Aracaju: o que fazer, dicas, história e curiosidades para sua viagem

Descubra um pouco da história e belezas de Aracaju, a capital do estado de Sergipe. Veja quais são os principais pontos da cidade, além de dicas, o que fazer e o que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Se você, assim como eu, ama conhecer mais do nosso Brasil e se apaixona com todas as belezas naturais, então o Nordeste deve estar sempre entre os seus possíveis destinos de viagem, né? Então é hora de conhecer Sergipe.

O menor estado do Brasil fica entre os estados da Bahia e de Alagoas, e a capital, Aracaju, é uma cidade litorânea cheia de belezas e de boas surpresas.

Escolher Aracaju é como viver uma oportunidade sem igual de viagem, pois a cidade é a cara do verão e o sol dificilmente deixa os sergipanos na mão. Os amantes de atividades ao ar livre e que curtem praticar esportes vão querer ficar o máximo de tempo nessa capital com orlas muito convidativas e espaços para se exercitar. As praias possuem uma excelente extensão, então você e a sua família podem aproveitar muitos quilômetros de areia macia, de água do mar para lavar a alma e de uma brisa que, por si só, já recarrega as nossas energias.

Descubra Aracaju: um pouco da história da capital sergipana

Fundada em 1855 e atualmente com quase 700 mil habitantes, a cidade de Aracaju foi planejada através de um projeto urbanístico e dividida em 42 bairros. Essa forma organizada com que foi construída se apresenta em cada detalhe do município. As grandes avenidas, por exemplo, facilitam o fluxo e movimentação, além de existir a possibilidade de um crescimento planejado, evitando maiores riscos de poluição e seguindo boas práticas de saneamento. O turismo representa importante parcela da economia local, então, independente de você estar na praia ou saboreando a culinária aracajuana, a sua presença contribui para a movimentação da economia e para a geração de empregos entre os moradores da região.

Apesar de ser bastante conhecida pelo São João e por saber fazer festas juninas como em nenhum outro lugar, Aracaju é um local incrível para você conhecer em qualquer época do ano. Com monumentos históricos super interessantes e uma cultura rica em diversidade, o destino é procurado tanto por quem ama a energia praiana, como também por quem sabe valorizar as raízes do nosso Brasil.

O que fazer em Aracaju: dicas imperdíveis para o seu roteiro

Ao colocar os seus pés na cidade, você deve se permitir automaticamente entrar nessa alegria que paira no ar e já pode se preparar para viver boas experiências nesse paraíso tropical. Agora que você já deixou o axé de Aracaju invadir o seu coração, vamos dar uma volta pela cidade?

Praias

Para curtir as maravilhosas praias da cidade, os meses mais indicados são de setembro a março, onde o verão está em alta e as probabilidades de chuvas caem significativamente. Nos outros meses, ainda que possa ter dias de inverno, o clima tropical e o calor nordestino que a gente ama seguem constantes. As paisagens são perfeitas em todas as fases do ano, então a cidade é o local ideal para você aproveitar uma experiência sem igual. Com cerca de 22 quilômetros de praias e uma estrutura de bares e restaurantes que não deixa a desejar, as águas do mar de Aracaju são quentinhas e ideais para quem prefere áreas mais rasas e ótimas para o banho.

Passarela do Caranguejo

Aracaju é um dos melhores lugares para quem ama saborear um bom caranguejo. Essa fama acaba atraindo muitos turistas e despertando a curiosidade também de quem nunca experimentou . Por conta disso, a Passarela do Caranguejo, na Atalaia, é um dos locais mais movimentados e deve estar marcada como uma das prioridades do seu itinerário de viagem. Com excelentes opções de acompanhamento que vão deixar você com vontade de voltar no outro dia, os restaurantes preparam na hora e servem o caranguejo quentinho para seus clientes. Não se esqueça de tirar uma selfie com a réplica do caranguejo gigante da passarela para compartilhar nos seus grupos e postar nas suas redes sociais!

Passarela do Caranguejo - Aracaju
Passarela do Caranguejo – Aracaju | Foto: divulgação.

Orla da Atalaia

Passarela do Caranguejo, Oceanário, Lagos, Mundo da Criança, Galeria J. Inácio, Feira do Turista, etc.

Localizada na região mais próxima do centro de Aracaju, a Orla da Atalaia é a mais procurada e visitada da cidade, devido à beleza exuberante e toda a variedade de hospedagem, alimentação e diversão presentes no local. Você pode conferir opções de lazer e de esportes radicais, além de encontrar a Delegacia de Turismo, o Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

Orla da Atalaia - Sergipe
Orla da Atalaia – Aracaju | Foto:divulgação

Orla do Bairro Industrial

Excelente opção na zona norte da cidade, você pode ter acesso a lazer, esporte e ainda irá encontrar inúmeros quiosques com comidas deliciosas para você experimentar. Aproveite também para conhecer o Centro de Artesanato Chica Chaves e valorizar o trabalho das muitas artesãs do bairro, que apresentam aos turistas uma boa variedade de roupas, souvenirs e outros produtos lindos. Não deixe de admirar o belo cenário trazido pelo rio Sergipe e a Ponte Construtor João Alves.

Orla Sul

Planejada e trabalhada para aproveitar o longo percurso de quilômetros de praia, a Orla Sul foi inaugurada em 2021 e se divide em quatro trechos. Você irá encontrar um local muito bem planejado com calçadas acessíveis para pessoas com deficiência, além de ciclovias, bicicletário e brinquedos temáticos. Os visitantes poderão descer para a praia através das passarelas de concreto, escadas e rampas que foram construídas para garantir mais comodidade no deslocamento.

Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi

Através dessa área, os turistas conseguem acessar as lanchas e catamarãs que seguem para os passeios através do rio. A orla possui uma beleza única e está localizada no extremo sul de Aracaju, no Mosqueiro. É possível contemplar tanto a beleza do oceano Atlântico, como também do rio Vaza-Barris. E é lá que se pode ver um pôr do sol que está entre os mais belos do país.

Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi
Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi | Foto: Divulgação

Crôa do Goré

Durante a baixa da maré, se forma esse famoso banco de areia onde as pessoas podem visitar um restaurante com opções deliciosas no cardápio, com muitos pratos com itens tipicos da culinária local. Para quem gosta de sair do tradicional e de desbravar passeios náuticos, é possível conhecer também a Ilha de Mem de Sá, a Ilha dos Namorados e a Praia do Viral.

Croa do Goré - Aracaju
Croa do Goré – Aracaju | Foto: Divulgação

Palácio Museu Olímpio Campos

Sede do governo de Sergipe até o ano de 1995, em 2010 o belo palacete foi transformado em museu e passou a abrir as portas para visitação. Inaugurado em 1863, nele você pode conhecer ambientes reais, móveis originais e objetos antigos utilizados entre essas paredes que que foram protagonistas da história do estado.

Museu da Gente Sergipana

Esse museu de multimídia interativo é uma verdadeira oportunidade de imersão tecnológica na história de Sergipe, destacando principalmente a culinária e o artesanato. O museu é o primeiro da região Norte/Nordeste a criar instalações e exposições interativas, então você pode conferir muitos espaços expográficos incríveis.

Museu da Gente Sergipana - Sergipe
Museu da Gente Sergipana – Aracaju | Foto: divulgação

Largo da Gente Sergipana

Localizado às margens do rio Sergipe, esse monumento é o ponto de encontro dos sergipanos em Aracaju para celebrações da cultura popular. O local possui 8 gigantes esculturas como homenagem aos principais movimentos folclóricos do estado. Quando estiver na cidade, não deixe de visitar o Largo e de conferir de perto a linda vista do pier.

Largo da Gente Sergipana | Aracaju
Largo da Gente Sergipana – Aracaju | Foto: Divulgação

Mercados

No centro histórico de Aracaju, você pode conhecer três importantes mercados municipais, todos interligados. Mercado Antônio Franco, com foco no comércio de artesanato, boas opções de restaurantes populares e música ao vivo. Mercado Thales Ferraz, com excelente variedade gastronômica em relação a especiarias. E Mercado Maria Virgínia Leite Franco, onde você pode encontrar desde alimentos até pytlojas de confecções, calçados e equipamentos tecnológicos. Ao conhecer os mercados, não saia sem apreciar as manifestações culturais no local.

Mercados de Sergipe
Mercados de Sergipe | Foto: Divulgação.

Colina de Santo Antônio

Esse é um dos locais mais visitados pelos turistas para viverem a incrível experiência de estar no alto da colina. Considerado por historiadores como o ponto onde nasceu Aracaju, ali você pode ver a cidade de cima, através de uma visão panorâmica. 

Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira)

Para os amantes da natureza, o parque é um programa incrível pelas inúmeras possibilidades de diversão e de experiências no local. Situado na zona sul, você pode conhecer de perto a chamada Farmácia Viva, uma área onde são vendidos produtos naturais que possam trazer benefícios terapêuticos. É possível também se divertir fazendo algumas atividades, praticando esportes ou simplesmente se conectando à essa imensidão de verde. Para quem se interessa pelas galáxias e o universo, existe no parque o Planetário de Aracaju, um espaço digital com 6 metros de diâmetro.

Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade)

Uma opção excelente de visita na cidade, o passeio de teleférico disponível no parque é um atrativo e tanto para quem deseja ter uma linda vista diante dos olhos e ainda contemplar a natureza.

Parque Governador Antônio Carlos Valadares (Parque dos Cajueiros)

Além das atividades mais tradicionais como caminhada e prática de esportes, se você se interessa por remo, canoagem e outros esportes náuticos, esse parque é o melhor destino. Além de poder curtir essa energia, você pode tirar fotos incríveis e admirar a beleza do rio.

Centro comercial

Há três importantes calçadões localizados no centro da cidade com muitos estabelecimentos comerciais, sendo eles: bancos, lanchonetes, lojas, farmácias, etc. Há a estimativa de que, em media, 25 mil pessoas passem diariamente pelo local.

A Capela São Salvador, declarada Patrimônio Histórico e Artistico de Sergipe, também está localizada entre esses comércio. Fundada em 1857, a capela tem enorme importância para a cultura e arquitetura do estado. Entre uma entrada e outra nas lojas, as pessoas podem escolher ter essa experiência para conhecer e, se for da sua crença, para se conectar também.

Você pode se informar e aproveitar para visitar mais um local incrível, onde é possível, inclusive, ir andando. Através dos acessos pelo calçadão da rua Laranjeiras ou pela praça Olímpio Campos, você pode chegar à rua do Turista. Esse é um local com muitas opções de acesso à cultura, mas também de alimentação e de entretenimento.

Calçadão da 13 Julho

Localizado em uma região de transição da zona norte e da zona sul de Aracaju, o calçadão possui em média 5 quilômetros de extensão e é um dos locais mais movimentados da cidade. Com uma estrutura excelente para prática de exercícios, há uma variedade de opções para diversão e um mirante com uma linda vista para o rio.

Calçadão Formosa Aracaju

A continuidade do Calçadão 13 de Julho dá início ao Calçadão Formosa Aracaju e a beleza do local surpreende os visitantes. Seja para curtir com a família ou com os amigos, você pode escolher esse destino para contemplar a vista e ainda aproveitar as excelentes alternativas para quem quer se divertir ou praticar esportes.

O que fazer à noite em Aracaju: dicas da vida noturna

Não importa se você tem o perfil de uma pessoa mais tranquila ou agitada, a capital Aracaju consegue atender a todas as necessidades e possui programação para suprir diferentes gostos. Complementando e expandindo o roteiro cultural para as noites, existem também apresentações de stand up comedy, peças teatrais e concertos em ótimas casas de shows e teatros.

Existem muitos possíveis roteiros para você curtir a noite aracajuana, mas é na praia de Atalaia que estão localizados alguns dos destinos gastronômicos e de diversão mais procurados da cidade. Se você gosta de MPB, reggae, pop rock ou o bom forró pé-de-serra sergipano, você pode ouvir e prestigiar uma boa música ao vivo nas noites da capital. Vale ressaltar que o forró comanda o estado de Sergipe. Você pode verificar as datas das principais celebrações em Aracaju, não apenas dos shows, mas também das festas juninas.

Se você deseja reservar uma das noites para um roteiro gastronômico, você pode experimentar pratos tipicos da culinária local, da culinária nacional e até mesmo internacional. É possível conhecer uma variedade de restaurantes especialistas em massas e carnes, mas você pode optar também por opções mais rápidas e básicas, como pastel, tapioca ou sanduíche.

Para quem prefere desgustar a culinária local, um bom passeio para a sua noite é a Passarela do Caranguejo. Além de possuir diversos bares, você pode experimentar no local os frutos do mar e o tão procurado caranguejo, que é um dos principais símbolos do estado. Com deliciosos aperitivos, o bate papo flui rapidamente e as horas voam.

Se você busca um passeio mais urbano, conhecer os 3 shoppings da cidade, sendo eles Riomar, Jardins e Aracaju Parque é uma alternativa excelente. Você pode fazer as suas compras e também conhecer mais essas opções de entretenimento da capital. Mais do que conhecer as lojas, é possível aproveitar as opções de culinária, assistir a um bom filme, comprar um livro ou até tomar um sorvete.

Aracaju: o melhor destino para curtir o verão e todas as estações

Aracaju é uma cidade que permite que você viva tudo que existe de positivo e que sinta toda essa energia sem perder a segurança e a comodidade. A capital do estado é um verdadeiro espetáculo e o calor do verão parece aquecer os corações também, pois todos se sentem acolhidos e livres para se divertir na cidade.

Gostou de tudo o que Aracaju tem a oferecer? A capital de Sergipe é realmente incrível e vai fazer você querer visitar não apenas uma vez, mas sim voltar inúmeras vezes. A vibe da cidade é um verdadeiro convite, então esperamos que o nosso post inspire você a montar o roteiro da sua próxima viagem.

Siga todas as nossas dicas e identifique quais lugares mais combinam com o seu perfil viajante. Se tiver qualquer dúvida sobre Aracaju, fique a vontade pra deixar um comentário no post. E aí, partiu aracajuar?

Escrito por

Richardson Mendes tem 26 anos e muitas histórias boas para contar. Designer gráfico com formação superior e escritor por vocação, ele nasceu e mora em Manaus-AM, mas definitivamente tem o pé no mundo e um coração que se construiu com experiências vividas por diversos lugares. Sonhador e apaixonado pela vida, ele ama inspirar as pessoas, por isso segue focado em seus projetos e espalhando boas energias através das suas criações.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *