Realizar uma viagem para a Amazônia vai proporcionar experiências únicas, ainda mais se puder viajar no período de cheia dos rios. Veja aqui as belezas da época de cheia na Floresta Amazônica brasileira.
A Amazônia é, sem dúvidas, uma das maiores e mais preciosas riquezas que temos no Brasil. Viajar e poder ver de perto um pouco do que ela tem para nos oferecer é, de verdade, uma experiência para levar para a vida toda.
Considerada o pulmão do mundo, a Amazônia é uma região que está em constante transformação. As estações e os meses do ano carregam características próprias e mudam a paisagem tal qual um pintor muda as cores de uma tela.
No post anterior comentei sobre o clima na Amazônia e as diferenças que você vai encontrar nessa viagem em cada um dos meses do ano – vale a pena dar uma olhada:
Veja aqui como é o clima na Amazônia e qual a melhor época para ir
As chuvas que transformam a Amazônia
A região da Amazônia é considerada uma das mais chuvosas do mundo. No verão, especificamente, as chuvas são mais fortes e intensas. Esse volume, somado ao degelo natural da Cordilheira dos Andes, cria um cenário absolutamente único e lindo: o chamado período de cheia da Amazônia.
Só para você ter uma ideia, os rios na Amazônia podem subir acima dos 15 metros! Essa quantidade de água transforma o cenário de uma maneira absurda, criando igapós onde podemos navegar e cruzar partes da floresta na altura das copas das árvores – é uma experiência surreal.
O período de cheia na Amazônia brasileira
Fiz minha primeira viagem para a Amazônia no mês de julho, época em que os rios estão com seu volume máximo. Durante minha experiência na floresta, pude fazer passeios de canoa que me levaram para dentro da mata, percorrendo lugares lindíssimos que só são visíveis por conta da alta do rio.
O mais incrível é que o rio, por estar envolto pelas árvores, muitas vezes se transforma em um espelho perfeito. A paisagem da floresta e do céu refletem nesse espelho e o cenário parece realmente uma pintura.
Viva essa experiência em um hotel de selva na Amazônia
Assim como já comentei nos outros posts, não acho que minha aventura na Amazônia teria sido tão incrível se não fossem os dias que passei em um hotel de selva.
Não posso negar que me apaixonei pela estadia que tive no Juma Amazon Lodge, um hotel que fica a mais de 3 horas de distância de Manaus e que proporciona uma experiência de real conexão com a natureza e desconexão com o mundo fora dali.
Passei 4 dias nesse hotel e só posso dizer que foi uma das melhores vivências que já tive. Aqui no blog tem um post em que contei mais detalhes da minha hospedagem no Juma:
Veja aqui como foi minha estadia no Juma Amazon Lodge
As belezas do período de cheia na Amazônia brasileira
Dentre os passeios que realizei durante minha estadia no Juma, alguns me proporcionaram contemplar paisagens lindíssimas desse período de cheia na Amazônia.
Confesso que não sei explicar ao certo, mas o céu da Amazônia é algo simplesmente surreal. Recentemente assisti a um documentário na Netflix que fala sobre o maior rio do mundo, que na verdade é um rio que flutua sobre a Floresta Amazônica – se quiser assistir, o nome é One Strange Rock.
Se esse rio flutuante tem relação com o espetáculo que pude ver na Amazônia, não sei dizer. Mas garanto que ver tanto o entardecer quanto o nascer do sol no meio da Floresta Amazônica foi surreal.
Apesar de saber que no período de baixa do rio a floresta também encanta, acho difícil encontrar um cenário tão lindo quanto esse que vi na época de cheia dos rios – mas ainda vou retornar para conhecer as duas faces da Amazônia.
O passeio de canoa, o amanhecer no barco e o pôr do sol refletido naquele espelho tão perfeito, realmente, é de encher os olhos de lágrimas.
Depois que voltei dessa viagem eu tento, de verdade, convencer as pessoas de que viajar para a Amazônia é possível sim e vai, com toda certeza, ser muito especial. Esse é, sem dúvidas, um destino que eu voltaria muitas vezes – e está aqui, no nosso país.
Pacotes de viagem para Amazônia
Por ainda não ser um destino tão frequente para muitos viajantes brasileiros, ainda tem muita gente que acha que é difícil viajar para a Amazônia ou que lá não existe boa estrutura.
O que posso adiantar é que viajar para a Amazônia é muito mais acessível do que se pensa e existem ótimas estruturas na floresta.
Tudo vai depender muito da região que você pretende conhecer e também de quanto está disposto a gastar. Assim como existem opções mais simples e mais baratas, também existem hotéis mais confortáveis e estruturados.
Só não dá para fazer comparações, pois, sinceramente, aqui não estamos falando apenas de um destino simples… mas de um lugar que tem várias questões de logística e que vai proporcionar experiências únicas.
Se você quer realizar essa viagem com o suporte de uma agência, como foi a viagem que fiz, eu recomendo que procure a Venturas Viagens. Eles têm um foco super legal em ecoturismo e oferecem pacotes para vários destinos, incluindo a Amazônia.
Conheci dois roteiros que a Venturas oferece: o Juma 4 dias e também o Ecopark 4 dias. Dois hotéis de selva, porém cada um com suas características.
Juma Amazon Lodge – 4 dias
Essa é a opção que comentei mais a fundo nesse post e onde tive, particularmente, a melhor experiência.
O hotel é incrível e totalmente embrenhado na mata… de frente para um rio lindo! Eu recomendo muito!
Amazon Ecopark – 4 dias
Esse foi o segundo roteiro que fiz, bem próximo da cidade de Manaus. É também um hotel de selva, mas mais acessível que o anterior – tanto pela distância quanto financeiramente.
Existem também vários outros hotéis de selva que você pode escolher. Sem falar das opções de experiências fluviais, que devem ser incríveis.
Leitor do blog ganha uma mochila exclusiva!
A Venturas, valorizando os leitores que acompanham o blog, me propôs uma ideia super legal: os viajantes que fecharem uma viagem com eles, vão ganhar de presente uma mochila exclusiva! Você só precisa dizer que chegou lá por indicação do blog Um Viajante e fechar sua viagem - pronto, presente garantido! Além de receber o presente, você ajuda a mensurar meu trabalho por aqui.
Vou deixar um formulário aqui para você entrar em contato diretamente com a Venturas e receber mais informações sobre a época que pretende fazer a viagem e também sobre o roteiro que tem interesse:
Sempre é legal comentar que você viu essa indicação no blog Um Viajante, assim você me ajuda a mensurar o retorno do blog e eu consigo trazer ainda mais conteúdos legais como esse por aqui.
Mais conteúdos da Amazônia
Para ver todo conteúdo que já postei sobre a Amazônia, vou deixar esse link direto para você:
Veja aqui todos os posts da viagem pela Amazônia.
Espero que esse post tenha inspirado você a realizar uma viagem para a Amazônia. O período de cheia dos rios é simplesmente surreal. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post! Valeuuu!!