Dicas, roteiros, como chegar, quando ir e tudo que você precisa saber sobre o Salar de Uyuni, na Bolívia – o maior deserto de sal do mundo!
O Salar de Uyuni é, sem dúvidas, um dos lugares mais fascinantes do mundo e uma das principais atrações da Bolívia. Considerado o maior deserto de sal do mundo, sua área se extende por mais de 10 mil quilômetros quadrados e estima-se que exista ali, pelo menos, 10 bilhões de toneladas de sal.
Não é atoa que o deserto de sal atraia a atenção de viajantes vindos dos quatro cantos do mundo.
Em uma viagem ao Salar de Uyuni você vai explorar regiões desérticas, ver lagunas de águas coloridas, vulcões ativos, geysers, águas termais e muitos animais silvestres. Desbravar essa região é, certamente, uma das experiências mais fascinantes que você pode viver.
Nesse post Guia eu vou reunir todo conteúdo que já publiquei aqui no blog sobe o Salar de Uyuni, divido em temas e nas duas viagens que já realizei.
Mochilão ao Salar de Uyuni
Minha primeira viagem ao Salar de Uyuni foi em abril de 2014, no estilo mochilão. Uma viagem mais econômica e com alguns perrengues – mas que valeu a pena em todos os sentidos.
Essa foi uma viagem de 4 dias e 3 noites, começando e retornando para o deserto do Atacama.
Tudo sobre o mochilão do Atacama ao Salar de Uyuni
Mochilão Salar de Uyuni | Primeiro dia de viagem
Mochilão Salar de Uyuni | Segundo dia de viagem
Mochilão Salar de Uyuni | Terceiro dia de viagem
Mochilão Salar de Uyuni | Quarto dia de viagem
Tour Privativo ao Salar de Uyuni
A segunda viagem que fiz ao deserto de sal foi em um tour privativo. Uma experiência completamente diferente da primeira, ideal para quem procura uma viagem mais confortável.
Informações sobre o Tour Privado saindo do Atacama
Viagem privativa Salar de Uyuni | Primeiro dia de viagem
Viagem privativa Salar de Uyuni | Segundo dia de viagem
Viagem privativa Salar de Uyuni | Terceiro e quarto dia de viagem
Viagem privativa Salar de Uyuni | O hotéis da viagem
Fotos do Salar de Uyuni
Dois posts especiais com foco em fotografia no Salar de Uyuni:
13 Fotos que provam que a viagem ao Salar de Uyuni vale a pena
Fotos Criativas no Maior Deserto de Sal do Mundo
Dicas para sua viagem ao Salar de Uyuni
Por fim publiquei alguns posts com dicas para você planejar todos os detalhes da sua viagem ao deserto de sal.
Melhor época para ir ao Salar de Uyuni, na Bolívia
O que levar ao Salar de Uyuni
Como chegar ao Salar de Uyuni: Mapa, roteiro e informações
Dicas especias para sua viagem ao Salar de Uyuni
Mapa Salar de Uyuni
Para você entender de uma maneira mais fácil onde estão localizadas as principais paradas no roteiro ao Salar de Uyuni, eu desenhei esse mapa:
Os principais pontos na viagem ao Salar de Uyuni
Os lugares que você vai visitar em uma viagem ao Salar de Uyuni vai depender muito do tempo que você vai ter e também da agência que contratar.
Eu percebi, por experiência própria, que as viagens privativas proporcionam uma experiência mais completa no Salar de Uyuni, passando por lugares que o tour econômico risca do roteiro.
Os principais pontos de parada da viagem são:
Laguna Blanca
Laguna Verde
Deserto de Dali
Laguna Salada
Geysers Sol de Manãna
Laguna Colorada
Árbol de Piedra
Laguna Honda
Laguna Chiarkota
Laguna Cañapa
Laguna Hedionda
Mirante Vulcão Ollagüe
Salar de Uyuni
Isla Incahauasi
Cemitério de Trens
Lembrando que essa sequência vai depender do seu ponto de partida: Uyuni ou Atacama.
Em passeios privativos você vai conhecer lugares como:
Povoado San Juan de Rosário, as Necrópoles e o Museu Kawsay Wasy, o povoado Coquesa, as Múmias e o Mirante do Salar, o Museu Ecológico Chantani, o Palácio de Los Cántaros e a Cueva Chiquini. Sem falar que vai visitar outras ilhas de cactos, vai ver de perto o Vulcão Tunupa e ter um experiência noturno no salar para ver as estrelas.
Qual agência escolher para visitar o Salar de Uyuni
Para fazer uma boa viagem ao Salar de Uyuni você precisa escolher uma agência que vá de acordo com o seu perfil de viajante. Existem agências mais econômicas, focadas no estilo mochilão, e também agências mais caras, focadas em viagens privativas.
Independente do estilo de viagem que você for fazer, pesquise bem antes de contratar o passeio. Fique atento ao que será oferecido, quais lugares estão no roteiro e o que está incluso no pacote – tudo isso é muito importante para a viagem superar as suas expectativas.
Não avalie apenas pelo preço do passeio! Agências muito baratas podem nem sempre resultar em viagens seguras.
Segue então minha opinião sobre algumas agências que eu conheço:
Cordillera Traveler, para quem vai viajar de mochilão
Essa foi a agência que eu contratei na primeira viagem fiz ao Salar de Uyuni, partindo do Atacama. Eles também tem escritório na cidade de Uyuni e você pode começar a viagem por lá.
Ela não é uma agência perfeita, tive sim alguns perrengues pelo caminho… mas no fim tudo terminou bem.
Dentre as opções de agências disponíveis nesse estilo de viagem, essa foi a que eu li os melhores comentários. Continuo recomendando, mas com essas ressalvas.
FláviaBia, para tour privativo saindo do Atacama
A FláviaBia Expediciones é a agência que oferece a experiência de tour privativo saindo do Atacama. O passeio só é feito mediante a reserva antecipada, pois não existe saída todos os dias. Eu já tive a oportunidade de fazer essa viagem com eles algumas vezes, por conta da expedição fotográfica que realizo, e posso garantir que é uma experiência incrível.
Eu sou amigo da Flávia e posso recomendar os serviços dela de olhos fechados. Já li comentários super positivos sobre as viagens dela para o Uyuni e também já tive a oportunidade de fazer seus passeios pelo Atacama. Recomendo muito!
Senda Andina, para quem vai fazer passeios saindo do Uyuni
Caso você vá fazer o passeio começando na cidade de Uyuni, a Senda Andina é a melhor opção que eu conheço para passeios privativos. É a mesma agência que eu fiz o passeio partindo do Atacama, então recomendo!
* * * * *
Hoje eu tenho um contato muito bom com a FláviaBia. Se você entrar em contato com ela, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Ela vai certamente te atender muito bem e talvez role até um descontinho – ela normalmente faz um preço especial para os leitores aqui do blog. Aproveite essa oportunidade e realize esse sonho 🙂
Para facilitar, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a Flávia. Assim você pode receber todas as informações detalhadas para sua viagem!
Pinterest: Guia Salar de Uyuni
Guarde esse Guia do Uyuni nos seus painéis de viagem e aproveite para me seguir por lá também 😉
Siga Um Viajante no Pinterest!
Dúvidas sobre a viagem
Em cada um desses posts eu procurei detalhar ao máximo cada informação e detalhe sobre a viagem. Se você não encontrou o que está procurando, fique a vontade para comentar aqui no post e tirar suas dúvidas. Vou tentar ajudar da melhor forma possível.
Se tiver mais dicas para compartilhar, fique a vontade para comentar aqui no blog. Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito. Abraço e até o próximo destino!!
Olá, tudo bem?
Estou indo pra Bolívia por 10 dias entre Santa Cruz( meu marido vai a trabalho e ficaremos “presos” 4 dias por lá) , Sucre, La Paz e Uyuni mas queria saber se é suficiente. Como já conheço o Atacama e fiz a maior parte dos passeios de lá (só ficou faltando o termas e um tour a noite devido às condições climáticas), queria saber o que é imprescindível de Uyuni que não cheguei a conhecer. O que vc sugere?Consigo ver o básico em 2 noites? Agradeço desde já a resposta. *Pretendo fazer alguns trechos de avião pra aproveitar o tempo e talvez algum que não seja muito perigoso de ônibus a noite.
Olá Robson, como vai? Primeiramente agradeço muito por toda as informações que você gentilmente coloca nos seus textos. Irei com mais dois amigos em Fevereiro, iremos fazer um estilo mochilão mesmo partindo de La Paz, se possível for gostaria que você fosse sincero e me falasse dos perrengues sofridos nessa modalidade de mochileiro, que é mais barato, porque assim dessa forma já nos preparamos melhor. Fico no aguardo. Um abraço.
Oi Lê! Tudo bem e você? Olha só.. pra quem vai mochilar, eu recomendo ficar de olho nas avaliações das agências que você pensa em contratar. Vários pontos são importante, especialmente a segurança.
No meu caso, o nosso motorista bebeu, invadiu os quartos bêbado e ainda dormiu dirigindo no salar. No fim tudo terminou bem, mas poderia dar tudo errado. Foi uma situação bem chata. Eu sei que esses motoristas de agências mais baratas ganham pouquíssimo, por isso acabam exagerando na bebida quando podem.
Outro ponto é o cuidado com a comida. Se puder levar algo com você, assim.. se não for com a cara da comida, você tem o seu lanche. Água somente a mineral também!
No mais, vai com tudo aproveita muito! O destino é incrível!!! Bjoooo
Robson, vou chegar em La Paz daqui dois dias e queria muito realizar a ida até Salar. Queria ir de carro, você sabe dizer se é perigoso?
Oi Ju!! Tudo bem? Puxa, eu confesso que ainda não visitei La Paz. Assim, você precisa ter uma certa experiência para visitar o salar por conta própria… tem que cuidar para não se perder lá. Não existe demarcação de estrada e nem sinalização… veja bem ante de ir viu. O ideal é ter um guia com você.
Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉
Olá! Vou em Junho partindo do Uyuni para Atacama, mas estou com receio do frio. a agencia do estilo mochileiro estaria preparada para nos dar conforto nessa epoca? (acomodaçoes aquecidas etc..) é muito grande a diferença de valor para a agencia mochileiro pra privativa?
Oi Lu!! Tudo bom? Então, junho é frio mesmo.. tem que ir preparada. Nessa forma mochileira, eu recomendo que você leve um saco de dormir… pra ajudar, pois os lugares de hospedagem nem sempre são muito bons.
O privativo é mais caro sim, mas tem muito mais conforto. Se você for sozinha é mais pesado, mas se for acompanhada… aí o valor é diluído 🙂
Se precisar de alguma coisa me dá um grito aqui. Bjss
Ah, completando… fomos em Dezembro. Pegamos muito frio e nada de chuva, tivemos fotos incríveis!!!
Simmm! As fotos ficam lindas!!! Um cenário surreal!! 🙂
Fiz esse roteiro ao Uyuni e definitivamente, amei! Foi impressionante e o passeio privado é realmente mais confortável. A Bolívia tem uma riqueza incrível! Amei e voltaria.
É lindo demais né Kelly!! Incrível e apaixonante!! 😀
Oi, Kelly! Fez com qual agencia? Poderia me dizer o preço?
Fotos SENSACIONAIS!
Parabens
Valeuuuuuuu 😀