18 Dicas de viagem do Salar de Uyuni, na Bolívia

Pretende conhecer o Salar de Uyuni, na Bolívia, e quer dicas para fazer uma viagem incrível? Confira informações importantes e essenciais para você que vai fazer essa viagem pela primeira vez.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é considerado o maior deserto de sal da terra. Um lugar onde a imensidão branca cria um cenário inóspito e de beleza singular. Com uma superfície que gira em torno de 10 a 12 mil quilômetros quadrados, a gigante planície de sal atrai viajantes dos quatro cantos do mundo.

Mais especial ainda é quem pode realizar a viagem combinando o Salar de Uyuni e o Deserto do Atacama, passando por lugares de belezas naturais únicas. Um roteiro por lugares extremos, onde temos um verdadeiro contato com o íntimo da natureza e podemos ver e sentir como somos pequenos em meio a toda essa imensidão.

Com vulcões, cordilheiras, lagos e desertos pontilhados com rochas milenares, a viagem que nos permite ver de perto lhamas, flamingos, vicuñas e animais que sobrevivem em lugares tão extremos é, sem dúvidas, uma conquista para qualquer viajante.

E ao longo de tantas belezas e cenários que nos enchem os olhos, chegar ao maior deserto de sal do mundo é a cereja do bolo. É impossível não se emocionar ao ver, pela primeira vez, a linha branda de um horizonte que parece não ter fim.

Dicas de viagem para o Salar de Uyuni, na Bolívia

Depois de ter visitado esse destino algumas vezes nos últimos anos, separei algumas dicas importantes para você que pretende realizar essa viagem pela primeira vez. O que eu já posso adiantar é que essa é, de verdade, uma das experiências de viagens mais marcantes que você pode realizar.

Para ajudar na sua viagem da melhor maneira, decidi fazer uma lista de dicas do Salar de Uyuni de uma forma simples, clara e bem direta. Caso você tenha alguma outra dúvida que eu não tenha descrito na lista, fique super à vontade para comentar no post. Sua dúvida pode ser a de outros viajantes e juntos podemos nos ajudar da melhor forma possível… Agora vamos às dicas…

  1. Como o clima transforma o Salar de Uyuni
  2. Faça a viagem partindo do Atacama
  3. Não subestime o frio e a altitude
  4. Invista em roupas boas para o frio
  5. Não esqueça o protetor e óculos de sol 
  6. Durma ao menos uma noite em um hotel de sal
  7. Visite o monumento Dakar
  8. Saia à noite para ver as estrelas no Salar
  9. Visite a Ilha de Cactos
  10. Leve um tripé para fotos noturnas
  11. Pense nas fotos criativas que você quer fazer
  12. Tenha uma mala pequena para fazer essa viagem
  13. Organize a viagem com antecedência
  14. Escolha a agência certa para a sua viagem
  15. Faça o checklist dos itens importantes
  16. Dinheiro: tenha pesos bolivianos na carteira
  17. Contribua sendo um viajante responsável
  18. Prove um pouco para ver que é realmente sal

1. Como o clima transforma o Salar de Uyuni

O clima no Salar de Uyuni afeta mais a viagem do que você pode imaginar. Basicamente, podemos dizer que o Salar tem dois períodos mais marcantes: a estação chuvosa, que vai de dezembro a março, e a estação seca, que vai de abril a novembro.

  • Na estação chuvosa é quando o acúmulo de água transforma o salar no maior espelho do mundo. O cenário fica incrível e a paisagem é realmente de tirar o fôlego.
  • Já na estação seca, temos a imensidão branca a perder de vista. Com o céu na maior parte do tempo azul, é uma paisagem que também nos conquista facilmente.

O que nem todo mundo sabe, ou comenta, é que mesmo na estação chuvosa, uma parte do Salar pode, sim, ficar seca – fazendo com que você tenha as duas experiências na mesma viagem. O mesmo acontece na estação seca, onde algumas partes, normalmente mais afastadas, ainda permanecem com uma lâmina d’água.

Não são todas as agências que se esforçam para chegar nesses pontos, por isso eu tenho uma agência que recomendo demais para essa viagem e que faz todo esforço para mostrar os pontos mais lindos do salar: veja aqui a dica da agência.

  • Importante: é preciso entender que estamos falando de um destino de natureza, onde condições climáticas podem gerar situações inusitadas. Pode ser que realmente não tenha água, se no ano em que você for tenha chovido pouco, ou, inclusive, pode ser que um grande volume de chuva impeça você de chegar a alguns pontos.

Por isso, mais uma vez, destaco a importância de ter uma boa agência, que dê o melhor suporte em todas essas situações.

2. Faça a viagem partindo do Atacama

Muito mais do que o Salar de Uyuni em si, são os pontos que você conhece no roteiro entre o Salar de Uyuni e o Atacama que fazem desse um roteiro excepcional.

  • Para mim, a viagem mais completa e especial é a que tem os passeios no Deserto do Atacama, no Chile, e o roteiro até o Salar de Uyuni. Mesmo sendo possível fazer a viagem em ambos os sentidos, a melhor logística é fazer os passeios no Atacama e contratar a viagem pro Uyuni partindo de San Pedro de Atacama.

Caso você contrate um passeio partindo do Uyuni, se for ida e volta, não terá como fazer os passeios no Atacama. Se comprar apenas ida, seus voos têm que ser com múltiplos destinos: chegando na Bolívia e retornando pelo Chileo que também torna, na maior parte dos casos, a viagem mais cara.

Por essa razão, minha sugestão é que seu voo seja chegando e partindo do Chile e você faça o roteiro de ida e volta do Salar de Uyuni partindo do Atacama.

3. Não subestime o frio e a altitude

O Salar de Uyuni, assim como boa parte do roteiro que liga o destino ao Deserto do Atacama, envolve elevadas altitudes e um clima extremo.

  • Durante o amanhecer, entardecer e toda a noite, as temperaturas são baixas e podem facilmente ficar abaixo de zero – é indispensável viajar bem preparado para encontrar mudanças bruscas de temperatura.

Independente da época do ano em que você fizer a viagem, na altitude o clima é diferente. Por isso, não subestime o frio e vá bem preparado!

4. Invista em roupas boas para o frio

Você pode viajar para lugares de frio extremo em qualquer parte do mundo. Sua experiência de viagem não será boa se você não estiver preparado e vestido da forma correta e com roupas de boa qualidade.

Para o Salar do Uyuni, onde temos mudanças bruscas de temperaturas, com muito frio durante a noite e sol forte durante o dia, é ideal que escolha as roupas certas e se vista em “camadas”.

Minha sugestão, caso você decida investir em uma boa roupa para se proteger do frio é a Columbia. A qualidade das jaquetas, botas e segunda pele é muito boa e é um investimento que vale a pena: são roupas que duram e vão te acompanhar em muitas viagens.

  • Dica: você pode acessar o site oficial da Columbia por esse link e garantir 10% de desconto em todo o site. Pode ser até que consiga produtos com descontos maiores, mas o bom é já ter ao menos 10 % OFF garantido em qualquer item.

As melhores peças para você investir para uma viagem ao Salar de Uyuni, são:

  • • Uma boa jaqueta de plumas: que é leve e aquece bem;
  • • Um conjunto de segunda pele: calça e parte superior;
  • • Bota ou tênis para frio: eu tenho e recomendo;
  • • Uma jaqueta corta-vento: perfeita para quando não está tão frio e pode estar ventando.

Acesse o site da Columbia e confira os itens disponíveis! Mas, de verdade, não deixe pra ver isso em cima da hora! Além do prazo de entrega, muitos produtos esgotam com a chegada do inverno aqui no Brasil. Fica a dica!

5. Não esqueça o protetor e óculos de sol

Pode parecer algo simples, mas faz muita diferença nessa viagem. Em uma das vezes em que fiz esse roteiro, uma das pessoas do grupo perdeu os óculos de sol. O que seria tranquilo em outros destinos, no Salar de Uyuni foi um incômodo para ela.

Dicas de viagem Salar de Uyuni: atualizado!

Imagine aquela planície branca sem fim refletindo o sol direto nos seus olhos. É muito branco e tanta luz que se torna realmente um problema, por isso não dá para dar bobeira.

Assim como os óculos, é muito importante ter protetor solar para se proteger – especialmente protetor para o rosto.

6. Durma ao menos uma noite em um hotel de sal

Viajar até o Salar de Uyuni e não passar ao menos uma noite em um hotel de sal é um verdadeiro pecado. Essa é uma das experiências mais marcantes da viagem e não pode ficar de fora da sua programação.

Imagine um lugar onde tudo é feito de sal: as paredes, as cadeiras, a sua cama, o chão… tudo feito de sal!! Não tem como não amar e querer contar isso em qualquer papo entre amigos… é demais!

Na viagem que eu recomendo, fazendo com a agência que leva do Atacama até o Salar de Uyuni, você vai ter duas noites em um hotel de sal – e são os melhores!! Por isso preciso reforçar a indicação da agência para quem quer uma viagem realmente diferenciada.

7. Visite o monumento Dakar

Um dos cartões postais do Salar de Uyuni, se é que podemos definir assim, é o monumento que foi construído para marcar a edição do Rally Dakar que passou pelo maior deserto de sal do mundo.

Além dele, um dos meus pontos favoritos é o Monumento das Bandeiras, com todos os países presentes nessa edição. Os dois monumentos ficam próximos e vale a visita!

Bem ao lado deles você encontra o que foi o primeiro hotel de sal dentro do Salar de Uyuni. Hoje é proibido ter hotéis dentro do salar (todos os hotéis de sal ficam nas margens do salar e não dentro dele).

Esse primeiro hotel foi então desativado, mas, ao invés de ser destruído, virou uma base de recepção para viajantes. Ali você pode sentar, usar uma mesa para fazer um lanche e descansar, sem ter que pagar por nada. Vale a pena entrar lá!

  • Dica: você vai ver que nas janelas desse espaço existem milhares de adesivos colados pelo lado de fora. Eu colei um adesivo do blog lá… será que você consegue encontrar?? Se achar, faz uma foto e me marca no @umviajante!

8. Saia à noite para ver as estrelas no Salar

Essa é, sem dúvidas, uma das experiências mais incríveis e marcantes dessa viagem. Infelizmente não são todas as agências que fazem isso – de levar os passageiros para ver as estrelas no meio do Salar.

Como eu comentei, os hotéis não ficam dentro do Salar – por isso, para ver as estrelas lá, as agências precisam deslocar motoristas e tudo mais.

Com a agência que eu recomendo para a sua viagem você pode viver essa experiência. É só conversar com seu guia e motorista, e combinar o melhor horário para sair do hotel e viver um dos momentos mais incríveis da viagem.

9. Visite a Ilha de Cactos

Mais incrível do que saber que existe um deserto imenso todo de sal, é também saber que dentro deste Salar existem ilhas! Sim! São várias ilhas espalhadas pelo Salar, sendo a mais famosa a “Isla Incahuasi”, também chamada de Isla de Cactos.

Ilha de Cactus, Salar de Uyuni - Bolívia

Nessa ilha, além de estrutura para usar banheiros, você tem uma trilha para percorrer e desfrutar de visitas incríveis do Salar. Não deixe de reparar no tamanho dos cactos e lembre-se: a maior parte deles cresce no máximo 1 centímetro por anoagora pense o tempo que levou para eles terem o tamanho que têm.

10. Leve um tripé para fotos noturnas

Dos acessórios mais úteis para essa viagem, um tripé, mesmo que compacto, vai fazer muita diferença. Se você pretende sair para fazer fotos noturnas, não só no salar, mas também no Deserto do Atacama, esse é um item indispensável.

11. Pense nas fotos criativas que você quer fazer

Um dos momentos mais desejados por viajantes nessa viagem é brincar com as fotos de ilusão de perspectiva no Salar de Uyuni. O que parece simples, na hora H pode ser mais difícil do que você pensa.

O ponto positivo é que os guias estão acostumados a fazer esse tipo de foto, então a maior parte deles estará disposto a ajudar. Levar algumas referências no seu celular é uma boa dica caso você tenha um branco nas ideias.

12. Tenha uma mala pequena para fazer essa viagem

Falando agora de bagagem, nas expedições ao Salar de Uyuni você vai ter que se desdobrar para ter uma mala pequena. Mesmo que algumas agências permitam malas maiores, elas ficarão guardadas no teto dos carros e só serão descidas no final do dia.

Salar de Uyuni, Bolívia

Com a agência que eu recomendo, eles pedem para cada pessoa ter uma mala pequena + uma mochila de mão. A sua mala maior pode ficar guardada em San Pedro de Atacama – eles mesmos guardam na agência. Como você vai e volta, fica tudo mais fácil.

Só é importante que você tenha essa bagagem menor para levar seus itens na viagem.

13. Organize a viagem com antecedência

Dica importantíssima!! Para fazer a viagem ao Salar de Uyuni é muito importante que você se programe com antecedência. Independente da agência que escolher, como essa viagem envolve uma programação mais complexa, as agências precisam ter os grupos fechados antecipadamente.

Deixar para fechar a viagem em cima da hora pode gerar vários transtornos: a agência pode não ter saída na data que você gostaria; os grupos podem já não ter vagas; enfim, várias situações.

A agência que recomendo para você, realiza as expedições conforme a demanda, então esse contato antecipado é muito importante. No próximo tópico vou falar e passar o contato da agência.

14. Escolha a agência certa para a sua viagem

Existem diferentes agências e tipos de serviços que são oferecidos para você conhecer o Salar de Uyuni. De uma forma geral, preciso ser transparente em dizer que o serviço oferecido na Bolívia é mais complicado – existem agências boas, mas também muitas ruins.

Existem agências focadas em mochileiros, que eu mesmo tive experiência na minha primeira viagem, e também agências mais confortáveis e com serviços diferenciados.

Como falei no início, minha sugestão é que você faça a viagem partindo do Deserto do Atacama, e por isso recomendo a agência FlaviaBia para sua viagem ao Salar de Uyuni. Essa é a mesma agência que eu recomendo para os passeios no Atacama e que faz um trabalho incrível. 

Eu já fiz um post destacando os pontos positivos da viagem com a equipe da Flávia, que oferece a melhor experiência com conforto, qualidade e, o mais importante, segurança.

Vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem diretamente para a agência e receber todas as informações para a sua viagem – inclusive um desconto especial para leitores do blog Um Viajante.

Por ser uma viagem com custo mais alto, você pode preferir fazer o roteiro com um grupo de pessoas. Mesmo que vá viajar sozinho ou em casal, por exemplo, você pode falar com a Flávia para estar em uma lista e realizar a viagem com outras pessoas que tenham interesse na mesma época.

Caso prefira fazer o tour privativo, só para você e sua família, também é possível – mas ainda assim é preciso organizar tudo com antecedência.

  • Dica: lembre-se de comentar que você viu no blog Um Viajante para receber um desconto especial na sua viagem. Você tem desconto tanto nos passeios do Atacama quanto no Salar de Uyuni, então não deixe de comentar que viu a dica aqui!

A melhor forma de falar com a agência FlaviaBia é enviando uma mensagem direta pelo formulário. Eles recebem a sua mensagem e retornam diretamente para você com todos os detalhes. Caso prefira enviar uma mensagem no WhatsApp, eles também estão com atendimento direto nesse link.

15. Faça o checklist dos itens importantes

Apesar de ter destacado itens importantes ao longo das dicas, fazer um checklist é sempre uma boa pedida para você não esquecer de nada. Vou deixar aqui uma lista do que considero essencial para levar nessa viagem:

  • Segunda pele: parte inferior e superior
  • Jaqueta de pluma ou similar: bem quentinha
  • Jaqueta corta-vento: sempre ajuda muito
  • Óculos e protetor solar
  • Carregadores (celular, câmera etc.)
  • Touca: para sair à noite é fundamental
  • Cachecol: eu sempre levo o meu
  • Luva: você vai querer morrer se esquecer

Além desses, é só complementar com seus itens pessoais.

16. Dinheiro: tenha pesos bolivianos na carteira

Apesar das expedições já terem a maior parte das coisas inclusas, é importante trocar e levar alguns pesos bolivianos para essa viagem. Sempre confirme com a agência quanto eles recomendam que troque e leve com você.

Nem sempre a entrada nos Parques Nacionais está incluída na viagem e, nesse caso, você precisará pagar em pesos bolivianos. Alguns banheiros pelo caminho também são pagos, além, claro, das comprinhas que você pode fazer na Bolívia e que valem a pena.

  • Fazendo a viagem com a FlaviaBia, você não precisa se preocupar com as taxas e banheiros pois tudo está incluso na experiência. Inclusive, fazendo a viagem com a Flavia, ela recomenda que você nem troque dinheiro por pesos bolivianos. Seu único gasto seria em bebidas extras no hotel, que pode ser pago com cartão ou com dólar, e também lembranças de viagem, que também aceitam dólar e reais em alguns lugares.

Se decidir trocar dinheiro por pesos bolivianos, o dólar está com uma boa vantagem na conversão. Inclusive, trocar na cidade de Uyuni é a melhor alternativa. Porém, troque apenas o que for usar para não sobrar dinheiro e você ter que trocar novamente.

17. Contribua sendo um viajante responsável

Viajar para um destino de natureza como o Salar de Uyuni e, também, o Deserto do Atacama é privilégio que temos e precisamos ser gratos a isso. Na viagem mais recente que fiz a Bolívia fiquei feliz em ver que os parques estão mais limpos, diferente de alguns anos atrás em que presenciei cenas tristes com lixos jogados pelo chão, próximos de lagos e animais.

Salar de Uyuni, Bolívia

Sei que nem precisaria colocar essa dica aqui, mas nunca é demais reforçar a importância de sermos viajantes responsáveis e, advertir outros viajantes que fizeram algo errado à nossa volta. Temos que viajar muito, sim, mas temos que cuidar dos lugares que hoje temos a oportunidade de conhecer.

18. Prove um pouco para ver que é realmente sal

E eu realmente não tinha como terminar essa lista sem dar essa dica final: você vai realmente até o maior deserto de sal do mundo e não vai provar o sal? Não vai confirmar se tudo aquilo lá é realmente sal? Vai que é cimento e pintaram de branco para enganar… eu hein, lambe esse sal aí para ter certeza!

  • Ahhh… Recomendo provar também a parede do hotel de sal… mas não deixe que ninguém veja, não é muito comum. kkkk

Mais dicas do Salar de Uyuni para a sua viagem

Para ajudar na sua organização e planejamento, aqui no blog você já encontra muitos posts com dicas do Salar de Uyuni e, também, do Deserto do Atacama. Acesse esses links e veja os conteúdos já publicados:

Espero que as dicas do Salar de Uyuni ajudem na organização e planejamento da sua viagem. Se você tiver qualquer dúvida sobre os passeios, atrações, agência ou qualquer outro assunto, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuu!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Maria Dolores

    Estivemos no Atacama em abril com a Flaviabia, por sua indicação. Adoramos. Mas queremos agora ir ao Uyuni a partir da Bolívia mesmo, porque também vamos conhecer La Paz. Você recomenda alguma agência de viagens na Bolívia para nos levar aos passeios no Uyuni?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *