próximos posts, vou falar sobre ele e também sobre os outros hotéis da reserva que são famosos ao redor do mundo.
Fauna: o cuidado com os animais em Huilo Huilo
Não tenho como comentar sobre Huilo Huilo e não ressaltar a o trabalho que eles fazem em relação à preservação da fauna na região.
Entre as várias espécies que são preservadas em Huilo Huilo, uma delas é muito especial: o Huemul, uma espécie de cervo da selva Valdiviana que está em risco de extinção.
Na Reserva de Huilo Huilo existe um projeto de proteção ao Huemul e também um trabalho de reprodução que tem caminhado muito bem. Pelo que me foi contato, não é algo fácil, já que a espécie é extremamente sensível.
Só para ter uma ideia, o coração do Huemul é tão pequeno e frágil que ele pode simplesmente morrer se encontrar um humano na floresta. Para que isso não aconteça, existem guardas-parque que vigiam a região e, caso avistem algum Huemul em áreas de trilha ou passeios, os viajantes são retirados e desviados para outros lugares.
Achei o projeto incrível e confesso que essa fragilidade do Huemul me conquistou – não dá para acreditar que um bichinho assim pode simplesmente desaparecer para sempre. Vamos torcer para o projeto seguir com sucesso e conseguir salvar essa espécie 🙂
A rãzinha de Darwin
Ainda falando sobre espécies em extinção, em Huilo Huilo existe outro animal que é muito preservado e estudado por também estar em risco de desaparecer: é a pequena rãzinha de Darwin.
O nome, por curiosidade, foi dado por que o naturalista Charles Darwin foi o primeiro a descrever essa espécie – ele fez isso durante a sua volta ao mundo.
Existe uma trilha que podemos fazer em Huilo Huilo em que é possível, com um pouco de sorte, avistar essa espécie. A tarefa de encontrá-la é que não é tão simples, já que ela, além de pequena, é especialista em se camuflar com o meio ambiente – eu voltei para casa sem conseguir encontrar uma das rãzinhas.
Huilo Huilo: uma região que soube se reinventar
Confesso que voltei para casa muito feliz por ter conhecido um destino que passou por uma fase muito crítica e conseguiu se reinventar apostando no turismo. Hoje o destino é muito visitado por chilenos e também por viajantes de fora – só não é tão procurado, ainda, por brasileiros.
Huilo Huilo conseguiu aproveitar suas belezas naturais de forma sustentável e que trouxe muitos benefícios para a população que vive nessa região – é, sem dúvidas, um exemplo que merece ser seguido.
Hospedagem em Huilo Huilo
Como comentei, os hotéis que ficam dentro da reserva de Huilo Huilo são famosos ao redor do mundo. Todos eles foram construídos de forma sustentável e de uma maneira em que se integram com a natureza.
O Hotel Nothofagus, que foi onde me hospedei, é um dos mais bonitos e completos da reserva. Mas o que é interessante reforçar é que os demais hotéis são interligados, inclusive o Montanha Mágica – que é um dos mais famosos da região.
Vou deixar aqui o link para você ver os valores e informações dos três principais hotéis temáticos de Huilo Huilo: o Nothofagus Hotel, Reino Fungi Lodge e o Montaña Mágica.
Veja aqui outras opções de hospedagem em Huilo Huilo
Espero que essa introdução tenha despertado o seu interesse na Reserva Biológica de Huilo Huilo. Se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar alguma dica, fique à vontade para deixar um comentário por aqui 🙂
Olá, Robson!
Estou programando uma viagem ao Chile e Huilo Huilo me interessou muito!
Não encontrei muitas informações sobre o local na internet, você acha que no início de junho é uma boa época para ir?
Obrigada! Beijos
Oi Ray!! Tudo bem? Então, inverno em Huilo Huilo deve ser incrível e lindíssimo!!! Imagino aquele cenário com neve…. deve ser maravilhoso.
Eles tem várias atividades para o inverno, então recomendo sim!!
Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo
Oi Robson! Estou pensando em ir agora no fim do ano para Huilo Huilo, uma informação que estou tendo dificuldade de encontrar é sobre transfers de Temuco para a reserva. Onde agendo e média de valores, você saberia me informar? No mais de qualquer maneira obrigada e parabéns pelo conteúdo fantástico!.
Oi Robson! Que legal essa série sobre Huilo Huilo! Nós estivemos lá no réveillon de 2017-2018 e encontrei pouca informação sobre o local!! Não ficamos nesses hotéis grandes, mas sim numa cabana deliciosa! Meu filho tinha 3 anos e fez várias trilhas. Lugar ótimo para ir com crianças e pouco conhecido no Brasil.
Agora estamos voltando para mais um réveillon no Chile, dessa vez no Atacama! Por isso estou devorando seu blog, melhor conteúdo sobre o Atacama que eu encontrei! Parabéns pelo trabalho!
Oi Carol!!! Tudo bem? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂
Ahhh eu amei conhecer Huilo Huilo. Um destino como uma energia muito especial… assim como o Atacama.
Tenho certeza que vai ser uma viagem ainda mais incrível!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui pra mim!!
Grande abraço e muito obrigado pela mensagem!! Bjoss