Salar de Uyuni: Tour Privado saindo do Atacama

A viagem do Deserto do Atacama, no Chile, ao Salar de Uyuni, na Bolívia, pode ser muito mais especial do que você imagina. Além de conforto e segurança, o tour privado te levar para lugares pouco conhecidos na travessia.

Como eu já relatei aqui no blog, minha primeira viagem ao Salar de Uyuni foi em 2014. Uma viagem de mochilão, com direito a muita aventura e vários perrengues – se quiser saber como foi a primeira viagem, confere no link abaixo:

Veja aqui como foi o meu mochilão do Atacama ao Salar de Uyuni.

Mas agora eu quero contar aqui como foi a minha segunda viagem do Atacama ao Salar de Uyunisim, eu tive o prazer de voltar e rever o maior deserto de sal do mundo.

Dessa vez sem perrengues, sem motoristas bêbados, com hotéis confortáveis e banho quentinho todas as noites!!!!

Tour Privado: do Atacama ao Salar de Uyuni

Nem todo mundo sabe, mas existem formas alternativas de fazer a viagem do Atacama ao Salar de Uyuni. Eu mesmo já fiz essa viagem algumas vezes com a FlaviaBia Expediciones, durante as expedições fotográficas, e posso garantir que foi uma das mais incríveis experiências da minha vida: viajar para o Salar do Uyuni de uma maneira especial.

Salar de Uyuni, Bolívia - Um Viajante

A viagem que eles me ofereceram foi de 4 dias e 3 noites, saindo e retornando para o Atacama.

Eu confesso que fiquei muito feliz, afinal, não é sempre que podemos rever um dos lugares mais incríveis do mundo. O que eu não fazia ideia é que descobriria lugares que nunca sonhei que existissem no caminho até o deserto de sal.

Nesse primeiro post eu vou dar um panorama geral dessa viagem, comentando um pouco sobre o roteiro. Depois vou detalhar como foram os dias, os hotéis e tudo que eu vi e descobri nessa segunda aventura ao Salar de Uyuni, na Bolívia.

Salar de Uyuni Privativo: Roteiro saindo do Atacama

Bom, por ser um tour privativo, é possível ajustar alguns coisas no roteiro. A viagem, como eu comentei, foi de 4 dias e 3 noites. O nosso único porém foi o tempo da viagem – iríamos embora do Atacama no quarto dia, então tivemos que acelerar algumas coisas e cortar a visita a cidade de Uyuni para dar tempo.

Resumidamente o roteiro ficou assim:

Uyuni – Primeiro Dia | Saindo do Atacama rumo à Bolívia

O primeiro dia da viagem começou bem cedo, saindo de San Pedro de Atacama. O roteiro incluiu pausas nas principais lagunas presentes na Bolívia: Laguna Blanca, Laguna Verde, Laguna Salada, Laguna Colorada, Laguna Honda, Laguna Charcota e Laguna Hediondasim, um intensivo de lagunas altiplânicas da Bolívia.

Lagunas altiplânicas na Bolívia

Nesse dia também passamos pelo Deserto de Dali, pelas Termas de Polques, pelos Géisers Sol de Mañana e também pelo Árbol de Piedra, alguns lugares clássicos do caminho que leva ao Salar.

Lagunas altiplânicas na Bolívia

No meio da programação tivemos pausa para almoço e também para o jantar. O dia terminou já próximo ao nosso primeiro hotel: Los Flamencos Eco Hotel.

Veja aqui relato completo do primeiro dia da viagem

Uyuni – Segundo dia | Chegando no deserto de Sal

Nosso dia, mais uma vez, começou cedo. Nossa primeira pausa foi na Laguna Cañapas, onde normalmente é possível encontrar flamingos. De lá seguimos para o Mirador de Volcán Ollagüe, onde a vista é de tirar o fôlego.

Mirador de Volcán Ollagüe, Bolívia

A próxima parada do dia foi uma surpresa na viagem: visitamos necrópoles e vimos as primeiras múmias do salar!

Você sabia que existiam múmias no salar?? Pois é, nem eu!

Vistamos também um museu e depois paramos para almoçar, no pequeno povoado de San Juan.

De lá a viagem seguiu até o tão desejado Salar de Uyuni. Tivemos tempo livre para tirar fotos, muuuuitas, e depois seguimos para a principal Ilha de Cactos do salar.

Salar de Uyuni, Bolívia - Um Viajante

Seguimos então para nosso próximo hotel, o hotel de sal, Tambo Coquesa Ecolodge, instalado no lugar mais incrível que eu poderia imaginar: de frente para o Salar e aos pés do Vulcão Tunupa… surreal! Eu nem fazia ideia que existia um vulcão de frente para o Salar!!

Vulcão Salar de Uyuni, Bolívia

O dia ainda não tinha terminado… Depois de uma pausa para descanso, voltamos para o Salar para brindar o pôr do sol com uma das visitas mais lindas da viagem.

A noite conseguiu superar ainda mais as expectativas: depois de um delicioso jantar a luz de velas, em um restaurante inteiro de sal, fomos olhar as estrelas no meio do Salar de Uyuniuma das experiências mais incríveis que eu já vivi.

Veja aqui relato completo do segundo dia da viagem

Uyuni – Terceiro Dia | Descobrindo lugares incríveis no Salar

Nosso terceiro dia começou ainda mais cedo: fomos ver o sol nascer no meio do Salar de Uyuni! Daquelas experiências que marcam a vida!

Nascer do Sol, Salar de Uyuni - Bolívia

De lá visitamos o Museu Ecológico Chantani e o Palácio de Los Cántaros. Um lugar incrível, onde um senhorzinho reuni peças antigas e relíquias que ele encontrou no salar.

Visitamos também espelhos d’água, formados pela extração do sal da região, e também a Cueva Chiquini, uma caverna simplesmente incrível – outro lugar que não fazia ideia que existia por ali.

Cueva Chiquini, Uyuni - Bolívia

As surpresas não paravam: vimos outras múmias do salar e também um mirante com uma vista de tirar o fôlego. Tudo sempre muito bem explicado, com detalhes, pelo nosso guia.

O almoço foi ao lado de outra ilha de cactos, dessa vez uma ilha desertasim, existe mais de uma ilha de cactos no salar.

Ilha de Cactos, Salar de Uyuni - Bolívia

De lá passamos pelo monumento com as bandeiras, que marca o Rally Dakar que acontece no Salar. Ali tivemos a sorte de ver uma tempestade se aproximando, absurdamente incrível!

Monumento das Bandeiras, Salar de Uyuni - Bolívia

Visitamos também uma fábrica de sal e terminamos o dia em um outro hotel de sal, onde as equipes do Dakar se hospedagem: Hotel Palácio de Sal.

Veja aqui relato completo do terceiro e quarto dia da viagem

Uyuni – Quarto dia | O Cemitério de Trens e a volta para San Pedro

Como eu comentei, o meu roteiro teve que ser ajustado para que nesse dia eu conseguisse pegar meu vôo para Santiago, saindo de Calama.

Fizemos uma visita rápida ao Cemitério de Trens do Uyuni e seguimos viagem de volta para San Pedro – tivemos que cortar a visita na cidade de Uyuni.

Assim terminamos essa experiência incrível!

Considerações gerais sobre a viagem privativa ao Uyuni

Eu tentei resumir aqui como foi viajar para o Uyuni em um Tour Privativo. Como você pode ver, é difícil contar tudo em poucas palavras. Nos próximos posts eu vou detalhar a viagem e mostrar os registros que consegui fazer nessa aventura.

O que eu posso adiantar é que a experiência foi completamente diferente da primeira viagem. Não só pelo conforto dos hotéis, pela boa comida ou por ter banho quente todas as noites… Vários pontos fizeram grande diferença nessa viagem:

O Guia:

Não tenho nem como comparar o guia que me acompanhou nessa viagem com o da primeira. Extremamente educado, inteligente e muito parceiro. Era um boliviano, sim, que conhecia muito bem o seu país e tinha o prazer de mostrar as belezas e as histórias de forma muito contagiante.

O Tempo

Pra quem ama fotografia ou quer sentir o lugar de uma forma tranquila, esse é um ponto que faz diferença. Em todos os lugares e paradas pelo caminho, nós tivemos a liberdade demorar o tempo necessário para fatos, vídeos e tudo mais.

Lugares Diferentes

Acima de qualquer coisa, nós tivemos um contato muito mais intenso com o Salar de Uyuni do que eu poderia imaginar. Só depois de fazer essa viagem foi que eu vi o quanto ficou para trás na primeira viagem.

Ilha de Cactus, Salar de Uyuni - Bolívia

Para quem eu recomendo o tour privado?

Bom, tenho que ser muito claro e transparente com você. Um viagem privativa é muito mais cara do que uma viagem compartilhada – como foi a minha primeira vez no Uyuni.

Se você estiver sozinho, uma viagem como essa pode sair pesada no bolço. Talvez você também sentiria falta de companhia, então é legal pensar bem no seu objetivo.

Agora, casais que querem viver essa experiência sem perrengues, talvez por estilo próprio ou por uma data especial: super recomendo!

Também recomendo para grupos de amigos, já que vocês podem contratar a viagem em até 4 pessoas. O valor do pacote é fechado, então vocês poderiam dividir a viagem entre os 4 e aí ficaria bem mais acessível!

Veja um post sobre os hotéis da viagem

Como contratar a viagem?

A agência que eu recomendo para você fazer essa versão privativa é a FlaviaBia Expediciones. Hoje eles atuam no Atacama, em Santiago e também na Patagônia. Por ser uma empresa séria e que conheço de perto, recomendo com segurança.

Cholita, FlaviaBia Expediciones
Cholita, que acompanha a viagem ao Uyuni da FláviaBia Expediciones

Hoje eu tenho um contato muito bom com a FláviaBia. Se você entrar em contato com ela, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Ela vai certamente te atender muito bem e talvez role até um descontinho – ela normalmente faz um preço especial para os leitores aqui do blog. Aproveite essa oportunidade e realize esse sonho 🙂

Para facilitar, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a Flávia. Assim você pode receber todas as informações detalhadas para sua viagem!

Viagens privativas, como essa, sempre precisam ser reservadas com antecedência… é normal. Como não é um passeio que tem saída todos os dias, eles precisam se programar – por isso eu recomendo que você entre em contato com eles e negocie ainda no Brasil.

Espero que você acompanhe os próximos posts, tenho muita coisa ainda para compartilhar sobre a viagem ao Salar de Uyuni. Se você já fez essa viagem ou tiver dúvidas sobre a experiência, pode comentar aqui no post. Até mais!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

27 Comentários

  1. renan

    Ótimas dicas! Era isso que estava procurando, um tour mais tranquilo e privado para fazer com minha esposa. Porém, essa empresa ayllua deve ter falido!! eles nao respondem email nem whats app… nem falando que foi recomendação sua…
    Robson, tem recomendação de outra agencia que faça esse tipo de tour privado no Salar?

    abs.,
    renan

    Responder
  2. Lídia

    Oi Robson, tudo bem?
    Adorei seu relato, e suas fotos!! Obrigada por compartilhar esta experiência incrível!
    Já fui no Atacama mas ainda não conheço o Salar de Uyuni
    Você teria alguma informação sobre esse tour privado fazendo o caminho oposto ao que você fez? Isso é, saindo de Uyuni e indo para o Atacama.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lídia, tudo bem e você? Que bom que curtiu o relato, fico feliz e eu que agradeço sua mensagem. Então, existem opções iniciando em Uyuni sim. A empresa que eu recomendo nesse caso é a Senda Andina, que oferece uma viagem mais confortável e nesse estilo mais privativa.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooo

      Responder
  3. Elisabete Endres

    Olá, Robson!!! Estou “sugando” todas as tuas informações sobre o Atacama e Uyuni. Excelente trabalho!!! Estamos pretendo ir ao Atacama no início de novembro e agrada a ideia de fazer o tour até o Salar de Uyuni. Porém ouvi comentários sobre conflitos que houveram no início do ano nesta região, inclusive com bloqueios na estrada e turistas sendo sitiados e mantidos quase como sequestrados. Você soube algo sobre estes fatos? Você tem como averiguar a situação atual? Abr

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Eli!! Tudo bom? Então, eu voltei pro Uyuni recentemente e foi super tranquilo. Aquilo que aconteceu foi algo super isolado e pontual… só que alguns sites/blogs não atualizaram as informações. Eu inclusive vou retornar em março do ano que vem, para a segunda expedição fotográfica 😀

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  4. Juliana Matos

    Desculpa se alguém já fez a pergunta e não achei, mas quero saber: quantos Km em média vc caminhou por dia? Precisa de um bom preparo físico? Sou sedentária, mas normalmente nas viagens caminho bastante sem grandes percalços. Minha única preocupação nesses passeios é com a quantidade de tempo caminhando, pois tenho uma lesão no tornozelo que não permite andar muito rápido e preciso de cuidado redobrado. Já comprei uma bota de caminhada e estou usando bastante para não ter perigo de fazer bolhas kkkkk além disso, uma tornozeleira já ajuda na estabilidade.
    Maravilhoso teu blog e as fotos são matadoras ❤️

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ju!! Tudo bom? Não sei se vou conseguir te responde em tempo da viagem… mas pode ir tranquila. Caso você não queira fazer nenhum passeio de caminhada, nesse você não vai caminhar muito não.

      Você vai de carro para praticamente todos os pontos. Só te a caminhada na ilha de cactos, mas é opcional também.

      Muuuuuito obrigado pela mensagem e pelo carinho ❤️

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  5. Marcella gomes

    Oi Robson, a viagem parece incrível, mas vc falou de ser um pouco mais cara.
    Sabe em média ou uma estimativa de quanto é esse passeio fechado? Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marcella, tudo bom? Não sei se vou te responder a tempo da viagem, estou com muitos comentários pendentes aqui no blog.

      Esse tour privado depende muito da agência que você escolher. O mais fácil é trocar uma ideia com eles, principalmente as que atendem brasileiros. Aí é super fácil de receber os valores.

      Você pode mandar uma mensagem pra FláviaBia, nesse e-mail: contato@flaviabiaexpediciones.com

      Ou para a Ayllu, nesse e-mail: reservas@ayllu.cl

      Para qualquer uma delas você pode dizer que pegou o contato aqui no blog Um Viajante.. eles vão te passar tudo certinho 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  6. Tatiane Farias

    Boa Noite Robson!!
    Encontrei o blog pois estou planejando viagem para maio/18. Quero muito ir ao Salar mas meu esposo esta indeciso pois ficamos receosos com as condições para travessia, cogitei fazer o passeio de apenas 1 dia visto que estaremos vindo de La Paz, porém, pelo que percebi, o valor do voo para Calama fica iniviável. Vou entrar em contato com a agência para saber valores atuais. Obrigada por compartilhar suas experiências.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tati!! Tudo bom? Realmente essa questão do vôo complica mesmo. Mas a travessia no tour privativo é muito boa.

      Hoje a agência está oferecendo um desconto para os leitores do blog… como é um passeio mais caro, uma ajuda vale a pena. É só comentar que você conhece do Robson, do blog Um Viajante…

      Espero que dê certo a viagem de vocês! O Salar é um lugar incrível!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  7. Marcelo

    Olá Robson, tudo bacana ?
    Eu e minha esposa adoramos seu blog…excelente.
    Estamos pretendendo ir ao Salar de Uyuni em 2019 mas qual melhor época de ir ? de modo a fazer umas fotos legais, ter as melhores cores….? pensamos ir em março/2019..seria uma boa ? vimos um roteiro na Ayllu e gostamos muito.
    É isso…agradeço pelas dicas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Marcelo!! Tudo ótimo e você? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo! Eu fico muito feliz em saber!!!

      Pode ter certeza que essa viagem ao Uyuni será algo inesquecível… ainda mais se fizer esse passeio privativo com a Ayllu. É um serviço realmente especial e que faz muita diferença.

      Se eu puder te ajudar em qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Ahhh, hoje eles aplicam um desconto especial para os leitores do blog… então pode falar com eles que você conhece o Robson, do blog Um Viajante 😉

      Valeuu!! Grande abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mô, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o relato!! Então, nessa viagem eu tinha uma Sony a77… hoje estou com uma Sony a6500. Todas as fotos eu finalizo no Lightroom, onde faço retorque de cor e e luz 🙂

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  8. Sandro Melo

    Ola Robson , primeiramente Parabens pelo seu blog meu conterraneo , estou lendo aqui suas historias e estou viajando junto , falo isso pq ja fui para alguns lugares que vc tbm ja foi . Bom ja estive no chile em duas oportunidades , mas no centro e mais ao sul do chile , mas nao estive ainda no norte , por isso pretendo voltar a qualquer momento pra la , só que desta vez pretendo ir com meu proprio carro saindo de Pinhais/Curitiba e com 1 mes pra fazer esta viagem .. Bom minhas perguntas seriam: vc acha que eu teria algum problema com meu carro por ele ser 1.6 em questao da altitude ? Talvez ele possa perder a potencia? Outra pergunta seria .. teria como fazer os tours la com meu proprio carro? Como é a mobilidade no atacama ? Ou seria melhor eu ir até sao pedro e contratar um tour cm uma agencia? Mais uma pergunta rsrs estou fazendo de meu carro (spacefox) um mini motorhome , com espaço para dormir e levar roupas meus equipamentos eletronicos e os kits que o pais exige ..como é a questao da segurança nesta regiao ,pois algumas noites farei de meu carro o meu hotel .. e minha ultima pergunta rsrs (calma conterraneo só mais essa ) qual seria a distancia do atacama ao salar do yuni? Desculpa por tantas perguntas e obrigado desde ja pela atencao .

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Sandro, tudo beleza? Opa, sempre bom receber comentários de conterrâneos aqui no blog. Que bom saber que acompanha o blog!!

      Então, eu acho que você não teria problemas por conta da altitude não. Eu já vi pessoas que foram até lá com carros simples até. Alguns passeios você vai conseguir fazer sim, mas não todos. Alguns precisa de guia ou de carros mais preparados. Tem lugares com acesso mais difícil e muito afastados, então é interessante ter equipamento de segurança, telefone via satélite e tal. Pra esses passeios eu recomendo as agências mesmo.

      Sobre a segurança… assim, na região do Atacama eu sei que é mais tranquilo. Antofagasta, não sei se passaria por lá, já é mais perigoso.

      Agora sobre a distância ao Salar de Uyuni… assim, tem o caminho que vai passando por todos esses lugares bonitos, as lagunas e tal. Nesse caso precisa de um veículo 4×4… é um caminho diferente da estrada que leva a cidade do Uyuni. Essa estrada a distância é diferente… é ela que pegamos na volta, para ser mais rápido.

      Só não consigo te dar mais dicas nesse sentido pois nunca fiz a viagem com um carro próprio.

      Mas se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!!

      Responder
      1. Sandro Melo

        Opa .beleza Robson . Depois de muito quebrar a cabeça com minha esposa aqui , decidimos ir de aviao mesmo é mais rapido e tbm temos uma criança de 4 anos .ficamos com dó de dar um cha de estrada nele hehehe .. inclusive estamos indo no mes que vem ja em dezembro .. mas mesmo assim vlw por sua dica que sera muito preciosa quando estivermos por la .. abraço . E sempre leio sobre suas viagens .. tbm sou aventureiro ja conheço varios lugares . Viajar é tudo de bom neh . Abraço 🙂

        Responder
  9. Mariana Gil

    Oi, Robson!
    Primeiramente, adoro seu blog e suas dicas.
    Em segundo lugar, estou fechando uma viagem com a Ayllu para o Atacama em maio/2018. Estou super empolgada e vendo todas as suas dicas. Estava pensando em ficar 4 dias em Santiago e 8 no Atacama, mas vendo seu post agora, acho que vou mudar Santiago por Uyuni hahahaha
    Sou louca para conhecer, mas achei que não fosse conseguir incluir tudo em uma viagem. Só estou com medo é dos preços pro Uyuni porque também não quero passar perrengue de jeito nenhum, ainda mais que estou indo sozinha, então prefiro ir com a mesma agência.
    Bem, continuarei lendo suas dicas porque ainda falta um tanto para a viagem. Abraço!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Tudo bom? Primeiro, muito obrigado pela mensagem!! Fico muito feliz que curta o blog!

      Então, o Salar de Uyuni é um lugar incrível!! Eu acabei de compartilhar o segundo dia da viagem…. acho que você vai se encantar ainda mais. Dá uma olhada e depois comentar o que achou heheh

      Muito obrigado de novo pela mensagem… espero que continue acompanhando o blog!

      Grande abraço!!

      Responder
  10. Hugo

    Que incrível essa opção de viagem Robson!! Amei seu relato e já estou aguardando os próximos posts.

    Sempre tive receio de fazer a viagem ao Uyuni, mas em uma tour privativo eu tenho certeza que será incrível. Já estou mostrando o post para minha esposa e quero programar a viagem para logo!

    Obrigado por compartilhar suas experiências, você é um garoto incrível. Parabéns pelo trabalho!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Hugo, que bom que chegou aqui no blog e descobriu esse passeio. Fico muito feliz que agora pense em visitar o Uyuni… é um lugar incrível!

      Muito obrigado por sua mensagem, fico muito feliz em saber que gosta do meu trabalho.

      Obrigado mesmo, de coração. Abraços!!

      Responder
  11. Eduardo Medeiros

    Já fui duas vezes ao Atacama, mas sempre com uma curiosidade imensa de conhecer o salar de Uyuni. Agora que existem opções mais confortáveis para ir lá, da próxima vez reservarei um tempo para concretizar esse sonho.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu!! Essa opção é realmente pra que deseja fazer a viagem ao Uyuni de forma mais confortável e com boas estruturas no caminho. Tenho certeza que você ia gostar muito dessa opção.

      Depois que voltar pro Atacama e fizer a viagem, me conta aqui como foi 😉

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui 😉

      Responder
  12. Emerson

    Boa Noite,
    Esse post veio em boa hora pra mim, estou indo para o Chile no próximo sábado e depois para o Atacam e Uyuni. Vou enviar e-mail para a agência, um tour privativo deve pesar no bolso, mas espero que tenham mais interessados na data que vou, para fechar um grupo…

    Robson, seus posts sobre o Chile/Bolívia me ajudaram muito, as fotos são incríveis, o estilo de escrever é legal, inclusive reservei meu hostel por um dos links (não sei se deu certo, pois o booking ficou todo louco) como uma pequena insignificante retribuição. Acabei de contratar o seguro viagem também por um link daqui.

    Obrigado e ótimas viagens para nós!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Emerson!! Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Tenho certeza que você vai gostar muito da viagem. Depois me avisa se fechar o passeio com a agência, vou gostar de saber!!

      Depois volta aqui pra me contar como foi. E muito obrigado por me ajudar utilizando os links do blog… isso me ajuda muito!!!

      Comentários como o seu me enchem de energia para continuar trabalhando cada vez mais.

      Muito obrigado mesmo!!! De coração!

      Grande abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *