Fotos criativas usando perspectiva forçada é algo muito divertido para fazer no Salar de Uyuni, na Bolívia. Veja algumas dicas e ideias para suas fotos no maior deserto de sal do mundo.
O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um dos destinos mais impressionantes que você pode visitar. Sua imensidão branca, onde o horizonte se perde de vista, é algo que atrai viajantes dos quatro cantos do mundo.
Localizado a mais de 3.500 metros de altitude, o Salar de Uyuni é considerado o maior deserto de sal do mundo – sua área total tem mais 10 mil quilômetros quadrados e pelo menos 10 bilhões de toneladas de sal.
Muitas pessoas não sabem, mas o Uyuni já foi um grande lago – alguns anos atrás, mais ou menos 40 mil anos, ali existia um gigantesco lago pré-histórico chamado Michin.
Esse lago secou e dele restaram dois pequenos lagos e dois salares: o Salar Coipasa e o Salar de Uyuni.
Eu já tive a oportunidade de visitar o Salar duas vezes, a primeira em um mochilão e a segunda em um tour privativo – as duas experiências já estão relatadas aqui no blog, você pode conferir aqui:
Veja aqui meus posts sobre o Salar de Uyuni
Fotos criativas no Salar de Uyuni
Por ser um cenário totalmente fora do comum, o Salar de Uyuni desperta o instinto fotográfico de muitos viajantes.
A possibilidade de brincar com a perspectiva forçada em fotos criativas sempre resulta em momentos divertidos no deserto de sal.
Fotos brincando com a perspectiva forçada
O Salar de Uyuni é um destino que nos permite usar e abusar da tal perspectiva forçada – que é quando usamos o ângulo e a distância certa para criar uma ilusão de ótica.
Resumidamente: você conseguirá criar, utilizando apenas a câmera, fotos que parecem montadas no PhotoShop.
No começo pode até parecer difícil, mas depois que você pega o jeito é só deixar a criatividade rolar.
Eu separei algumas fotos que fiz no Salar de Uyuni, brincando com a perspectiva forçada, para inspirar sua próxima viagem. Dá uma olhada no que eu já aprontei por lá:
1. Andando na corda bamba…
2. Pendurados na corda bamba…
3. Mostrando habilidade na corda bamba…
4. Fazendo a egípcia…
5. Mandando um hadouken…
6. Levando um hadouken…
7. Querida, encolhi o boy…
8. Puxando o camelo do salar…
9. Passeando no camelo do salar…
10. Navegando no barco bota…
11. Fazendo um lanchinho…
12. Brincando de lobo mau… 13. Nadando no cappuccino…
14. Fazendo poses sem lógica…
15. Fazendo poses sem lógica 2…
16. Dando uma puxadinha…
17. Fazendo a tempestade…
18/19. Esmagando o boy…
18. Pulando.. apenas.
E esse foi um show de criatividade na descrição de cada foto – mentira, eu sei que não foi. Confesso que foi mais difícil pensar no título de cada foto do que fotografar no salar… mas você pegou o espírito da coisa, né?!
Dicas para tirar fotos com perspectiva forçada
Bom, a primeira coisa: evite lentes muito claras, que desfoquem o fundo. Para esse tipo de foto você precisa de uma boa profundidade de campo.
Na hora de ajustar sua câmera, deixe o obturador bem fechado – o obturador é o F da sua câmera – assim você ganha profundidade e não fica com o segundo plano desfocado.
Se o seu celular tiver uma câmera boa, ótimo! Use e abuse dele! O iPhone 7 Plus está com uma câmera muito boa e rende fotos incríveis nesse formato – só não use o modo retrato para essa situação!
Câmera compactas, como aquelas cybershots, são ótimas para esse fotografar com perspectiva forçada – só tenha cuidado ao usar o modo automático, pois pode ter desfoque e aí você perde o efeito.
Posicione o objeto/pessoa que você quer grande perto da câmera e o que você quer pequeno mais afastado. Aí é só usar a criatividade e brincar com a perspectiva.
Se puder leve algum acessório criativo para interagir nas fotos – como xícaras, brinquedos ou qualquer coisa que você ache interessante. Não tenha limites na criatividade!
Para fotos pulando, posicione a câmera bem perto do chão, assim parecerá que você está saltando muito mais alto 😉
* * * * * *
Se quiser ver mais fotos de viagem, fica de olho no meu Instagram! Estou compartilhando várias fotos por lá.
Siga @blogumviajante no Instagram.
As fotos 14, 15 e 16 foram do meu primeiro mochilão pela América do Sul, que fiz com o Rafael Leick. Ele tem dicas de viagem no blog Viagem Primata e ViajaBi, confere lá!
Espero que tenha gostado das ideias e aproveite as dicas na sua viagem. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, fique a vontade para comentar aqui no post. Valeuuuu, até mais!!!
IN-CRÍ-VEL!!!!! HAHAHAHAHAHA
Como falei com você em outro post, vou em maio pra Santiago, mas, infelizmente, o Uyuni vai ficar de fora. Vi quanto seria ir em um tour com a Ayllu e ficou inviável para mim, no momento. Será apenas o Atacama.
Bem, ficará para uma próxima!
Continue postando, Robson, tô pegando tudo aqui com você! hahahahaha
Hahahah valeuuu pelo comentário Mari! Que vom que curtiu 😀
Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui! E continue acompanhando o blog 😉
Eba, brigadão pela indicação! Tão gostoso relembrar essa viagem… <3
Foi a viagem em que conheci o Atacama e o Salar. Já dá até saudade.
E as fotos tão ótimas! Razô! =)
bjs
O Atacama foi mesmo um divisor de águas… sempre dá saudades!!
Que bom que curtiu as fotos!! 🙂
Bjss Rafaa!!!