Vai viajar para o Chile e está planejando visitar o Deserto do Atacama entre os meses de setembro, outubro e novembro? Veja nesse post como é o clima, a temperatura e o que você precisa saber antes da sua viagem.
O Atacama é considerado o deserto mais árido do nosso planeta. Um destino que reserva belezas naturais exuberantes e também condições climáticas extremas. Viajar para o Norte do Chile é uma experiência única e que vai, certamente, marcar sua vida de viajante.
Minha primeira vez no deserto foi em 2014 e de lá para cá, já tive a oportunidade de explorar o Atacama em praticamente todas as épocas do ano – dos dias mais quentes até os mais congelantes.
Em cada uma das expedições pude aprender e conhecer o deserto de uma forma mais íntima. É realmente impressionante ver de perto como a força da natureza atua e transforma os lugares ao longo do ano – talvez seja por isso que não me canso de voltar e me surpreender com esse destino.
Foi pensando em todas as expedições que já realizei, que decidi escrever alguns posts focados nos meses do ano no Atacama – e assim ajudar, da melhor forma possível, quem está planejando uma viagem para lá.
No primeiro post dessa série, falei sobre os meses mais gelados do ano: junho, julho e agosto. Caso você queira comparar e conhecer um pouco mais do deserto nessa época, vou deixar aqui o link:
Veja como é o Atacama em junho, julho e agosto
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Agora sim, dando continuidade nessa série, vamos ver como é o Atacama em setembro, outubro e novembro – os meses de despedida do inverno e chegada dos dias quentes. Espero que aproveite as dicas para sua viagem e claro, se tiver dúvidas, pode ficar à vontade para me enviar uma mensagem nos comentários.
Setembro no Atacama: o fim do inverno no deserto
Setembro é o último mês do inverno no Hemisfério Sul e também um mês marcado por ventos fortes no deserto. Apensar da possiblidade de temperaturas mais amenas, o mês de setembro ainda pode surpreender o viajante com neve e bastante frio.
A primavera chega apenas no final do mês e por isso, independentemente da data da sua viagem, é importante viajar preparado para encontrar baixas temperaturas nessa época.
Setembro também é um mês marcado por datas comemorativas, tanto no Brasil quanto no Chile, e, por conta disso, o povoado de San Pedro de Atacama tende a ficar bem movimentado.
No começo do mês, devido ao feriado de 7 de setembro, o deserto fica ainda mais cheio de brasileiros e os hotéis costumam ter uma lotação bem alta.
Já na segunda quinzena acontecem as festas pátrias do Chile – o dia principal é 18 de setembro, mas a festa para eles dura uma semana inteira.
Esse é o feriado mais importante e a maior festividade para os chilenos. É nessa data que eles penduram as bandeiras do Chile em todas as faixadas e a noite fica bem agitada com as chamadas ‘fondas’ – festinhas bem animadas em que você pode provar o famoso ’terremoto’, uma bebida doce bem famosa no Chile.
Eu já tive oportunidade de visitar o Atacama durante as festas pátrias e digo que foi bem divertido, porém o povoado se transforma – fica muito cheio, já que chilenos de toda parte do país viajam nessa semana.
Se você for visitar o deserto em qualquer uma dessas datas, recomendo que reserve sua hospedagem com antecedência – especialmente nas festas pátrias. Muitos hotéis ficam completamente lotados, então não dá para dar bobeira!
Reserve seu hotel no Atacama no Booking.com
Se preferir, reserve sua estadia no Hoteis.com
Clima e temperatura em setembro no Atacama
É bom lembrar que, apesar de falar sobre o Atacama de uma maneira geral, existe uma temperatura média referente ao que podemos encontrar na região de San Pedro de Atacama e outra, bem diferente, nos passeios de altitude.
Em San Pedro, no mês de setembro, as temperaturas variam entre 3ºC no início do dia e 23ºC nas horas mais quentes – com o vento, a sensação térmica é mais baixa.
Já nos passeios de altitude, acima dos 4.000 metros, você pode pegar -15ºC no início do dia – ou até mais frio, como é normal acontecer nos Geysers.
Passeios no Atacama no mês de setembro
De uma maneira geral, em setembro você não precisa se preocupar com os passeios interditados por conta do clima. Pode encontrar neve em alguns lugares, sim, especialmente na primeira quinzena no mês – quase que uma despedida do inverno.
Como eu falei, esse é um mês marcado por ventos fortes. Por conta disso, nos passeios de altitude e também em caminhadas, como o Trekking de Guatin e a ascensão ao Vulcão Lascar, é importante estar com roupas corta-vento, óculos para proteger os olhos da poeira e também algum lenço – daqueles que você encontra em lojas de aventura, que ajudam a proteger o rosto.
Nevascas muito fortes não são comuns nessa época, mas caso ocorra algo inesperado na Cordilheira dos Andes, alguns passeios podem sofrer alterações. Não é algo certo, mas não custa lembrar de que estamos falando de um destino extremo.
Esse tipo de situação é mais um motivo para você optar por uma agência de confiança, que vai procurar as melhores soluções para a sua viagem – logo mais vou falar sobre isso.
Outubro no Atacama: excelente mês para visitar o deserto
Outubro é um ótimo mês para viajar para o Deserto do Atacama. Logo após as festas pátrias, o povoado fica mais tranquilo e o clima mais gostoso. O inverno já foi embora e agora, a primavera traz as temperaturas mais amenas – os dias já ficam mais quentes e a noites não tão geladas.
Os ventos fortes de setembro podem se estender também para outubro, talvez com um pouco menos de intensidade, por isso o alerta para os passeios de altitude prevalece: vá preparado para frio e vento nos lugares mais altos.
Clima e temperatura em outubro no Atacama
A primavera, como eu falei, faz o clima ficar mais gostoso no Atacama. Em San Pedro, a variação fica entre 4ºC e 24ºC, porém a sensação térmica pode ser mais gelada perto do nascer do sol e também mais quente, no meio da tarde.
Já em passeios mais frios, como os Geysers, as temperaturas podem ficar perto de -8ºC antes do nascer do sol – esse é um passeio que sempre pede um cuidado redobrado com o frio.
Passeios no Atacama no mês de outubro
Falando em passeios, outubro é um mês em que todas as atividades são bem-vindas no deserto. Caminhadas, mergulhos e também passeios de altitude.
Em passeios como Lagunas Andinas, Lagunas Altiplânicas e o novo roteiro de Miragens Andinas, é bom ir preparado para ventos fortes.
Seguramente é um dos melhores meses para visitar o Atacama e que você não encontrará passeios fechados por conta de condições climáticas – pelo menos é algo que se possa prever com base nos anos anteriores.
Novembro no Atacama: os dias quentes estão chegando ao deserto
Novembro também está dentro dos meus meses favoritos para visitar o deserto. Nesse mês, o povoado de San Pedro de Atacama fica um pouco mais movimentado, já que muitas pessoas antecipam as férias e também aproveitam o feriado de 15 de novembro para fazer a última viagem do ano antes do Réveillon.
Se você tiver flexibilidade de datas, recomendo fugir dos feriados – e, mesmo para o Atacama, é importante se atentar aos feriados brasileiros. Além de preços mais altos, o movimento sempre é maior – fora desses dias, o mês é ótimo para visitar o deserto.
Clima e temperatura em novembro no Atacama
Em San Pedro a variação fica entre 5ºC e 24ºC, com ventos mais fracos do que nos meses anteriores. As tardes já ficam bem mais quentes no povoado e não tão geladas na altitude.
Para quem tem muito receio com o frio, novembro é uma ótima pedida para realizar essa viagem. Na altitude e também nos passeios noturnos, como o Tour Astronômico, uma boa camada de roupa para baixas temperaturas é sempre recomendada.
Passeios no Atacama no mês de novembro
Por conta das ótimas condições climáticas, novembro é um mês tranquilo para realizar todos os passeios no Atacama. As caminhadas no Valle de la Luna e Valle de la Muerte e a visita as Lagunas Escondidas de Baltinache são imperdíveis para o seu roteiro.
Não deixaria de fora as Termas de Puritama e também, para quem quer uma superação, a ascensão ao Vulcão Lascar.
O que não pode faltar na mala nesses meses?
Agora que você já tem uma ideia de como é o clima e as temperaturas no Atacama entre os meses de setembro, outubro e novembro, vou deixar aqui algumas dicas para ajudar você a fazer a mala. Vamos ao que não pode faltar na sua bagagem:
Segunda pele: indispensável para a viagem, especialmente no mês de setembro. Ela ajuda o corpo a se manter aquecido e isso faz uma diferença muuuito grande nos passeios mais gelados. Por ser a peça que vai estar em contato direto com o corpo, é interessante escolher uma de boa qualidade.
Touca/luva /cachecol: acessórios que fazem uma diferença absurda nos passeios mais gelados! Não deixe de levar esse kit, especialmente nos passeios de altitude.
Meias grossas: existem meias específicas para temperaturas negativas – eu tenho e recomendo. Se você não quiser gastar com isso, vale calçar mais de um par e conseguir um efeito parecido.
Jaqueta de plumas: recomento especialmente em setembro. Não precisa ser exatamente esse modelo de plumas, mas escolha uma de boa qualidade e, se possível, indicada para baixas temperaturas. Eu recomendo muito as jaquetas da Columbia, tão pela qualidade quanto pelo custo-benefício. São jaquetas ótimas e que vão estar com você em muitas viagens. Acessando o site oficial da Columbia por esse link você tem 10% de desconto em qualquer item.
Jaqueta corta vento: muito importante, especialmente entre setembro e outubro. Sei que é um investimento, mas se estiver ventando forte, você vai ver como ajuda! Essa é a jaqueta que deve ser usada por cima de tudo!
Calçado confortável e fechado: Recomendo algo leve e, de preferência, bem fechadinho. Só não recomendo aqueles tênis de academia, que são todos furadinhos para o pé respirar – eles deixam entrar vento e seus dedos vão ficar gelados nos passeios frios – não é uma boa! Se pude, invista num bom tênis de trekking ou bota de caminha que você com certeza não vai se arrepender. Aproveita os 10% de desconto acessando o site oficial da Columbia nesse link.
Confira aqui um post completo sobre como fazer a mala para o Atacama.
Agência de passeios no Atacama
Conhecer o clima e saber o que levar para enfrentar as condições extremas do Deserto é um ótimo passo, mas não posso negar que escolher uma boa agência faz toda a diferença. Recomendo muito o trabalho da FlaviaBia Expediciones, que sempre se preocupa em oferecer a melhor experiência para os viajantes – e também tem uma política super correta em situações imprevisíveis com o clima.
Como já comentei aqui no blog, uma viagem dessas é um sonho que vai se tornar realidade. E eu não poderia indicar ‘qualquer coisa’ aqui para você realizar esse sonho… você está batalhando por isso, guardando dinheiro e se esforçando muito para viver essa viagem tão especial. Por isso, só recomendo algo que sei que vai fazer diferença na sua experiência.
Eu confio e acredito, de verdade, que sua viagem para o Atacama com os serviços da Flávia será realmente especial. Você pode entrar em contato diretamente com a agência pelo formulário abaixo e elas vão passar todas as informações detalhadas – e se falar que viu a dica no blog Um Viajante, além de dar uma força para o blog, você vai receber um desconto especial para os leitores.
Columbia com 10%OFF: jaquetas e botas para o frio
A Columbia é uma marca que eu já uso há anos e posso dizer que confio com total segurança. Já usei muito os produtos da marca e, por isso, falo com total transparência. No Atacama já mais de um vulcão com as jaquetas da Columbia, também já fiz trilhas na Patagônia com com as mesmas jaquetas e bota e, por ver a qualidade real dos produtos nesses cenários extremos, posso recomendar pra você com confiança.
Eu gosto muito dos produtos da Columbia por vários motivos. Além de serem produtos de alta qualidade , que você vai poder usar em muitas viagens, também são muito confortáveis, técnicos e super bonitos. Eu sou de Curitiba, que você provavelmente sabe que é uma cidade gelada, e volta e meia estou usando as minhas jaquetas e botas por aqui.
Hoje posso dizer pra você, com muito orgulho, que a Columbia conheceu o meu trabalho no blog e eu posso compartilhar com você um desconto especial de 10% em qualquer produto do site. Dependendo da época e da coleção você até pode conseguir descontos maiores nesse link, mas o mais legal é que no mínimo os 10% de desconto você vai ter – em qualquer item do site.
Como eu já disse em alguns posts aqui do blog, não vale a pena comprar roupas de frio do Atacama – os produtos no deserto são bem mais altos. Eu sei que esse tipo de produto mais técnico, especificamente jaquetas e botas focadas para neve e frio são mais caros. Então, eu reforço, aproveite esse desconto e escolha os itens mais importantes pra você: eu diria, como sugestão, para você ter ao menos uma jaqueta puffer e uma boa bota do Columbia para sua viagem ao Deserto do Atacama:
Seguro Viagem Chile: é necessário fazer?
Aproveitando as dicas do Atacama, vou deixar o link para um post com um assunto muito sério e que merece a sua atenção: o seguro viagem para o Chile. Apesar de não ser obrigatório, eu nunca viajo sem contratar o meu – você pode economizar em várias coisas, mas a segurança precisa vir em primeiro lugar.
Aqui no blog tenho um post falando sobre o seguro para o Chile e também cupons de desconto para você contratar o seu – já vou deixar o link para você ver as informações e pegar o cupom atualizado:
Veja aqui tudo sobre o Seguro Viagem para o Chile!
As paisagens no final do inverno e chegada da primavera no Atacama
Por fim, agora que você já sabe como é clima e como se preparar para cada um desses meses no Atacama, o que resta é aproveitar e curtir os cenários de tirar o fôlego que esse destino oferece. Vou deixar algumas fotos aqui para inspirar a sua viagem:
Tudo sobre o Deserto do Atacama
Para fechar o post, quero reforçar que no blog você encontra um conteúdo super completo sobre o Deserto do Atacama. Vale a pena dar uma olhada para planejar todos os detalhes da sua viagem:
Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias no Atacama
Roteiro de 5, 6 ou 7 dias no Atacama
Dicas completas para sua viagem ao Atacama
Veja aqui todos os posts do Atacama
Vídeo Deserto do Atacama
Recentemente eu publiquei no canal um vídeo super especial sobre o Deserto do Atacama. Tenho certeza que irá te inspirar ainda mais para essa viagem incrível – confere aqui:
Se curtiu o vídeo, aproveite e clica aqui para se inscrever no canal e acompanhar o conteúdo que estou produzindo por lá 🙂
Espero que tenha curtido esse post e que ele tenha ajudado a clarear suas dúvidas sobre o clima e as temperaturas no Atacama. Logo vou publicar outros posts como esse para os demais meses do ano. Se tiver alguma dúvida, pode ficar à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!!
Olá Viajante, que conteúdo incrível o seu, parabéns! Vou com viajar com minha família e estamos muito ansiosos. Outubro no Deserto do Atacama faz muito frio, ainda estamos com receio sobre o clima. Mas vamos encarar! Já entramos em contato com a agência FlaviaBia por sua recomendação e ganhamos o desconto do blog, obrigado de novo. Que você tenha muitas viagens para compartilhar com a gente, abraço
Oi Pedro!! Tudo bem? Super obrigado pela mensagem!! Que bom que gostou do conteúdo e que vai fazer essa viagem, você vai amar o Atacama e ainda mais fazendo os passeios com a FlaviaBia, sem dúvida é a melhor agência de passeios no Atacama. A equipe da Flavia é incrível, os guias, o profissionalismo… recomendo muito. Conheço o trabalho da Flavia há anos e sempre indico com muita segurança.
Sobre o frio, você e sua família devem ir bem preparados, viu? Apesar de ser um mês já saindo do época mais fria, o clima tem mudado muito e faz muito frio fora da época e esquenta quando não esperamos. Mas nos passeios de altitude você deve sempre ir preparado para o frio… não deixe de levar segunda-pela e uma boa jaqueta…
Aproveita o desconto de 10% de desconto na Columbia que as jaquetas são de alta qualidade e perfeitas pra essa viagem.
Pra ganhar o desconto é só acessar o site oficial por esse link: https://umvia.me/columbia
O desconto é aplicado automaticamente em todo o site ao acessar o link, não precisa de cupom…
Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito!!!
Robson, que maravilha descobrir o seu blog cheio de informações, direto e muito prático. Estava pesquisando dicas do Atacama para o mês de outubro você me ajudou muito. Vou aproveitar o seu desconto da Columbia para comprar a jaqueta e bota que vou usar na viagem, só quero entender se não precisa usar nenhum cupom de desconto, é isso? Obrigada querido, beijs
Obrigado Marcela!! Fico super feliz que você chegou aqui e gostou do conteúdo. Tenho certeza que vai amar muito essa viagem!!
Você não precisa de cupom para preencher no site da Columbia, para ganhar os 10% de desconto é só encontrar no site oficial por esse link:
https://umvia.me/columbia
Esse link vai ativar automaticamente o desconto de 10% em todo site, independente de ser a sua primeira compra ou não…. acessando pelo link todos os itens já ficam com o desconto.
Eu simulei aqui a compra de uma Jaqueta e uma bota Columbia e deu mais de 200 reais de desconto, vale super a pena.
Se precisa de qualquer coisa é só dar um grito!
Olá Robson, tudo bem? Amei seus posts e vou ver os passeios futuramente com a Flávia. Vou em setembro/21, de 07 a 18/09 e pretendo ficar no Atacama de 07 a 14/09. Me fala uma coisa: acha que as festas pátrias do ano que vem vão encher o povoado? Porque caem em um sábado e em um domingo. Outra coisa: quais passeios recomenda fazer primeiro e quais para o final. O último que pretendo fazer é subir o vulcão Toco, já que a altitude é fator relevante… Só mais uma diquinha: ai nas farmácias vende o soroche pills? Um abraço e parabéns pelo blog!
Robson,
Li todos os seus posts sobre o Atacama. Informações completas e super explicadas.
Acontece que quero ir em julho de 2020. Mas estou pensativa quanto ao frio e altitude, porque quero levar meu filho de 10 anos e meu pai, de 65 anos. Entrei em contato com a Flávia Bia, que me falou que os efeitos da altitude em crianças e idosos são mais intensos. Eu já sabia…mas fiquei receosa. Não sei se é o caso de “ajustar as velas” e escolher outro destino no Chile…tipo Lagos Andinos. O Atacama é um destino já há muito sonhado….
Oi Mi!! Tudo bem? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo, fico muito feliz!
Então, como disse a Flávia, é importante ter essa ideia de que a altitude pode ser mais intensa pra eles sim. Eu já levei minha mãe pra lá, em uma experiência incrível com a Flávia, e foi tudo tranquilo. Fizemos uma programação mais tranquila, mas ainda sim especial.
O bom é que seu filho não é tão pequeno, então se ficar enjoado ou com dor de cabeça, ele vai poder te dizer. Eu fico mais preocupado quando vejo crianças bem pequenas, que ainda não falam e não podem dizer o que estão sentindo.
Eu acredito que você pode realizar essa viagem sim!!! Não deixa esse sonho de lado não!!
Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo