Sem dúvidas esse foi um dos passeios que mais gostei de fazer no Atacama. O céu é algo que mexe muito comigo e ouvir um astrônomo falar sobre o espaço e as estrelas foi algo fascinante.
O céu do Atacama tem a fama de ser um dos mais lindos do mundo. Depois de fazer esse tour posso dizer que concordo. É impossível descrever com palavras a beleza que podemos ver olhanco para o céu.
Bom, quando cheguei em San Pedro fui logo me informar sobre todos os passeios, incluindo o tour astronômico. Descobri que não são todas as agências que oferecem esse passeio. Na verdade existem algumas agências especificas para isso, sendo as que existem duas mais famosas: uma delas é um pouco mais cara e proporciona uma experiência mais mística, já a outra é a Space, que oferece uma explicação mais científica sobre o espaço.
Quando visitei a Space para agendar o tour descobri que não poderia pagar com antecedência. O tour depende das condições climáticas e número de pessoas para ser realizado. Tive então que deixa o nome em uma lista de espera para o dia e idioma que desejava fazer o tour. A única lista aberta era para o tour em inglês, até então o tour em espanhol estava fechado.
Depois de voltar do passeio aos Geysers del Tatio, eu e o Rafael fomos até a Space confirmar nosso tour para aquele dia. Quando chegamos lá a mulher nos informou que pelas “poucas” nuvens que existiam no céu o tour ainda não estava confirmado e só teríamos essa confirmação minutos antes do passeio. Enfim, ficamos perambulando pela rua principal até conseguir uma resposta da agência. Acreditem: quase não tinha nuvem no céu e o tour só foi confirmado no último minuto. Mas finalmente foi confirmado! Teríamos o tour naquele dia e poderíamos fazer com um grupo em Espanhol, o que foi melhor ainda!
Por volta das 21h00 nosso ônibus com o grupo para o tour espanhol saiu de San Pedro de Atacama. O campo de observação da Space não é muito longe. Quando chegamos perto da entrada o motorista apagou as luzes do ônibus e foi seguindo uns pontos luminosos que marcavam o caminho. Ao descer do ônibus eu fiquei de boca aberta! O campo de observação estava completamente no escuro e o céu era extremamente brilhante. Nunca ví tantas estrelas na minha vida.
Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.
- Se você vai viajar para o Chile em 2024, veja os documentos e requisitos obrigatórios atualizado: Viagem Chile 2024 Requisitos para Entrada
Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.
Em alguns minutos o astrônomo francês Alain Maury, que também é diretor da Space, veio nos cumprimentar e começar as explicações. Fizemos uma roda e a partir dali só tinha-mos olhos para o céu. O Alain era um cara muito simpático e super divertido. Fazer o tour em espanhol valeu muito a pena só por ter ele como guia.
Na primeira parte do tour ele nos falou sobre várias estrelas, sobre as constelações e como localiza-las, como ler um mapa do céu, dentre várias outras coisas. Ele usava um laser verde que riscava o céu e mostrava precisamente uma estrela. É realmente incrível! Difícil de descrever a experiência.
Bom, depois da parte onde observamos o céu a olho nú, chegou a hora de olhar o espaço através dos telescópios do campo de observação. Primeiro ele foi nos explicando sobre cada um dos telescópios e para onde ele estava apontando. Depois disso tivemos um tempo para olhar por todos os telescópios livremente. Nessa hora também podemos fotografar a lua através de um telescópio.
O tour então se encaminha para a parte final, onde vamos todos para uma sala redonda, com um iluminação baixa e um clima super legal. Lá é servido chocolate quente para nos esquentar do frio e podemos fazer as últimas perguntas. Muitas pessoas queriam perguntar e infelizmente o tempo era curto. Eu teria ficado horas ali conversando sobre o céu e as estrelas, mas infelizmente o passeio estava chegando ao fim.
O passeio durou uma média de 2h30 e quando voltei para o ônibus ainda estava fascinado com tudo que tinha visto. Uma das coisas mais legais que ele falou foi que se alguém quer olhar para o passado, basta olhar para as estrelas. Olhar para o céu é como voltar no tempo… Ahhh, achei tão bonito!! Enfim, nada que eu falar aqui vai realmente transmitir o que você vai ver nesse tour. O que posso dizer é que realmente vale a pena!
Tente realizar o tour astronômico o quanto antes quando chegar em San Pedro. Como as condições do tempo podem mudar de um dia para o outro, não vale a pena deixar para depois e correr o risco de não conseguir fazer o tour.
Informações gerais sobre o tour astronômico no Atacama:
• Foi realizado com a agência Space, por $18.000,00 pesos chilenos.
• O tour é feito todos os dias, exceto em noites de lua cheia e quando as condições climáticas não permitirem.
• Janeiro e fevereiro são os meses com mais probabilidade de nuvens no Atacama, não que você não consiga fazer nesses meses. Tudo vai da sorte.
• Leve sua câmera para fotografar o céu e a lua.
• Vá com roupas quentes pois o campo de observação é frio e venta um pouco.
Acompanhe aqui os posts que já rolaram sobre o Deserto do Atacama:
• San Pedro de Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto.
• Valle de la Luna e Valle de la Muerte.
• Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama.
• Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.
• Geysers del Tatio – Parte 1 e Geysers del Tatio – Parte 2
• Vai para o Chile? Faça sua reserva e garanta os melhores preços.
Read this post in English: Astronomic Tour in Atacama Desert
Meu tour astronômico foi um desastre o astronomo um Brasileiro o CAIO (nos envergonhou) conhecimento a nível de senso comum, totalmente despreparado, nem foto consegue tirar direito. Agencia Unimundo Travel confiram no facebook
Puxa, que pena Sonia… mas vou te falar que na última viagem eu fiz na Astrocoya e foi péssimo também. Um guia totalmente despreparado… não sabia responder nada e nem conseguia mostrar as constelações.
Ainda prefiro indicar a Space, que sei que ainda mantém uma boa qualidade.
Espero que tenha aproveitado bastante da viagem… Grande abraço!!
Oi, Sonia, td bem? Pode falar mais sobre a sua experiência com a Unimundo Travel, por favor?
Robson, os passeios conseguistes na tua chegada em São Pedro ou comprastes com antecedência pela internet? Vou em novembro, que é alta temporada. Obrigada!
Oi Eli, tudo bom? Os passeio eu prefiro já deixar acertados antes da viagem… ainda mais em alta temporada.
O tour astronômico da Space é o único que não consegui fechar antes, então esse é preciso gastar um pouco de tempo indo lá e tentando reservar.. Eles lotam com facilidade, então não deixa pra ir em cima da hora.
Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉
Olá Robson! Adorei seu post. Estou planejando uma viagem em família para o Atacama e fiquei com uma dúvida. Você diz ter outro tour astronômico, qual seria… Reservei o Spaceobs e gostaria de fazer mais um. A galera aqui é fascinada por astronomia! Obrigada.
Oi Marcia, tudo bom? Que bom que curtiu o post, fico feliz em saber! Tenho certeza que vocês vão se apaixonar pelo céu do Atacama!!
Então, a Space ainda é a mais famosa que tem por lá… só ouvi elogios na minha última viagem.
Eu já fiz o passeio com a Alarkapin e foi bem legal também! Mais simples que o da Space, porém muito bom.
O que eu fiz e não gostei foi o Astrocoya, esse eu não recomendo! Tinha muita luz ao redor e o guia era bem perdido.
Bom, se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉
Olá!!
Achei as fotos das estrelas sensacionais. Incrível mesmo. É um lugar que deve ser um sonho
Qual seria o melhor mês pra fazer esse tour ???
muito obrigada
Oi Naty, tudo bom? Então, o Atacama é considerado um dos melhores lugares do planeta para se observar o céu… exatamente por ter o céu limpo em praticamente todo o ano. Claro que mudanças acontecem né…. janeiro é o mês que mais tem tendências para chuva, mas é imprevisível.
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
Ola Robson tudo bem??
vou para o Atacama em Dezembro, e simplesmente amei suas fotos!!!
Queria saber se voce poderia me dar algumas sugestoes de Camera, tenho uma Canon sx400 is, e queria trocar por uma um pouco melhor, mas que não fosse tãao cara rsrs.
Obrigada
Oi Brena, tudo bem e você? Então, que showw… tenho certeza que você vai amar o Atacama. Cenários incríveis para fotografar 🙂
Pelo que vi aqui a sua câmera não permite trocar a lente. Eu acho que se você quer começar a fotografar mais, pegar um câmera que permita trocar de lentes pode ser um bom começo. Hoje existem opções não tão caras… mas a lente que já vem nela vai ser básica.. Aí depois com o tempo você compra lentes melhores, que é o que vai dar mais diferença que a câmera em si 😉
Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Ah, outra pergunta: vc precisou tomar alguma vacina específica para entrar na Bolivia, para o passeio do Salar de Uyuni? Li algo sobre a vacina de febre amarela…
Oi Ivana… ahhh sim, eu tomei e levei a minha carteirinha internacional. Eles não pediram, mas é bom tomar e ter ela com você (ainda mais que é de graça e dura 10 anos). Melhor garantir e evitar problemas 😉
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Robson, boa tarde!
Irei ao Atacama em 27/03/2017 e passarei 10 dias, sendo 4 no salar de Uyuni.
Tenho uma DSLR (Canon T3i) e comprei uma objetiva grande angular (24mm) exclusivamente para essa viagem.
Minha grande dúvida é sobre como carregar a bateria da camera. Nos alojamentos no salar onde vc se hospedou, tinha tomadas ou você levou mais de uma bateria ja carregada de San Pedro? Obrigada.
Oi Ivana, tudo bom? Boa tarde! Ahhh que show, fez uma ótima escolha de lente para a viagem!
Assim, eu tenho umas 3 baterias para a minha câmera e elas tem um duração muito boa. De qualquer forma tem opções para carregar durante a viagem sim, mas não é muito fácil… eu lembro que em um alojamento que eu fiquei tinha um tempo certo para deixar carregando (para usar a tomada).. e a tomada fica em um único lugar, fora do quarto. Todo mundo deixou celular e baterias lá carregando. Eu até fiquei preocupado, mas deu tudo certo (isso falando na viagem de Uyuni, no Atacama é bem susse).
Se você tiver uma bateria portátil é sempre uma boa 😉
Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Oi, Robson! Lembro que a primeira vez ao comentar uma postagem sua foi assim que vc chegou da primeira viagem ao Atacama. Desde lá, venho acompanhando seu blog, comentando e etc. E finalmente consegui realizar esse sonho que foi viajar para o Atacama! Quero deixar aqui meu agradecimento a vc pelas informações tão detalhadas que vc dá por aqui! E dizer que fiz o tour ao Salar com um casal de blogueiros (Nerds Viajantes, de BH) que conhece vc, fiquei super feliz ao saber da sua repercussão entre os demais blogueiros!
Voltando ao tour astronômico, esse foi um dos últimos passeios que fiz. Fechei no dia na SPACE e o atendente (com sua cara de poucos amigos) disse que não teríamos tempo para fotos e que era melhor nem levar a câmera. Não levamos. Eis que após ver os telescópios, a Alejandra, nossa guia, estava ajudando os demais turistas a programar suas câmeras! Fiquei enfurrecida, mas educadamente expliquei a ela o ocorrido. Então, ela nos pediu que voltassemos no próximo dia, em horário combinado, só para fazer as fotos! Deixei meu nome com ela e voltamos no dia seguinte! Deu tudo certíssimo, tivemos o tempo entre descer do ônibus e chegar uma nova turma para o tour. Deu cerca de 1h para programar a câmera (meu namorado tinha estudado seu blog e outras fontes tbm para saber como programar)e posar! As fotos ficaram incríveis e o que poderia ter sido um arrependimento se tornou uma memória muito boa!
Oi Rodson, tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo seu blog, vc mostra o quanto a sua viagem foi incrível!! Adorei suas fotos e estou atrás de uma grande angular para levar também…
Estou organizando minha viagem para o Atacama para o final de setembro, início de outubro…estou mega na dúvida dos passeios que devo fazer, terei quatro dias lá e quero muito fazer o Lascar, então minha ideia é deixá-lo por último. Vi nos seus outros posts que seria melhor fazer o trekking de Guatin antes para acostumar com a altitude certo? Pensei também em fazer o Geysers El Tatio mas acredito que não dê tempo para fazer as Lagunas Altiplanicas e o Salar do Atacama…impossível para mim escolher um dos dois passeios, o que sugere?
Mais uma vez, parabens pelo blog!!!
Muito obrigada!!!
Oi Iris, tudo bom?? Ahhh, o Atacama é incrível!! Difícil escolher os lugares né…. Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683
Passa pra ela certinho os dias que você vai estar por lá… ela vai te dizer as opções e uma sequência bacana. Depois manda aqui pra eu ver 😉
Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Oi Robson,
As agências que fazem o TOUR ASTRONOMICO não possuem o serviço de fotografias? 🙁
Sabe me dizer se com uma câmera semi profissional ou até mesmo a câmera de um iphone dá para tirar foto do céu ou fica tudo escuro? Muito Obrigada, seus posts são ótimos!
Oi Fabi, tudo bom?? Então, não conheço nenhuma que faz fotos do dia (da noite no caso) do tour. Dependendo do iphone as fotos ficam boas sim. Mas assim, o melhor é ter um tripé… aí suas fotos vão ficar show!
Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Seus relatos do Atacama são perfeitos! Parabéns!!
Opa! Muito obrigado Samia!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Mesmo nao indo no passeio, da para ver o céu estrelado assim ou é só pelo telescópio?
Oi Lilian, tudo bom?Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…
Então.. o céu lá é super estrelado… Mas quando mais escuro o lugar que você estiver, mais estrelas vai conseguir ver. Então assim, se você estiver no centro de San Pedro e olhar para o céu, não vai ser bem assim… Tem que estar em algum lugar bem escuro… aí o espetáculo é incrível!!
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!
Oi
Gostei da sua postagem, e é exatamente o que estou procurando, um tour astronômico lá no atacama. Mas eu não sei como proceder, tenho que sair daqui do Brasil até o Chile e de lá procuro, ou já compra com pacote p lá? Tem como contratar guia? Não sei espanhol. Enfim, é um sonho meu ir ver as estrelas mais de perto, se você q teve essa experiência pudesse me ajudar, eu agradeceria.
Grande Igor, tudo bom? Olha, o que você pode já deixar tudo organizado antes de sair do Brasil. Eu recomendo a agência FlaviaBia…
Mande uma mensagem e diga quais passeios quer fazer, eles vão montar um pacote pra você…. O vôo do Brasil e de Santiago para Calama é por sua conta… eles vão apenas organizar os seus passeios lá no Atacama.
Se precisar de alguma ajuda é só me dar um grito 😉
Opa! Muito organizada, detalhada e simpática sua página. Isso é o que prende um leitor. Parabéns! Descobri há pouco e já estou favoritando vários posts seus por aqui! 🙂
Olha, eu procurei por aqui e pelo google a localização do campo de observação, mas não encontrei. Minha curiosidade é para saber a altitude. Há (grandes) mudanças na altitude, como há em outros passeios? Você sabe dizer?
Obrigada,
Carolina
Oi Carol… tudo bom?? Ahhh que legal que chegou aqui e está curtindo o conteúdo… fico muito feliz em saber, de verdade!!
O campo é super perto de San Pedro… é a mesma altitude da cidade… 2.400 metros.
Espero que fique de olho aqui no blog, ainda tenho muito coisa legal para mostrar do Atacama por aqui.
Precisando de qualquer coisa é só dar um grito 😉
Oiee Robson, adorei seus posts sobre o Deserto do Atacama, estou organizando minha viagem pra lá no ano que vem (2016) e fiquei super feliz com várias dicas suas.
Queria te perguntar uma coisa, neste post sobre o tour astronômico você disse que a agência Space (com a qual você fez o tour) é mais científica, e você disse que tem uma outra agência que faz um tour mais místico. Você por algum acaso se lembra do nome desta agência do “tour místico”?? =)
Obrigada.
Oi, Robson. Tudo bom? Programei de última hora uma viagem pra o Atacama ontem por causa de uma promoção (embora seja um sonho antigo) e seu blog tá me ajudando demais! Parabéns pelo conteúdo e obrigada. Abraço!
Opaa!! Muito obrigado Katarina!! Viagens em promo assim que são boas!!! Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui…
Muito obrigado pela mensagem!! Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂
Imagina! Obrigada pelo retorno. 🙂 Já estou preparando alguns posts contando minha experiência e vou linkar suas dicas. 😉 Abraço!
Olá Robson. Vou fazer esse roteiro em outubro. Sou fotografo amador e estou na duvida se levo ou não tripé. O que acha? Nas viagens para uyuni da para levar e usar? tem mitos passeios que vemos o sol nascer ou se por? para aproveitar as “horas mágicas” como dizem por ai!
Fala Bruno… tudo bom?? Olha.. se você tiver disposição de levar, é bacana sim!!! Vários passeios você vê o sol nascer e o pôr do sol. Já te digo que é incrível.
E você acredita que eu esqueci o tripé no hostel no dia do tour astronômico!?!?! Quase chorei 🙁
Tive que me virar nos 30…. Mas se gosta de fotografia, vale a pena levar…
Grande abraço!
Amando os relatos sobre o deserto do Atacama…. eu pretendia ir apenas até Santiago mas agora, lendo tudo o que vocês escreveram e como consegui passagens com milhas, vou dividir meu tempo entre Atacama e Santiago. Já reservei o hostel Campo Base e agora estou calculando os demais gastos pra não ser pega de surpresa…. Muito obrigada pelas imensas dicas! Ah, e vou seguir o seu roteiro de 4 dias também 😀
Ahhh que bacana que as dicas estão te ajudando!! Você vai se apaixonar pelo Atacama, é um dos lugares mais incríveis que eu já conheci…. aproveite muito!! Qualquer dúvida é só dar um grito 😉
Oi Robson!
Sobre fotografar o lindo céu do Atacama, dá para levar o tripé no passeio? Quanto tempo temos para fazer as fotos?
Oi Michelle, tudo bom? Dá pra levar tripé sim!! Eu inclusive levei o meu para o Atacama só para usá-lo nesse passeio… e sabe onde ele estava na hora do passeio??? No meu quarto do hostel!!! Acredita que eu esqueci de levar ele??? Fiquei tão chateado…. tive que improvisar para conseguir algumas fotos. Não lembro exatamente o tempo, acho que uma meia hora ou quarenta minutos… dá pra aproveitar bem…. Hahaha.. Qualquer outra dúvida é só dar um grito 😉
Olá! Que tripé você tem? Estou querendo levar um e não sei se venta muito, se tenho que levar um pesado. Eu não sou fotografa e tenho uma máquina comum.
Oi Ana, tudo bom? Então, eu tenho um da Manfrotto. Assim, tem lugares que venta bastante sim… mesmo o meu tripé tremia as vezes. Eu não deixava ele sozinho não! Mas levar um muito pesado também não vai ser legal.
Leve a opção que você tiver e fique cuidando dele…. Já vai ser suficiente 😉
Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!
Olá Robson, eu e meu irmão estamos querendo fazer um roteiro baseado na sua viagem, porém queríamos modificar algumas coisas e gostariamos de algumas dicas a respeito dessas modificações.
Vamos sair de Foz do Iguaçu, e vamos direto para Santiago, não queremos passar muito tempo em Santiago, então já pretendemos ir para o litoral, passar uns dois dias por lá e depois ir a Calama, para irmos a San Pedro passar 4 dias lá.
Depois vamos ao salar de Uyuni, e de lá pretendemos finalizar nossa viagem e já voltar para o Brasil.
Gostariamos de saber se tem como voltar de lá mesmo para o Brasil, e se é vantajoso assim o fazer, já que desta maneira iriamos economizar um dia da viagem de volta.
Obrigada desde já pelas suas informações e pelo site super explicativo e esclarecedor.
Oi Ana…. se você puder tente colocar uns dias em Santiago, garanto que vai gostar…. eu pelo menos achei a cidade linda – me sentia na Europa, de verdade!
Então, sobre a volta, você vai ter que voltar para Santiago para então voltar para o Brasil. É a maneira mais econômica e prática. Só de comprar sua passagem de ida e volta para Santiago, sem ter um outro cidade na volta, vai deixar mais barata a passagem. Tente comprar sua passage de Santiago para Calama no site chileno da Lan, pode conseguir um ótimo preço. Não recomendo você voltar pela Bolívia, o que eu vi por cima ia sair mais caro….
Obrigado pela mensagem…. qualquer dúvida é só gritar!! 😀
Oi Robson, tudo bem?
Gostaria de saber qual é a marca da sua câmera fotográfica, ou qual você indica para iniciantes.
Obrigada!!
Oi Kel, tudo bom e você? Dá uma olhada nesse post, tem várias dicas e também falo sobre o meu equipamento:
https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/174-qual-camera-escolher
😉
Ola! PArabens pelo seu blog! e obrigada por compartilhar conosco.
Gostaria de saber se devo agendar o tour com a SPACE ainda no Brasil ou se marco lá mesmo. So ficarei 3 noite no atacama entao nao queria arriscar.
Obrigada.
Oi Vanesse… esse tour você tem que marcar direto lá, e as vezes só vai conseguir marcar no mesmo dia do tour… é assim pois o tour depende das condições do tempo apara acontecer, mas pode ir tranquila, se o tempo estiver bom você vai conseguir fazer o tour.
Ahh, posso te lembrar do Seguro Viagem? Não sei se você já fez, mas é super importante para uma viagem de aventura como essa. Eu tenho uma parceria com a Mondial e você recebe 15% de desconto na contratação do seu seguro. Lembre de entrar no site da Mondial através dos links do blog, e acesse esse post para pegar o código de desconto: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa/
Qualquer dúvida estou a disposição…. boa viagem!!! 🙂
Ola Robson, tudo bem???
E ai, por onde vc anda por estes dias???
Estou maravilhada com seus relatos. São objetivos, claros, informativos e instigantes.
Ja faz algum tempo que estou
Olá!! Parabéns pelos posts, estou amando.
Você tirou as fotos da lua e das estrelas com qual câmera?
Obrigada
Oi…. adorei o blog!
Estou indo em Outubro 2014 e não sei qual câmera levar ainda. Estou na dúvida se compro uma Gopro? Vc usou essa Câmera em qual foto??
A foto do Rafael pulando na Laguna é quase um meme, né? hahahaha Adorei!
Fantástico seu relato!
Este passeio deve ser espetacular mesmo 🙂
Robson, essas fotos do céu não ficam boas com a GoPro, né?
Oi Isa, então… a GoPro é uma câmera mais voltada para filmagem.. ela até faz fotos bem legais, mas durante o dia. Fotos a noite com ela são bem complicadas.. do céu então, quase impossível…
Ficou show de bola suas fotos, sou fascinado por estrelas.
Sua câmera é super ultra mega profissional? rsrs
haha muito obrigado pela mensagem Luciano!!! Eu fiz essas fotos com uma Sony A77, é uma câmera boa sim…. Hoje também tenho uma Sony RX100 III que é muuuuuito boa para viagens – é compacta e tem uma lente incrível! Mas é uma compacta premium, então o preço é meio salgado e é difícil de achar ela no Brasil.
Tenho alguns posts sobre fotografia nesse link: https://www.umviajante.com.br/fotoviagem/
Grande abraço!!!
uma dúvida.. quantos dias você passou em cada lugar?
Então, foram 4 dias em San Pedro, fazendo os passeios pelo Deserto do Atacama, mais 4 dias na viagem para o Uyuni (3 dias para ir e mais 1 para voltar), mais 4 dias em Santigo… e por fim dois dias no litoral, sendo 1 em Vinã del Mar e 1 em Valparaíso. Em breve vou fazer o post com o roteiro detalhado 😉
Ansiosa para a parte do Salar do Uyuni.. e mais ainda pra minha viagem chegar!
Estou adorando acompanhar os posts!
Você vai adorar Ingrid, garanto!! 🙂
Apenas amando seus relatos. Que viagem incrível! Cada post que leio, relebro de como foi pra mim o passeio, a experiência com a cidade, a comida… Obrigada por compartilhar com a gente. Bj
Oi Simone, que bom que está acompanhando o blog… É uma viagem inesquecível né!?! Continue acompanhando o blog 😉