A Livraria do Deserto, no Atacama, é um espaço que mistura literatura, arte e arquitetura. Um espaço e projeto lindo que merece ser descoberto.
O bom de retornar para algum destino é ter o prazer de redescobrir ele de formas diferentes. Visitar lugares novos, ver o que mudou, o que continua igual… enfim, viver novas experiências… e no Atacama isso não é diferente.
Rever as paisagens incríveis do Deserto do Atacama já é a realização de um sonho, mas poder descobrir lugares novos é ainda mais especial.
Um desses lugares que eu tive o prazer de conhecer foi a Livraria do Deserto, um espaço que mistura literatura, arte e arquitetura – e um visual de tirar o fôlego.
Conheça a Librería del Desierto, no Atacama
Se você está procurando um passeio alternativo para fazer no Atacama, taí uma ótima opção! Eu particularmente me encantei com esse lugar e já queria fazer dele um ponto de parada obrigatória no Atacama.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Localizado no povoado de Solor, não muito distante de San Pedro de Atacama, a Livraria do Deserto está escondida em um recanto apaixonante.
Quem nos recebe lá é o dono e idealizador desse projeto, Diego Alamos. Se prepare para colocar o seu portunhol em prática!! O Diego recebe os visitantes na livraria com muita atenção e gosta de falar sobre cada detalhe – é visível o quanto aquele projeto é especial pra ele.
Aberta a cerca de um ano, a livraria em si não é muito grande, mas suas prateleiras já contam com mais de 3 mil obras.
Você vai encontrar muitos livros sobre o Chile, a história do país, a cultura e suas diversas regiões. Mas o acervo não se limita nisso… você vai encontrar livros de arte, poesia, fotografia, entre outros.
Obras de ficção também estão disponíveis no acervo – muitas de autores independentes do Chile e também internacionais.
Para melhorar: os valores são super acessíveis. A ideia do Diego é espalhar cultura por um preço justo – dificilmente você vai sair de lá sem levar um livro com você.
* * * * *
Se você estiver com tempo, aproveite para tomar um café com Diego e bater um papo sobre o projeto – ele ama contar sua história e mostrar cada cantinho do espaço que criou.
Ele vive ali mesmo, com sua mulher e filhinha pequena, em uma casa linda ao lado da livraria – não se surpreenda se ele te convidar para conhecer a casa, ele é o melhor anfitrião que você pode encontrar.
Falando na casa, é simplesmente a casa mais linda que você vai ver no Atacama. Quando eu entrei lá só conseguia pensar: é aqui que eu quero morar, posso? deixa? nunca te pedi nada!!
A casa é simplesmente apaixonante! Totalmente integrada com a paisagem ao seu redor – com muita luz natural e uma vista privilegiada para o Vulcão Licancabur… surreal!
Aos poucos você vai entender o quão especial é o projeto criado por ele. Junto a casa existe um espaço separado para receber artistas e exposições.
Muitas coisas ainda estão em andamento, mas esse projeto já faz parte da Associação de Editores Independentes do Chile e ele está trabalhando para tornar a livraria um ponto de arte e cultura ainda mais especial.
Agora eu pergunto: um lugar como esse, no meio do deserto, não é simplesmente incrível??
Eu amei muuuuuito essa ideia!!
Como chegar na Livraria do Deserto
Como eu comentei, a Livraria do Deserto está localizada em um povoado não muito longe de San Pedro – Povoado de Solor, a cerca de 6km de distância. O ideal é ir de carro, moto ou de bike – ir caminhando seria um pouco puxado.
Ao olhar no mapa você vai ver que não é muito difícil chegar lá – e no caminho existem várias plaquinhas que o próprio Diego colocou informando a direção certa.
Você vai ter que sair de San Pedro pela Ruta 23, que leva para Toconao. É uma grande reta! Fique atento à sinalização, você vai virar para à direita – saindo do asfalto e seguindo por estrada de terra – quando ver a placa indicando “SOLOR 2 – à direita”.
Você vai seguir em frente até o final da rua e seguir para a esquerda. Logo em frente, em uma bifurcação, você vai continuar pelo lado esquerdo. Desse ponto em diante você anda mais 1 km, em uma rua com algumas curvas.
No caminho vão ter plaquinhas falando da Librería del Desierto – ela vai estar quase no final dessa rua.
Mapa para chegar na Livraria do Deserto
Pode parecer um pouco difícil, mas é uma visita que vale a pena!
Se você separar um dia do seu roteiro para explorar a cidade de San Pedro de Atacama, aproveite para encaixar a visita a Livraria do Deserto! Aproveita e manda um abraço aqui do Viajante pro Diego!
Endereço: Volcan Lascar, 67 – Ayllu de Solor
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 20h.
Site oficial: Librería del Desierto
Espero que tenha curtido conhecer comigo um pouco desse projeto lindo. Se você conseguir visitar a livraria, me conta o que achou aqui nos comentários. Qualquer dúvida ou sugestão de lugares legais no Atacama é só me dar um grito aqui. Besos chicos!!! 😉
Curti d+, tanto q qro voltar pra fazer o vulcao lascar e outros passeios q nao fiz,
Abraços do Rafael conhecido no atacama como Gaúcho rsrs.
Fiz os passeios pela Ayllu que está com 30% desconto acima d 4 passeios, serviço top.
Blz Robson! Conheci a libreria pelo teu blog, fui lá ontem d bike e falei com o Diego e comentei d vc (mandou abrazon) alem d mostrar o artigo sobre a libreria do seu blog pra ele.
Demorei pra achar pois Nas placas peguei a esquerda ao inves da direita, faz parte né…. Perguntei no caminho e ninguem sabia da livraria, deixei o mapa da libreria onde aluguei a bike pro pessoal indicar o passeio.
Abs e valeu a dica
Opa!! Que legal receber seu comentário Rafael!! Que bom saber que foi até a livraria e conheceu o Diego. Muito obrigado por mostrar o post pra ele, eu fiquei de enviar o link e acabei esquecendo.
Se perder faz parte, ainda mais no deserto.. hahah.. mas que bom que encontrou. Valeu por voltar aqui e compartilhar sua experiência.
Espero que esteja curtindo o Atacama, é um lugar incrível né!! Grande abraço!!
Que lugar incrível!! Já vou colocar na minha lista Robson. Estou indo pro Atacama em Novembro e seu blog foi minha maios inspiração.
Abraço e continue com esse trabalho lindo!
Grande Jeonathan, tudo bem? Cara, tenho certeza que você vai curtir muito… tanto a viagem quanto a livraria.
Aproveite o Atacama, é um lugar incrível!!!
Muito obrigado por sua mensagem, que bom que curte o conteúdo. Fico muito feliz em saber, de verdade!
Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui! Abraço!!